sexta-feira, agosto 25, 2006

Estou de partida...

... para aqui :)

Fonte do mapa e mais informações sobre este país: aqui

terça-feira, agosto 22, 2006

Andanças visto pela Rua de Baixo...

... sim, estou a babar pelas referências feitas ao Eco-Andanças :) está a laranja!!!
- Andanças -
Contra danças não há argumentos

"Por onde começar? Mas afinal, o que é o Andanças?
É sem dúvida um festival diferente, organizado pela PéDeXumbo (Associação para a promoção de musica e dança), onde a dança é o centro das atenções e também o principal motivo da romaria anual em direcção a Carvalhais, São Pedro do Sul.
Sem danças não haveria o Andanças, o festival gira em torno disso mesmo, o participante é obrigado a dançar, e mesmo quando pensa que não o sabe fazer, já o fez!
As dezenas e dezenas de workshops que preenchem os dias em Carvalhais são de dança e podem ter os mais variados temas, desde o Tango até ao Kizomba, da Catalunha aos Balcãs ou até mesmo o Yoga ou a Capoeira. Resumindo, tudo o que possamos imaginar que é a dança...está ali.
As aulas são muitas vezes conduzidas por professores e músicos, que unidos ensinam dezenas de alunos, mas por vezes parecem aulas privadas onde cada um se liberta e dança, seja a pares ou sozinho.
Todos esses workshops são muito concorridos, sendo que a tenda enche e fica lotada, mas há sempre lugar para mais um par ou para alguém que chegou atrasado e decidiu entrar na aula.
Depois do jantar todos os palcos e tendas se transformam em concertos. Chegam a ser quase em simultâneo, com sete palcos diferentes com músicas e danças totalmente distintas, onde tudo o que se aprende de manhã e à tarde é posto em prática de noite.
A programação é fortíssima e para quem conhece nomes como Dazkarieh, Uxu Kalhus ou Djamboonda sabe que a noite vai sempre ser de arromba.
Este evento disponibiliza-nos tudo o que precisamos e existem muitas outras actividades paralelas às oficinas de dança. São famosas as viagens até ao parque florestal do Pisão, a poucos kilómetros de Carvalhais, onde se reúnem grupos para as mais variadas oficinas, para aprender a construir um didgeridoo ou a tocar instrumentos irlandeses, só para dar um exemplo.
Para além disto há um parque de campismo gratuito (incluído no bilhete) e uma série de instalações que nos permitem usufruir de muita coisa, como a sala de internet ou o bar, uma mercearia que vende broa com mel, um refeitório (onde ocasionalmente entram de rompante músicos de improviso ou bandas já conhecidas como os Kumpa’nia Al-Gazarra, para espanto de todos que estão na fila para almoçar ou jantar) etc...
Está tudo pensado, e nem a comida é deixada ao acaso.Sendo evidente que acima de tudo está uma alimentação saudável, a prioridade é a comida vegetariana (mesmo quando no refeitório se dividem dois pratos, vegetarianos e não-vegetarianos).Uma verdadeira iguaria para quem é vegetariano, já que todos os ingredientes se transformam numa mistura de cheiros e sabores que nos transportam para todos os cantos do mundo, tal como as danças.
Aqui a dança está presente em tudo, até na forma como o artesanato é encarado. Várias tendas colocadas em posição estratégica à entrada do recinto oferecem-nos artesãos a trabalhar ao vivo e em constante interacção com os participantes. É uma feira, onde todos mostram o seu valor.
Esta festa ergue-se em ideais e princípios que normalmente passam ao lado do ser comum no dia-a-dia atarefado. Mas aqui é diferente... no Andanças o colectivo faz a diferença e não é por acaso que a organização é totalmente constituída por voluntários, que trabalham quatro horas por dias nas mais diversas áreas, seja a recolher o lixo ou ajudar no refeitório, onde se alimentam muitas centenas de almas.
Aqui, ser voluntário é querer fazer parte de uma imensidão de gente, que ano após ano se conhece e ajuda quem anda por lá.
E há voluntários para tudo. Existe uma zona de lavagem, onde esses mesmos voluntários lavam os pratos das pessoas que acabam de comer e os entregam lá, mas não sem antes estes terem despejado os restos num contentor próprio e os talheres e copos de plástico noutro, tudo para reciclagem.
Estes princípios, que deveriam ser obrigatórios em qualquer casa ou família, passam pela preocupação ecológica acima de tudo.
O lixo é separado, os detergentes utilizados são todos bio-degradáveis e a água não é utilizada ao acaso. Por exemplo, a água utilizada nos duches do parque de campismo é reutilizada para os autoclismos. Cada participante é parte importante neste processo, cada um faz a sua parte, para que o todo funcione.
E o Andanças continua a surpreender... quando se apercebe que o festival e a aldeia de Carvalhais se abraçam e se tornam numa só festa, durante os sete dias, e é freqüente ver famílias inteiras que decidem participar no evento que, uma semana por ano, transforma a sua terra.
E que terra! São Pedro do Sul é de uma beleza extrema que não se pode contar por palavras, só estando lá e explorando a serra é que se pode deparar com vistas de outro mundo. O Festival Internacional de Danças Populares, mais conhecido por Andanças celebrou 10 anos o ano passado, e em 2006 a PédeXumbo (organizadora do festival) decide editar “Contra danças não há argumentos - uma década de Andanças” um livro que celebra no seu todo, um festival que não tem comparação a nível nacional.
De tudo um pouco que faz parte desta festa, este livro traz-nos o testemunho de pessoas que fazem o festival acontecer...
E pela minha parte, se tiver algo a dizer, digo que tenho a certeza que o Andanças irá continuar por mais 10, 11, 12 anos no mínimo."
by José Trigueiros


segunda-feira, agosto 21, 2006

Uma nota gastronómica...

... lembrei-me de outra receita que fiz e que recomendo vivamente: Tarte de meloa com mascarpone, embora tenha feito antes com melão (era o que havia em casa) e com base de tarte quebrada. Foi uma das sobremesas do aniversário do meu-mais-que-tudo e acho que fui a sua principal consumidora :)
Tarte de Meloa com Mascarpone
(Para 10-12 pessoas)
Para a massa: 250 g de farinha, 125 g de Vaqueiro, 50 g de açúcar, 1 ovo grande. Para o recheio: 2 folhas de gelatina, água, 250 g de queijo mascarpone, 80 g de açúcar fino, 2 ovos, 1 meloa (± 800 g)

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C. Misture a farinha com o açúcar, junte a Vaqueiro em pedaços e trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma areia grossa. Adicione o ovo e amasse rapidamente até obter uma massa ligada. Forre uma tarteira com o fundo móvel, pique a massa com um garfo e coza durante cerca de 15 a 20 minutos no forno. Retire do forno e deixe arrefecer.
Ponha a gelatina de molho em água fria.
Entretanto, bata o queijo mascarpone com metade do açúcar e as gemas até obter um creme liso. Bata as claras até ficarem em espuma, junte-lhes o restante açúcar e continue a bater até ficarem bem espessas. Escorra a gelatina, derreta-a no microondas e junte ao creme de queijo Envolva as claras no creme de queijo e espalhe sobre a caixa de massa.
Leve ao frigorifico. Abra a meloa, retire-lhe as pevides, molde a polpa em bolas e disponha-as sobre o creme de queijo. Sirva bem fresca.

Fonte: http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=162

Etiquetas: ,

Uma nota gastronómica...

... a minha colega Lúcia tem sido uma excelente companheira de receitas e aqui fica uma, recomendada por ela. Experimentei-a num jantar com o casal Funf que estava de partida para férias :) apesar das dores nas costas, acho que ficou bem boa! Para a próxima, acho que vou introduzir uma maçã ralada que juntarei com a cebola...
Caril de atum
4 latas atum em conserva, 2 c. sopa caril em pó, 3 c. sopa polpa de tomate, 2 cebolas, q.b. vinagre, 3 dentes de alho, 1 dl óleo, 3 canela em pau, 200 ml leite côco, q.b. gengibre moído, c. chá açafrão das Índias, q.b. sal

Desfaça o pó de caril em vinagre e junte a polpa de tomate, o açafrão e o gengibre. Misture bem, pois deve ficar uma papa mole, mas não demasiado líquida.
Num tacho, leve as cebolas cortadas às rodelas, a cozer com o óleo. Abra as latas de atum e escorra o óleo.
Junte o atum e os paus de canela à cebola e deixe refogar um pouco.
Adicione a papa de caril e envolva bem;
Cubra com o leite de coco, tape o tacho e deixe cozer um pouco em lume brando. Sirva acompanhado com arroz branco.

