terça-feira, junho 20, 2006

Sugestão para hoje...

Festival ForUjazz

"A segunda edição do ForUjazz é dedicada a sonoridades "free" e de vanguarda. São três dias a "jazzar" em Lisboa (19 a 21 de Junho), com um programa que inclui três dos mais importantes nomes do jazz europeu: Brötzmann, Sclavis e Schlippenbach.

O evento abre com um dos mais brilhantes clarinetistas do free jazz a nível mundial: o mestre da improvisação Louis Sclavis. O músico francês apresenta-se com o violoncelista Vincent Courtois.
O dia seguinte é marcado pelo regresso do veterano Alexander von Schlippenbach, um dos mais proeminentes líderes da Europa. O pianista alemão apresenta-se com uma formação que se dedica ao repertório do grande Thelonius Monk.
O encerramento é protagonizado pelo trio liderado pelo alemão Peter Brötzmann. É conhecido pelos contorcionismos e explorações extremas do saxofone, pelo timbre distinto que consegue tirar do intrumento e por uma surpreendente capacidade de improvisação.
O cartaz fica completo com as actuações, a 20 e 21 de Junho, do IMI Kollektief. O grupo multinacional, baseado em Lisboa, estreia o seu primeiro disco. O projecto, liderado pelo brasileiro Alípio Carvalho Neto, inclui uma figura de proa da nova geração de improvisadores: o contrabaixista Adam Lane.
Local:
Parque Mayer - Travessa do Salitre -
Hot Clube de Portugal - Pç. Alegria, 39
Horários:
De 19 a 21 de Junho
2ª, 3ª e 4ª às 22h
Preço: Entrada livre.
Observações:
- Parque Mayer: Louis Sclavis e Vincent Courtois Duo (dia 19), Alexander von Schlippenbach's Monk's Casino (dia 20), Peter Brötzmann + Marino Pliakas + Michael Wertmueller (dia 21).
- Hot Clube: IMI Kollektief (dias 20 e 21).
Organização: Lisboa em Festa 2006"
Guia do Lazer