quinta-feira, setembro 21, 2006

Uma nota gastronómica...

... vim cheia de saudades da comida mediterrânica e de cozinhar... como tinha o email cheio de receitas novas, não foi dificil voltar à normalidade nesse campo (o pior, são os outros...). Aqui vos deixo o nosso jantar de ontem, eu gostei :)
Risoto de laranja com limão e pistáschio
"1 limão siciliano, 4 laranjas médias, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola média picada, 1 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo, 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco, 4 colheres (sopa) de pistáschio triturado, sal a gosto

Lave o limão, parta-o ao meio e reserve metade para decorar. Faça raspas da casca da metade restante e esprema o suco. Lave as laranjas, reserve uma para decorar, faça raspas de uma metade e reserve. Extraia o suco das outras laranjas e reserve. Leve ao fogo uma panela com os sucos de limão e de laranja e 1/2 litro da água, até ferver. Reduza o fogo e mantenha aquecido. Coloque numa outra panela, de fundo grosso, o azeite de oliva, 1 colher (sopa) de manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o arroz sem lavar e refogue, mexendo rapidamente, por 5 minutos. Misture o vinho e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até o vinho evaporar. A seguir, adicione 1/2 xícara (chá) da água com os sucos de limão e de laranja fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e, a cada minuto, despeje 1/2 xícara (chá) da água fervente. Não pare de mexer até os grãos ficarem macios, mas firmes. Misture as raspas de limão e de laranja, a manteiga restante e acerte o sal. Retire do fogo, distribua o risoto nos pratos e decore com rodelas do limão e da laranja reservados. Salpique os pistáschios e sirva em seguida.

Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 min
Rendimento: 4 porções"
Bolinha de queijo com ervas
"1/2 xícara (chá) de manteiga, 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirado, 3 ovos, 1 xícara (chá) de queijo prato ralado fino, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 1 colher (chá) de orégano desidratado, 1 xícara (chá) de queijo prato cortado em cubos, sal a gosto, 1 ovo ligeiramente batido

Reserve 1 colher (sopa) de manteiga e coloque o restante em uma panela. Adicione o leite, 1/2 xícara (chá) de água e leve ao fogo por 5 minutos, ou até começar a ferver. Em seguida, junte a farinha de trigo e o sal de uma vez. Cozinhe, sem parar de mexer por 5 minutos, ou até obter uma mistura lisa e homogênea. Retire do fogo e acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte o queijo ralado, a cebolinha, a salsinha e o orégano e misture bem até obter uma massa homogênea. Ligue o forno à temperatura média. Unte as mãos com um pouco de manteiga e abra uma porção de massa. Coloque um cubo de queijo e feche a massa no formato de uma bolinha. Unte 3 assadeiras de 33 x 23 cm com a manteiga reservada e disponha as bolinhas. Pincele as bolinhas com o ovo e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar uniformemente.

Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 30 min + tempo de forno
Rendimento: 20 unidades"
http://culinaria.terra.com.br/receita/0,4567,OI16222-EI36,00.html

Etiquetas: , ,