quinta-feira, junho 22, 2006

Sugestões para hoje...

Concerto Chauffeur Navarrus
"Tudo começou com uma personagem, um motorista profissional que é, simultaneamente, um coleccionador de histórias do alheio. Sempre atento a tudo o que o rodeia e interage com ele, recolhe dos seus clientes as histórias, que acaba por contar depois, sentado ao volante do seu velho táxi. Estas impressões começaram por ser compiladas num blog. Mais tarde passaram para o palco, através da música e de um conjunto de artistas (mais do que músicos) que lhes deram forma. Depois de vários quilómetros, a banda chega a Lisboa. As malas que trazem nesta viagem vão ser abertas à nossa frente. Lá dentro, vem pop, blues, jazz e mais alguma coisa! Mais do que um concerto, Chauffeur Navarrus é espectáculo.Sónia Castro
ONDE: Auditório do Musicentro Praça de S. João Bosco Campo de Ourique. Tel.:93 654 00 18
QUANDO: 22 de Junho às 18h
QUANTO: Gratuito"
43ª Feira de Artesanato do Estoril
Recinto em frente ao Centro de Congressos do Estoril
de 22 de Junho a 3 de Setembro

"A mais antiga feira de artesanato do país, com 43 anos de existência, reúne todos os anos mais de uma centena de artesãos vindos de todas as regiões do país e do estrangeiro que trabalham ao vivo, modelando o barro, pintando azulejos, afagando a madeira, tecendo a lã ou o linho, exibindo as técnicas e instrumentos ancestrais. O certame inclui ainda espectáculos de danças folclóricas, música popular e fado, para além de poder saborear pratos da gastronomia regional portuguesa.
A partir de 22 de Junho, no recinto em frente ao Centro de Congressos do Estoril."
Concerto de música improvisada libanesa
"A {GALERIARMAZÉM} convida V.Exas para assistir,na próxima 5ª, 22/06, pelas 22h a um evento musical, em que pontificarão duas sumidades da música improvisada libanesa: Sharif Sehnaoui (guitarra eléctrica) e Mazen Kerbaj (trompete). Haverá, previamente, lugar a uma intervenção do seguinte trio: Travassos (tapes), Armando Gonçalves Pereira (acordeão) e Miguel Martins (melódica).
São estas razões mais que suficientes para contar com a presença de V. Exas.
Galeriarmazém
Rua da Vinha, n.º 26 (Bairro Alto). 1200-476 Lisboa
T/F +351 21 322 51 38"
Paralelo: Lado A, Lado B
"Exposição de Fotografia de Cláudio Garrudo até dia 4 de Julho na Galeria Iosephus Integrada no Lisbon Village Festival, a exposição "Paralelo: Lado A_Lado B" estará patente ao público até dia 4 de Julho na Galeria Iosephus (Rua do Sol ao Rato 88ª, em Lisboa), de segunda a sexta das 14H00 às 20H00 e sábados das 15H00 às 20H00.
Nestas fotografias as linhas e a composição dos espaços ganham outra dimensão quando nos deixamos ficar para trás.
Paralelo: Lado A_Lado B são duas abordagens visuais do mesmo conceito, onde o vector diferenciador é a linguagem e a abordagem de solidão que as caracteriza.
Cláudio Garrudo nasceu em 1976, em Lisboa onde ainda hoje vive e trabalha, como produtor e fotógrafo. Formou-se em Publicidade na Escola Superior de Comunicação Social e foi bolseiro Erasmus, na Universitad Autónoma de Barcelona, e bolseiro Leonardo Da Vinci, na República Checa, tendo já concluído a fase curricular de Doutoramento pela Universidad Complutense de Madrid, sob o tema "O papel como suporte cultural". Com fotografias publicadas em diversos meios: Egoísta, DNa, DnMúsica, Czech, Travel News, Tourism Courier, entre outros, é também produtor no Atelier 004, onde faz a gestão de projectos na área da cultura e do design de comunicação: é, por exemplo, Produtor da revista Egoísta e foi Produtor da exposição "Engenho e Obra" na Cordoaria Nacional em Lisboa, ambas premiadas internacionalmente.
Galeria Iosephus
Rua do Sol ao Rato 88ª, Lisboa
Tel/ Fax: 21 386 71 49"
Master Class "Curating Performance"
Performance
Lisboa

