terça-feira, novembro 29, 2005

Oficina do poema...


"Escrevi um poema mas não sinto que ainda esteja acabado... O que mudar? O que alterar? Como desenvolver as ideias mais importantes? O que é importante saber em termos de ritmo, prosódia, imagens, precisão?
Traga o seu poema e venha trabalhá-lo em 7 sessões com o poeta e crítico literário Pedro Sena-Lino."

Formador: Pedro Sena-Lino
Duração: 7 sessões de 90 m
(turmas com o máximo de 7 participantes)
Mensalidade:
- 85 euros/mês
- Total (2 meses): 145 euros
Horário:
- Segunda-feira, 18h30-20h
- Terça-feira, 18h45-20h15
Início: Janeiro 2006
Para mais informações, consultar:

Imagem retirada de:
http://www.arlington.spps.org/sites/3ccf4ac7-d146-48dd-95e6-0a0073e5ce1a/uploads/poetry.jpg

Amanhã, partimos para...

.... a cidade mais romântica do mundo :) Sim, Veneza!
Vamos neste "fim-de-semana grande", por isso, ainda vamos tentar ir a Bolonha e Pádua.
Bem, esta viagem surgiu depois de termos ido ao Brasil e ficado com vontade de fazermos uma viagem sem o trabalho a trás... Para além disso, quando viemos, não queríamos pensar que o Inverno iria começar. Então, decidimos aproveitar estes feriados e ir para um sitio mais quente que aqui o "jardim-à-beira-mar-plantado"... a Turquia esteve nos nossos planos mas soubemos que nesta altura do ano neva lá, então andamos a ver promoções e assim, de um dia para o outro, decidimo-nos por Veneza. Não tem nada a haver com os nosso planos iniciais mas acho que o nosso maior desejo era mesmo viajar...
Eu já estive, durante o Interrail, e adorei, como todos os locais que visitei em Itália. Aliás, parece-me que é o país da Europa que mais me cativa! Agora, é a vez de o meu-mais-que-tudo se deixar apaixonar...
Confesso que quando lá fui, estava numa postura que "deve ser giro", "deve ser muito bonito" mas achava que não ia ficar assim tão impressionada... no entanto, a nossa experiência foi tão gira que excedeu em muito as minhas exceptativas! Cheguei com os meus companheiros de viagem, Ritus e Congui, à estação de comboio e como era mais uma cidade (das 500 mil que se chega e se parte durante o Interrail), arranjamo-nos, arrumamos as coisas e só quando saimos é que vimos: canal, vaporetto, edificos antigos, toda aquela mistica... aí é que que nos apercebemos que estavamos em Veneza! Deixamo-nos perder pelas ruas, espreitamos as lojas das grandes marcas, namoramos as lojas de massas, rimos com os japoneses, comemos as verdadeiras pizzas italianas, admiramos as máscaras e o vidro de Murano, dormitamos em bancos de jardim, suspiramos no Rialto, passamos a noite à porta da estação com os bêbados e as prostitutas e invejamos todos os casais que vimos... foi lindooooo!
O episódio mais engraçado (e que estou sempre a contar) foi fantástico! Nós devíamos ser os interrailers mais descontraídos do mundo, não tinhamos guia nem sabíamos nada do que se estava a passar nos sitios por onde passamos (foi a verdadeira aventura) e assim, também chegamos a Veneza. Tivemos uma boa surpresa quando nos apercebemos que estavamos no meio da Bienal de Veneza e ainda vimos umas coisas giras mas o melhor foi chegar a uma praça e vermos que estava montada uma estrutura para passar filmes, compramos os bilhetes e umas Heineken (as nossas melhores amigas de viagem!) e eu resolvi voltar à bilheteira para saber o que íamos ver: era a estreia europeia do "Faces de Harry" do Woody Allen no Festival de Cinema de Veneza!!!! Foi qualquer coisa de inesquecível...
Entretanto, e desde que compramos a viagem, tornamo-nos proprietários de uma casa e o Natal está à porta... realmente, não é a melhor altura para estes caprichos mas haverá alguma coisa melhor no mundo que viajar? Pelo menos, no meu mundo...
Foto retirada de:

segunda-feira, novembro 28, 2005

Ontem, fomos à...

... Terra Sã 2005!
Esqueci-me completamente de o anunciar aqui na Floppy e incluir na nova rubrica semanal com sugestões para o fim-de-semana... eu própria ia esquecendo-me de lá ir se não fosse o comentário de um senhor que estava presente no Worshop de "Cozinha Medicinal no seu dia-a-dia" (que diga-se de passagem, adorei! Aprendi imensas coisas fantásticas... quando é que começam a ir também???).
Fico sempre fascinada com a possibilidade de aprender tantas coisas num espaço de tempo tão pequeno... encontramos duas coisas que adorava ter na casa nova: um ninho para pássaros (que vamos comprar no futuro) e um "compostor" da Domplex (não sei se é assim que se escreve mas serve para fazer uma mini-estação de compostagem no quintal). Comprei revistas de culinária vegetariana (numa promoção fantástica), fiz a assinatura de outra, experimentamos imensos acepipes vegetarianos (salsichas, hamburgues, croquetes, leite de arroz, entre outros) e biológicos (azeitonas, pão, azeite, doces, bolos, entre MUITOS outros), conversamos com imensa gente e ficamos a conhecer as essências naturais francesas que substituem os antibióticos nos animais (gado, porco, galinhas), as azeitonas de sal, os cabazes da Ambiência, a utilização de alguns legumes, os efeitos de alguns chás, a história dos ninhos para pássaros, a funcionalidade do "compostor", a delicia de alguns bolos caseiros, a utilização de algas galegas na nossa cozinha, os primeiros eco-cosméticos portugueses... enfim, e muitas outras coisas que me devo estar a esquecer de certeza!
Não sei como é que ainda pus a hipótese de não ir... é algo que me faz sentir tão bem :)
Para quem não conhece, aqui fica outra descrição:
"Já na sua 18ª edição, “Terra Sã Lisboa 2005”, um evento consagrado à Alimentação, Agricultura Biológica e Ambiente regressa, de 25 a 27 de Novembro, a Lisboa, nas Docas de Alcântara.
Ocupa 3 mil m2, regista cerca de 140 expositores inscritos e, para esta edição, a par de oferecer ao público visitante provas de degustação variada de produtos biológicos (vinhos, sumos, azeite, doces e frutas), conta com a apresentação de uma nova linha de espumantes — espumantes biológicos, e de uma variada gama de carne biológica.

Pela primeira vez em Lisboa, a participação de três restaurantes com diversos “Menus Ecológicos”, esta iniciativa contempla, uma vez mais, o desafio da qualidade e diversidade gastronómica, com base também em outros produtos biológicos, nomeadamente, hortaliças, fruta, carnes, queijos, enchidos, pão, azeite, ovos, vinhos, compota, leite e ervas aromáticas. A organização prevê que sejam servidos cerca de 3 mil refeições, com preços a partir de 4 euros, por refeição.