Etiquetas: , ,

Sugestões para estes dias...

V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes
De 21 de Agosto a 10 de Setembro
"Pelo segundo ano consecutivo as portas do Castelo de S. Jorge abrem-se à Commedia dell’ Arte para o V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes. Para quem está pouco familiarizado com este género teatral diga-se sucintamente que tem origem na Idade Média, é representado com máscaras e tem uma forte componente de improvisação. Para a edição deste ano está assegurada a presença de três companhias estrangeiras - a italiana Santibriganti, a belga Compagnie pour Rire e a inglesa Ophaboom - e quatro portuguesas - Peripécia Teatro, Teatro ESTE, Teatro Instável e a FC Produções Teatrais que produz e organiza o certame com a colaboração da EGEAC. Para além dos espectáculos no Castelo, o Festival propõe, no Museu da Marioneta, um ciclo de conferências e o já habitual estágio de Commedia dell’ Arte para actores, ministrado, este ano, por Ferruccio Soleri, professor na “Scuola di Teatro del Piccolo” de Milão e um dos poucos depositários da tradicional “representação à italiana”. Destaque ainda para a exposição do cenógrafo e fabricante de máscaras Renzo Antonello.

Internet: www.filipecrawford.com
Informações Úteis: 213 959 417 (Teatro Casa da Comédia)
Programação: aqui "

Lisboa cultural

Mais informações:
- Diario digital
- Correio da manha
Para adultos e crianças: Cursos de teatro em Lisboa
"Estão abertas as inscrições para o Curso de Expressão Dramática ministrado pelo actor/autor e encenador Bruno Schiappa, que funciona anualmente nas instalações do Chapitô, ao Castelo, em Lisboa.

O curso – que se destina a adultos, com ou sem experiência de teatro – decorre em horário pós-laboral e baseia-se no Método de Lee Strasberg, ou seja, nas técnicas de interpretação naturalista.

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 21h00, e para obter informações mais específicas ligue o telefone 21 885 55 50.

Entretanto, também em Lisboa mas na Casa d’Os Dias da Água, na Estefânia, vai decorrer de 4 a 15 de Setembro, uma Oficina de Teatro para Crianças, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos.

Orientada pela actriz Cristina do Aido, a oficina ocupará apenas as manhãs ou as tardes das crianças, de segunda a sexta, e encerrará com a apresentação de um trabalho final, ao qual os familiares e amigos poderão assistir.

Inscrições das 10h30 às 18h30, pelo telefone 21 314 03 52 ou pelo fax 23 110 61 03."

Correio da manha
Gulbenkian mostra curtas de curso de animação 3D
"Uma rifa de ouro", diz João Real sobre a oportunidade de frequentar o curso de cinema de animação 3D promovido pela Fundação Gulbenkian, que culminou com a apresentação, na sexta-feira passada, de quatro curtas-metragens feitas pelos alunos.

Iniciado em Abril, e leccionado por uma equipa pedagógica da Ecole Supérieure d'Informatique et de Communication de França, o curso tinha como objectivo dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para realizar, com algum grau de autonomia técnica, uma breve animação.

Perante uma audiência reunida no Centro de Arte Moderna, em Lisboa - onde as animações estão em exibição, em contínuo, das 10.00 às 17.00, até dia 27 -, os 11 participantes do curso, com idades entre os 24 e 33 anos, partilharam as suas impressões de quatro meses a descobrir a realidade "sem regras" do 3D.

"A Catarina desenvolveu mais o cérebro e eu o coração", avança Bruno Canas, sem réstia de ironia, sobre a execução de Tilt, uma viagem de um minuto e 11 segundos ao interior do corpo humano, na qual trabalhou com Catarina Barata e Elsa Loff.

Inspirado num provérbio finlandês ("Viaja dentro de ti mesmo e lembra-te que lá estiveste"), Tilt explora o sentimento de apatia e a forma como os vários órgãos do corpo processam essa sensação. "Muitas vezes sentimos coisas que não conseguimos explicar, por isso pusemos esse mundo interior em imagens", explicou Elsa.

Pierre-Gilles Stehr, realizador francês e coordenador pedagógico do curso, enumerou, ao DN, os desafios colocados pela animação 3D: "A técnica, embora os princípios de animação sejam sempre os mesmos; e a escolha do tema, uma vez que se podem evitar todos os princípios da realidade e produzir algo do nada."

A única regra imposta aos grupos de trabalho - utilizar a mesma imagem fixa (de um relógio derretido), no início e fim dos seus filmes -, partiu precisamente de uma preocupação de "contenção criativa". Um constrangimento que os filmes incorporaram criativamente nas suas histórias, como mostra Split, que parte a imagem ao meio. "Tínhamos a imagem de referência, o tempo, que foi o conceito que trabalhámos, e foi daí que surgiu a ideia de dividir o ecrã em dois tempos", disse Emanuel Raimundo, um dos autores.
Numa realidade onde se pode "fazer tudo" e "quebrar todas as regras", o tempo continua a ser a maçã de Newton. "O 3D é algo que consome muito tempo, os computadores não trabalham sozinhos e também levam o seu tempo", diz Pierre-Gilles, que tem esperança que os talentos agora revelados não sejam desperdiçados. "Não existe absolutamente nenhuma indústria em Portugal, por isso não os podemos simplesmente abandonar. Isto foi apenas um pequeno teaser sobre o que a animação em 3D pode ser", afiança.

Descreve os seus alunos portugueses como "muito envolvidos, motivados e sempre atrasados". O tempo, na imagem do relógio e como recurso escasso, admitiram todos, influenciou os trabalhos finais. "Se tivéssemos tido mais tempo, talvez a nossa história fizesse mais sentido", reconheceu Vasco Portugal, co-autor da curta The Doubtful Guest, suscitando uma resposta imediata do seu colega de equipa, Diogo Pereira. "Mas é por isso que tem graça."

Diário de noticias
Lisboa: Associação abre espaço para espectáculos «alternativos»
"Personalidades ligadas ao meio cultural criaram um espaço na Baixa lisboeta que vai acolher, a partir de Setembro, espectáculos «alternativos» e ateliês de aprendizagem, destinados a um público jovem e estudantes.

Criada recentemente, a Bacalhoeiro, uma associação cultural sem fins lucrativos, pretende colmatar «uma certa dificuldade que existe em Lisboa de encontrar espaços para iniciativas mais alternativas, como performances, teatro, música ou dança», afirmou à Lusa Pedro Fidalgo, um dos mentores do projecto.

«Há poucos espaços para pessoas mais jovens e coisas mais vanguardistas, menos formatadas», afirmou, adiantando que o público-alvo se situará entre os 18 e os 35 anos.

Instalado na rua dos Bacalhoeiros, o espaço é aberto a iniciativas de grupos culturais, já que a associação «não tem projectos próprios».

A associação pretende dedicar os domingos às crianças, e vai acolher já em Setembro três «workshops»: ourivesaria em esmalte, cerâmica artística e audiovisual.

O espaço terá um bar em funcionamento e um ponto de acesso wireless (sem fios) à Internet, que poderá ser utilizado por estudantes.

Sobre a localização escolhida, a Baixa lisboeta, Pedro Fidalgo, explicou que «as pessoas deste meio cultural circulam muito no centro da cidade».

«Não queríamos sair deste espaço, desta envolvência física», referiu, acrescentando que a Baixa é um local «para onde existem vários projectos de dinamização, nomeadamente da Câmara de Lisboa».

O programa da Bacalhoeiro inclui a exibição de documentários no âmbito do «Ciclo Revolução», às sextas-feiras e, aos domingos, o espaço é dedicado às «experiências acústicas», desde a música clássica ao jazz.

Para cada sábado de Setembro estão previstas iniciativas diferentes: um encontro dedicado à cultura negra, uma exibição de «Metrópolis», de Fritz Lang, um filme mudo que será acompanhado por música ao vivo, uma «performance instalação» e um café-teatro.

No dia da abertura, a 1 de Setembro, será inaugurada uma exposição de fotografia.

