segunda-feira, outubro 30, 2006

Uma nota gastronómica...

... depois de uma semana intensa de DocLisboa, sem tempo para cozinhar nem para tratar da horta, aqui fica a ementa de um jantar de amigos de 6ª feira :)
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar 8 tostas redondas. Cortar tomates maduros, mas rijos, em fatias e colocar em cima das tostas. De seguida, cortar queijo mozzarella fresco em fatias e dispô-las em cima do tomate. Temperar com um fio de azeite e oregãos. Levar ao forno apenas para tostar uns minutinhos e está pronto a servir.
“1/2 kg de batata médias, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média picada em pedaços pequenos, 2 dentes de alho amassados, 1 litro de caldo de galinha sem gordura, folhas de 1/2 maço pequeno de manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto

Descasque as batatas e rale na parte grossa do ralador, aparando numa tigela com água gelada. Reserve. Coloque numa panela o azeite, a cebola e o alho, leve ao lume e refogue até a cebola ficar macia. Incorpore as batatas escorridas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Junte o caldo de galinha, o sal e a pimenta. Reduza o lume e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 25 minutos, ou até a sopa encorpar. No final, adicione o manjericão e acerte o sal. Sirva a seguir.

Tempo de preparação: 40 min
Rendimento: 4 porções”

Fonte:
Terra
2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho picado, 3 cravinhos, 1 pau de canela, 1 copo de arroz basmati, 1 copo de ervilhas, coentros e sal q.b.

“Água, sal, arroz, ervilhas, com ou sem cebola, com ou sem mais duas ou três coisas, e não passa disto. Se as ervilhas forem muito boas até fica bom, etc.

Pois desta vez comi (fiz) o melhor arroz de ervilhas de sempre, o pulau de ervilhas, conforme a receita do Nigel Slater no seu livro, THE KITCHEN DIARIES

Comecei por deitar 2 colheres de sopa com azeite numa panela pequena, mas de fundo grosso e tampa pesada. Ao azeite juntei um dente de alho bem picado, 3 cravinhos e um pau de canela. Piquei uma cebola, acendi o lume, deixei que o alho começasse a fritar e juntei a cebola. Refoguei a mistura em lume não muito forte durante 5 minutos. Entretanto enchi um copo com arroz basmati. Temperei a cebola com o sal necessário, mexi e juntei o arroz. Envolvi o arroz no refogado, pouco depois juntei 1 copo de água fria ( UM COPO, não são DOIS ), dei uma derradeira mexidela e esperei que a água entrasse em fervura ligeira. Então, juntei um copo cheio de ervilhas (usei das congeladas e apesar disso ficou bom ), tapei a panela, olhei para o relógio e esperei 10 minutos. Passado este tempo e sem ter voltado a mexer na tampa, apaguei o lume e esperei mais 10 minutos. Entretanto, como gosto muito de coentros, lavei e piquei umas folhitas para juntar depois.
Passados os 10 minutos, destapei com receio, mas encontrei tudo em ordem, seco mas não queimado. Bem cozido. Com um aroma fantástico. Perfeito.
Tirei o pau de canela, pesquei os cravinhos e juntei os coentros picados. Mexi e servi.

A prova dos 9 foi o comentário da minha filha, que gostou muito e depois pediu para repetir.

Se a panela não tiver tampa pesada e que encaixe bem, então é melhor embrulhar a tampa num pano, encaixá-la e usar um peso por cima, para evitar ao máximo a saída do vapor de água.”

Fonte:

Bolo de chocolate e queijo mascarpone

“200 g de chocolate (tablete); 5 ovos; 1 embalagem de queijo mascarpone; 50 g de manteiga sem sal; 200 g de açúcar; 100 g de farinha

Derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria. Bater os ovos com o açúcar. Junte o chocolate derretido às gemas e adicione o queijo mascarpone. Junte por fim a farinha e leve ao forno durante 40 minutos.”
Fonte:
Cozinheira Lola
Ainda fiz uma entrada de salmão fumado com pimenta e limão e umas batatinhas no forno. Este último fiz para um lanchinho de Domingo... apesar de todo desmanchado, acho que ficou bom!
“2 copos de açúcar (320 g), 1 1/2 copo de água, 150 g de amêndoas sem pele, moídas, 100 g de manteiga sem sal, 12 gemas, 1 ovo, fios de ovos, cerejas em calda

Ferva o açúcar com a água. Junte as amêndoas e a manteiga e deixe esfriar;
Acrescente as gemas e o ovo passados pela peneira e misture bem;
Coloque numa forma untada. Asse em forno pré aquecido, em banho-maria;
Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Decore com fios de ovos e cerejas em calda.”
Fonte:
Culinaria

Etiquetas: , , , , , ,