quarta-feira, setembro 21, 2005

Hoje, gostava de ver estes 3 filmes...

"Buena Vista Social Club"
Título original: Buena Vista Social Club
Argumento: Wim Wenders
Género: Doc
Classificacao: M/12
Estúdios: ICAIC
EUA/ITA, 1999, Cores, 100 min.
"Este filme-documentário revela o espírito que fez possível o disco "Buena Vista Social Club" (World Circuit). A técnica do realizador alemão Wim Wenders mostra a vida dos vários membros deste conjunto ao ritmo das "guarachas" e do "son", que compõem o disco. A história de Buena Vista Social Club começou quando o músico norte-americano Ry Cooder partiu para Cuba ao encontro das lendas esquecidas que marcaram a história da música, nos trópicos de Fidel Castro. Quando chegou a La Habana não conhecia ninguém. Começou a perguntar por um e por outro e veio a saber que alguns já tinham morrido e que outros moravam já ali, ao virar da esquina. Todos eles viviam modestamente nas suas pequenas casas e quase todos já se tinham afastado da música. "Não dava dinheiro" conta Ibrahim Ferrer, cantor de Buena Vista Social Club e um dos grande nome da música cubana graças ao sucesso esquecido de "El Pantanal de Bartolo". Ele é um homem falador com uma simpatia natural que comove, especialmente quando se vêem cenas como a de Ibrahim a limpar as lágrimas emocionadas de Omara Portuondo, depois de cantar o bolero "Dos Gardenias", num palco de Amsterdão. Omara Portuondo é a única voz feminina do grupo. Ela também , é uma das grandes estrelas da música cubana. Como também o é Compay Segundo, um apaixonado pela vida e pelas mulheres com 92 anos de juventude sobre o corpo e inventor do "Armónico" - um instrumento com sete cordas que combina a guitarra tradicional com a cubana. Mas o disco que ganhou o Grammy em 1996 também deve os seus ritmos calorosos à arte de outros músicos, como o pianista Ruben González, o guitarrista Elíades Ochoa e outros artistas cubanos que foram tirados do esquecimento por Cooder..."
Nimas
Sala 1
14h30, 17h, 19h30, 22h
Título original: Padeniye Berlina
Género: Dra, Gue
URSS, 1949, Cores, 165 min.
"Realizado para as comemorações do 70º aniversário de Estaline, esta é a mais delirante peça do culto da personalidade estalinista, expressamente citado por Khruschev, no XX Congresso do PCUS, como exemplo desses excessos. Através da história de um par de heróis operários, acompanhamos o fim da II Guerra numa alucinante visão do líder supremo, o infalível Estaline. É ver para crer. Magnífico agfacolor e grandiosa mise-en-scène. "
Sala Félix Ribeiro
21h30
"Suite Habana"
"(...) é o nome do trabalho do realizador cubano Fernando Pérez que será exibido até ao próximo sábado, dia 24 de Setembro, no Fórum Lisboa.
O documentário acompanha o dia-a-dia de 10 cidadãos de Havana, que se limitam a viver um dia acompanhados pelas câmaras. O trabalho estreia esta quarta-feira às 19:00 horas, tendo os bilhetes o preço único de três euros."
p.s. O "Buena Vista Social Club" também vai estar amanhã!
p.s.s. Ainda não consigo pôr imagens...

4 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

Eu ja vi O Buena Vista Social Clube...e adormeci a meio...ou foi mesmo ao inicio?? (so por esta hoje nem assino)

3:28 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

... então, não viste! Dormiste sobre o assunto ;)

4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

É muito bom o filme....
grande documentário musical e humano

12:29 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

heheeh, boa Floppy! juro que mais tarde o voltei a ver e mesmo assim...

5:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home