As crianças contarão com um espectáculo de teatro de marionetas, nos domingos dias 10 e 24.

Nos restantes domingos do mês, serão exibidos filmes de animação."

Diario digital

sexta-feira, agosto 18, 2006

Sugestões para este fim-de-semana...

Beltane - «Música no Verão»
Pátio do Enxugo
Tel: 214408565
E-mail: dct@cm-oeiras.pt
Data: 18 de Agosto
Local: Fábrica Da Pólvora
Aberto ao Público: Sim
Horário: 22 horas
Preço: Entrada Livre


Os sons de Portugal, Argentina, Madagáscar e Guiné-Bissau cruzam-se, durante as noites de Agosto, no Pátio do Enxugo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, para a realização do Festival Música no Verão, numa celebração da riqueza e da multiplicidade da “música do mundo”.
Noites temáticas, preenchidas com uma programação musical assente na diversidade, que fazem do concelho de Oeiras, uma vez mais, o centro de um grande acontecimento cultural, proporcionando aos seus munícipes e visitantes a oportunidade de usufruírem, num ambiente descontraído e animado, de espectáculos de grande qualidade.

Hoje:
Beltane
Banda Portuguesa de Música Tradicional Irlandesa
http://listen.to/beltane
18 de Agosto, Sexta, às 22h
Pátio do Enxugo, Fábrica da Pólvora

Guia da cidade
Chokyi Nyima Rinpoché
Grande Mestre Budista no Algarve
18 a 22 Agosto 2006

PROGRAMA
- Palestra /Lecture: 18 Agosto (sexta feira) pelas 21h30
Na - Escola EB 2/3 Santo António de Faro
(Entrada Livre)

- Seminário/ Seminary: 19, 20, 21 Agosto/August
No - Espaço Himalaias - Faro

Informações:
Associação Promoção Cultura Tibetana
R. Ataíde de Oliveira, nº79 r/c. Faro
Tel.:. 289827822 – 961624490
Email: cteafaro@netcabo.pt
Festival Rockabilly
18, 19 Ago: 23h

O Festival Rockabilly "Portug'Aloha" apresenta, em duas noites sucessivas, as seguintes bandas:

- 18 Agosto -
Ruby Ann
Carl & The Rhythm All Stars
Clipjoint Cutups
Eddie Clendening

- 19 Agosto -
Nelson & The Hi-Rockin'Trio
Charlie Thompson
Be Bops
The Starliters

Informações Úteis: Bilhetes: 15 euros.

Maxime
Endereço: Praça da Alegria, 58
Telefone: 213 467 090

Lisboa cultural
O Cinema Vai ao Museu
19 Ago: 14h-18h
As diferentes profissões ligadas ao cinema são o tema deste atelier, onde as crianças aprendem o que faz o realizador, o argumentista, o produtor, etc.

Informações Úteis: Marcação prévia.
Museu Nacional do Traje
Endereço: Largo Júlio de Castilho - Parque do Monteiro-Mor
Horários: Ter a Dom: 10h-18h
Telefone: 217 590 318
Fax: 217 591 224
Internet: www.museudotraje-ipmuseus.pt
E-Mail: mntraje@ipmuseus.pt
Acessos: Autocarros: 1, 3, 7, 36, 106, 108

Lisboa cultural
Os Reis e Poetas de Lisboa
19, 20 Ago: 10h-18h
Percurso pedestre na baixa lisboeta, onde se visitam vários pontos relevantes na história da cidade. Com a duração de um dia o passeio começa no Largo Camões e termina na Casa dos Bicos.

Informações Úteis: Ecoland - 286 611 111/ 964 989 402. Marcação prévia.

Lisboa cultural
Ida e Volta - Visitas Comentadas
- O jardim Gulbenkian
19 Set: 15h

- Antiguidades Egípcias com Atelier da Estela de Anúbis
21 Set: 15h

- Um Outro Olhar sobre a Escultura do Parque Gulbenkian
26 Set: 15h

- Galerias da Amazónia - Reserva
28 Set: 15h

Informações Úteis: Marcação prévia
Divisão de Programação e Divulgação Cultural
Endereço: Avenida da República, 21, 2º
Telefone: 213 567 800
Internet: www.lisboacultural.pt
E-Mail: agenda.cultural@cm-lisboa.pt

Lisboa cultural
Workshops de Verão: Dança Oriental e Danças Ciganas
Workshops de Dança Oriental e Danças Ciganas
Carolina Fonseca
19, 20 Ago: 11h-13h (dança oriental), 15h-17h (dança cigana)
50€ /2 workshops (10% desconto grupos a partir de 4 pessoas)
35€ /workshop (10% desconto grupos a partir de 4 pessoas)

Curso intensivo de Dança Oriental
Elsa Sham's
4-8 Set: 20h-22h
65€ /curso (60€ p/inscrições até 25 Ago e grupos a partir de 4 pessoas)

Informações Úteis: 213 422 698
Inscrições: 918 762 225 / 964 781 886
Escola das 1001 Danças

Ateneu Comercial de Lisboa
Endereço: Rua das Portas de Santo Antão, 110
1150-269 Lisboa
Telefone: 213 421 365/7

Lisboa cultural
Kussondulola em Cascais
Data: 19/08/2006
Local: Parque Palmela
Aberto ao Público: Sim
Horário: 22 horas
Preço: Entrada Livre
Os Kussondulola continuam em tournée nacional de apresentação do seu mais recente trabalho de originais, "Guerrilheiro". A primeira banda de reggae portuguesa está a celebrar o Verão com espectáculos ao vivo dedicados ao massivo de fãs, que já se habituou a encontrar nos concertos de Kussondulola um ambiente de festa e homenagem à Vida.

A Tour Mayombe, uma série de concertos memoráveis que juntam os "clássicos" da banda aos novos temas do sétimo disco dos Kussondulola anda a correr o país. No dia 19 de Agosto os Kussondulola actuam no Parque de Palmela, em Cascais.

O sétimo disco de originais de Kussondulola, editado em Abril deste ano, cultiva um som próprio, dando mais um grande contributo na originalidade instrumental da cena reggae que se faz em Portugal através de uma mensagem que defende a liberdade de ideais. No seu mais recente álbum, Janelo de Costa convida a todos a ouvir bem este disco (a ouvi-lo com o coração), e a cada um a interpretá-lo á sua maneira. «Nem todas as interpretações estão certas, mas Guerrilheiro tem uma interpretação divina», defende o artista.
Guia da cidade
Exposições do Museu Nacional de Etnologia
Em agosto

Sectores de Reserva Visitável (Espaço Permanente):

- Galerias da Vida Rural
Colecções ilustrativas de temas alusivos à sociedade rural em Portugal.
Visitas guiadas:
C/ marcação: Ter: 14h-17h, Qua: 10h-12h30, 14h-17h
S/ marcação: durante horário de funcionamento do MNE: 10h30, 14h30

- Galerias da Amazónia
Reservas que permitem trazer junto do público a totalidade dos objectos do MNE procedentes das sociedades ameríndias, em especial da floresta Amazónica.
Visitas guiadas:
C/ marcação: Ter: 14h-17h, Qua: 10h-12h30, 14h-17h
S/ marcação: durante horário de funcionamento do MNE: 11h30, 15h30

- Exposições (Espaços Temporários)
Através dos Panos
Exposição que tem como ponto de partida a colecção da panaria guineense e caboverdiana do MNE.
Visitas guiadas c/marcação: Ter: 14h-17h, Qua: 10h-12h30, 14h-17h

- Sogobò - Máscaras e Marionetas do Mali
Reprodução de 140 peças, divididas segundo o tipo de animal e personagem que representam, com base nos teatros de máscaras e marionetas realizados no centro-sul do Mali no começo da estação seca e no início da estação das chuvas.
Visitas guiadas c/ marcação: Ter: 14h-17h, Qua: 10h-12h30, 14h-17h

Informações Úteis: 213 041 160/9
Museu Nacional de Etnologia
Endereço: Avenida Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa
Horários: Ter: 14h - 18h Qua a Dom: 10h - 18h
Telefone: 213 041 160/9
Fax: 213 013 994
Internet: www.mnetnologia-ipmuseus.pt
E-Mail: mnetnologia@ipmuseus.pt
Acessos: Autocarros: 28, 32, 49

Lisboa cultural

quinta-feira, agosto 17, 2006

Sugestões para estes dias...

