quarta-feira, novembro 22, 2006

Uma nota gastronómica...

... ontem, não consegui actualizar o blog mas agora, aqui fica o nosso jantar de segunda-feira :)
Sopa de tortellini
(2-3 pessoas)
"1 courgette média, 1 cenoura grande, 1 raminho de salsa, 1 l de caldo de galinha, 250 g de tortellini frescos de queijo (ou outro recheio), azeite q.b., queijo parmesão ralado grosseiramente q.b., sal & pimenta

Ralar grosseiramente a cenoura e a courgette (ou cortar em palitos muito finos). Picar a salsa. Reservar. Levar o caldo de galinha a ferver. Juntar a massa tortellini e cozinhar em lume médio por 6-9 minutos (ou o tempo indicado na embalagem de massa). Adicionar os legumes ralados e a salsa picada. Deixar repousar por 5 minutos fora do lume. Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos. Juntar um fiozinho de azeite e 1 pitada de parmesão ralado em cada tigela. Servir de seguida."

Fonte:
Elvira bistrot
Nota Floppyana: No blog da Elvira, ela explica que esta é uma sopa tipicamente italiana e que é a forma habitual de se usar os tortellini. Eu gostei e é daquelas sopas que substituem perfeitamente uma refeição.
Migas de espargos
"200gr de espargos frescos, 3 pães (ou equivalente em pão saloio ou alentejano), 2 colheres de sopa de banha, 2 dentes de alho picados, 2 ovos, sal

Dá-se uma cozedura aos espargos aos quais se partiu previamente o talo rijo e se cortaram aos bocados. Reserva-se a água. Frita-se o alho na banha durante pouco tempo senão queima, e a seguir adiciona-se os espargos até ficaram com um consistência mole, mexendo sempre. Tempera-se de sal. Ensopa-se o pão na água de cozer os espargos e mexe-se com um garfo para desfazer. Adiciona-se ao preparado anterior e mexe-se, sempre ao lume. Por fim junta-se os ovos mexidos e continua-se a envolver até estes cozerem e o preparado ter um certa consistência. Não é suposto resultar uma papa mas sim uma espécie de bolo."

Fonte:
Poe a mão
Nota Floppyana: Esta receita estava em conjunta com outra de porco frito (acho eu). Eu gostei muito, fica muito saborosa e fiquei cheia de vontade experimentar com cogumelos, courgette, atum, queijo, anchovas, pimento... enfim, uma inifinidade de variações :)
Seitan no forno com batatas
"1 kg de batatas, 500g de seitan, louro qb, sal qb, molho de soja qb, cominhos qb, azeite qb, 5 dentes de alho, salsa.

Cozer as batatas. Cortar o seitan em fatias finas e dispor num tabuleiro com lâminas de alho entre cada fatia. Temperar com o restante alho, sal, louro, molho de soja e cominho. No fim, deitar azeite suficiente para não secar. Levar ao forno a 200ºC durante 30-40min. Ir molhando com o próprio molho. Antes de servir, polvilhar com muita salsa."

Adaptado de:
Revista “Cozinha Saudável e vegetariana” de Novembro
Nota Floppyana: Parece mesmo carne assada eheheheh fica muito saborosa e é facilima de se fazer. E como produtos como o seitan, não são daqueles que se compre todos os dias ou se venda em qualquer sitio, deixo aqui uma dica fantástica: o seitan dá para congelar! Pelo o que sei, o tofu não.

Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

reparei que em várias receitas eles usam caldo de galinha. Tu também usas? Para além de serem de carne não os considero muito saudáveis...

5:57 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

Achas??? Não, nem pensar! Se tenho tempo faço um caldo de legumes se não tenho, faço mesmo com água e tento ter cuidado com o tempero. Já usei daqueles caldos de legumes (tipo knorr) mas comprava em hervanárias e só se fosse biológico e via todos os ingredientes. Já há processo de conservação que não agridem o organismo... olha, por exemplo, o Zappa só come ração conservada apenas com produtos biológicos e fica com o pêlo MUITO MAIS bonito :) é um cão biológico!!!

6:54 da tarde  
Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

eu estava a achar muito estranho mas como não comentavas nada nas tuas notas floppyanas...

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home