quinta-feira, setembro 15, 2005

Os NOVOS OLHARES do Nimas...

Horário: 14H30, 17H00, 19H30 - 22H00
Bilhetes: 3€
Depois de se ter dedicado exclusivamente ao cinema francês ao longo dos últimos anos, o Nimas lança-se agora numa nova linha de programação, orientada para clássicos de culto e documentários.

A oportunidade de voltar a olhar para os filmes que mudaram as nossas vidas, em paralelo com novas visões, através de documentários de grande impacto.

Após um breve ciclo, que serve como revisão da matéria dada e de aperitivo para o que aí­ vem, a 13 de Outubro inicia-se a nova vida do Nimas com a reposição em cópia nova de AURORA, um dos filmes maiores de F.W. Murnau.

DOCUMENTÁRIOS
Setembro
15, 16 - "Microcosmos" de Claude Nuridsany e Marie Pérennou
17, 18 - "Os respingadores e a respigadora" de Agnés Varda
19, 20 - "Mondovino" de Jonathan Nossiter
21, 22 - "Buena Vista Social Club" de Wim Wenders
23, 24 - "Belarmino" de Fernando Lopes
25, 26 - "Tarnation" de Jonathan Caouette
27, 28 - "Bowling for Columbine" de Michael Moore

CLÁSSICOS DE CULTO
Setembro/Outubro
29, 30 - "Vertigo - a mulher que viveu duas vezes" de Alfred Hitchcock
1, 2 - "Amarcord" de Federico Fellini
3, 4 - "Vontade indómita" de King Vidor
5, 6 - "O acossado" de Jean - Luc Godard
7, 8 - "Wanda" de Barbara Loden
9, 10 - "A sede do mal" de Orson Welles
11, 12 - "A sombra do caçador" de Charles Laughton


CINEMA NIMAS
Av. 5 de Outubro, 42B
Tel: 21 357 443 62
Num dos meus actuais blogs-de-culto, o "Sound + Vision", João Lopes escreve sobre estes dois ciclos:
"Quando dizemos o mais belo filme do mundo, estamos sempre a simplificar, como é óbvio: nenhum filme, por mais belo, pode ocultar as maravilhas de outros. Mas, por vezes, um filme é de tal modo único que...
Digamos, então, que Aurora (1927), de F. W. Murnau é um dos mais belos filmes a merecer o epíteto de... o mais belo de todos: um melodrama sobre um encontro amoroso (a song of two humans, diz o subtítulo) que possui a dimensão rara de uma redenção tornada possível pelas próprias formas cinematográficas. Lembremos, sobretudo, que Aurora vai reaparecer, em cópia nova, no cinema Nimas.
Esta é uma reposição-quase-estreia que, além do mais, marca uma viragem numa das salas "alternativas" de Lisboa. Dirigido pela Medeia Filmes, o Nimas foi, durante alguns anos, um espaço vocacionado para a produção francesa. Agora, a sala vai orientar-se para os clássicos e também para a área documental. A nova fase começará com um ciclo retrospectivo, no qual se incluirão, entre outros, Buena Vista Social Club (1999), de Wim Wenders, Wanda (1971), de Barbara Loden, e A Sombra do Caçador (1955), de Charles Laughton — este ciclo arranca a 15 de Setembro e termina a 12 de Outubro; a partir do dia 13, teremos Aurora."