quinta-feira, novembro 17, 2005

Estudo norte-americano: Proteínas vegetais e azeite baixam pressão arterial

"A substituição de dez por cento dos hidratos de carbono numa dieta sã por proteínas vegetais e gorduras não saturadas como o azeite pode reduzir consideravelmente a tensão arterial e o colesterol, indica um estudo de investigadores norte-americanos da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (Maryland) publicado hoje.
No estudo, divulgado no "Journal of the American Medical Association" (JAMA), Lawrence Appel e a sua equipa testaram três variações da mesma dieta com proporções maiores ou menores de proteínas, hidratos de carbono e óleos vegetais.
Os três regimes, todos pobres em gorduras saturadas e ricos em frutos e legumes, foram testados em 164 adultos cuja tensão arterial sistólica (máxima) variava entre 12 e 15,9 e a distólica (mínima) entre 8 e 9,9.
Todos os participantes registaram uma clara melhoria na tensão arterial depois de seguirem os três regimes, cumpridos sucessivamente durante seis semanas, com uma pausa entre eles, explicou Appel.
"Esta investigação mostra que se pode comer de forma sã de três modos diferentes, embora dois sejam um pouco melhores do que o outro", sublinhou outro investigador, Frank Sacks, da Faculdade de Medicina de Harvard (Massachusetts), acrescentando que "a maioria das pessoas está longe de seguir qualquer um".
Segundo as conclusões do estudo, a pressão sistólica dos voluntários baixou uma média de cerca de 0,8 pontos quando estavam na dieta de mais hidratos de carbono, 0,95 pontos na de mais proteínas vegetais e 0,93 pontos na de mais gorduras saudáveis.
Quanto aos níveis do "mau colesterol", o LDL, que media em média 129 no início dos testes (100 é considerado o normal), baixaram quase 12 pontos na dieta de mais hidratos de carbono, cerca de 14 na de mais proteínas e cerca de 13 na de mais boas gorduras.
Estas reduções significariam menos doenças cardíacas se as dietas indicadas fossem adoptadas pela generalidade das pessoas, afirmam os autores do estudo."
Artigo completo:
16 de Novembro de 2005