segunda-feira, outubro 30, 2006

E ainda em relação ao DocLisboa...

... fiquei contente porque ganhou um dos documentários que gostei mais, o "Pintura habitada" :) apesar de as cópias da videoteca estarem estragadas e não ter conseguido ver até ao fim... também gostei muito do "Cartas a uma ditadura" porque é uma parte da nossa história ainda muito mal contada, com muito por saber e descobrir. Não consegui ver o"Ears, Open, Eyeballs, Click" mas disseram que não era nada de especial e fiquei com pena de não ver o "Onze Burros Caem de Estômago Vazio" e o "Tierra Negra".
DocLisboa: Joana Ascensão ganha competição nacional com Pintura Habitada
"O DocLisboa, Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, anunciou ontem os prémios da quarta edição, que acaba hoje, na Culturgest, em Lisboa. Pintura Habitada, de Joana Ascensão, foi considerado o melhor documentário português de longa-metragem, e Onze Burros Caem de Estômago Vazio, de Tiago Pereira, recebeu o prémio de curta-metragem.
O primeiro é um documentário sobre o trabalho da artista plástica Helena Almeida, o segundo um retrato dos hábitos de vida do norte do país, a partir da relação que as pessoas estabelecem com os animais.
Cartas a uma Ditadura, de Inês de Medeiros, recebeu o prémio de distribuição, e o de primeira obra documental foi para Canaan Brumley (Ears, Open, Eyeballs, Click).
Tierra Negra, do espanhol Ricardo Íscar Alvarez, um filme que lança um olhar à vida em comunidade a partir do vale mineiro de Lumajo (melhor longa-metragem, 7000 euros), dividiu com Un Pont sur la Drina, de Xavier Lukomski (melhor curta-metragem, 3000 euros), os louros da competição internacional.
Segundo o relatório da organização, o DocLisboa teve uma taxa de ocupação média de 80 por cento. As mais de 85 obras que propôs desde o dia 20, levaram ao longo da semana mais de 20 mil espectadores à Culturgest."
Público