quinta-feira, novembro 03, 2005

Hoje, começa o "Ciclo Michael Cimino" na Cinemateca...

"Não é qualquer realizador que ganha cinco Óscares ao segundo filme, e leva um estúdio à bancarrota e espatifa a carreira com o terceiro. Foi o que sucedeu a Michael Cimino, respectivamente com "O Caçador", em 1978, e "As Portas do Paraíso", em 1980. A partir deste, que arruinou a United Artists e o marcou em Hollywood com a letra escarlate do fracasso avassalador, Cimino praticamente nunca mais pôde fazer os filmes que queria, tem vários ambiciosos projectos abortados no currículo e não assina uma fita desde "The Sunchaser", de 1996, que em Portugal só saiu em vídeo.
A Cinemateca dedica, a partir de hoje, uma retrospectiva ao autor de "O Ano do Dragão", intitulada 'Michael Cimino, O Último dos Mavaricks', que conta com a presença do homenageado. Abre esta noite, às 21.30, com a projecção da versão integral de As Portas do Céu - 219 minutos, contra os 149 da versão distribuída comercialmente -, um western épico sobre os confrontos sangrentos entre rancheiros e fazendeiros emigrantes no Wyoming, no século XIX.
Até dia 19, serão ainda exibidos os outros seis filmes assinados por Michael Cimino ("A Última Golpada", "O Caçador", "O Ano do Dragão", "O Siciliano", "A Noite do Desespero" e "The Sunchaser") e uma selecção de obras de outros realizadores escolhidas por ele, de Ford a Visconti, Lean ou Fellini."
Diário de Notícias, 3 de Novembro de 2005