quarta-feira, maio 03, 2006

Sugestão para estes dias...

Festival FATAL 2006 com 20 peças de teatro
"Vinte peças de teatro sobem este ano ao palco do Teatro da Politécnica, na 7ª edição do FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, a decorrer de 2 a 27 de Maio.
O certame conta este ano, pela primeira vez, com a atribuição do Grande Prémio FATAL e o Prémio «Cidade de Lisboa», em que serão atribuídas esculturas e um montante pecuniário de 1.500 euros e que se destinam a premiar o melhor espectáculo e a peça mais original, respectivamente, disse à agência Lusa Isabel Bruxo, da reitoria da Universidade de Lisboa.
Este ano, o festival conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova Foz Côa, que fornecerá produtos gastronómicos típicos da região e irá acolher, em princípio em Junho, algumas das peças representadas no festival, acrescentou.
Hospital Júlio de Matos, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, contam-se entre as 18 companhias teatrais portugueses presentes no certame.
De Espanha vêm os grupos de teatro da Universidade de Santiago de Compostela e a Aula de Teatro Universitária de Ourense da Universidade de Vigo.
Além da representação das 20 peças de teatro, o FATAL conta ainda com performances a realizar no Bairro Alto, instalações urbanas de Álvaros & Chairs, uma criação colectiva do escultor José Duarte, já a decorrer na fachada da Aula Magna da Universidade de Lisboa e conferências na Culturgest.
«O trabalho da cena (em volta de Harold Pinter)» é o tema de quatro palestras a proferir por Jorge Silva Melo, na Culturgest, Lisboa, nos dias 3, 10, 17 e 24 de Maio.
Uma formação em encenação, a cargo de Luís Miguel Cintra, a realizar a 8 de Maio, e um curso de formação de actores, a cargo de Pedro Marques e João Meireles, constam também do programa do FATAL.
A terminar o certame haverá a Festa Fatal, a realizar no espaço Santiago Alquimista, em Lisboa, em que serão atribuídos os prémios."
Diário Digital, 24 de Abril de 2006
HOJE, há «O trabalho da cena (em volta de Harold Pinter)», para saberem mais promenores, espreitem: