sexta-feira, novembro 11, 2005

IndieLisboa 2006, cheio de novidades...

... segundo o C7nema:

"A 3ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa vai ter mais duas salas que o ano passado.
A juntar ao Fórum Lisboa, que deverá continuar a funcionar como “quartel-general” do festival, e aos cinemas King, o IndieLisboa estenderá este ano ano a sua actividade às duas salas do Cinema Londres, prosseguindo desta forma uma estratégia de crescimento e diversificação, em parceria com, respectivamente, a Medeia Filmes e a Socorama – Castello Lopes Cinemas.
Com a utilização de três salas de cinema e de seis ecrãs em paralelo, o festival espera potenciar ainda mais a intensa dinâmica de circulação de públicos e de programação que o IndieLisboa logrou alcançar nas edições anteriores. O Fórum Lisboa deverá funcionar novamente como ponto de encontro e de convívio privilegiado do Festival, assim como sala para as sessões mais concorridas, enquanto nos cinemas King e Londres terá lugar a maior fatia das sessões do Festival.
A proximidade entre as três salas (todas situadas num eixo da Av. de Roma de pouco mais de 300 metros), assim como o facto de se tratarem de locais com actividade regular de exibição e com um público habitual diferenciado, será determinante para o crescimento do número de espectadores, bem como do número de filmes e sessões.
Além disto, a 3ª edição do IndieLisboa irá reforçar a presença do cinema português em todas as secções do festival e também através da apresentação de várias antestreias absolutas de filmes nacionais, sublinhando a vontade e empenho em fazer do festival uma montra importante e privilegiada para a apresentação das mais novas criações dos cineastas independentes portugueses.
Ainda neste âmbito, outra das novidades do 3º IndieLisboa, e indo ao encontro de um desejo manifestado nos anos anteriores, será a organização de uma apresentação especial da produção nacional do ano anterior, especialmente direccionada para os profissionais estrangeiros convidados do festival, onde se incluem sales agents, programadores, produtores e jornalistas. Estes profissionais serão convidados a assistir aos filmes portugueses com o intuito de ficarem a conhecer, de uma forma sistematizada e concertada, o que a cinematografia portuguesa produziu no último ano. Os produtores de cada filme serão convidados a estar presentes para aí poderem também estabelecer imediatamente contactos com os interessados.
Graças ainda à importância e reconhecimento que o IndieLisboa já conseguiu alcançar, a aproximadamente seis meses do IndieLisboa ter início, estão já asseguradas extensões da programação do festival em dez outras localidades do país: cinco na zona de Lisboa e Vale do Tejo, e outras cinco de Norte a Sul.
Entretanto, continuam a decorrer as inscrições, que podem ser feitas online em http://www.indielisboa.com e que terminam a 20 de Fevereiro de 2006."