sexta-feira, setembro 23, 2005

Ontem, fomos jantar ao "Novo Bonsai"...

... que é o restaurante japonês do Bairro Alto e é simplesmente óptimo!

Talvez por gostar tanto de comida japonesa é-me completamente impossível entender quem não gosta ou nem sequer quer experimentar só porque é peixe crú... ainda por cima, o que eu gosto mais, é mesmo o Sashimi (que está na foto) que são as fatias de peixe crú que depois são mergulhadas em molho de soja e às quais se junta bocadinhos de Wasabi (picante verde com um efeito instântaneo e espectacular!)... hummm.... não há nada tão perfeito e delicado! O peixe parece que se derrete na boca e aí dá para perceber porque é que o Japoneses criam tal cerimonial à volta da escolha, da conservação, do corte e da apresentação do peixe. Até se fica com vergonha de cometer alguma gaffe à frente deles, principalmente dos Sushi Men que são sempre homens que inspiram respeito e admiração e são uns verdadeiros artistas!
Esta descrição, faz-me lembrar as longas conversas que tinha com a Miss Cathy sempre sobre comida! Parecíamos duas maluquinhas, por muito que tentassemos falar de outras coisas, íamos cair sempre no mesmo: receitas novas, pormenores curiosos, dos restaurante que tinhamos experimentado, opções de alimentação, etc, etc... a comida japonesa era um tema muito falado... era muito pedagógico! E salivante :)
Como, apesar de ser fã, não sou nenhuma expert, deixo-vos um link aonde podem saber tudo:
http://utenti.lycos.it/talkoncorners/frugal/especiais/cozinha_japonesa.html
Em termos de restaurantes em Lisboa, aconselho uns quantos:
- "Aya"
(o melhor e o mais caro)
Twin Towers.
- "Novo Bonsai"
(pratos muito bons e com salinhas privadas aonde podemos sentar no chão)
Bairro Alto.
Rua Rosa 248-lj.
Tel: 213429528
- "Ozeki"
(o meu primeiro! tem uma enorme variedade de pratos)
Alcântra.
Rua Vieira Silva 64/6 Lisboa.
Tel: 213908174
- "Estado Líquido Sushi Lounge"
(muito fashion e agradável e o ideal para quem vai pela primeira vez)
Santos.
Largo Santos 5-A Lisboa
Tel: 213 972 022
www.estadoliquido.com
Tenho pena de ainda não ter experimentado a "Bica do Sapato" (Armazém B. Cais da Pedra à Bica do Sapato; Tel:218 810 320), pelo o que ouvi também vale muito a pena!
Toda esta conversa faz-me lembrar o restaurante japonês mais fantástico a que já fui! Em Jericoacoara (Ceará brasileiro), o ano passado, no último dia das nossas férias, resolvemos fazer um jantar especial... chamava-se "Laternas Vermelhas", era ao ar livre, em cima da areia, cheio de laternas vermelhas penduradas que iluminavam as mesas. Os individuais eram banda desenhada manga plastificada e a empregada tirava do bolso do avental pedras da praia para pôr em cima e evitar que voassem. Pedimos as bebidas que eram caipirinhas feitas com fruta e sakê, sendo que a de Kiwi foi eleita por nós como a melhor! Jantamos aquela comida maravilhosa, naquele ambiente encantador mas ainda ficou melhor... faltou a luz na Vila e estava a decorrer um eclipse lunar... no minimo mágico, não?

2 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

Um dos jantares mais romanticos até hoje, não? Pela companhia, pelo cenário e enquadramento...

arigato

12:33 da tarde  
Anonymous Mudanças Lisboa tem a dizer o seguinte...

Se precisarem de uma empresa de transportes e mudanças contactem http://www.mudancas.pt

11:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home