segunda-feira, novembro 06, 2006

Uma nota gastronómica...

... para um tal de jantar especial de 6ª feira :) À sobremesa ainda juntamos gelado de nata com chocolate derretido, a sobremesa preferida do meu-mais-que-tudo.
Sopa de Cebola e Queijo
"100 g de queijo de cabra, 6 fatias de pão francês, 1 l de caldo de carne, 2 cebolas grandes, 2 alhos franceses, 40 g de farinha, 30 g de manteiga, 1 colher de sopa de cebolinho picado, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta q.b.

Numa caçarola larga, coloque o azeite e a manteiga. Leve ao lume até esta derreter e adicione as cebolas e o alho francês, ambos limpos e cortados em rodelas finas. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. De seguida, adicione a farinha, mexendo sempre. Retire a caçarola do lume e adicione, gradualmente, o caldo de carne, sem parar de mexer. Leve de novo ao lume até levantar fervura. Reduza então, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 15 minutos. Tempere a gosto com sal e pimenta preta moída na altura. Entretanto, bata o queijo de cabra juntamente com o cebolinho e tempere a gosto. Barre as fatias de pão com a mistura de queijo e leve ao grelhador até que o queijo comece a derreter e a borbulhar. Distribua a sopa por tigelas e coloque por cima as fatias de pão coberto de queijo. Sirva imediatamente."

Fonte:
http://kitchenet.aeiou.pt/aleph/ficha?receitas2+1807
Nota Floppyana :) gostei muito deste caldo!

Embrulho de farinheira e maçã reineta sobre salada morna de grelos

(Para 4 pessoas)

"1 farinheira, 40 g de Vaqueiro Alho, 2 maçãs reinetas, 4 folhas de massa filo, Vaqueiro Culinesse, água, sal, 400 g de grelos limpos, 12 hastes de cebolinho, 2 dl de azeite virgem extra, 0,7 dl de vinagre de sidra, pimenta preta de moinho

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Dê um golpe a toda a volta da pele da farinheira enquanto derrete a Vaqueiro Alho numa frigideira. Junte a farinheira e deixe fritar ao mesmo tempo que a vai desfazendo com uma espátula ou uma colher de madeira. Entretanto descasque e corte as maçãs em cubos, junte à farinheira, misture bem e retire do lume. Ponha um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando ferver introduza os grelos e deixe cozer destapados entre 10 a 15 minutos. Pincele as folhas de massa filo com Vaqueiro Culinesse e dobre-as em quatro. Divida a mistura de farinheira e maçã pelo centro dos quadrados de massa. Una as pontas de massa em cima e ate com hastes de cebolinho. Coloque sobre um tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 5 minutos. Misture o azeite com o vinagre de sidra e tempere com sal e pimenta moída na altura. Escorra muito bem os grelos. Distribua-os pelos pratos de serviço e por cima coloque os embrulhos de filo. Regue a gosto com o molho vinagreta e enfeite com cebolinho."

Fonte:
http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=2874
Nota Floppyana :) Calma, a farinheira que usei era de soja!!! Aliás, não era bem farinheira, era um enchido de soja que costumamos ter em casa para enriquecer as Ervilhas com ovos escalfados que o meu-mais-que-tudo tanto gosta de fazer. Eu gostei, ficou muito agradável... só é pena que a minha descoordenação natural não tenha permitido atar os embrulhos como deve ser... ah, e não encontrei grelos, por isso acompanhei com bróculos.
(5 porções)

"5 bananas sem casca, 5 colheres de chá de canela em pó, 5 colheres de chá de açúcar

Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Coloque 1/2 colher de chá de canela e 1/2 colher de chá de açúcar em cada fatia. Leve ao forno elétrico, por cerca de 8 minutos, para dourar. Sirva quente."

Fonte:
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/020719_rec_banana_canela.htm
Nota Floppyana :) Fiz só 3 e gostamos bastante. E melhor ainda, ficaram na manhã de sábado e domingo para o pequeno almoço.

Etiquetas: , , , ,