Tardes de Cinema - Animação Infantil e Juvenil
Data: de 10 a 31 de Agosto
Local: Biblioteca Municipal São Domingos De Rana / Tires
Aberto ao Público: Sim
Horário: Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto. Sempre às 15h30.
Preço: Entrada Gratuita

Depois da praia, porque não ir ao cinema?
Às 15h30

Dia 17 – Dinossauro
Dia 24 – Mary Poppins
Dia 31 – Robin dos Bosques

Para maiores de 6 anos (excepto o filme Dinossauro que é indicado para maiores de 4 anos)

Biblioteca Municipal de Cascais - S. Domingos de Rana
O Senhor Armand dito Garrincha
Serge Valletti, autoria;
Ângela Leite Lopes, tradução;
Pedro Carraca, encenação;
Dinarte Branco, interpretação.

17 Ago a 3 Set Qui a Dom: 22h
7 a 10 Set Qui a Dom: 24h

Monólogo do Sr. Armand, futebolista do Junior Olimpique de Marseille, sobre a sua relação com a mítica estrela do Botafogo, Garrincha. Uma peça que reflete sobre a carreira e o declínio dos grandes jogadores.

Maria Matos – Teatro Municipal
Endereço: Avenida Frei Miguel Contreiras, 52
1700-213 Lisboa
Telefone: 218 438 801
Fax: 218 438 809
Internet: www.teatromariamatos.egeac.pt
E-Mail: teatromariamatos@egeac.pt

Lisboa cultural
QUARTETO AKIKO PAVOLKA
A VOCALISTA E PIANISTA JAPONESA VAI TOCAR COM O QUARTETO AKIKO PAVOLKA QUARTET, NO MAXIME NA QUINTA-FEIRA DIA 17 DE AGOSTO, ÀS 23.45.
ABERTURA DE PORTAS 22.30.
BILHETES 7 EUROS.
A SEGUIR, MÚSICA PARA DANÇAR - DJ GIMBA.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Sugestões para estes dias...

Informações sobre OSHO
Para quem experimentou ou ficou com pena de não ter experimento o Osho no Andanças (ou noutro local qualquer), aqui ficam algumas informações:

- O Professor vai fazer uma compilação de exercícios que poderá enviar quando estiver terminado, é uma questão de enviarem um email a demonstrar o vosso interesse para:
jodikenobi@hotmail.com

- Links de interesse:
Informações sobre o criador e a escola de Osho Divine Healing Arts:
O site oficial do Ashram de Osho:
www.osho.com
E informações sobre o Voicing,
www.voicing-institute.com

Se quiserem saber mais, digam-lhe (para o mesmo email) porque em breve irá dar aulas em Lisboa! Com tempo ele informará de tudo...
Terapia do Riso
Qua: 20h
“Sessões de grupo organizadas pela Associação Sorrir, com base no método do riso-yôga, usado por Madam Kataria na Índia. Trata-se de um programa de respiração, conjugado com actividades lúdicas, que parte do riso falso para chegar ao riso verdadeiro.

Considerado altamente terapêutico e divertido, este método ensina a enfrentar e ultrapassar o stress do dia-a-dia.“

Jardim da Praça do Império
Endereço: Praça do Império
Acessos: Autocarros: 27, 28, 29, 43, 49, 51, 201 Eléctrico: 15

Lisboa cultural
Effi Hock
Impossibilidade do toque
Até 3 Set 2006
Fotografia Digital
"Entrei num grande cinema, comprei um bilhete para ver uma comédia americana que tinha acabado de estrear. Fui comprar pipocas e Coca-Cola. A fila onde me encontrava parecia não avançar. Quando finalmente chegou a minha vez vi que a empregada tinha umas unhas postiças tão grandes que dificilmente tocava nas teclas da máquina registadora." (N.Y. 2000)

Galerias
Voyeur Project View
Endereço: Rua de Timor, 14-A
1170-372 Lisboa
Internet: www.voyeurprojectview.org
E-Mail: info@voyeurprojectview.org
Acessos: Metro: Anjos Autocarros: 12, 26 e 30 Eléctricos: 28

Lisboa Cultural
Exposição de Ângelo Inocêncio em Lisboa
”A exposição de pintura de Ângelo Inocêncio, «Movimentos», vai ser inaugurada dia 16 de Agosto, pelas 17 horas, no Centro de Documentação do Edifício Central do município de Lisboa.

A exposição «Movimentos» mostra trabalhos que resultam de contrastes acentuados e formas movimentadas.

«Movimentos» pode ser visitada até ao dia 29 de Agosto, entre as 08:00 e as 20:00 horas, todos os dias da semana.”

Diario Digital
Porto: «Desgosto de Agosto» arrancou segunda-feira
”Um grupo de jovens artistas do Porto iniciou segunda-feira o programa «Desgosto em Agosto», para combater o «marasmo cultural» na segunda cidade do país durante o Verão.

«A Casa da Música fechou. O Rivoli fechou. É incrível, mas é verdade: tirando Serralves, culturalmente, o Porto morre em Agosto», disse à Agência Lusa João Sousa Cardoso, um artista plástico de 29 anos ligado à Associação Cultural «Três Quatro Lente».

A primeira iniciativa do programa, a partir de segunda-feira, é um ciclo de cinema dedicado ao realizador francês Jean-Luc Godard, que decorrerá no «Senhorio», um espaço artístico alternativo situado num edifício antigo do centro do Porto.

«Godard é o pai de boa parte do cinema europeu e devia ser mais conhecido», defende Sousa Cardoso.

Todos os dias às 22:00, durante uma semana, será exibido um filme, «com entrada livre e barzinho com cerveja».

O ciclo, intitulado «Gostar de Godard», é constituído por seis filmes: «O Pequeno Soldado» (1963), «Week-end» (1967), «Tout va bien» (1972), «Passion» (1981), «JLG para JLG» (1995) e «Eloge de l`Amour» (1999).

São cópias em DVD, cedidas por particulares, mas segundo João Sousa Cardoso, «em vez de vê-los em casa, sozinhos, é melhor apreciá-los em grupo e falar depois sobre eles».

Uma iniciativa idêntica, «Gostar de Oliveira», está a ser programada para o resto do mês, mas noutro «espaço alternativo», chamado «Pêssegos Prá Semana».

O objecto, desta vez, será o mais antigo realizador do mundo em actividade, Manoel de Oliveira, que em Dezembro completará 98 anos.”
Diario Digital

sexta-feira, agosto 11, 2006

Sugestões para este fim-de-semana... grande, para alguns...

Stand-Up Comedy
Francisco Menezes - 18, 19 Ago, 1 Set: 0h10 a 0h40
Aldo Lima - 25, 26 Ago: 0h10 a 0h40
Eduardo Madeira - 12 Ago: 0h10 a 0h40
Informações Úteis: Entrada livre

Casino Lisboa
Endereço: Alameda dos Oceanos, lote 1.03.01, Parque das Nações
Telefone: 218 929 000
Fax: 218 929 059
Internet: www.casinolisboa.pt
E-Mail: info@casinolisboa.org
XXVII Salão Internacional de Pintura Naïf
Data: de 31 de Julho a 11 de Setembro
Local: Galeria De Arte Do Casino
Aberto ao Público: Sim
Horário: Todos os dias, das 15h às 24h
Preço: Entrada Livre

“Ana Maria de Abadal, pintora espanhola de Barcelona, com 89 anos e Ribeiro Antunes, antigo chefe de estação da linha férrea do Estoril, com 93 anos, ganharam os prémios da 27ª edição do Salão de Internacional de Pintura Naïf do Estoril.

Este ano, o XXVII Salão Internacional de Pintura Naïf reúne 96 trabalhos de 42 artistas de diversos paises, com predominância de artistas portugueses e espanhóis e ainda, do Brasil, Roménia, Cabo Verde, Itália, Reino Unido, República Dominicana, e outros.

O juri de selecção e premiação deste salão foi constituido pelos professores Joaquim Lima Carvalho e António Pedro, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Jorge Felner da Costa, em representação da Junta de Turismo da Costa do Estoril e Nuno Lima de Carvalho em representação da Câmara Municipal de Guimarães e na qualidade de director da Galeria de Arte do Casino Estoril.