Produtos reciclados, produtos ecológicos para o lar e artesanato ecológico, divulgação ecológica dirigida em publicações especializadas no sector, estarão também em evidência na feira.
A propósito do evento, António Lopes, da AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica), associação organizadora, afirma: “queremos continuar a comunicar mais e melhor os atributos distintivos da qualidade dos produtos biológicos e centrar a mensagem na alimentação biológica”.
Outra aposta da “Terra Sã 2005” é na área da reflexão e do debate. A par das Jornadas Técnicas, será também realizada uma Conferência, dia 26, pelas 17 horas, subordinada ao tema “A Agricultura Biológica – Comercialização” que contará com a presença de representantes de Portugal, Espanha e França.

O certame decorre de sexta-feira a sábado, das 10 às 22 horas e domingo das 10 às 20 horas. O preço do bilhete é de 2 euros, excepto para estudantes e reformados (1 euro) e para menores de 14 anos cuja entrada é gratuita. Existe ainda um bilhete para os 3 dias da feira que custa 3 euros."

Artigo retirado de:

Hoje e até 3 de Dezembro, na Culturgest...

Nippon Koma
Festival de Cinema Japonês
Aparentemente cristalizado num momento de transição, o cinema japonês, a exemplo de outras formas de criação visual no Japão, como a animação e os “novos media,” subsiste num balanço entre a nostalgia por uma modernidade carregada simultaneamente de contradição e conflito, e a promessa utópica de uma sociedade científico-tecnológica, infinitamente capaz de invenção material e de criação de identidades libertadoras. No entanto, a relação operativa entre as culturas visuais do Japão e do Ocidente não é de resistência monolítica, de oposição e ruptura. Pelo contrário, envolve processos da multiplicação, variação, e fractura com inúmeras fontes e modelos. Esta nova edição do Nippon Koma irá explorar estes balanços e nexos, ao projectar uma imagística estilística e visualmente mais ou menos abstracta e desconcertante, que confirma a conspícua dissolução do espaço e das leis naturais na animação japonesa, acompanhada por trabalhos mais realísticos, que documentam as anomalias, fracturas, e tensões sócio--espaciais e económicas.
Documentários e filmes de animação - Comissário João Paulo Silva
Cinema de 28 de Novembro a 3 de Dezembro
18h30 e 21h30
Pequeno Auditório
Filmes Legendados em inglês
2 Euros - Preço único.
Reservas: 21 790 51 55
Mais informações e Programa completo em:
"A Culturgest apresenta a terceira edição do festival de cinema japonês. Animação e documentários em destaque. Esta nova edição apanha o cinema japonês numa fase de transição, acompanhando o esbatimento das leis tradicionais da animação japonesa. A completar, trabalhos mais realísticos que documentam as anomalias, fracturas e tensões sócio-espaciais e económicas. Oportunidade para ver novos realizadores e perceber as diferenças e pontos de contacto entre as culturas visuais do Japão e Ocidente. Todos os filmes são legendados em Inglês." / Carlos Ramos

LeCool,
24 de Novembro de 2005

sexta-feira, novembro 25, 2005

4º Desafio no Conta Contos...

... mais uma vez, falhei... ainda não consegui pôr as minhas respostas no Conta Contos mas não tenho tido o tempo nem a disponibilidade necessária para o fazer :( os jantares ocupam-me muito tempo ;)
Para todos os interessados, já temos outro desafio semanal que espero que vos traga coisas boas para a semana que se avizinha:
http://contacontos.blogspot.com/

Neste fim-de-semana, de 25 a 27 de Novembro...


12h-20h
Mais informações:
http://www.arte-i-factos.blogspot.com/



Workshops de fim-de-semana
Estão abertas inscrições para mais 2 workshops de fim-de-semana, a decorrer ainda este mês:
- "Guionismo: Eu Escrevo o Meu Filme"
Conceição Garcia
26 e 27.Nov.05 (sab-dom)
15:00 - 19:00 (ambos os dias)
Preço: 50 €

- "Escultura em Barro I: Baixo-relevo / Mão"
Bodil Eide
27.Nov.05 (dom)
11:00 - 19:00
Preço: 50 €

Este é o primeiro de 3 workshops que, no seu conjunto, formam o curso em blocos de fim-de-semana de Escultura em Barro (Iniciação). As datas dos workshops seguintes são:

- "Escultura em Barro I: Pé / Anatomia da Cabeça"
11.Dez.05 (dom)
11:00 - 19:00
Preço: 50 €

- "Escultura em Barro I: Retrato (com modelo)"
29.Jan.06 (dom)
11:00 - 19:00
Preço: 50 €
Poderá inscrever-se no curso completo (conjunto dos 3 workshops), por um preço de 145 €.
Inscrições abertas até às 19h00 de 5ª feira, 24 de Novembro.
Contacte-nos para mais informações.
nextart - centro de experiências artísticas
Rua dos Duques de Bragança, 6 A1200-162 Lisboa
nextart@sapo.pt
www.next-art.net
Tel: 21 342 1215 / 93 542 1215
Dança - Vídeo "1 as Solidões", interpretação de Verónica Fabrini

Monólogo " A Caminho do Milagre - Cena II", interpretação de Pablo Fernando

Vídeo !Terror NUCIVO! Apresenta "Drogas em Letras", Núcleo de Cinema e Vídeo da Faculdade de Letras

Solo "Até", interpretação de Nuno Zúniga; Sonorização de Paulo Morais e Alexandre Pedro

Teatro " Auto da Índia", interpretação de Celina Ferraz, Luís Lobão, Laura Galvão, Sérgio Marcelino e Tomas Alves

Dança Contemporânea "4 minutos", interpretação de Ana Mira


Produção: Curso de Formação de Actores, 2º ano do Espaço Evoé.

Espaço Evoé - O Corpo das Artes
www.evoe.pt
Rua das Canastras n.º36/40. 1100-112 Lisboa
tel.:218860300
tlm:917633659
tlm.:963816505
horário de atendimento das 16h30 às 21h00

