terça-feira, dezembro 20, 2005

Últimas sugestões para as últimas compras de natal...

Ideias eco-natalicias
http://gaia.org.pt/econatal/index2.html
Loja La Paz
"La Paz: artesanato da América do Sul e África, t-shirts Sauvage London, Fresh From The Lab e Retrofame, roupas da Fred Perry, Cavally, See by Chloé, Red Valentino e Moshino. Relectro: novas tecnologias e velhos conceitos, adaptações, construções, invenções, luz, design, antigo, novo. Os candeeiros Relectro, de Filipe Pinto Soares, são futuristas e antigos, aliam tecnologia e funcionalidade. São os candeeiros Relectro que iluminam a La Paz. Pelo meio, acessórios, tecidos e almofadas da Cardume. É uma loja com uma luz especial, delicadamente colocada bem no meio da Rua da Rosa. /" Branca Bocácio
ONDE: Rua da Rosa, 16. Tel: 9213473068
QUANDO: Terça a sábado, incluindo feriados, das 14h às 20h


LeCool, 8 de Dezembro de 2005

Receitas do Mundo em verso

Acaba de ser lançado um novo livro de receitas, de Maria José Estamenha e Marília Fernandes. “Com versos na cozinha” tem prefácio de Maria de Lourdes Modesto e a sua principal curiosidade é o facto de todas as receitas serem apresentadas em verso. Trata-se de uma viagem poética por diferentes culturas gastronómicas. Reunindo influências de Macau, Angola e Portugal, as autoras sugerem entradas, sopas, carnes, peixes e sobremesas.

LifeCooler

Livraria Bdmania

"Estamos há muitas le cool para falar deste lugar. Por acaso são nossos vizinhos e até gostamos muito deles. Mas não se enganem, que isto não tem nada de cunha. São mesmo bons. Tão bons que só não falámos deles antes porque temos a sensação que todo o apreciador da arte aos quadradinhos já deve saber onde fica, por ser o spot mais profissional da área por aqui. Mas nunca se sabe. Se há por aí um algum BDlover que nunca tenha ouvido da Bdmania, apresse-se a aparecer. Têm comics que vão de Bilal a Frank Miller e de Grant Morrison a Mark Miller. Editoras de Marvel a De Comics. Além da maior colecção de compilações em paperback, toys, um site sempre actualizado e uma newsletter mensal que nos conta as novidades./ Jane
ONDE: Rua das Flores, 71. Tel:21 3461208
QUANDO: De Segunda a Sábado das 10.30h ás 19.30h
LeCool, 15 de Dezembro de 2005
Loja Atelier Fermento
"Mesmo com um número dito do azar à porta nasceu, faz um mês, uma loja atelier que é uma boa alternativa aos grandes centros de comércio. Na antiga padaria de onde saíam pães e bolos fresquinhos todos os dias, está agora a ser cozinhado artesanato de 20 criadores nacionais e 5 estrangeiros. Promovem também ateliers dirigidos a adultos e crianças e ensinam novas artes que posteriormente são vendidas na loja. Na Fermento há peças de roupa divertidas, acessórios de todos os tipos e bonecos para todos os gostos. Ide lá minha gente e não precisam de chegar cedo. Estão sempre a sair peças frescas do forno da imaginação./" Duarte Nuno
ONDE: Rua do Século, nº 13
QUANDO: Segunda a Domingo das 11h às 20h
QUANTO: Quiser gastar
LeCool, 15 de Dezembro de 2005
Natal Ambiental
Quercus apresenta alguns conselhos para um Natal mais sustentável
"Nesta época festiva, a Quercus aproveita para apresentar alguns conselhos que lhe permitirão ter um Natal ambientalmente mais correcto.


Nos últimos anos a época do Natal tem-se tornado na época do consumo por excelência. Mais do que em qualquer outro período do ano, somos estimulados, influenciados, instigados, empurrados a comprar, comprar, comprar. Este consumo imediato e pouco reflectido provoca impactos ambientais graves, mas, pode também estar na origem de problemas económicos (endividamento excessivo).


Para o ajudar a contribuir para um Natal ecológico, aqui ficam alguns conselhos simples que pode levar em conta.