O “Prémio Câmara Municipal de Guimarães” (1º Prémio) foi atribuido pelo júri a uma pintora espanhola, Ana Maria de Abadal, de Barcelona, uma das mais premiadas artistas que em Espanha se dedicam a esta modalidade pictórica, representada em vários paises e que há cerca de 20 anos participa na exposição do Estoril, onde nas anteriores edições já foi distinguida com 7 menções honrosas.

O “Prémio Junta de Turismo da Costa do Estoril”, destinado a distinguir trabalhos sobre esta zona, foi para “Mercado de Cascais”, de um autor nascido no Dafundo em 1912, Carlos Ribeiro Antunes, antigo aluno da Casa Pia, onde foi companheiro do escultor Martins Correia e que durante 38 anos trabalhou na Estoril Plage, ao tempo concessionária da Linha dos Caminhos de Ferro do Estoril, tendo chegado a chefe de estação, residindo em Cascais.

O júri atribuiu 16 menções honrosas aos seguintes artistas: António Réu, Arce, Candelas Hernández, Estrela Santos, Fernanda Azevedo, Juan Guerra, Julian Parada, Maria Antónia Gomes, Maria Carmen Jiménez Crespo, Maria de Jesus, Maria Vilaça, Menchu, Ramos Santos, Silvana, Tessa e Yiyo.

Participam, ainda, nesta mostra os seguintes autores: Abel, Albino José Moreira, António Poteiro, Augusto Pinheiro, Cajamarca, Carmen Corcelles, Conceição Lopes, Elsebeth Brüel, Elza Filipa, Emil Pavelescu, Estela Benavides, Fernanda Mourão, Gerard, Hyacinthé, Isabel Martínez, J. B. Durão, José Maria, Josep Mir, Laura Esteban, Leocádia Barroso, Lily Honson, Lisa, Luíza Caetano, Margarida Silveiro, Margarita Soguero, Maria Alice Fernandes, Maria Cruz Segovia, Marisa Norniella, Miriam Fialho, Nell, Noeni Fonts, Orlando Fujinelli, Pepa Santos e Solitos

Esta exposição ficará aberta ao público todos os dias das 15 às 24.00 horas até 11 de Setembro.”

Guia da cidade
Paula Sousa 4to jazz
Sexta, dia 11
Grupo liderado pela invicta pianista. Composições originais em vésperas de serem fixadas em registo fonográfico, cuja edição se espera para breve. Este espectáculo prepara precisamente a entrada em estúdio, objectivo secreto...
Paula Sousa piano
André Matos guitarra
Demian Cabaud contrabaixo
Bruno Pedroso bateria
23h entrada: 3 euros

Sítio do Cefalópode
http://www.cefalopode.com/ - SÓ PARA CIDADÃOS DO MUNDO
Skate
Até 15 Set 2006
Sáb: 10h/14h e Dom: 14h

Transforme-se num verdadeiro skater! No ringue com obstáculos e rampas para skate, bmx e patins em linha do centro “No Ar e Sobre Rodas” pode encontrar-se ainda, um ringue de aprendizagem para skate e patins em linha e um circuito de “Dirt Jumps” para BTT.

Parque Florestal do Monsanto
Endereço: Mata de Monsanto - Serra de Monsanto
Telefone: 218 170 200
Internet: www.cm-lisboa.pt
Acessos: Autocarro: 11, 23, 24, 29, 70 Metro: Sete Rios

Lisboa Cultural
PUGSLEY BUZZARD QUARTET - NO CABARET MAXIME SÁBADO 12 DE AGOSTO
“PUGSLEY BUZZARD é um músico/compositor/entretainer Australiano, com ideas pianistas ao género do Thelonious Monk ou Charles Mingus e com um estilo vocal inspirado em Tom Waits, Fats Waller ou Louis Armstrong.

Interpretando composições originais, jazz tradicional e blues, Pugsley apresenta um espectáculo emocionante, imprevisivel e humoristico.

Mais informações:
- aqui
- e aqui

CABARET MAXIME
ABERTURA DE PORTAS 22.30
Animações de Época nos Jardins Históricos de Oeiras
Jardins do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras e Jardim da Cascata da Quinta Real em Caxias

Data: de 5 de Agosto a 16 de Setembro
Aberto ao Público: Sim
Horário: Entre as 17h30 e as 19h00
Preço: Entrada Livre

“A Condessinha Leonor de Daun, segunda mulher de Sebastião de Carvalho e Melo, o arquitecto Carlos Mardel e o famoso escultor Machado Castro, entre outras personagens do universo pombalino, vão receber o público que visitar os jardins do Palácio Marquês de Pombal e da Cascata da Quinta Real de Caxias, nos finais das tardes de sábado, entre 5 de Agosto e 16 de Setembro (das 17h30 e as 19h00), proporcionando-lhe uma visita animada aos espaços mais significativos destes jardins.

Numa verdadeira viagem ao séc. XVIII, aberta a toda a família, o público poderá descobrir estes maravilhosos jardins históricos de Oeiras de uma forma bastante animada, onde não faltarão actividades lúdicas recheadas de História e de vivências relatadas pelos protagonistas.

Este programa de animação de época visa, através de breves encenações e dramatizações, referenciar factos e relatar memórias de outros tempos, envolvendo os visitantes em cenas de dança, música e na realização de jogos, entre outras propostas. Será, com certeza, um refrescante fim de tarde, onde não faltará um chá frio, servido no final da visita.

Refira-se que os jardins históricos representam importantes peças do nosso património, verdadeiros monumentos que carecem de protecção especial, uma vez que resultam de composições arquitectónicas e vegetais de grande interesse histórico e artístico.

Criados como uma forma simbólica do próprio Universo e, simultaneamente, como uma homenagem do Homem à Natureza, numa relação de poder e domínio, constituem um valioso testemunho de uma determinada época, enquanto reflexo do seu quotidiano social, político e económico.

O concelho de Oeiras orgulha-se de poder contar entre os seus bens patrimoniais com dois espaços singulares da arquitectura da paisagem setecentista: o jardim da Quinta do Marquês de Pombal, em Oeiras, junto à Ribeira da Lage, e o jardim da Cascata, em Caxias, parte integrante da antiga Quinta Real, cuja construção se cruza com a do Palácio de Queluz.

PROGRAMA DAS ANIMAÇÕES DE ÉPOCA:

DATAS JARDINS HISTÓRICOS HORÁRIO
- 12, 19 Agosto e 16 de Setembro (Sábados) - Jardim do Palácio Marquês de Pombal - Entre as 17h30 e 19h00
- 26 de Agosto e 2 e 9 de Setembro (Sábados) - Jardim da Cascata da Quinta Real de Caxias - Entre as 17h30 e 19h00

Durante a visita, o público poderá ainda assistir ao Workshop: Flores que se comem, ministrado por José Pedro Fernandes, botânico responsável da Casa de Serralves (excepto no dia 16 de Setembro).

A entrada é livre, devendo o público interessado dirigir-se aos respectivos jardins no período e horário mencionado.”

Guia da cidade
Noi-TRADas do Carmo - sáb, 12 Agosto, 22h - Ruínas do Carmo, Lisboa
Noi-Trad'as do Carmo
jam session de danças tradicionais
22h
ruínas do carmo,
chiado - lisboa,
12 Agosto - No sábado há chuva de meteoros visível a olho nu
“As Perseidas são um fenómeno anual, que terá o ponto mais alto na madrugada
de 12 de Agosto.”

Para lerem o resto da notícia:
Jornal Público
Anti-Pop Music Festival
“Segunda edição de um festival dedicado a electrónicas para dançar ao ar livre. No luxuoso alinhamento figuram nomes como Tiga, Trentemoller, Booka Shade e Alexander Kowalski. O forte Santiago da Barra, em Viana do Castelo, é o palco para o evento, que decorre nos dias 13 e 14 de Agosto.