Exposição Hardware+ Software=Burros


"Com um pano branco esticado numa baliza do campo de futebol de Malhadas, Oliviero Toscani, fotógrafo e ex-director de arte da Benetton, fotografou diversos asnos da raça autóctone de burros mirandeses, com o intuito da preservação da raça que quase está extinta. Graças à Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e outras associações, tem sobrevivido à burrice de outras pessoas. 50 painéis de grande formato mostram o que Toscani viu através da sua lente, asnos com muito e pouco pêlo, com uma carroça e acompanhados pelo dono. Paralelo à exposição, estão presentes 9 burros para mostrar como é esse animal ao vivo e os bens que a asinoterapia faz ao desenvolvimento das crianças. "O homem está a ficar cada vez mais burro. Quanto mais tecnologia usa, mais burro fica" disse Oliviero Toscani." / Duarte Nuno
ONDE: Castelo de São Jorge
QUANDO: Até dia 31 de Janeiro, das 9h às 18h
QUANTO: Zero para residentes em Lisboa, 3€ para outros
Telefone: 218 800 620
Internet: http://www.egeac.pt/
E-Mail: castelodesaojorge@egeac.pt
Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino:
http://www.aepga.pt/portal/builder.aspx?PID=60&LANG=PT
LeCool,
17 de Novembro de 2005
"A exposição é um projecto desenvolvido pela EGEAC em parceria com a Associação Sete Sóis Sete Luas e a AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, sendo composta por dois pólos distintos: o primeiro é constituído por um percurso expositivo com 50 painéis de grande formato (3 x 2 metros) com fotografias do italiano Oliviero Toscani. O segundo foi pensado fundamentalmente para os mais novos e proporciona a presença e o contacto com alguns destes animais, provenientes do Nordeste Transmontano (5 adultos e 4 crias)."
Lisboa Cultural,
17 de Novembro de 2005
"Cozinha Medicinal no Dia-a-dia"
26 de Novembro
Aos Sábados à Tarde - das 16h às 20h com Anabela Cristos
Sócios € 12 - Não Sócios € 17 - JANTAR INCLUÍDO
Inscrições
- na Mercearia do Mundo (Rua S. José 17, Lisboa)
- pelo telemóvel 965 820 028
As oficinas incluem:
- Breve introdução teórica sobre a alimentação vegetariana, seus princípios e componentes principais;
- aula prática – confecção das receitas para o jantar com os nossos produtos de Comércio Justo, e outros produtos Biológicos fornecidos pela loja: “Terra a Terra” – Av. Madrid, 21 – C – Tel. 218 470344.
Mais informações em:
Runaway from Christmas
de 2005/11/19 até 2005/12/23
19, 26 Nov, 3, 10, 17, 23 Dez
11h-21h
"O Runaway from Christmas pretende juntar vários designers nacionais, que habitualmente não têm um espaço permanente de venda das suas criações, proporcionando-lhes assim a hipótese de as dar a conhecer e a possibilidade de as vender no mais nobre dos espaços comerciais de Lisboa: a Baixa.
Roupa, acessórios, gadgets, para além da oferta habitual d' A Outra Face da Lua, vão estar disponíveis neste evento que pretende criar uma oferta comercial diversificada e original."
"A Outra Face da Lua"Endereço: Rua da Assunção, 22
Telefone: 213 431 631
Lisboa Cultural,
17 de Novembro
Exposição Internacional "Fotografos de Natureza"
28 de Setembro a 28 de Novembro

"Esta exposição é o resultado de um concurso de fotografia organizado pelo "The Natural History Museum" e pela revista BBC Wildlife Magazine com o patrocínio da BG Group, instituições do Reino Unido que se orgulham de dar a conhecer a diversidade da vida existente no planeta. Este concurso reúne anualmente os melhores fotógrafos da Natureza.
Organizado pela primeira vez em 1964, este concurso recebe actualmente mais de 20.000 fotografias. Fotografias essas que são dadas a conhecer através de Exposições como esta que, ao longo de todo o ano, vão percorrendo a quase totalidade dos continentes. Desde os Estados Unidos ao Caribe, passando pela África do Sul, Kazaquistão, Paquistão, Austrália, Japão e China, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal, estas exposições são visitadas por milhões de pessoas."
Museu Nacional de História Natural
http://www.mnhn.ul.pt/
Horário:
- 2ª a 6ª feira: 10h/13h14h/17h
- Sábados, Domingos e Feriados:14h/17h
Preçário:
- Adultos: 2,5 €
- Maiores de 65 e menores de 25 anos:1 €
- Visitantes integrados em grupos escolares: 1 €
- Crianças menores de 5 anos: entrada livre
"On Danƒe"
Companhia Montalvo-Hervieu
25 a 27 de Novembro
Culturgest

"Baby Feira Mix"

quinta-feira, novembro 24, 2005

Hoje, Rodrigo Leão inaugura Festival de Música Urbana...

"Rodrigo Leão com o compositor italiano Ludovico Einaudi e a estreante banda Garoto inauguram hoje, na Aula Magna, em Lisboa, o Festival Música na Cidade.
O festival, na sua primeira edição, vai mostrar «o que se faz bem em português na área da música urbana», disse à Lusa fonte da organização. «Ao jazz junta-se o fado e as novas tendências musicais em português», disse Carmo Cruz das Produções Ugurú que organizam o evento.
Com esta actuação, Rodrigo Leão encerra as suas apresentações na capital, enquanto a recém-formada banda Garoto se estreia neste festival Paula Oliveira & Bernardo Moreira, Jacinta, Cristina Branco e Camané constituem o cartaz das outras duas noites.
Este é um festival, segundo Carmo Cruz, «preenchido com espectáculos de grande qualidade, concebidos para permitirem uma visão ampla sobre a pluralidade da produção nacional, desde as novas maneiras de encarar a tradição à modernidade de ousadas propostas sonoras». «Procuramos uma celebração da energia, da diversidade e do cosmopolitismo da música portuguesa, bem como dá-la a conhecer aos jovens», afirmou. "
Diário Digital,
24 de Novembro de 2005
Site de Rodrigo Leão: http://www.rodrigoleao.pt/
Ftotografia retirada de:

A partir de amanhã e até Domingo na Culturgest...

"On Danƒe"
Companhia Montalvo-Hervieu
"A Culturgest vai apresentar a criação 2005 de José Montalvo e Dominique Hervieu, uma reinvenção coreográfica da ópera de Jean-Philippe Rameau Les Paladins. Esta versão dançada joga com impertinentes piscadelas de olho à exuberante ópera de Versailles, alusões ternas ao ‘espectáculo dos espectáculos’, belas surpresas entre a rica, brilhante e colorida imagética barroca e a cena contemporânea. José Montalvo e Dominique Hervieu convidam-nos a uma viagem, guiada pela sua desenfreada imaginação, ao mundo maravilhoso e sensual de Jean-Philippe Rameau."
Culturgest
"Na sua criação On Danƒe, José Montalvo e Dominique Hervieu propõem-nos uma visão diferente, um outro ângulo de abordagem do universo de Rameau, redobrando a imaginação, a fantasia, o delírio. Neste espectáculo fazem emergir com humor a sensualidade, o hedonismo e a libertinagem intelectual que circulam na obra do compositor. E fazem reviver a extravagância das danças de corte no cerne de um imaginário, de uma sensibilidade e de um pensamento do nosso tempo."
Lisboa Cultural,
18 de Novembro de 2005
Outras apresentações:
- 30 de Novembro e 1 de Dezembro na Culturporto – Rivoli Teatro Municipal, Porto
- 4 de Dezembro no Teatro Municipal de Faro, integrado no programa Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.
Reuniões de preparação para professores, marcação de encontros nas escolas e reservas de bilhetes para escolas: consultar as páginas do Serviço Educativo
O quê: Dança
Quando:
- 25 e 26 de Novembro às 21h30
- 27 de Novembro às 17h00
Onde: Grande Auditório
Duração. 1h30
Quanto:
- 20 Euros
- Até 30 anos: 5 euros. Preço único.
Reservas: 21 790 51 55
Mais informações: http://www.culturgest.pt/actual/on_danfe.html

quarta-feira, novembro 23, 2005

A atitude civica do dia...

"Estamos numa altura do ano em que começa a chover e o frio está aí… Por isso a vida de quem dorme na rua está mais complicada.

