segunda-feira, janeiro 23, 2006

Longa portuguesa abre Fantasporto pela primeira vez...

"Um filme português vai abrir a edição deste ano do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, o que acontece pela primeira vez nos 26 anos da história do certame, anunciou esta sexta-feira a directora artística, Beatriz Pacheco Pereira.
A honra cabe a «Coisa Ruim», de Tiago Guedes e Frederico Serra, que terá no festival a sua antestreia mundial e que participa na competição, na Secção Oficial de Cinema Fantástico, o que acontece também pela primeira vez com um filme nacional.
«É um filme muito bem feito que mostra que a nova geração de realizadores, que surgiu nos últimos anos nas curtas-metragens, está a chegar às longas-metragens com a mesma qualidade. Vai ser uma boa surpresa», garantiu Beatriz Pacheco Pereira.
Para a sessão de encerramento, a escolha recaiu em «Fragile», com a estrela norte-americana Calista Flockhart («Ally McBeal»), do espanhol Jaume Balagueró, já premiado pelo «Fantas» em 2000, que regressa com este filme ao cinema de terror.
«Mais do que a quantidade dos filmes inscritos, [a edição deste ano] destaca-se pela qualidade, que é muito boa», disse a directora do festival.
Beatriz Pacheco Pereira salientou a qualidade dos filmes canadianos presentes, «embora a Espanha e a Coreia do Sul também tenham enviado películas muito boas».
«Acreditamos que isso vai assegurar um programa de grande qualidade e espectacularidade», acrescentou.
Mais de quatrocentas películas, entre longas e curtas-metragens, compõem o programa da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, o Fantasporto 2006, que começa a 20 de Fevereiro e termina a 5 de Março.
«Inscreveram-se mais de 600 longas-metragens, das quais escolhemos 38 para as secções competitivas e 118 para as diferentes secções de exibição do festival, o que exigiu um esforço imenso à equipa de cinco pessoas encarregada do visionamento e selecção», disse a responsável.
Acrescentou que, embora tenha já fechado a programação em definitivo, continuam a chegar filmes, «alguns irrecusáveis, o que levou já a programar algumas sessões extra».
Além das habituais secções competitivas, o Fantas 2006 inclui retrospectivas dedicadas ao Cinema Expressionista Alemão, ao de Bollywood (Índia), às obras dos Irmãos Shaw (China) e a Bill Plympton.
O certame decorrerá entre 20 de Fevereiro e 5 de Março de 2006 em diversas salas do Porto e Grande Porto, designadamente no Rivoli - Teatro Municipal, no Cinema Passos Manuel, no Palácio de Cristal - Biblioteca Almeida Garret e nos Cinemas AMC, do Arrábida Shopping.
Dois espaços novos vão emergir na programação do Fantas, nomeadamente o Auditório da Biblioteca Almeida Garret, que vai receber a grande retrospectiva do Cinema de Bombaim, mais conhecido por Bollywood, bem como uma exposição do artista belga Manú Gomez na Galeria da Biblioteca.
Outro novo espaço é o Cinema Passos Manuel, perto do Rivoli, que receberá uma nova secção do certame, a «Love Connection».
O bar do Passos Manuel será ainda um novo local de encontro dos frequentadores do Fantas, onde se realizarão pequenos espectáculos musicais.
Os cinemas AMC, do Arrábida Shopping, voltam a integrar o programa, com filmes do Sector Competitivo, complementado pela projecção de um filme de culto do Fantasporto, inédito em Portugal.
As secções competitivas são o Cinema Fantástico (16 longas-metragens), que inclui a competição de curtas-metragens (12 filmes), a Semana dos Realizadores e a Secção Orient Express (este ano patrocinada pela Fundação Oriente), dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente (sete filmes em competição e 22 fora).
As secções não-competitivas são o Panorama do Cinema Português (33 curtas-metragens), bem como as recém-criadas Secções «Porto em Curtas» e «Anima-te» (esta destinada ao público mais jovem).
As cinematografias homenageadas este ano são as da Hungria, país que em 2006 celebra 60 anos de independência, numa iniciativa patrocinada pelo Ministério da Cultura húngaro e a Magyar Films; e a Alemanha, com uma retrospectiva dedicada ao cinema expressionista daquele país que inclui clássicos de Fritz Lang e Fiedrich Murnau.
O Fantasporto conta, até ao momento, com o patrocínio principal da SuperBock/Unicer e o apoio do Estado, através do Ministério da Cultura/ICAM, do ICEP/ADETURN e da Câmara Municipal do Porto."
Diário Digital, 20 de Janeiro de 2006
Imagem retirada daqui: