segunda-feira, dezembro 26, 2005

O que é o açafrão?

"Uma das únicas coisas do mundo que realmente valem seu peso em ouro. Por incrível que pareça – por tão usado e difundido – o açafrão é, de longe, o mais caro entre os temperos e especiarias do mundo. Isso porque o açafrão é extraído dos pistilos - ou estigmas - de uma flor, a Crocus Sativus da família Iris. São necessárias dezenas de milhares de flores para produzir somente um quilo da especiaria.
Sorte nossa, entretanto, que é preciso bem pouquinho, um mínimo de açafrão, para emprestarmos seu sabor, aroma e apetitoso tom dourado às mais deliciosas comidas. Para se ter uma idéia, uma porção de açafrão dissolvida em 150.000 vezes seu volume em água, ainda produzirá um líquido amarelo brilhante onde se poderá sentir o sabor do tempero.
Segundo a mitologia grega, o belo e mortal Crocos apaixonou-se pela ninfa Smilax que o rejeitou e ele transformou-se na bela flor roxa denominada, por isso, Crocus.
A palavra açafrão vem do árabe - de assfar – que significa “amarelo” e seu uso é tão antigo quanto a escrita, sendo mencionado em vários textos clássicos antigos, como na Bíblia, desde o ano 1.500 antes de Cristo. Nativa da Ásia Menor, a flor do açafrão é cultivada há milhares de anos e usada em remédios, perfumes, tinturas, além de como tempero essencial às mais ricas tradições asiáticas.
Desejada pelos faraós e diversos reis da antiguidade como poderoso afrodisíaco e cobiçada, ao longo dos séculos, pelos maiores mercadores de especiarias. Grandes quantidades de açafrão podem produzir efeitos narcóticos e, até, fatais. Mas seu uso terapêutico tem sido intenso, nas mais diversas culturas, contra febres, como calmante e, principalmente, no tratamento de alergias respiratórias como a asma. Na Índia, é muito usado na tradicional medicina Ayurvédica.

Índia, Irão e Espanha estão, hoje, entre os principais exportadores.

O açafrão é um ingrediente indispensável nos molhos bouillabaisse, nas paellas e no licor Chartreuse.

50 mg de açafrão, dissolvidos num copo de 200 ml de leite com uma colher de açúcar, produzem um drink delicioso e energético."

Artigo retirado daqui

Imagem retirada daqui