Quase sempre por esta altura começamos a preparar as nossas roupas de Inverno para a nova estação. Se por acaso encontrarem alguma coisa que já não precisem e que deixaram de gostar, essas coisas são muito bem vindas para quem nada tem.
(...) a Comunidade Vida e Paz, que trabalha com os sem abrigo na zona de Lisboa que estará disponível para receber essas coisas (roupas, meias, calçado, mantas, brinquedos,…), que podem ser de Homem ou Mulher e, infelizmente, também de Criança. (...) a Comunidade está quase sempre aberta, inclusive ao fim-de-semana."
Se puderem divulguem esta iniciativa!
Comunidade Vida e Paz
LISBOA - SÃO JOÃO DE BRITO
Rua Domingos Bontempo, 7. 1700-142 LISBOA
Imagem retirada de:
http://www.shiiizzzam.com/sigs/homeless-v2-800.jpg

Na semana passada, fui assistir a...

.... uma aula de um curso sobre o qual gostava de dedicar um post aqui neste meu espaço...

Não sei se lembram de, aqui neste mesmo espaço, ter falado no "Curso Geral de Cinema"? Espreitem, aqui
Pois, inscrevi-me e tudo mas no primeiro dia de aulas, decidi que por ter uma vida financeira demasidamente instável não seria muito responsável da minha parte que, para além de todas as contas fixas, ainda me estar a comprometer com 80€ por mês durante um ano lectivo... doeu-me o coração e mandei um email à pessoa responsável a expôr o problema e a pedir desculpas. Devo ter parecido tão sincera que começamos a trocar emails e neste momento posso dizer que o Marco faz parte da minha vida :)
Entretanto, aconteceram muitas coisas e por um lado, ainda bem que não me comprometi porque agora com a casa nova, vou precisar de uns meses para estabilizar e para ver como é que me vou dar com esta nova vida-de-proprietária-de-um-jardim-em-Lisboa...
Bem, mas de muitas das coisas que falamos, o Marco convidou-me a assistir a uma aula! Achei óptimo e decidi logo que iria... confesso que arrastei um bocado porque ou podia ser uma grande desilusão (e eu queria continuar a poder sonhar com o curso) ou então, seria tão bom como eu esperava e ficaria a sofrer por não ter ido...
... então, na terça-feira da semana passada, lá fui eu...
... posso dizer-vos que não foi nem mau nem tão bom como eu esperava... foi bem melhor!!! A aula era sobre "História do Cinema" nos anos 20-30 e o Marco acompanhava a parte teórica com o visionamento de partes de filmes da altura, onde mostrava e explicava coisas que os distinguiam... fiquei fascinada... nomes que sempre povoaram o meu imaginário e muitos outros que não consegui decorar: Louise Brooks, Fritz Lang, Boris Karloff, Leni Riefenstahl, entre muitos outros. Como estava numa postura o mais discreta que consegui (não resisiti a entrevir duas vezes), controlei-me mas apetecia-me escrever e anotar tudo o que era dito para nunca mais me esquecer! A sério que adorei...
Embora, não seja o que mais me cativa, o curso tem outra coisa muito interessante: vão ser desenvolvidas várias ideias, até ficarem com duas nas quais irá haver espaço para se desempenhar os papéis de argumentista, produtor e realizador entre os alunos; no fim, acabar-se-à com uma só ideia que será realizada por todos... estimulante, não?
Ando a ver se convenço o Marco a dar workshops mais pequenos e intensivos sobre determinados temas e pelo o que tenho falado com várias pessoas, parece-me que teria muitos alunos interessadas (já agora, se és uma dessas pessoas, peço que deixes a tua opinião num comentário para o Marco se sentir mais pressionado ;)
Bem, fiquei bastante angustiada porque realmente anda por aí tanto conhecimento à solta e é tão dificil conseguir chegar-lhe... mas resolvi a situação e decidi que mal receba uns dinheirinhos que aguardo ansiosamente, guardarei uma parte para fazer um curso de fotografia, recomendado pelo Mr Boss (e que estou para fazer desde os 18 anos, quando os meus pais me presentearam com uma máquina fantástica!) para perceber melhor o que é a imagem e assim me preparar melhor para o Curso de Cinema que virá para o ano...
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii fico cansada de tanto sonhar :) :) :)

Amanhã, começa a...

"Baby Feira Mix"
24 a 26 Nov: 10h-21h

Exposição e venda de artigos relacionados com bébés e crianças. Durante o período da feira estão programadas várias actividades lúdicas, workshops e muita animação.
Teatros: Casa d' Os Dias da Água
Endereço: Rua D. Estefânia, 1751000-154. Lisboa
Telefone: 213 140 352
Fax: 213 160 103
Internet: http://www.sensurround.pt/
E-Mail: mail@sensurround.pt

Agenda Lisboa Cultural,
11 de Novembro de 2005

Hoje, Concerto Akiko Pavolka Trio

Concerto Akiko Pavolka Trio
"Japonesa de Tóquio a viver em Nova Iorque. Akiko (http://www.akikopavolka.com/ ) tem uma voz extremamente sensível e não convencional, desdobrando-se entre o pop e o jazz de um lado seu muito nipónico. Hoje apresenta-nos “Begin Again”, o seu terceiro álbum (depois das experiências com os "House of Illusion", conhecidos pelas fusões magnéticas de vários estilos). Este foi gravado especialmente para Lisboa pela Tone of a Pitch Records. Pavolka vai ser a voz e os dedos no Fender Rhodes, a Pete Rende cabe o acordeão, sampler e teclado e a Matt Pavolka, o contrabaixo. Um delírio musical sob a forma de puzzle de notas e letras existenciais. See you later…" / Vera Morgado
ONDE: Bicaense - Rua da Bica Duarte Belo, 38
QUANDO: 23 Novembro, a partir das 23h
QUANTO: Entrada gratuita

LeCool,
17 de Novembro de 2005

Sanduíches de autor com muita imaginação

"Chama-se “City Sandwich”, fica na Rua Joaquim António de Aguiar, 73, em Lisboa (tel. 213 876 261) e pretende revolucionar o mercado das sanduíches e afins. O conceito, da responsabilidade do chefe Michele Guerrieri (do conceituado restaurante Mezzaluna), é oferecer "sandwiches com assinatura" por contraponto às cadeias mais ou menos uniformizadas. Assim, saiba que pode deliciar-se, por exemplo, com sanduíches de Porco Preto Panado, Morcela com Grelos ou Alheira com Molho de Tomate. Os vegetarianos não foram esquecidos e têm um vasto leque de opções à escolha. Para comer no sítio, levar para fora ou receber comodamente em casa."

Life Cooler

segunda-feira, novembro 21, 2005

E para hoje, duas sugestões...

