quinta-feira, agosto 10, 2006

Sugestões para estes dias...

VII Porto Cartoon
1 Ago a 29 Set 2006
"O Museu Nacional da Imprensa apresenta em Lisboa o VII PortoCartoon, exposição que reúne cerca de 200 cartoons, entre os quais os premiados e as menções honrosas atribuídas pela organização, num conjunto que inclui trabalhos de cartoonistas de todo o mundo em torno de temas de evidentes contornos políticos. Países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, e a Turquia, para além dos principais países europeus, estão representados num festival que é considerado pela FECO (Federação Internacional dos Cartoonistas) o terceiro mais importante do mundo.

Ministério das Finanças - Átrio
Endereço: Praça do Comércio
Telefone: 218 816 800"

Lisboa Cultural
Vá de férias com a Ciência
1800 acções de divulgação científica em todo o país
"Pelo décimo ano consecutivo, de 1 de Agosto a 30 de Setembro, poderá partir à descoberta da Ciência durante as férias de Verão. Na praia, no campo ou na cidade, especialistas de universidades, centros de investigação, escolas e associações científicas organizam acções de divulgação científica de acesso gratuito para toda a população.
Espreitar por um telescópio para observar as estrelas, as galáxias ou os planetas, é uma oportunidade que a Astronomia no Verão nos tem vindo a assegurar nos últimos 10 anos. Que rochas guardam as nossas reservas de água? E como se processou o abastecimento de água a cidades como Lisboa e Porto ao longo do tempo? Dos subterrâneos do Porto às mais antigas fontes de Alfama, os especialistas estão lá para lhe explicar. Na Geologia no Verão poderá ainda acompanhar os geólogos em passeios de autocarro, bicicleta e até de canoa para melhor conhecer os acontecimentos que, há milhões de anos, condicionaram a nossa paisagem.
Descobrir como os sobreiros ajudam a combater a desertificação ou monitorizar a actividade da vegetação das dunas pela noite dentro, são algumas das iniciativas em que poderá participar na Biologia no Verão. Mas se quiser conhecer os animais que habitam estuários, praias ou montes, acompanhe os biólogos a uma saída de campo para observar golfinhos, aves, borboletas e até lobos.
Na Engenharia no Verão, poderá este ano ver de perto o início da nova ponte para a travessia do Tejo, entre o Carregado e Benavente, que deverá estar terminada em 2007. Mas poderá continuar a visitar barragens, a saber como se processa o tratamento de águas ou de resíduos, como se monitoriza o tráfego, que tipo de antenas emitem o sinal de televisão que vemos todos os dias, ou para que serve o cabo submarino amarrado em Sesimbra.
Na Ciência Viva com os Faróis, os especialistas da Marinha partilham consigo os seus conhecimentos de engenharia, navegação e história. Ao final do dia, aproveite o entardecer e vá até à costa visitar um farol. A maioria das acções necessita de inscrição prévia. O acesso é gratuito.Programação completa em: www.cienciaviva.pt/veraocv/
Para mais informações: Nº azul 808 200 205
Culturgest: Música chinesa contemporânea na rentrée
"A musica chinesa contemporânea, um dos raros produtos «made in China» mal conhecidos no Ocidente, é uma das novidades da reentrée da Culturgest, cuja programação até ao final do ano foi anunciada hoje.

Além da música, onde sobressai também a estreia em Portugal da ópera «Pollicino» (O Pequeno Polegar), do compositor alemão Hans Werner Henze, e um concerto da cantora grega Savina Yannatou, haverá teatro, cinema, dança e artes plásticas.

A Culturgest vai acolher em Outubro a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental («doclisboa»), seguindo-se a exibição dos filmes premiados no último festival de animação de Espinho, em Novembro, e um ciclo de cinema japonês, em Dezembro.

Na área do teatro, destaque para a «Gata Borralheira», de Robert Walser, encenada por Ricardo Aibéo, e a interpretação do primeiro texto dramático de José Luis Peixoto, «Anathema», pela companhia tgStan.

A dança estará representada por um ex-dramaturgo de Pina Bausch, o coreógrafo Raimund Hoghe, com «Young People, Old Voices», no final de Setembro, e um espectáculo dirigido por Vera Mantero («Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza»), em Novembro. O programa prevê também três exposições, de João Paulo Feliciano, Bart Lodewijks e Francisco Tropa.

O concerto dedicado à música contemporânea chinesa, com obras de Tan Dun, Mo Wuping, Xu Shuya, Chen Yi e Qu Shiaosong, interpretadas pela OrchestrUtopica, ocorrerá no dia 28 de Setembro.

Segundo a Culturgest, trata-se de uma selecção feita «entre centenas de nomes de compositores chineses contemporâneos» e cuja obra «continua a ser pouco ou mal conhecida do grande público».

Ainda na área da música, estão marcados concertos com dois famosos grupos de jazz (o quarteto de Wayne Shorter e o quinteto de Andrew Hill), a fadista Aldina Duarte e a cantora e percussionista brasileira Badi Assad."

Diario Digital