quarta-feira, julho 13, 2005

Atitude cívica do dia...

... hoje quero falar-vos de uma coisa que marcou o meu dia de ontem (para além de ter feito uma queimadura de 2º grau num dedo à conta de tentar fazer o jantar a correr, fogo doeu como o gdhs$gs###!), o Coma mandou-me um email com este link: http://www.eraumavezumarrastao.net/ que é uma reportagem de 20 min da Diana Andringa sobre o arrastão que nunca existiu. Aconselho a perderem/ganharem esse tempo da vossa vida...
O mais assustador nem é só o lado xenófobo que casos destes possam alimentar mas também o poder real que os media têm na nossa vida e a facilidade com que criam uma aura de medo no nosso dia-a-dia... o tema não é novo, foi abordado, embora de uma forma polémica, pelo Michael Moore em "Bowling for Columbine". E ele lá sabe, afinal vive no país “mais democrático” do mundo e mais bem controlado pelos meios de comunicação social…
Neste contexto, e embora não tenha sido de propósito, ontem fui ver o filme “Crash / Colisão” (não confundir com o fantástico “Crash” de David Cronenberg) de Paul Haggis (argumentista do melodramático, lamechas e moralista "Million Dollar Baby"). É um filme interessante e intenso, com muito de “Magnólia”, mas nada de sensacional, sobre o racismo que se faz sentir em Los Angeles. Mostra-nos como um local onde borbulham tantas raças e culturas se pode tornar um baril de pólvora pronto a explodir… só acho é que na vida real as coisas não acabam tão bem e as histórias não batem tão certo… no entanto, e como ontem dizia à Curly, e isto até pode parecer demasiadamente demagógico, considero que nos devemos esforçar para mudar/melhorar o mundo porque por muito pouco que seja, é sempre mais um um bocadinho :)
Uma sugestão: vejam menos TV, se quiserem saber noticias, vejam-nas online, oiçam-nas na rádio, leiam-nas nos jornais... apesar de tudo a manipulação é menor! Tenham mais tempo para vocês, para ler, para cozinhar, para passear, para dormir... Nós vivemos na nossa casinha sem TV (eu sei, estou sempre a falar disto!) há cerca de 1 ano e meio e tem sido muito importante... criamos um certo distanciamento e absorvemos as coisas de uma forma completamente diferente e mais saudável!

8 Comments:

Blogger pulquerio tem a dizer o seguinte...

Não podemos em confiar a cem por cento nas coisas que aparecem nos médias, temos semmpre de nos lembra-nos da expressão de quem conta um conto acrescenta um ponto. Muitas vezes o conto é totalmente diferente ou invenção.
As melhoras para os dedos

5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

Olha, foi por não dar nada de interessante na TV, por não ter TV cabo nem video que me tornei pai... Comprei um video, mas como continuava a não dar nada de interessante, fui pai de novo... Depois comprei um leitor de DVD e agora a familia estabilizou :D

Quanto à reportagem da Diana Andringa... infelizmente não é nada que eu não tivesse desconfiado no próprio dia... Mas eu sou suspeito porque continuo a achar que o 9/11 foi obra dos próprios americanos...

5:40 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

Davis e Linux, é óbvio que esta mensagem não é para vocês... é para tentar que o pessoal pense 1 pouco + nas coisas!

Davis, bigada pelas melhoras :) já consigo escrever mais depressa... a 8 dedos...

Linux, deita o DVD fora!!! Acho que a Luísa e o Henrique precisam de irmãos :) ehehehehhe eles estão bons? e tu? já vi que te tornaste leitor e comentador assíduo do "ardeu a padaria"... as receitas são mesmo boas, não achas? e já viste que é 1 homem? :)

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

Nem acredito nesse comentário! Além de ser super-sexista, tenho a dizer-te que alguns (senão a maioria) dos grandes chefs são homens!
Os meus filhos estão lindos e se calhar vão ter um irmão de quatro patas, o que já me dá trabalho suficiente...
muitas beijocas do coração da Ria Formosa :)

6:17 da tarde  
Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

É o chamado terrorismo do medo.
...e parece fazer parte da política da administração Bush

6:37 da tarde  
Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Maluca, tens que ter mais calma a cozinhar! um dia destes não o podes fazer porque foste queimando e cortando os dedos ao longo dos tempos!
E depois como é? Onde é que eu vou provar petiscos novos e deliciosos?! ;)
eheheheh

6:39 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

Linux,

estava a brincar!!! claro que os homens que cozinham são óptimos cozinheiros :)

eheheheeh um mano-de-4-patas? que fixe! de raça? rafeiro? como é que se vai chamar? não querem vir buscá-lo à Soc Protectora dos Animais?

11:13 da manhã  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

gaja,

eu prometo que vou ter mais calma a cozinhar!!! a sério! o que vale é que hoje já estou bem melhor, a bolha quase que desapareceu :)

e para jantares lá em casa? QUANDO QUISERES!!! contigo, nem é preciso combinar com antecedência! telefonas e apareces! se for caso disso, comes restos e tudo :)

hoje, a Prancha vai estar no bairro, queres ir lá?

11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home