Concerto
"Emir Kusturika & The Non Smoking Orchestra"
"Emir (que caiu no caldeirão quando era pequeno) e a sua bandex saudável dos anos 80 voltam para nos fazer andar de carrocel outra vez. Sim, um carrocel louco redondo e intenso por entre notas barulhentas e seguras, de músicas soltas e dadas a rituais pagãos. Nitroglicerina pura. Fascínio explícito pelo rock e pela cultura cigana, daí a poção mágica “folk-punk-cigano”. Esta mistura altamente inflamável gravada agora no novo disco e trazida até nós, resulta da junção patalógica (e não patológica) de “A Vida é um Milagre” e “Gato Preto Gato Branco”. Com mil lagartixas, o Monte Vesúvio deve ser lá na Bósnia porque este circo vai mesmo pegar fogo". / Verinha Mágica

ONDE: Coliseu Rua Portas St. Antão. Tel: 96213240580
QUANDO: 21 Novembro (HOJE!!!!!!!!!!) às 21h30m
QUANTO: 30€
LeCool, 17 de Novembro de 2005
Festival X
de 2005/11/22 até 2006/01/23
A performance, o teatro, a dança, a música e o vídeo misturam-se neste festival que decorre de 22 de Novembro a 23 de Janeiro na Casa de Teatro de Sintra e, em Lisboa, na Casa d'Os Dias da Água e nos Espaço do Urso e dos Anjos.
O festival começa com a performance "Na Rua" (de 22 a 26 de Novembro), do grupo Útero, nas zonas lisboetas esquecidas e nos locais de entrada da cidade. O objectivo é "desviar as pessoas da sua vida quotidiana e trazê-las para um espaço de reflexão".
De 24 a 26 de Novembro, Paulo Castro apresenta "Congratulations" na Casa d'Os Dias da Água. A história desenrola-se na cozinha de um restaurante, onde duas personagens anseiam por um trabalho melhor. Melinda quer ser veterinária ou maquilhadora de cadáveres e Manel que ser realizador.
Em Dezembro (dias 9 e 20), os britânicos Rotozaza levam ao Espaço do Urso e dos Anjos "A Terrible Accident".
A performer japonesa Takako Suzuki e o francês Pilote le Hot apresentam "Round Syst'm" (de 16 a 18 no mesmo local).
Nos dias 16 e 17, João Garcia Miguel realiza um ensaio aberto da seua peça "A Entrega" (na Casa de Teatro de Sintra).
E de 28 a 30, vários artistas participam nos Encontros com o Vídeo.
Já em Janeiro, nos dias 6 e 7, Luís Vieira dirige João Abel Baptista na comédia épica "O Imperador" (Espaço do Urso e dos Anjos) e João Garcia Miguel estreia "A Entrega" (de 12 a 15 na Casa de Teatro de Sintra).
TELEFONE: 219233719
LOCAL:
- Sintra, Casa de Teatro - R. Veiga da Cunha, 20
- Lisboa, Casa d'Os Dias da Água - R. D. Estefânia, 175
HORARIOS: De 22-11-2005 a 23-01-2006. Todos os dias.
OBSERVAÇÕES Teatro, performance, dança, música e vídeo.
Informações e reservas: 933327229, 218122801, festivalx@netcabo.pt .
Guia do Lazer do Público

sexta-feira, novembro 18, 2005

Neste fim-de-semana, de 18 a 20 de Novembro...

"Vem fazer as tuas compras de Natal à nossa tenda.
Ajuda os produtores carenciados do sul do planeta.
Oferece prendas originais.
Se esta época do ano é "inevitavelmente" consumista, torna-a, pelo menos, mais solidária.

Aparece!"
Cores do Globo
"Que me diz a Café do México, chá da Sri Lanka, açucar das Filipinas, bijuteria e têxteis do Nepal e cestos de Bangladesh? Tudo isto sem ter de dar a volta ao mundo. O Natal está à porta e a Mercearia do Mundo vem dar uma ajuda a preencher a lista de prendas para toda a família. Os produtos são de qualidade e ao comprar estamos a ajudar o projecto do Comércio Justo, melhorando as condições de trabalho e a vida dos produtores. Cada tenda da Feira das Cores do Globo está recheada de histórias e de mundos. Os Médicos do Mundo estarão também presentes, para recolherem medicamentos que utentes não queiram usar. Arrisque num Natal de presentes exóticos e contribua para causas justas!" / Inês Eva de Sousa

ONDE: Praça da Figueira
QUANDO:
- Dia 18 (6ª feira) - das 15h às 20h,
- Dia 19 (Sábado) - das 10h às 20h
- Dia 20 (Domingo) - das 10h30 às 17h30.
QUANTO: Entrada gratuita

LeCool,
17 de Novembro de 2005

Cinanima
20 de Novembro
"Como em anos anteriores, projectam-se os filmes premiados no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho."
Culturgest
17h00 e 21h30
Grande Auditório
Entrada Gratuita: levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis
http://www.culturgest.pt/actual/cinanima.html
"Como é hábito a Culturgest associa-se ao Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Os filmes premiados descem até Lisboa para um Domingo animado. Palmas para “Milch” do ucraniano Igor Kovalyov. Palmas para Regina Pessoa e a sua “História trágica com final feliz”. Não confundir cinema de animação com desenhos animados. Um dos festivais de cinema mais importantes do nosso país Mais uma edição com final feliz. Anima-te!" / Carlos Ramos
LeCool,
17 de Novembro de 2005
"Bazar e Chá de Natal" - iniciativa de solidariedade
18-20 de Novembro
50 variedades de compotas, conservas, doces e salgados
Convento dos Cardais
R. do Século, nº123. Lisboa
Ciência na Almedina «O CHÃO QUE PISAMOS»
Sexta-feira, 18 de Novembro
"Todos os dias vemos minerais e rochas. Uns foram aproveitados pelo Homem e estão nas fachadas de edifícios ou nos aparelhos electrónicos que usamos diariamente. Outros estão nas calçadas e nos jardins, nas encostas que olhamos todos os dias. Mas será que sabemos identificar os minerais e rochas que nos cercam? E será que entendemos como se formaram? Que está por debaixo do solo de Lisboa? Por que razão a terra treme?"
19h-20h
Local do evento: Almedina Atrium Saldanha, Lisboa
Observações: Com A.M. Galopim de Carvalho e Liliana Povoas

Festival de Narração Oral "Contos do Mediterrâneo"

cAPA em Faro
6ª e Sáb., 18 e 19 de Nov
22h

"Da Vinci"

1 de Outubro a 31 de Dezembro
Sábados e domingos às 16h



A Sagração da Primavera e Folding

"A ideia chega de uma companhia americana que desde 2000 faz do seu motor de ideias, artes como a dança, teatro, ópera chinesa, pintura e escultura. A Shen Wei Dance Arts apresenta-se também como símbolo da cultura ocidental e oriental. E em cada trabalho existe um novo descobrir físico por parte do autor, Shen Wei. Da coreografia à maquilhagem, tudo passa por si nestes duas performances. Em a Sagração da Primavera pede a música emprestada a Stravinski onde através dela 12 bailarinos exibem o movimento contemporâneo. Em Folding o autor divide-se entre os ritmos de John Tavener e do Canto Budista do Tibete, impressos no corpo por tons surrealistas." / Catarina Medina

ONDE: CCB - Tel:213612400
QUANDO: Dias 18 e 19, às 21h
QUANTO: 5 a 15€

LeCool, 17 de Novembro de 2005

"O Centro Cultural de Belém apresenta duas coreografias do chinês Shen Wei. A Sagração da Primavera, interpretado por 12 bailarinos, é um espectáculo de interacção entre o movimento, música e imagens, com uma linguagem baseada no desenvolvimento das qualidades do movimento (inspirada na ópera chinesa e nas técnicas da dança contemporânea), onde o corpo é usado de diferentes formas. Folding estrutura-se em torno de corpos envoltos em tons fortes de vermelho e preto que são continuamente atenuados e transformados."