No primeiro dia, o destaque vai para o regresso de Tiga, Trentemoller e Booka Shade. Quem ainda não dançou ao som de "You gonna want me" que se acuse. Ou que o faça rapidamente. É um dos temas mais fortes e dançados de "Sexor" (ponto de encontro entre electrónica sensual e house/techno de sensibilidade pop) o álbum que faltava aos 15 anos de carreira do canadiano Tiga, um dos mais requisitados DJ do mundo. Outro nome do momento é o dinamarquês Trentemoller, que se estreou em Lisboa recentemente. Regressa a Portugal para um DJ set que se prevê bombástivo, devendo incluir algumas das suas criações na área da produção, como a remistura que assinou para "What else is there", dos Röyksopp, ou para "Do what you do", de Yoshimoto. Quanto aos Booka Shade, lançaram recentemente o novo "Movements", fonte de movimentos electro com ecos do techno de Detroit e do funk dos 80's, à mistura com paisagens jazzísticas. Walter Merziger e Arno Kammermeier trazem consigo a reputação de um dos mais entusiasmantes grupos do género ao vivo, já confirmada em pistas portuguesas. O cartaz da noite fica completo com Double on funk, Souls Of Fire, Invaders, Miguel Rendeiro, Tó Ricciardi e Rui Vargas.

O segundo dia do festival é pontificado pelas actuações de Michael Mayer e Alexander Kowalski. Michael Mayer, DJ habituado às pistas de dança portuguesas, é um nome maior do novo techno alemão. É também conhecido como um dos fundadores da Kompakt, uma das mais famosas editoras de música electrónica. Da Alemanha vem também Alexander Kowalski, figura de proa do techno berlinense. Isso, e o facto de já ter sido considerado pela imprensa alemã o melhor "live act", torna grande a expectativa em torno do seu regresso. As restantes selecções da noite são da responsabilidade de Nuno F, Nuno Di Rosso, Freshkitos, Expander, Tigerskin e Vitalic.

- Dia 13 - Double on Funk + Souls of Fire + Invaders + Miguel Rendeiro + Tó Ricciardi + Rui Vargas + Booka Shade + Trentemoller feat. DJ T.O.M. + Tiga
- Dia 14 - Nuno F + Nuno Di Rosso + Freshkitos + Expander + Tigerskin aka Dub Taylor + Alexander Kowalski feat. Khan + Michael Mayer + Vitalic
LOCAL: Viana do Castelo, Viana do Castelo -
HORARIOS: de 13-08-2006 a 14-08-2006; Domingo às 19h00 e Segunda às 20h00
PREÇO: 25€ (dia). Passe 2 dias: 35€.
OBSERVAÇÕES: No Largo da Estátua da Menina de Viana (junto ao forte Santiago da Barra). Com DJ Tiga, Vitalic, Michael Mayer, Trentemoller feat. DJ T.O.M., Booka Shade, Alexander Kowalski feat. Khan e Tigerskin aka Dub Taylor.”

Guia do lazer
SEGUNDA, dia 14 de Agosto
SAGRES SURF FESTIVAL
CAMPISMO GRATUITO
14 E 15 DE AGOSTO SAGRES (PRAIA DO TONEL)
PEGA NA PRANCHA E APANHA A ONDA DA MELHOR MÚSICA DESDE VERÃO
Campismo Gratuito: os portadores de passe para os dois dias do Sagres Surf Festival vão ter direito a campismo gratuito, no Campo do Tonel, situado a cerca de 500 metros do recinto do Festival. Mais uma boa razão para aproveitar as férias e ir até Sagres apanhar a onda da melhor música deste Verão, num Festival que alia Música e Surf.

Horários de Actuação:

- 14 de Agosto
PATRICE 01H30
MICHAEL FRANTI & SPEARHEAD 23H30
XAVIER RUDD 21H30
THE BEAUTIFUL GIRLS 20H00
MONEY MAKER$ 19H00

- 15 de Agosto
NATIRUTS 01H30
SLIGHTLY STOOPID 23H40
MISHKA 21H50
PIERRE ADERNE 20H20
MERCADO NEGRO 19H00

14 e 15 de Agosto 2006 * Praia do Tonel Sagres
Surf e Música numa mistura explosiva!

Num cenário paradisíaco, tendo o Surf como base e a Música como paixão… realiza-se a primeira edição do Sagres Surf Festival, a 14 e 15 de Agosto na Praia do Tonel em Sagres.

O Surf e a Música sempre estiveram intimamente ligados. Desde os Beach Boys a Jack Johnson, o culto da Música ligado ao culto do Surf produziu alguns dos mais iluminados momentos sonoros.

Na belíssima Praia do Tonel em Sagres, decorre pela primeira vez o Sagres Surf Festival, com a presença de alguns dos artistas mais refrescantes da dita “Surf Music”, entre os quais Patrice, Michael Franti & Spearheads, Xavier Rudd e Slightly Stoopid.

Com o patrocínio da Super Bock, existe uma possibilidade única de viver as emoções da Música e do Surf, do Verão e dos Amigos, numa fantástica paisagem natural, nos dias 14 e 15 de Agosto, na Praia do Tonel em Sagres.

Preço dos Bilhetes e Locais de Venda:
- Bilhete dia 14 de Agosto 25 Euros
- Bilhete dia 15 de Agosto 25 Euros
- Passe 2 dias 40 Euros
- Locais de Venda: Multibanco, Fnac, Balcões dos CTT, Agências ABEP e Alvalade, Ticketline (Reservas: +351 707234234 e www.ticketline.sapo.pt), Pousadas Movijovem e Bar BANK (Albufeira); Postos de Turismo Sagres, Aljezur, Lagos, Praia da Rocha, Albufeira, Faro, e Montegordo.

DPT.º PROMOÇÃO
Tel: (+351) 21 315 6554
Tel: (+351) 21 315 6555
musicanocoracao@musicanocoracao.pt
http://www.musicanocoracao.pt/
*Limpeza da praia de S. Pedro de Estoril em mergulho*
*15 de Agosto - inscrições online abertas!*
No âmbito da campanha *S.O.S. Oceano e à semelhança da mega limpeza do porto de Sesimbra (clique aqui para recordar) vamos, desta vez, limpar a Praia de S. Pedro do Estoril.
Este evento conta com a colaboração generosa das seguintes entidades:
*Câmara Municipal de Cascais: http://www.cm-cascais.pt
*Scubapro Portugal: http://www.scubapro.com
*Programa:*
- 9.00 - 10.00 h - Recepção dos concorrentes, inscrição, entrega de materiais promocionais
- 10.00 - 10.30 h - Preparação de equipamento
- 10.30 h - Briefing
- 11.00 - 12.00 h - Mergulho para recolha de lixo
- 12.00 - 13.30 h - Pesagem do lixo recolhido
- 13.30 - 15.00 h almoçarada (bifanas, cervejola, etc.)
- 15.30 - entrega de prémios, discursos, troca de números de telefone paraencontros mais tarde, etc.
*Inscrição:*
- Envie-nos um email para *aplorena@oceanario.pt * contendo o nome, telefone e email dos dois membros da equipa.
- Transfira 25€ por pessoa para o seguinte NIB: 0033-0000-00243444-781-05.
Nota importante: envie-nos um email para *aplorena@oceanario.pt * quando efectuar atransferência, para que possamos localizar devidamente o pagamento.
Regras:
- As equipas deverão ter dois participantes, com a caderneta de mergulho devidamente carimbada e vá¡lida.
- Os participantes deverão observar as regras de segurança inerentes à actividade de mergulho amador, sendo imediatamente desclassificados em caso de incumprimento desta regra.
- O almoço está¡ incluído na inscrição.
Não hesite em contactar-nos por email se necessitar de algum esclarecimento adicional.
Para mais informações e inscrições contacte-nos através de:
Telefone: 21 891 7002 / 06Fax: 21 895 5762
2ª Quinzena de Agosto
- Cursos de Verão Nextart -
Pintura, Desenho, Escrita Criativa, Guionismo e Massagem Biodinâmica (uma novidade no Nextart) são os pontos fortes da 2ª quinzena de Agosto, cujo arranque será já no próximo dia 18.

Aproveite esta semana para fazer a sua inscrição ou solicitar mais informações.


