quarta-feira, setembro 27, 2006

Sugestões para hoje e amanhã...

Young People, Old Voices
Raimund Hoghe, conceito, direcção, coreografia; Lorenzo de Brabandere, Wouter Bouchez, Sarah Késenne, Kristin Rogghe, Pascale Cuggia, Ezra Eeman, Nicolas Marie, Koen de Preter, Carla Langenbick, Dorien Bastiaensen, Rocio Alondra Antognoni, Lieven Dousselaere, Raimund Hoghe, interpretação.

27, 28 Set: 21h30

“Em Young People, Old Voices, Hoghe e os seus convidados – doze jovens intérpretes – respondem às canções de Leo Ferré, Bette Davis, Jacques Brel, Dean Martin formando quadros vivos, simples, repetidos em diversos lugares do palco, até formar um acto dançado carregado de uma dimensão ritual.

Ex-dramaturgo de Pina Bausch, Raimund Hoghe é considerado um dos grandes inovadores da dança contemporânea, graças a obras que utilizam a linguagem do teatro e do ritual. Em 1994 apresentou pela primeira vez em palco o solo Meinwärts que forma com Chambre Séparé (1997) e Another Dream (2000), uma trilogia sobre o século XX.

Culturgest - Grande Auditório
Endereço: Edifício Caixa Geral de Depósitos, Rua Arco do Cego
Telefone: 217 905 155
Internet: www.culturgest.pt
E-Mail: culturgest@cgd.pt
Acessos: Autocarros: 20, 21, 22, 26, 33, 47, 54, 56, 108 Metro: Campo Pequeno (Linha Amarela)”

Lisboa cultural
Semana Cinema Espanhol
“A Semana do Cinema Espanhol em Portugal apresenta-se como resultado da larga tradição existente em matéria de cooperação cultural que se tem vindo a desenrolar entre ambos os países nos últimos anos. Para esta ocasião, foram seleccionados filmes de diferentes temáticas: marginalidade social, amor na juventude, as belas paisagens espanholas e questões do quotidiano familiar, fazem parte da mostra que procura salientar os diferentes modos como os realizadores da sociedade espanhola compreendem o mundo através da objectiva de uma câmara. De 27 de Setembro a 1 de Outubro, no Cinema Quarteto.

Internet: www.semanaespanhola.com
Cinema Quarteto Rua das Flores de Lima, 16 Telf: 217 971 244

Filme(s)

- Amor Idiota
27 Set: 21h45
De Ventura Pons, com Santi Millán, Cayetana Guillén Cuervo, Mercè Pons, Marc Cartes, Jordi Dauder. Comédia. Duração: 95m. Data: ESP, 2004

- Para Que No Me Olvides
28 Set: 21h45
De Patricia Ferreira, com Fernando Fernán-Gómez, Emma Vilarasau, Marta Etura, Roger Coma. Drama. Duração: 107m. Data: ESP, 2005

- Malas Temporadas
29 Set: 21h45
De Manuel Martin Cuenca, com Eman Xor Oña, Gonzalo Pedrosa Garcia, Javier Camara, Nathalie Poza. Drama. Duração: 120m. Data: ESP, 2005

- Obaba
30 Set: 18h
De Montxo Armendáriz, com Pilar López de Ayala, Juan Diego Botto, Bárbara Lennie, Eduard Fernández, Peter Lohmeyer. Drama. Duração: 117m. Data: ESP, 2005.

- 7 Vírgenes
30 Set: 21h45
De Alberto Rodríguez, com Juan José Ballesta, Jesús Carroza, Vicente Romero, Alba Rodríguez, Julián Villagrán. Drama. Duração: 86m. Data: ESP, 2005

- Heitor
1 Out: 21h45
De Gracia Querejeta, com Adrana Ozores, Nilo Mur, Joaquín Climent, Unax Ugalde, Nuria Gago. Drama. Duração: 112m. Data: Esp, 2004”

Lisboa cultural
- The Pillowman -
O contador de histórias...

