quinta-feira, maio 04, 2006

Sugestão para hoje...

Comunidade de Leitores
- Loucura e Criatividade -
"As Comunidades de Leitores têm como finalidade a descoberta de formas diferentes de aproximação aos textos, através da discussão em grupo de determinadas obras, escolhidas previamente. Do gosto pela leitura e da conversa sobre o que se lê, da troca de opiniões, de pontos de vista e de associações, geram-se cumplicidades, desenvolve-se o gosto por uma leitura mais activa e partilhada e descobre-se a íntima relação entre a Literatura e outras áreas da Criação e do Saber.
A “loucura” estará intimamente ligada à criação artística? Escritores como Tolstoy, Tennessee Williams, Virginia Woolf, Sylvia Plath, Anne Sexton, Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, William Blake, Lord Byron, pintores como Vincent van Gogh, Arshile Gorky, Edvard Munch, Georgia O’Keeffe, músicos como Anton Bruckner, Sergey Rachmaninoff, Rossini, Robert Schumann, Alexander Scriabin, Tchaikovsky, Bud Powell, Kurt Cobain entre muitos outros, sofriam de perturbações mentais de diversa e complexa etiologia. Os universos de Goya, de Hieronimus Bosh ou da fotógrafa Diane Arbus são a imagem de tempos alucinados com figuras perturbadas. Em Shakespeare encontram-se várias personagens tocadas pela loucura, das quais as mais emblemáticas são o Rei Lear e Hamlet.
A loucura mistura-se com o fantástico demoníaco em Margarida e o Mestre e, no universo contemporâneo, pode ser encarada de uma forma irónica e mesmo hilariante em Terapia ou como reflexo do “espírito do tempo” nas sociedades urbanas, sob um ponto de vista frio, cru e “cirúrgico” em Sábado.
Será o amor uma forma de loucura? A loucura amorosa e a paixão obsessiva estão perfeitamente representadas no casal Catherine e Heathcliff em O Monte dos Vendavais, bem como na obsessão erótica entre os intervenientes da trama que se desenrola no asilo de A Casa da Loucura.
Estes e outros aspectos serão debatidos a partir destas obras. Os leitores inscritos deverão ler os livros indicados para cada sessão e preparar-se para as discutir com os outros participantes da Comunidade.A Comunidade de Leitores da Culturgest é liderada por Helena Vasconcelos.

Helena Vasconcelos nasceu em Lisboa. Filologia Germânica, Universidade de Lisboa. História de Arte e Estética, Ar.Co., Lisboa. Escritora e crítica literária. Colabora: suplemento Mil Folhas do Jornal Público e na revista ELLE. Dirige Storm-Magazine. O Lugar da Cultura"

6 de Abril - "Terapia", David Lodge, Ed. Gradiva
20 de Abril - "O Monte dos Vendavais", Emily Brontë, Ed. Relógio d’Água
4 de Maio - "Sábado", Ian McEwan, Ed. Asa
18 de Maio - "Margarida e o Mestre", Mikahaïl Boulgakov, Ed. Público, Mil Folhas
1 de Junho - "A Casa da Loucura", Patrick McGrath, Ed. Presença
8 de Junho - "Hamlet", William Shakespeare, Ed. Cotovia
Leituras · 6 e 20 de Abril, 4 e 18 de maio, 1 e 8 de junho de 2006
18h30 · Sala 4 da Culturgest
Informações:
- 21 790 51 55
Culturgest

4 Comments:

Blogger manu tem a dizer o seguinte...

parece que já não é possível inscrever-mo-nos:

"Inscrições entre 20 de Março e 4 de Abril (limite 30 pessoas) na bilheteira da Culturgest, pelo telefone 21 790 51 55, pelo fax 21 790 51 54 ou pelo e-mail culturgest@cgd.pt"

8:17 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

Sim, eu tinha visto isso mas pelo o que conheço da Culturgest não me parece que sejam assim tão rigidos... preencher o número de participantes deve ser bem mais importante. E resolvi não pôr isso para não desencentivar as pessoas que estivessem interessadas :)

9:10 da manhã  
Blogger manu tem a dizer o seguinte...

very sorry...

4:52 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

Na boa, não faz mal!!! Calculei que alguém ia notar isso :) é sinal que estás atento ;)

8:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home