Vem aí o Natal.
- Para a ceia de Natal comece a habituar-se a substituir o bacalhau por outra iguaria; se não consegue mesmo resistir, adquira bacalhau de média/grande dimensão; faça o mesmo em relação ao polvo (deverá ter sempre mais de 800 ou 900 gr.).
- Adquira uma árvore de Natal artificial ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte.
- Não vá em modas e tenha cuidado na aquisição dos enfeites de Natal, para que os possa reutilizar por muitos e longos anos. Pode optar por criar os seus próprios enfeites a partir da reciclagem e reutilização de materiais.
- Adquira lâmpadas energeticamente eficientes para reduzir a sua factura energética e ambiental.
- Pense naqueles que não têm possibilidade de oferecer prendas e mesmo de ter uma ceia de Natal; seja solidário com as várias campanhas que habitualmente se desenrolam nesta época.
- Esta é uma época tendencialmente fria; isole bem a sua casa de modo a reduzir os gastos com o aquecimento e também, para poupar recursos.
- Lembre-se que certas espécies animais e vegetais estão em vias de extinção. O azevinho é uma dessas espécies. Não compre azevinho verdadeiro. Existem bonitas imitações artificiais de azevinho que podem ser reutilizadas de uns anos para os outros.


O Natal e os presentes.
- Reflicta bem sobre as prendas que vai oferecer, a quem vai oferecer e qual a sua utilidade. Privilegie produtos:
a) Duráveis e reparáveis;
b) Educativos, principalmente se estivermos a falar de prendas para os mais pequenos; ofereça produtos que estimulem a inteligência, a criatividade, o respeito entre os povos e pelo ambiente;
c) Inócuos, em termos de substâncias perigosas;
d) Que não estejam embalados em excesso ou em embalagens complexas (são mais caros, misturam vários materiais e dificultam a reciclagem);
e) Úteis: é importante privilegiar a oferta de prendas que não sejam colocadas imediatamente na prateleira ou em qualquer baú esquecido no sótão.
- Gaste apenas na medida das suas possibilidades. Respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável.
- Utilize os transportes públicos nas suas deslocações às compras, ou então, junte-se com amigos ou familiares num mesmo veículo e vão às compras conjuntamente; fica mais barato e sempre pode pedir opiniões quando estiver indeciso.
- Procure levar sacos seus para as compras ou tente utilizar o número mínimo de sacos possível (uma sugestão: ofereça sacos de pano para as compras).
- Adquira produtos nacionais, pois promove a economia portuguesa e reduz o impacte ambiental associado ao transporte dos produtos.
- Se pensar em oferecer um animal de estimação tenha em conta se há condições para ele viver bem e não compre animais selvagens ou em vias de extinção (opte pela adopção de um animal).
- Se optar por oferecer produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal tenha o cuidado de escolher aqueles que não fazem testes em animais (procure a lista em http://www.lpda.pt/).
- Muitas vezes temos objectos que já não utilizamos, mas que estão em bom estado. Não os deite fora. Seleccione os que pode oferecer a instituições ou a vendas de Natal ou opte por usara a sua criatividade e criar objectos para oferecer.


Depois do Natal.
- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser utilizados pelas crianças para fazer divertidos objectos, como máscaras, porta canetas, etc.
- Separe todas as embalagens - papel/cartão; plástico; metal - e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; este é um bom momento para verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.
- Depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzir a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza que utiliza. Prefira os biodegradáveis e/ou em recargas.
- Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.
- Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu.
- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.


Seguir estes conselhos permitir-lhe-á oferecer uma prenda a si próprio e a todos os cidadãos do mundo - um ambiente mais protegido e equilibrado.


A Quercus deseja-lhe um excelente Natal e um Sustentável ano de 2006!!


A Direcção Nacional da
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Lisboa, 15 de Dezembro de 2005