“O Teatro Maria Matos, em Lisboa, apresenta até 15 de Outubro a peça “The Pillowman”, de Martin McDonagh. Tiago Guedes, realizador do filme “Coisa Ruim”, estreia-se superiormente como encenador numa peça bem defendida por Albano Jerónimo, Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz e Marco D’Almeida.

Um homem com a cabeça coberta por um saco de papel opaco aguarda sentado numa cadeira. As suas mãos, compridas e completamente livres, afagam as suas pernas. Numa mesa, ladeada por duas cadeiras, jazem papéis e alguns cadernos de capa negra. Após longos minutos de silêncio, dois polícias irrompem sala dentro para interrogar o escritor Katurian. A semelhança entre o conteúdo dos seus contos e o homicídio de algumas crianças na cidade onde vive é o motivo que os reúne naquela sala.

De um enredo que gira à volta da responsabilidade de um escritor pelas palavras que escreve e da sua condenação certa num regime totalitário... partimos para uma história que nos conduz pelo mundo do grotesco, do belo, da inocência, da malvadez, da pureza, da tragédia, das dúvidas, das experiências, das certezas, da manipulação...

Katurian, protagonizado por Gonçalo Waddington, escreve macabras histórias que conta, arriscamos dizer, de forma ternurenta ao seu irmão Michal, o actor Marco D’Almeida. Partilham segredos, protegem-se, revelam-se e surpreendem-se em personagens que vão crescendo e se vão transformando ao longo da peça. Noutro nível, também Albano Jerónimo e João Pedro Vaz, os polícias de serviço, enfrentam verdades difíceis de digerir.

Em “The Pillowman” cada minuto de cena é gasto de forma calculada. Cada efeito sonoro e visual, cada escolha cénica, sejam as sombras chinesas ou o vídeo, são encadeados de forma soberba. As surpresas são constantes e as teorias que vamos montamos na nossa cabeça raras vezes são definitivas. Tiago Guedes deixa-nos suspensos o tempo suficiente para nos inquietar e deslumbrar ao mesmo tempo.

E de repente o tempo pára, viaja-se para outros mundos e Katurian veste o papel de contador de histórias...

Era uma vez uma menina que escondeu lâminas de barbear nuns homenzinhos de maçã e deu-os a comer ao seu pai...

Era uma vez um porquinho verde florescente que gostava de ser um bocadinho diferente...

Era uma vez uma menina que pensava que era Jesus Cristo, não... Era uma vez uma menina que era mesmo Jesus Cristo, mas não ressuscitou ao terceiro dia...

Era uma vez um homem muito grande feito de almofadas fofas e grandes que convencia as crianças a matarem-se para não se tornarem em adultos infelizes... mas que um dia cansou-se da sua dura tarefa.

A história que “The Pillowman” nos conta começa assim... Era uma vez um escritor de histórias sinistras cujo seu único crime foi respeitar o dever do contador de histórias... contar uma história! Entrando no espírito da coisa, como diz Katurian no seu requiem, não querendo ser macabra, mas já o sendo, obrigada Michal! Confuso? Uma visita ao Maria Matos e uma história manuscrita numa folha de papel adensa a trama e talvez resolva o mistério: boa sessão!

Teatro Maria Matos
Até 15 de Outubro
4ª a sábado, 21h30 e domingo, 17h00
http://www.egeac.pt/teatromariamatos/

Rua de baixo
CHA NO AJI
"O Gosto do Chá", de Ishii Katsuhito
com Maya Banno, Takahiro Sato, Tadanobu Asano, Satomi Tezuka
Japão, 2004 -143 min / legendado em francês

“Uma estranha comédia marcada pelo absurdo e pelo onirismo. O centro do filme é Yoshiko, uma adolescente que se julga perseguida por uma dupla de si própria, em versão gigante, enquanto a mãe trabalha num filme de animação e um velho tio chega em busca de repouso.”