"Vai decorrer em Outubro deste ano no CCB, entre os dias 4 e 5, o master class com a curadora, crítica e historiadora de arte, Roselee Goldberg, desenvolvido em parceria com o festival Temps d'Images. As inscrições devem efectuar-se até 23 de Junho. Esta acção destina-se a programadores, comissários, artistas plásticos, bailarinos ou outros profissionais interessados em performance. As inscrições efectuam-se mediante a entrega da ficha de inscrição e do currículo na recepção do Centro de Exposições ou pelo fax 21 361 29 00 (a ficha de inscrição está disponível somente na recepção do Centro de Exposições). O preço é 100 Euros.
O master class aceita um máximo de 30 participantes que serão seleccionados com base na análise no seu currículo pela organização do Temps d'Images e pelo CCB.
Roselee Goldberg destacou-se pelos seus estudos pioneiros sobre a performance. Entre a sua extensa bibliografia contam-se "Performance Art: from Futurism to the Present", "Performance: Live art since the 60's" e "performance: Live art 1909 to the Present". É directora/fundadora da Bienal Performa e colabora regularmente com a Arteforum, entre outras revistas de arte. É professora da Universidade de Nova Iorque desde 1987.
Mais informação: http://www.ccb.pt
"
Exposição de Ilustração Científica
"Exposição acolhida e co-organizada pelo Museu Bocage (MNHN) e pelo CIEAIC - Centro de Investigação e Estudos de Anatomia e Ilustração Científica (FBAUL). Foram reunidos trabalhos de alunos de formações diversas, resultantes de workshops e cursos em Ilustração Científica, orientados por Pedro Salgado, nos últimos dois anos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.Os trabalhos expostos incluem ilustrações nas suas versões finais, bem como uma variedade de exercícios de técnica, estudos preparatórios e cadernos de campo.
A exposição estará aberta ao público de 22 de Junho a 7 de Julho de 2006, na Sala Bocage do Museu Nacional de História Natural.
Horário: 2ª a 6ª feira, das 10h-12h30m / 14h- 17h, entrada gratuita
Os trabalhos aqui apresentados são da autoria de Filipe Franco.
A exposição conta com os patrocínios da Associação de Antigos Alunos da FBAUL e da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Contactos: Isabel NunesFaculdade de Belas-Artes
Universidade de Lisboa
Conselho Directivo
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes. 1249-058 Lisboa
Tel.: 21 325 2101 * Fax: 21 342 76 35
Ópera: "Uma pequena flauta mágica"
22 de Junho a 4 de Julho 2006
"Uma Pequena Flauta Mágica
Venham descobrir a Flauta Mágica na Gulbenkian
Uma ópera para maravilhar toda a família!
Uma ópera para maravilhar as crianças!
Uma ópera para nos maravilhar!
No ano em que se comemora o nascimento de um dos mais grandiosos compositores de toda a história da música -Wolfgang Amadeus Mozart - o Descobrir a Música na Gulbenkian apresenta a ópera Uma Pequena Flauta Mágica , numa versão especialmente concebida para um público infantil, logo a partir dos 5 anos deidade.
A Flauta Mágica foi, desde sempre, uma ópera adorada pelo grande público, dosmais jovens aos mais idosos, sejam eles melómanos ou menos entendidos na matéria. A história de encantar, típica dos contos de fadas, o forte sentido humanista e a beleza expressiva e simplicidade incontornáveis da música, fazemdesta ópera um instrumento eficaz na sensibilização das crianças e do público emgeral à música erudita e ao universo da ópera em particular.
A versão que apresentamos é cantada em português, ou seja, podemos ouvir e saborear as associações das palavras e das músicas que tramam as intrigas e as surpresas da história. Não percam este espectáculo que promete ser uma experiência inesquecível: Venham Descobrir a Flauta Mágica na Gulbenkian!"
Serviço de Música - Projecto Educativo
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. Berna 45 1067-001 Lisboa
Tel. + 351 21 782 3246
Bilheteira: 21 782 3700
Fax. + 351 21 782 3041
Curso de Fotografia Subaquática Digital
22-25 Junho 2006
Madeira
"Em parceria com o Clube Naval do Funchal, o Conselho Regional da Madeira, irá organizar um Curso de Fotografia Subaquática nas instalações do Clube à Quinta Calaça. O curso será ministrado pelos antigos campeões do mundo em fotografia subaquática Carlos Minguell e Catalina Perales-Raya. Carlos Minguell para além de fotógrafo subaquático profissional é instrutor 3 estrelas da CMAS. Após o curso as fotografias tiradas estarão expostas no Clube Naval do Funchal."
Ordem dos Biólogos