Lisboa Cultural, 17 de Novembro 2005


Runaway from Christmas
de 2005/11/19 até 2005/12/23
19, 26 Nov, 3, 10, 17, 23 Dez
11h-21h
"O Runaway from Christmas pretende juntar vários designers nacionais, que habitualmente não têm um espaço permanente de venda das suas criações, proporcionando-lhes assim a hipótese de as dar a conhecer e a possibilidade de as vender no mais nobre dos espaços comerciais de Lisboa: a Baixa.
Roupa, acessórios, gadgets, para além da oferta habitual d' A Outra Face da Lua, vão estar disponíveis neste evento que pretende criar uma oferta comercial diversificada e original."
"A Outra Face da Lua"
Endereço: Rua da Assunção, 22
Telefone: 213 431 631
Lisboa Cultural,
17 de Novembro
Exposição Internacional "Fotografos de Natureza"

28 de Setembro a 28 de Novembro

"Esta exposição é o resultado de um concurso de fotografia organizado pelo "The Natural History Museum" e pela revista BBC Wildlife Magazine com o patrocínio da BG Group, instituições do Reino Unido que se orgulham de dar a conhecer a diversidade da vida existente no planeta. Este concurso reúne anualmente os melhores fotógrafos da Natureza.
Organizado pela primeira vez em 1964, este concurso recebe actualmente mais de 20.000 fotografias. Fotografias essas que são dadas a conhecer através de Exposições como esta que, ao longo de todo o ano, vão percorrendo a quase totalidade dos continentes. Desde os Estados Unidos ao Caribe, passando pela África do Sul, Kazaquistão, Paquistão, Austrália, Japão e China, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal, estas exposições são visitadas por milhões de pessoas."
Museu Nacional de História Natural
Horário:
- 2ª a 6ª feira: 10h/13h14h/17h
- Sábados, Domingos e Feriados:14h/17h
Preçário:
- Adultos: 2,5 €
- Maiores de 65 e menores de 25 anos:1 €
- Visitantes integrados em grupos escolares: 1 €
- Crianças menores de 5 anos: entrada livre

3º Desafio no Conta Contos...

.... apesar de, com grande pena minha, ainda não ter tido tempo para escrever a minha resposta, aviso a todos aqueles que queiram participar (ou simples curiosos) que já temos um novo novo estímulo semanal :)
Espero que se divirtam e espreitem:

quinta-feira, novembro 17, 2005

"Da Vinci", uma peça dos 7 aos 77 :)

Sinopse:
Tecnécia, usurpou o trono à princesa Larissa, tornando-a sua escrava. Sempre preocupada com a sua beleza, a nova rainha tentar arrancar a imaginação de todos os inventores que não satisfaçam os seus pedidos. E eis que surge Leonardo Da Vinci que, revelandoa sua faceta de inventor, e com a ajuda da pincesa, tenta salvar o reino.
Conseguirá Da Vinci salvar Eureka do poder da ambiciosa rainha?
Texto: Francisco Alves
Encenação: Carlos António
Interpretação: Miguel Freire, Mónica Garcez e Rita Rodrigues
Produção: Teatro da Trindade/INATEL 2005
1 de Outubro a 31 de Dezembro
Sábados e domingos às 16h
Teatro da Politécnica
R. da Politécnica, nº58 (junto ao Museu da Ciência e do Jardim Botânico)
Bilhetes à venda no local do espectáculo
Informações e reservas - Tel: 213423200 ou cmello@inatel.pt (Catarina Melo)
Consulte a programação em: http://teatrotrindade.inatel.pt/html/Pg_davinci.htm
p.s. vejam lá se conhecem a menina do cabelo vermelho? ;)

Estudo norte-americano: Proteínas vegetais e azeite baixam pressão arterial

"A substituição de dez por cento dos hidratos de carbono numa dieta sã por proteínas vegetais e gorduras não saturadas como o azeite pode reduzir consideravelmente a tensão arterial e o colesterol, indica um estudo de investigadores norte-americanos da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (Maryland) publicado hoje.
No estudo, divulgado no "Journal of the American Medical Association" (JAMA), Lawrence Appel e a sua equipa testaram três variações da mesma dieta com proporções maiores ou menores de proteínas, hidratos de carbono e óleos vegetais.
Os três regimes, todos pobres em gorduras saturadas e ricos em frutos e legumes, foram testados em 164 adultos cuja tensão arterial sistólica (máxima) variava entre 12 e 15,9 e a distólica (mínima) entre 8 e 9,9.
Todos os participantes registaram uma clara melhoria na tensão arterial depois de seguirem os três regimes, cumpridos sucessivamente durante seis semanas, com uma pausa entre eles, explicou Appel.
"Esta investigação mostra que se pode comer de forma sã de três modos diferentes, embora dois sejam um pouco melhores do que o outro", sublinhou outro investigador, Frank Sacks, da Faculdade de Medicina de Harvard (Massachusetts), acrescentando que "a maioria das pessoas está longe de seguir qualquer um".
Segundo as conclusões do estudo, a pressão sistólica dos voluntários baixou uma média de cerca de 0,8 pontos quando estavam na dieta de mais hidratos de carbono, 0,95 pontos na de mais proteínas vegetais e 0,93 pontos na de mais gorduras saudáveis.
Quanto aos níveis do "mau colesterol", o LDL, que media em média 129 no início dos testes (100 é considerado o normal), baixaram quase 12 pontos na dieta de mais hidratos de carbono, cerca de 14 na de mais proteínas e cerca de 13 na de mais boas gorduras.
Estas reduções significariam menos doenças cardíacas se as dietas indicadas fossem adoptadas pela generalidade das pessoas, afirmam os autores do estudo."
Artigo completo:
16 de Novembro de 2005

Festival de Narração Oral "Contos no Mediterrâneo" em Faro

cAPA em Faro
5ª, 6ª e Sáb., 17, 18 e 19 de Nov
22h
A arte de contar histórias faz parte da herança cultural comum dos povos do Mediterrâneo – o prazer do convívio está enraizado na nossa maneira de estar. A tradição oral sempre foi riquíssima, e contar tornou-se uma arte. Do calor das "Mil e Uma Noites" às longas noites frias à volta da lareira, as palavras sempre se vestiram de entretenimento e sabedoria.

Serafim Beja
dia 17 de Novembro


Técnico da Biblioteca Municipal de Beja, iniciou a sua actividade como contador em 1998. Deixamos aqui as suas palavras acerca da sua relação com os contos: "Apareceram na minha vida como fruto da minha actividade profissional, mas logo se afirmaram como uma reflexão profunda sobre os valores humanos que se vão perdendo dia a dia e sobre os que sobrevivem à transformação continua que o homem se impõem a si mesmo. Creio que as palavras são as persianas dos homens. Gosto de as abrir. Conto porque através desse ar se espalham sementes pelos quatro cantos do coração".