Cinemateca, Sala Dr. Félix Ribeiro, Quarta-Feira dia 27 às 19:00
Rua de Baixo
KOHI JIKO
"Café Lumière", de Hou Hsiao-hsien
com Yo Hitoto, Tadanobu Asano, Masato Hagigawa, Kimiko Yo, Nenji Kobayashi
Taiwan/Japão, 2003 - 103 min / legendado em francês

“Uma belíssima homenagem do autor de DONGDONG DE JIAQUI / O VERÃO EM CASA DO AVÔ, ao cinema de Yazujiro Ozu, para celebrar o centenário do nascimento daquele célebre cineasta japonês. Hou Hsiao-hisen foi ao Japão para filmar temas de Ozu: as relações com pais idosos, os planos de casamento de uma jovem, a vida contemplativa e a presença omnipresente dos comboios, tudo num estilo pessoal e inconfundível. A abrir, em Ante Estreia, QUANTAS COISAS NÃO SÃO CHAMADAS AMOR de Jacopo Mario Gandolfi (ver entrada em "Ante-Estreias").”

Cinemateca, Sala Luís de Pina, Quarta-Feira dia 27 às 22:00
Rua de Baixo
Espaço Work&Shop
“Num prédio pombalino, ali bem pertinho da Sé de Lisboa, há um novo espaço cultural que é um três em um: Galeria, Lounge e Loja d’Arte. Exposições de arte contemporânea e novas manifestações de artesanato convivem lado a lado. Mais tarde hão-de vir as tertúlias, workshops e performances.Para já, podem ver a exposição "Beber Lisboa", do fotógrafo Pedro Saraiva, que fica até 5 de Outubro. Mesmo que não vos apeteça, não deixem espreitar a casa de banho para uma “leitura” das paredes forradas com jornais antigos, comprados na Feira da Ladra. E se gostarem mesmo muito de alguma coisa do Work&Shop – trabalhos expostos, livros ou mesmo a mesa onde estão a beber café – não hesitem. Tudo é susceptível de ser vendido. Basta chegarem a acordo com os donos. /Catarina Ferreira

ONDE: Rua das Pedras Negras, nº 17 perto da Sé. Tel.: 218 863 627
QUANDO: 3ª a Domingo das 11h às 20h
QUANTO: Entrada livre”

www.lecool.com
Masterclasses no Festival Música Viva 2006
“A 12ª edição do Festival Música Viva, promovido pela Miso Music Portugal, realiza dois masterclasses de composição electroacústica ministrados por dois reconhecidos compositores - Morton Subotnick e François Bayle - duas abordagens à composição musical e à relação da música com a tecnologia. Os cursos são gratuitos e realizam-se nos dias 28 e 29 de Setembro.

Morton Subotnick vai dirigir o curso "The impact or recorded music" que terá a duração de 6 horas, no dia 28 de Setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, no Instituto Franco-Português em Lisboa. Neste curso Subotnick apresentará o seu trabalho de compositor bem como a sua perspectiva perante a composição electroacústica, propondo-se a analisar as problemáticas dos compositores e o impacto que a música electracústica tem na sociedade. Os alunos terão a oportunidade de mostrar os seus próprios trabalhos que serão analisados e comentados durante o curso.

François Bayle dirige o masterclass com o título "Prática e teoria acusmática", a realizar-se a 29 de Setembro no Instituto Franco-Português em Lisboa, com a duração de 6 horas, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

A partir de exemplos concretos retirados de numerosas obras, o compositor propõe a reflexão sobre questões relacionadas com a composição e a acusmática.
A frequência nos cursos é gratuita mas a inscrição é obrigatória. Cada um dos cursos está limitado a um número máximo de 20 alunos, sendo dada a preferência aos primeiros inscritos.

Os interessados deverão inscrever-se através do preenchimento de um formulário disponível em
http://www.misomusic.com/port/difu/musviva/2006.html
ou enviar simplesmente os seus dados (nome, morada, telefone, e-mail, idade, profissão, e curso no qual se inscreve) para a Miso Music Portugal.

Mais informação:
Miso Music Portugal
Rua do Douro 92 – Rebelva
2775-318 Parede
Tel. 21 457 50 68 Fax. 21 458 72 56
http://www.misomusic.com/

Instituto das Artes
NI NEIBIAN JIDIAN
"Que Horas São Aí?", de Tsai Ming Liang

com Lee Kang-sheng, Chen Shiang-chyi, Lu Yi-Ching, Miao Tien, Jean-Pierre Léaud
Taiwan/França, 2001 - 116 min / legendado em inglês

“Um estranho e enigmático filme, onde um jovem vendedor ambulante, de vida difícil, encontra uma rapariga que parte para Paris, deixando o jovem obcecado, passando a mudar os relógios que encontra para a hora francesa. E enquanto ele vê LES 400 COUPS, de Truffaut, ela tem um estranho encontro num cemitério com o actor daquele filme.”

Cinemateca, Sala Luís de Pina, Quinta-Feira dia 28 às 22:00
Rua de Baixo
Comemoraçãoo do 80: Aniversario de MICHIO KUSHI
28 e 29 de Outubro 2006
Uma oportunidade única que reunirá em Lisboa os melhores professores de macrobiótica do mundo.

Lisboa e Amesterdão foram as cidades escolhidas por Michio Kushi para comemorar, na Europa, o seu 80: aniversário. Depois do Japão, cabe-nos agora a honra de organizar um evento que incluira, para além de um jantar de gala, dois seminários com Michio Kushi e muitos dos que foram seus discipulos ao longo dos anos, tanto europeus como americanos.

Você esta convidado para esta grande festa e para ouvir o grande impulsionador da Macrobiótica no Ocidente, que é tambim um testemunho vivo de sabedoria, jovialidade de espirito e boa saúde!

PROGRAMA:

28 de Outubro:
- Seminario de Michio Kushi: “Origem da Mente e do Espirito” das 14:30 `s 19:30 - Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Outros oradores convidados: Francisco Varatojo, Anna Mackenzie - Inglaterra, Zlatko Pejic – Croácia, Jon Sandifer – Inglaterra, Mario Binetti – Suiça, Jan Vervecken – Bélgica, Denny Waxman - EUA

29 de Outubro:

- Seminario de Michio Kushi: “A Humanidade numa Encruzilhada” das 14:30 `s 19:30 - Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Outros oradores convidados: Mayumi Nishimura – Japão, Simon Brown – Inglaterra, Marja Verroen – Holanda, Martin Halsey – EUA, Bill Tara - EUA

- Jantar de Gala
Às 20:30, na Galeria do Terreiro do Paço- Lisboa Welcome Center (Praça do Comércio, Lisboa). Dress Code: Formal

Preços:
- Seminario 1 dia: 55€
- Seminario 2 dias: 100€
- Jantar de Gala: 75€
- Programa completo: 150€

Para mais informações e reservas, contactar o IMP através do número 21 324 22 90 ou e-mail: cvieira@e-macrobiotica.com
Centro de Yoga Sivananda
Aulas de Yoga para principiantes, suaves, normais, para crianças e grávidas: todos os dias, a partir de 1 de Setembro. Meditação guiada em grupo, 4ªfeira, às 20h30 (entrada livre) – Av. E.U.A., 109 – 3ºfrente, Lisboa, 21 797 14 31
Correio da Manhã

3 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

gostava de ver o pillow man...

12:23 da tarde  
Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

foi das peças mais fantásticas que vi até hoje, senão a melhor. tudo me tocou, tudo mexeu em todos os meus sentidos como se estivesse em cima do palco a viver a trama. excelentes actores, cenário e texto. ai... que saudades!.-.

10:15 da manhã  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

é mesmo boa, não é? ando a chatear o meu-mais-que-tudo para irmos ver mas... hummmmmm acho que vou tratar de tudo para irmos ver para a semana!

beijs, beijs e fica bem!

2:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home