2ª QUINZENA AGOSTO

Pintura Avançada - Curso Intensivo
Auto-Retrato
Ricardo Leite
18, 21, 23, 25, 28, 30 (2as, 4as e 6as)
10:00-13:00
Preço: €120
para participantes com experiência em Pintura

Desenho de Objectos
Linha e Sombreado
Ricardo Leite
21, 23, 28, 30 (2as e 4as)
17:30-19:30
Preço: €60

Pintura a Óleo
Representação de Objectos Opacos e Transparentes
Ricardo Leite
22, 24, 29, 31 (3as e 5as)
10:00-13:00
Preço: €80

Pintura a Óleo: Retrato
Representação do Rosto Focando a Cor
Ricardo Leite
22, 24, 29, 31 (3as e 5as)
19:00-22:00
Preço: €80

Desenho de Retrato / Cabeça
Expressão Através de Sombreado, Claro-Escuro e Mancha
Ricardo Leite
21, 23, 28, 30 (2as e 4as)
19:30-22:00
Preço: €70

Escrita Criativa
Escrever, Contar Histórias
Conceição Garcia
22, 24, 29, 31 (3as e 5as) às 19:30-22:00
21, 23, 28, 30 (2as e 4as) às 10:30-13:00
Preço: €70

Guionismo
Das Ideias ao Guião
Conceição Garcia
22, 24, 29, 31 (3as e 5as)
17:00-19:30
Preço: €70

Massagem Biodinâmica
Desbloqueio Energético e Integração Emocional
Fátima Marques
22, 24, 29, 31 (3as e 5as) às 10:30-12:30 ou 17:00-19:00
21, 23, 28, 30 (2as e 4as) às 20:00-22:00
Preço: €60


Para mais informações e inscrições contacte:

Tel: 21 342 1215 / 93 542 1215
Email: nextart@sapo.pt
Web: http://www.next-art.net/

nextart - centro de experiências artísticas
Rua dos Duques de Bragança, 6 A. 1200-162 Lisboa

quinta-feira, agosto 10, 2006

Sugestões para estes dias...

VII Porto Cartoon
1 Ago a 29 Set 2006
"O Museu Nacional da Imprensa apresenta em Lisboa o VII PortoCartoon, exposição que reúne cerca de 200 cartoons, entre os quais os premiados e as menções honrosas atribuídas pela organização, num conjunto que inclui trabalhos de cartoonistas de todo o mundo em torno de temas de evidentes contornos políticos. Países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, e a Turquia, para além dos principais países europeus, estão representados num festival que é considerado pela FECO (Federação Internacional dos Cartoonistas) o terceiro mais importante do mundo.

Ministério das Finanças - Átrio
Endereço: Praça do Comércio
Telefone: 218 816 800"

Lisboa Cultural
Vá de férias com a Ciência
1800 acções de divulgação científica em todo o país
"Pelo décimo ano consecutivo, de 1 de Agosto a 30 de Setembro, poderá partir à descoberta da Ciência durante as férias de Verão. Na praia, no campo ou na cidade, especialistas de universidades, centros de investigação, escolas e associações científicas organizam acções de divulgação científica de acesso gratuito para toda a população.
Espreitar por um telescópio para observar as estrelas, as galáxias ou os planetas, é uma oportunidade que a Astronomia no Verão nos tem vindo a assegurar nos últimos 10 anos. Que rochas guardam as nossas reservas de água? E como se processou o abastecimento de água a cidades como Lisboa e Porto ao longo do tempo? Dos subterrâneos do Porto às mais antigas fontes de Alfama, os especialistas estão lá para lhe explicar. Na Geologia no Verão poderá ainda acompanhar os geólogos em passeios de autocarro, bicicleta e até de canoa para melhor conhecer os acontecimentos que, há milhões de anos, condicionaram a nossa paisagem.
Descobrir como os sobreiros ajudam a combater a desertificação ou monitorizar a actividade da vegetação das dunas pela noite dentro, são algumas das iniciativas em que poderá participar na Biologia no Verão. Mas se quiser conhecer os animais que habitam estuários, praias ou montes, acompanhe os biólogos a uma saída de campo para observar golfinhos, aves, borboletas e até lobos.
Na Engenharia no Verão, poderá este ano ver de perto o início da nova ponte para a travessia do Tejo, entre o Carregado e Benavente, que deverá estar terminada em 2007. Mas poderá continuar a visitar barragens, a saber como se processa o tratamento de águas ou de resíduos, como se monitoriza o tráfego, que tipo de antenas emitem o sinal de televisão que vemos todos os dias, ou para que serve o cabo submarino amarrado em Sesimbra.
Na Ciência Viva com os Faróis, os especialistas da Marinha partilham consigo os seus conhecimentos de engenharia, navegação e história. Ao final do dia, aproveite o entardecer e vá até à costa visitar um farol. A maioria das acções necessita de inscrição prévia. O acesso é gratuito.Programação completa em: www.cienciaviva.pt/veraocv/
Para mais informações: Nº azul 808 200 205
Culturgest: Música chinesa contemporânea na rentrée
"A musica chinesa contemporânea, um dos raros produtos «made in China» mal conhecidos no Ocidente, é uma das novidades da reentrée da Culturgest, cuja programação até ao final do ano foi anunciada hoje.

Além da música, onde sobressai também a estreia em Portugal da ópera «Pollicino» (O Pequeno Polegar), do compositor alemão Hans Werner Henze, e um concerto da cantora grega Savina Yannatou, haverá teatro, cinema, dança e artes plásticas.

A Culturgest vai acolher em Outubro a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental («doclisboa»), seguindo-se a exibição dos filmes premiados no último festival de animação de Espinho, em Novembro, e um ciclo de cinema japonês, em Dezembro.

Na área do teatro, destaque para a «Gata Borralheira», de Robert Walser, encenada por Ricardo Aibéo, e a interpretação do primeiro texto dramático de José Luis Peixoto, «Anathema», pela companhia tgStan.

A dança estará representada por um ex-dramaturgo de Pina Bausch, o coreógrafo Raimund Hoghe, com «Young People, Old Voices», no final de Setembro, e um espectáculo dirigido por Vera Mantero («Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza»), em Novembro. O programa prevê também três exposições, de João Paulo Feliciano, Bart Lodewijks e Francisco Tropa.

O concerto dedicado à música contemporânea chinesa, com obras de Tan Dun, Mo Wuping, Xu Shuya, Chen Yi e Qu Shiaosong, interpretadas pela OrchestrUtopica, ocorrerá no dia 28 de Setembro.

Segundo a Culturgest, trata-se de uma selecção feita «entre centenas de nomes de compositores chineses contemporâneos» e cuja obra «continua a ser pouco ou mal conhecida do grande público».

Ainda na área da música, estão marcados concertos com dois famosos grupos de jazz (o quarteto de Wayne Shorter e o quinteto de Andrew Hill), a fadista Aldina Duarte e a cantora e percussionista brasileira Badi Assad."

Diario Digital

quarta-feira, agosto 09, 2006

Sugestões para hoje...

Entre os dias 3 e 12
Jazz regressa em Agosto à Gulbelkian "sob o signo de Coltrane"
"O jazz regressa em Agosto ao jardim da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, com uma semana de concertos "sob o signo de Coltrane" e "forte preponderância" dos Estados Unidos, anunciou o director artístico do festival, Rui Neves.
No cartaz do "Jazz em Agosto 2006" figuram, entre outros, o sexteto de Anthony Braxton, The Cláudia Quintet, Rova Orkestrova Electric Ascension, Craig Taborn's Junk Music, Corkestra, Nels Cline e Evan Parker. Trata-se de "um leque abrangente do mundo contemporâneo do jazz", desde o "neo free" e o "electrojazz" ao "jazz de câmara" e ao chamado "noise", diz Rui Neves.
O programa, que decorrerá de 3 e 12 de Agosto, inclui uma palestra de Evan Parker sobre Coltrane, uma das figuras míticas do jazz moderno, falecido em 1967 com apenas 41 anos, e a exibição de um filme com Coltrane, Miles Davis e Gil Evan, cedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
O "Jazz em Agosto" da Gulbenkian começou em 1984 e desde então já acolheu cerca de 180 concertos, a maioria deles no anfiteatro ao ar livre dos jardins da Fundação, com 900 lugares. Segundo os organizadores, nos últimos anos, o festival "ganhou projecção internacional" e é hoje citado nas "melhores publicações do jazz actual"."
Teatro S. Carlos
Festival de Flamenco em Setembro
“O Teatro de São Carlos recebe em Lisboa, pela primeira vez, em Setembro, música e canto flamenco, com Carmen Liñares, Eva Yerbabuena e Israel Galván à frente do cartaz.