Pepe Maestro Cádiz
dia 18 de Novembro


O meu pai levantava-se de madrugada para trabalhar e quase nunca o via pelas manhãs. Um dia interrompeu o seu trabalho para levar-me ao colégio. Junto à alegria de poder desfrutar da sua companhia durante o caminho, uniu-se a surpresa de passar ao largo do colégio. Levou-me até à praia e, ali, encalhada na areia, jazia uma baleia com mais de vinte metros. Aproximei-me impressionado para tocá-la e a minha mão fundiu-se naquele corpo imenso e ficou impregnada de seu odor, do som do mar, daquela imagem.

Passaporte
Mostapha Bahja Marrocos
Bene Cordero Sevilha
dia 19 de Novembro


Passaporte é um espectáculo teatral, orientado para a juventude, que conta a viajem de um marroquino por vários países europeus. Em seu périplo, o viajante enfrenta situações curiosas, trágicas e cómicas, que o ensinam a enfrentar as diferentes facetas da vida. Espectáculo com entrada gratuita para menores de 12 anos.

quarta-feira, novembro 16, 2005

A Arte-i-factos participa no...

... "Self Portrait Tuesday" que é uma iniciativa muito interessante! Eu também gostava de entrar mas não tenho uma máquina digital minha...
Querem ver a sua última participação e rir? Então, espreitem os quatro posers na Tate Modern :)

Jazz às 4as no Bicaense...

"Concerto Lisboa Jazz Sessions: é um vício que agarra, isto de dar o pulinho semanal à Bicaense. Quarta-feira após quarta-feira, depois do fecho da le cool, subo e desço duas ruas e vou dar à Bica. O eléctrico que passa, pessoas à conversa (ah, isto é Lisboa), meia dúzia de sorrisos aos que por lá se encontram, e entro. Oxalá não esteja muito cheio, penso. Será que já começou? Olha ali o cantinho do sofá livre para mim. Hoje toca o trio de Nuno Ferreira. Guitarra, hammond e bateria para descomprimir. Quem é que me traz uma cerveja? / Jane"


ONDE: Rua da Bica Duarte Belo, 38
QUANDO: 16 de Novembro até às 03h
QUANTO: Entrada gratuita

10 de Novembro de 2005

terça-feira, novembro 15, 2005

Viagens da nossa e da vida deles :)

... outro dia recebi uma newsletter da "Rota e destinos" e como tinha artigos de viagens aparentemente interessantes, resolvi espreitar.
Parei num artigo que reli várias vezes e que me levou a admitir que "Sim, a inveja é MESMO uma coisa muito feia" :) é que entrevistaram 10 pessoas conhecidas para lhes perguntar qual tinha sido a viagem das suas vidas... deixo-vos o tesmunho que mais me impressionou:
"No caso de José Megre, um viajante compulsivo da variante enciclopedista e estradista de fundo, a pergunta certa não é quantos países visitou (ou cruzou em velocidade de cruzeiro), e sim, quantos lhe faltam no currículo. “Tenho 170”, diz para princípio de conversa. Isto é, faltam-lhe 23 para conquistar o mundo. Dizer qual a viagem que mais o marcou não é ingrato, “é ridículo”. O melhor é reformularmos a pergunta (com alíneas e separatas) e pedirmos não “a”, mas as 10, e já agora, com motivos de interesse divididos por paisagens, pessoas, património, cultura. “Durante 12 anos andei obcecado com os mesmos países: Argélia, Líbia, Níger e Mali”. A obsessão, que era mais “um fascínio do fim” acabou em 1992, quando terminaram com a rota original do Paris-Dakar. Com partida de Paris, Megre recorda ainda um trajecto até Pequim e outro com destino final na Cidade do Cabo, duas rotas históricas dos viajantes de estrada, bem como um Lisboa-Katmandu-Goa. Passamos então à faceta enciclopédica. Para Megre há no mínimo 20 países a não perder, ou de primeira linha para quem pretenda ter-se na conta de “viajante” e não de “simpatizante”. A saber: Argélia, Butão, Bolívia, Birmânia, Camboja, Egipto, Índia, Japão, Líbia, Marrocos, Mali, Níger, Nepal e Yemén. “Não se pode generalizar, mas pelo menos 30 por cento de cada país, em média, é de grande interesse”, diz Megre, que considera, por exemplo, na vertente da arquitectura antiga, o Yemén e o Butão dos países mais preservados. Já o Níger tem das pessoas mais fantásticas e genuínas que conheceu. O homem que organizou os célebres raides Nissan Terrano (Tibete e América do Sul), cuja última viagem o levou à Antárctida, nomeia ainda a Islândia pelas suas paisagens deslumbrantes."
"Rotas do Mundo", Junho de 2005
Não me digam que não tenho razões para ficar a flutuar e sonhar em viajar, viajar, viajar ...

Se quiserem ler todos os artigos, espreitem:

segunda-feira, novembro 14, 2005

Perco a cabeça por...

... castanhas!!!

Para mim, são a melhor coisa do Inverno... quando começa a esfriar, aquele cheirinho começa a espalhar-se pelas ruas hummmm não consigo resistir, nem pensar nas dores de barriga de me causam :)
Adoro estar a comprar um daqueles pacotinhos deliciosos (e aqui mostra-se o lado ecológico da actividade, a reutilização das páginas amarelas para embrulhar o fruto desejado) e estar na banca envolta naquele fumo cheiroso... é como se estivesse a comer mtas mais!!!
Mas o engraçado disto tudo é que a minha mãe (que também as adora), passou a minha gravidez a ter desejos loucos de as devorar... apesar, de não ser muito recomendada para mulheres naquele estado :) Pelo o que sei, foi o seu único desejo e mais tarde veio a verificar que tinha uma carência de uma série de vitaminas, nas quais as castanhas são ricas... e eu saí a adorá-las!
Gosto muito de as fazer em casa mas não há nada como comprá-las na rua e com elas aquecer as mãos numa tarde de Inverno, aliás, para mim o Natal tem que passar por uma tarde de compras na Rua Augusta, com efeites e música de natal na rua e umas boas castanhas assadas compradas às senhoras das bancas motorizadas...
Até há aquele ditado que acabei de inventar: "Para crescer e ser feliz, deve-se comer Castanhas no Inverno e Cerejas no Verão" :)

Amanhã, "Dances of Ecstasy"...

" (...) Hoje é noite de lua cheia. E qual é a melhor coisa para se fazer numa noite assim? Dançar… Chamar de olhos fechados, abstraídos do medo e do meio e centrados no Ser e no creio. Basta a música. O som guia os movimentos que se guiam a si próprios dentro de um mecanismo consciente na procura inconsciente da cura. A dança dos xamãs. Da chuva, dos orichas, da cura. Do trance. Sim, cura! O ritmo e a dança. A ciência e o misticismo. A dança sagrada. Lucidez emocional e mental. Êxtase impoluto. Uma viagem sensorial com mente. De olhos abertos e sem dançar mas sente. Um documentário do Spiritual Film Festival apresentado por Wilbert Alix. Hoje que é lua cheia. E sem smiles nem táxis. Nem Padres Cura. Injoy…" / Vera Morgado
ONDE: Tuatara - Rua do Centro Comercial, 27, 3º, Alvalade.
Tel:21 849 89 53 / 93 979 76 26
QUANDO: 15 Nov às 21h30m
QUANTO: 7 €
10 de Novembro de 2005

sexta-feira, novembro 11, 2005

IndieLisboa 2006, cheio de novidades...

... segundo o C7nema:

"A 3ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa vai ter mais duas salas que o ano passado.
A juntar ao Fórum Lisboa, que deverá continuar a funcionar como “quartel-general” do festival, e aos cinemas King, o IndieLisboa estenderá este ano ano a sua actividade às duas salas do Cinema Londres, prosseguindo desta forma uma estratégia de crescimento e diversificação, em parceria com, respectivamente, a Medeia Filmes e a Socorama – Castello Lopes Cinemas.
Com a utilização de três salas de cinema e de seis ecrãs em paralelo, o festival espera potenciar ainda mais a intensa dinâmica de circulação de públicos e de programação que o IndieLisboa logrou alcançar nas edições anteriores. O Fórum Lisboa deverá funcionar novamente como ponto de encontro e de convívio privilegiado do Festival, assim como sala para as sessões mais concorridas, enquanto nos cinemas King e Londres terá lugar a maior fatia das sessões do Festival.
A proximidade entre as três salas (todas situadas num eixo da Av. de Roma de pouco mais de 300 metros), assim como o facto de se tratarem de locais com actividade regular de exibição e com um público habitual diferenciado, será determinante para o crescimento do número de espectadores, bem como do número de filmes e sessões.
Além disto, a 3ª edição do IndieLisboa irá reforçar a presença do cinema português em todas as secções do festival e também através da apresentação de várias antestreias absolutas de filmes nacionais, sublinhando a vontade e empenho em fazer do festival uma montra importante e privilegiada para a apresentação das mais novas criações dos cineastas independentes portugueses.
Ainda neste âmbito, outra das novidades do 3º IndieLisboa, e indo ao encontro de um desejo manifestado nos anos anteriores, será a organização de uma apresentação especial da produção nacional do ano anterior, especialmente direccionada para os profissionais estrangeiros convidados do festival, onde se incluem sales agents, programadores, produtores e jornalistas. Estes profissionais serão convidados a assistir aos filmes portugueses com o intuito de ficarem a conhecer, de uma forma sistematizada e concertada, o que a cinematografia portuguesa produziu no último ano. Os produtores de cada filme serão convidados a estar presentes para aí poderem também estabelecer imediatamente contactos com os interessados.
Graças ainda à importância e reconhecimento que o IndieLisboa já conseguiu alcançar, a aproximadamente seis meses do IndieLisboa ter início, estão já asseguradas extensões da programação do festival em dez outras localidades do país: cinco na zona de Lisboa e Vale do Tejo, e outras cinco de Norte a Sul.
Entretanto, continuam a decorrer as inscrições, que podem ser feitas online em http://www.indielisboa.com e que terminam a 20 de Fevereiro de 2006."

2º Desafio no Conta Contos...

... já lá estão respostas e o estímulo para a semana que se aproxima!
Não encarem isto como algo dificil mas antes como uma coisa que vos pode dar alguma cor ao dia-a-dia... afinal, o que é a imaginação? :)
Se ainda não sabem do que falo, espreitem:

quinta-feira, novembro 10, 2005

"Slastic" como sugestão para amanhã...

"Se rir for mesmo o melhor remédio, esta semana temos cura marcada. SLASTIC é o pretexto para a loucura, uma paródia feita por uma trupe que já nos habituou a espectáculos memoráveis. Vamos dar uma força à nossa disposição, elevar o espirito e ver como se faz humor à séria. O tema não é importante, estes catalães fariam um bom espectáculo a partir de qualquer coisa ou qualquer situação. Se não forem, depois não se queixem. E se não sabem quem são os Trycicle, o melhor é não dizerem a ninguém. Depois se no fim-de-semana estiverem de mau humor, então...paciência! Nós avisámos. / RKL >;) "
10 de Novembro de 2005

ONDE: "R!R - 4º Festival Internacional de Humor de Lisboa" no CCB - Tel:213612400
QUANDO: 11 de Novembro às 21h
QUANTO: de 15 (balcão e galerias) a 20€ (plateia, laterais e camaroes)
DURAÇÃO: 90 minutos
"«Slastic» é o pretexto para a loucura. É o nome imaginário de uma marca de artigos desportivos, sobre a qual todo o espectáculo é imaginado. Mas podia ser outra coisa qualquer, o que importa é que estes nossos vizinhos catalães, uma vez vistos, nunca mais nos saem da cabeça. E para a próxima, vai ser você a dizer que são os seus preferidos. Porque nós não podemos dizer. Prometemos. «Slastic» (...) serve de pretexto para um espectáculo que aborda todas as modalidades desportivas com o humor brilhantemente construído e reconhecido Mundialmente dos Tricicle."
www.sapo.pt - agenda cultural
CCB:

quarta-feira, novembro 09, 2005

A atitude civica do dia...

Aqui fica a sugestão para prendinhas biológicas da produção da familia de uma amiga minha: compotas, chutneys, vinagres, entre outros... já lhes comprei coisas e tenho a dizer que são bem boas!
"Caso já estejam a pensar nas prendinhas de Natal e se estivessem a perguntar se esta ainda seria uma alternativa viável de prenda, venho dizer-vos que a produção do "Casal da Bela Vista" está viva e com saúde "
Produtos e preçário:
Encomendas:
p.s. Obrigada, Maria ;)

terça-feira, novembro 08, 2005

A atitude civica do dia...

... como prometido, aqui ficam as actividades natalicias da "Mercearia do Mundo" todas relacionadas com o Comércio Justo. O objectivo é lutar por um mundo melhor e nós até a comprar podemos fazer a nossa parte...

"Na Mercearia do Mundo, prepara-se já o Natal de 2005 - desde ofertas em produtos de acordo com a época, os famosos cabazes de Natal, até às festas em Novembro e Dezembro, planos não faltam!
Os cabazes são três, diferenciados em termos de produtos, embalagem e preços, mas há mais cabazes ditados pela imaginação e personalizados para cada consumidor, todas combinações de produtos de pequenos produtores locais de todo o mundo.
Em relação às festas, organizam-se já as seguintes:
- 18 e 19 de Novembro (6ª e Sábado) – Cores na Praça:
A Cores do Globo estará na Praça da Figueira numa tenda-mercearia, também recheada de histórias: de onde vêm afinal os nossos produtos? Ao mesmo tempo lançamos uma recolha de medicamentos usados para ajudar o trabalho dos Médicos do Mundo na assistência médica que presta nas noites lisboetas.
- 2, 3 e 4 de Dezembro (6ª, Sábado e Domingo) – Consupensando - Festa de Natal de Comércio Justo:
Preparam-se também noites de festa, amenas tertúlias, ateliers infantis e oficinas de cozinha vegetariana para curiosos... Tudo num local acolhedor, mesmo ao pé da Mercearia do Mundo, na Casa de Pedrogrão (na Rua de São José, ao pé da Mercearia do Mundo)."
Newsletter da "Cores do Mundo",
7 de Novembro de 2005
Links:
- Médicos do Mundo: http://www.medicosdomundo.pt/