segunda-feira, janeiro 16, 2006

Sugestões para hoje...

Ciclo de Conferências "História do Século XX"
O Estado Novo - Fernando Rosas
16 Jan às 18h30
Entrada livre
Biblioteca/Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária
Endereço: Rua Alberto de Sousa, 10 - Zona B do Rego
Horários: Seg a Sex: 10h-22h, Sáb: 11h-18h
Telefone: 217 802 760
Fax: 217 802 788
Internet: www.cm-lisboa.pt
E-Mail: m.resistencia@netcabo.pt
Lisboa Cultural, 29 de Dezembro de 2005
Cinema Os Amantes
"Num cenário típico de anos 50, a disparidade de Louis Malle é muitas vezes periclitante. Aqui muito mais. Voilá Jeanne Moreau, a musa das musas francesas. Num protótipo que é tudo menos tipo. Mas pró. Numa sociedade que quer ser chocada pelo choque Malléfico de quem pode. E não só. O despertar da sexualidade numa esfera opaca e sem luz de insinuante devassidão. Uma mulher e um homem. Uma mulher e dois homens. Uma mulher e três homens. Sei quem ela é. Uma devassa devastada pelo amor. Um beco de luz ténue e incerta. Sem volta. Um buraco onde só se pode cair. No desespero. O IFP mostra este filme no âmbito do ciclo Fidelidade/Infidelidade. Para fiéis do cinema francês e amantes de Malle. Do mal o bem, venha daí todo esse amor. É o que se quer." / de Vassa
ONDE: Instituto Franco-Portugais Rua Luís Bivar, 213111427
QUANDO: 16 Jan, às 19h
QUANTO: Gratuito
LeCool, 12 de Janeiro de 2006
Cinema Moby Dick
"Moby Dick ou a coitada da baleia branca. Teve o azar de tirar uma das pernas a Ahab e agora enfrenta a sede de vingança do capitão. Que não descansa enquanto não a cortar às postas. De John Huston, com Gregory Peck e Orson Welles. Baseado no clássico de Herman Melville, não aborda só a luta desumana entre o homem e a baleia mas também a luta interior que Ahab tem consigo mesmo. Lutas a bordo do Pequod. Com todos à mistura. Em alto mar." / Vera Morgado
ONDE: Cinemateca Rua Barata Salgueiro, 39. Tel: 213596200
QUANDO: 16 Jan às 19h
QUANTO: 3.50€
Le Cool, 12 de Janeiro de 2006
Hoje às 23h30, na RTP2,
Ana Sousa Dias entrevista Prof. José Mattoso.
Olhares Estrangeiros
de 2005/11/29 até 2006/01/31
"Serão apresentadas, pela primeira vez em Portugal, 62 fotografias da Colecção da Caixa Geral de Depósitos sobre o tema “Portugal visto por artistas estrangeiros”. Nesta exposição, estão reunidos os olhares de 27 fotógrafos - de Cartier-Bresson a Callahan, passando por Sarah Moon, Boubat, Castello-Lopes e Nozolino - que, sob as mais diversas perspectivas, nos mostram a sua visão de Portugal."
Telefone: 226 061 090 (Galeria Fernando Santos)
Fax: 226 061 099
Lisboa cultural, 2 de Dezembro de 2005
Foto intitulada "Estremoz" e da autoria de Paulo Nozolino
«A Poética do Traço» em Janeiro na Fundação Arpad Szenes
"«A Poética do Traço» é o nome da mostra de gravuras do Atelier 17 de Paris, relativa ao período 1927-1940, inaugurada no dia 13 de Janeiro na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa (...).
Fundado pelo artista inglês Stanley William Hayter (1901-1988) em 1927, o Atelier 17 deve o seu nome ao estúdio onde funcionava, o número 17 da rua Campagne Premiére do bairro de Montparnasse, em Paris.
O objectivo da exposição é revelar a importância deste atelier na produção artística de Arpad Szenes, marido da pintora portuguesa Vieira da Silva, a partir de 1931, quer de um ponto de vista técnico quer estilístico.
Aberta ao público de 14 de Janeiro a 9 de Abril, a mostra reunirá obras de Vieira da Silva, Óscar Dominguez, Max Ernst, Stanley Hayter, Vassily Kandinsky, Joseph Hecht, Jean Hélion, André Masson, Joan Miro, Pablo Picasso, entre outros."
Diário Digital, 12 de Dezembro de 2005
Imagem retirada de:
Bienal Internacional de Ilustração para a Infância
"A ILUSTRARTE - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, do Barreiro, vai prolongar-se em exposição no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) até 31 de Janeiro de 2006. Com entrada livre, pode, assim, continuar a ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 20h00. O ilustrador português João Vaz de Carvalho foi o grande vencedor desta segunda edição da iniciativa. Tiveram Menções Especiais a belga Isabelle Vandenabeele e o português André Letria. Os trabalhos destes três artistas e de mais 47 - oriundos de 15 países - compõem a mostra, com 150 obras (três por artista), todas elas, repletas de encanto e originalidade. Além dos portugueses distinguidos pelo júri, a lista dos ilustradores seleccionados para a exposição e catálogo inclui, ainda, os portugueses Gémeo Luís e José Manuel Saraiva."
O Nosso Caso, de Saguenail e Regina Guimarães, guia visita a 25 anos da cinematografia nacional
- Ler o Cinema português em seis episódios, na Videoteca de Lisboa -
"A Videoteca Municipal de Lisboa vai ocupar o primeiro semestre do ano com uma extensa visita guiada ao cinema português, que começou dia 14, às 21h30, com a exibição de O Passado e o Presente, de Manoel de Oliveira.
Retomando o ciclo Ler Cinema, lançado há dois anos, a Videoteca propõe seis semanas de dedicação intensiva ao último quarto de século da cinematografia nacional, a partir da série O Nosso Caso, de Saguenail e Regina Guimarães. Cada semana começa e acaba com a exibição de um dos seis episódios em que a dupla de cineastas questiona o que há de português no cinema português: uma exibição que deverá servir de pretexto a conversas paralelas sobre o tema, numa lógica de cruzamento das leituras dos espectadores.
A Génese, primeiro episódio da série, lança a semana inaugural desta edição do Ler Cinema - uma semana integralmente dedicada à obra de Manoel de Oliveira, que estará, aliás, presente no dia 21 para uma discussão sobre a primeira parte do ciclo. São 15 os filmes do realizador para ver até sexta-feira, de Le Soulier de Satin a Vale Abrãao.
O esquema repete-se na semana de 18 a 25 de Fevereiro, com a exibição do segundo episódio da série de Saguenail e Regina Guimarães, acompanhando desta vez uma selecção que vai de O Rio do Ouro, de Paulo Rocha, a O Sangue, de Pedro Costa. A terceira semana de Ler Cinema terá lugar em Março (de 18 a 25): começa com Brandos Costumes, de Seixas Santos, e acaba com Ninguém Duas Vezes, de Jorge Silva Melo. Em Abril faz-se o contraponto entre o cinema português de António Reis e Margarida Cordeiro (Rosa de Areia) e o de realizadores estrangeiros como Jean-Luc Godard, Robert Wise, Fellini, Luis Buñuel, Charles Laughton e F. W. Murnau. O ciclo termina a 24 de Junho novamente com Oliveira. Party será o último filme a ser exibido."
Para mais informações, consultem:
Público, 14 de Janeiro de 2006

1 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

vamos logo ao instituto?

1:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home