Para mais esclarecimentos contactar Hélder Spínola 93 778 84 72, Presidente da Direcção Nacional da Quercus ou Susana Fonseca 93 660 36 83, Membro da Direcção Nacional da Quercus."
“Paladares de cá” e “Paladares Pacíficos”
É pelo punho de Mónica Chan e Minnie Freudenthal, numa edição da Almedina, que chegam agora aos escaparates dois títulos: “Paladares de Cá” e “Paladares Pacíficos”.
"Relativamente à primeira obra, o mote para a mesma, é-nos dado a conhecer pelas autoras no prefácio do livro: “há bem pouco tempo, a Mónica encontrou em casa da sogra um livro de culinária portuguesa de 1815. Ai, encontrámos condimentos e produtos de uma variedade notável (…) o que mais nos surpreendeu (…) foi, sim, o excesso de ingredientes nutritivos”. Partindo desta inspiração, e tendo em consideração as exigências e estilos da vida moderna, as autoras propõem, ao longo de mais de 200 páginas, um percurso feito de experiências com base na tradição culinária portuguesa. Para tal recorrem com frequência a métodos culinários orientais que tornam as tarefas mais rápidas e fáceis. “Paladares de Cá – Cozinha Equilíbrio” procura demonstrar que o ritmo quotidiano acelerado pode compadecer-se com uma cozinha rica, sem uma rendição incondicional ao fast food, encontrando na simplicidade e variedade de sabores o equilíbrio e partilha à mesa. O presente título depois de um capítulo inicial sobre “o que comemos, como o comemos”, breve elucidário sobre a alimentação racional, passa à apresentação das receitas, muitas, organizadas por alimentos e tipos de confecção, a saber: caldos, sopas, cereais e outros, leguminosas, carne, peixe, legumes, saladas, azeites de cheiro, acepipes e entradas, doces. Cada capítulo é antecedido de uma breve nota de enquadramento e saborosamente ilustrado com as fotografias de Inês Gonçalves.
“Paladares Pacíficos”, é outro título de cozinha a que podemos chamar “saudável”, resultando numa obra que relata sabores nascidos de vários encontros e misturas, dos sabores orientais, descritos no prefácio por Mónica Chan, uma chinesa de Macau, e sabores europeus, da portuguesa Minnie Freudenthal. São perto de 150 páginas de sugestões que conciliam os ritmos de vida moderna com as técnicas e o saber da culinária Oriental e da Ocidental. Mais do que receitas, “Paladares Pacíficos” ganha corpo com um conjunto de textos, fruto de experiências vividas pelas autoras. Abordagens à alimentação equilibrada e um glossário completam esta obra. Mais uma vez a fotografia ficou muito bem entregue a Inês Gonçalves".
Preço:
- “Paladares de Cá”: 22€
- “Paladares Pacíficos”: 22€
Texto retirado de:
Bazar Uma Casa Portuguesa

"Numa casa portuguesa fica bem. Fica e sabe bem relembrar o que fez História - a nossa e a do país. São símbolos, senhor. Quem não lamenta a perda de uma identidade? Quem não se lembra da tipografia dos antigos cadernos, do cheiro dos lápis da escola, do coração na embalagem do limpa pratas? Se não lembra, passe a lembrar. São dezenas de produtos com verdadeira alma portuguesa e em vias de extinção que alguém teve a simpática ideia de ressuscitar. Caixas recheadas de memória, embalagens de sabonetes dos anos 30/40 que nunca mais vão existir, pasta dentífrica Couto e afins. Para oferecer ou coleccionar com sabor a outros tempos. /" Jane
ONDE: Loja da Atalaia, Trav. do Poço dos Negros à rua da Atalaia
QUANDO: Segunda a sábado das 14h às 22h
LeCool, 8 de Dezembro de 2005
"Os livrinhos curiosos (2)"
"(...) Hoje trago um livrinho curioso dedicado às palavras The Meaning of Tingo and Other Extraordinary Words From Around the World (Penguin), de Adam Jacot de Boinod.
Quando trabalhava na pesquisa de um concurso na BBC, Boinod encontrou imensas palavras estrangeiras com significados estranhos, pitorescos ou insólitos. Fascinado com esse universo, mergulhou em dicionários e sites e compilou uma lista gigantesca 2 milhões de palavras, de línguas e dialectos de todo o mundo, dos confins do Chile ao interior do Alasca. Tingo é uma pequena selecção desses achados.
Nesta compilação encontramos continuidades linguísticas entre idiomas muito diferentes, palavras semelhantes que significam coisas distintas, expressões concisas ou explicativas, vocábulos alusivos, sonoridades onomatopaicas ou impro- nunciáveis. Há aqui um mistério da língua anterior à literatura (isto é anterior às frases reunidas), que se concentra na riqueza intrínseca das palavras e que funciona como um exercício poético.
Todos nós temos essa sensação poética ao percorrer um dicionário de sinónimos portugueses, que contém milhares de palavras estranhas e obscuras agora pensem nessa investigação transposta para as línguas de todo o mundo. Cinco exemplos: na Colômbia estar loucamente apaixonado diz-se tragado como media de cartero (engolido com uma meia do carteiro); shit em Persa significa "pó"; desir em malaio é o som da areia levada pelo vento; na Indonésia menggerumut significa "abordar alguém à noite com intuitos sexuais". E na Holanda as vacas fazem boeh."
Diário de Noticias, 20 de Dezembro de 2005