Dias 5, 7 e 9 de Setembro sobem ao palco de ópera de Lisboa, respectivamente, ‘De voz de madera’, concerto de Carmen Liñares, ‘Eva’, por Eva Yerbabuena, e ‘Arena’, por uma das mais recentes estrelas do flamenco, Israel Galván. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura espanhol.

Considerada uma das maiores cantoras de falmenco da actualidade, Carmen Liñares abre o evento com ‘De voz de madera’. Uma das primeiras artistas espanholas a ser convidada para actuar com a Filarmónica de Nova Iorque no Lincoln Center, Carmen será acompanhada pelos guitarristas Juan Carlos Romero e Paco Cruzado e pelo percussionista Antonio Coronel.”

Correio da manha
Tagis - Actividades com Borboletas - Biologia no Verão 2006
Precisam-se Voluntários
Projecto «Bébés com Agulha e Linhas»
“Um atelier, agulhas, linhas e muito amor... são os "condimentos" utilizados pelas voluntárias do projecto "Bebés com Agulha e Linha".

As voluntárias deste projecto confeccionam artigos de vestuário para crianças dos zero aos dez anos de idade doando-os depois a várias instituições ou particulares, que dêem prova de real necessidade e que sejam indicados por entidades que tenham conhecimento dos casos, nomeadamente pela Câmara Municipal de Oeiras.

Tudo começou com uma senhora, a D. Maria do Pilar Fernandes, que teve uma ideia... Sabia costurar e tinha como hobby fazer roupinhas de bebé. Começou, então, a doá-las e a ela se juntaram outras senhoras que, reunidas num atelier, criam milhares de peças de vestuário para aqueles que mais necessitam.

A Câmara Municipal de Oeiras associou-se a este projecto, cedendo as instalações, em regime de comodato, a Maria do Pilar Fernandes, sitas na Rua Instituto Conde de Agrolongo, nº 43 A - Bairro Municipal do Alto da Loba, em Paço de Arcos.

A autarquia também tem articulado com Instituições do Concelho para enquadrar situações que possam beneficiar deste apoio, além de estar empenhada na angariação de mais voluntários(as) para colaborarem com o projecto, que se encontra inscrito na Bolsa de Voluntariado dinamizada pela Divisão de Assuntos Sociais.

Até à data, já foram entregues largas centenas de enxovais a instituições como a Maternidade Alfredo da Costa, o Hospital de S. Francisco Xavier, a Associação para a Integração Familiar e Social de Pessoas com Deficiência Mental - Casa, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Oeiras, a Associação "Os Francisquinhos" e a Associação "Ajuda de Mãe".

Mas ainda há muito a fazer e todas as ajudas são bem-vindas. Além de serem precisas mais pessoas que saibam costurar, também há necessidade de materiais tais como lãs, agulhas, máquinas de costura e tecidos, entre outros.

Por isso, aqui fica o apelo para todos(as) aqueles(as) que queiram colaborar se juntarem ao projecto "Bebés com Agulha e Linha" e possam também dar um pouco de conforto às crianças que mais precisam.

Os(as) voluntários(as) deverão contactar a Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Oeiras, através do telefone: 21 440 8507”

Guia da cidade
Duas dezenas de filmes passam ao ar livre no Fórum Montijo
“Filmes dramáticos, de animação e comédias vão ser projectados entre 27 de Julho e 15 de Agosto no parque de estacionamento do Fórum Montijo, que vai ser transformado num Drive In, uma sala de cinema ao ar livre.
Recuperando filmes que passaram nas salas nos últimos anos, a iniciativa vai abranger produções norte-americanas e películas europeias, que poderão ser vistas num ecrã de 14 metros de comprimento por oito de altura, informou o gabinete de imprensa do Fórum Montijo.
Ao longo dos 20 dias da iniciativa, serão projectados filmes como «À Procura da Terra do Nunca» (sobre a vida de JM Barrie, criador de Peter Pan), «O Fabuloso Destino de Amélie Poulain» (que popularizou Audrey Tautou, protagonista feminina de «O Código Da Vinci»), ou «Cidade de Deus» (sobre a vida naquela favela brasileira).
Longas-metragens de animação como «A Idade do Gelo» ou «A Viagem de Chihiro», produções pouco publicitadas como «A Domadora de Baleias» e filmes premiados como «O Fiel Jardineiro» (Óscar de Melhor Actriz Secundária para Rachel Weisz) ou «O Amor é um Lugar Estranho» (Óscar de Melhor Argumento Original) também estarão de novo em cartaz.
Embora o acesso seja gratuito, o Drive In - que pressupõe que os espectadores vejam o filme a partir das suas viaturas -, apenas tem capacidade para entre 60 a 80 veículos, pelo que o público deve chegar algum tempo antes do início das sessões, previstas para as 21:30.”

Diario Digital
Workshops de Agosto
Babyoga (Idades: 1 a 22 meses)
4as feiras: 9, 16, 23, 30
- 15h – Baby Yoga 1: recém-nascidos até à tentativa de gatinhar (máximo 9 meses)
- 16h30 – Baby Yoga 2: da tentativa de gatinhar até à aquisição da marcha (máximo 22 meses)

Sábados: 12
- 10h: Baby Yoga 1
- 11h30: Baby Yoga 2

Nº de mínimo de aulas: 2
Nº minino de bebés por aula: 4 e máximo 8
Nº de adultos por aula: 1 adulto por bebé (mãe ou pai)
Duração da aula: 1h aproximadamente
Local: Ashtanga Yoga Shala Gulbenkian. Av. Antº Augusto Aguiar, 150 F – 4º esq.
Inscrições: Isa Guitana - 912181778
Se desejar saber mais informações por email, escreva para: casavinyasa8yoga@yahoo.com
Pintora e autarquia assinam contrato de cedência de obras
Futuro museu de Paula Rego viabilizado
“Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais assinam no próximo dia 17 um contrato através do qual a pintora cede à autarquia um importante conjunto de obras de arte para instalar no futuro museu Casa das Histórias e Desenhos – Paula Rego

A assinatura do documento surge quase quatro semanas após o Conselho de Ministros ter aprovado uma resolução a autorizar a permuta dos terrenos da ‘Parada’ de Cascais – local onde será construído o museu, exclusivamente dedicado à obra da pintora portuguesa residente em Londres – por 14 imóveis do município, ocupados por diversos serviços públicos do Estado (forças de segurança, justiça e saúde).A construção do museu, um projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, deverá arrancar em 2007 e tem um custo calculado de cinco milhões de euros. Centenas de desenhos e gravuras de Paula Rego vão ficar reunidos no novo museu, onde haverá ainda um espaço dedicado à obra do seu falecido marido, o artista Victor Willing.Nascida em Lisboa em 1935, Paula Rego é uma das artistas mais conhecidas no panorama artístico britânico.”

Correio da manha
Dj's Animam noites de Agosto no Arena Lounge
Arena Lounge no Casino de Lisboa
Data: de 1 a 31 de Agosto
Local: Casino Lisboa
Aberto ao Público: Sim
Horário: Da 1 às 3 da manhã e da 1 às 4 da manhã às 6ªs, sábados e vésperas de feriados.
Preço: Entrada Livre


Diariamente no Arena Lounge do Casino Estoril, DJs animam o fim da noite da 1 às 3 da manhã e da 1 às 4 da manhã às 6ªs, sábados e vésperas de feriados.

EM AGOSTO:
9 Agosto - Kalaf (1-Uik / Enchufada)
10 Agosto - Joao Gomes (Cool Hipnoise / Spaceboys)
11 Agosto - Belita (Ofirprod)
12 Agosto - Alcides de Sousa (The Deal)
13 Agosto - Kamala
14 Agosto - Carla Menitra (Maedela / Lowbudget)
15 Agosto - Zé Cunha (The Serenaders)
16 Agosto - Jorge Évora (Radio Oxigénio)
17 Agosto - Mike Stellar (Club journeys / Jazzpicante)
18 Agosto - José Belo (Loop Recordings)
19 Agosto - André Caxaria
20 Agosto - Kamala
21 Agosto - Carla Menitra (Maedela / Lowbudget)
22 Agosto - André Caxaria
23 Agosto - Kalaf (1-Uik / Enchufada)
24 Agosto - Joao Gomes (Cool Hipnoise / Spaceboys)
25 Agosto - Jorge Évora (Radio Oxigénio)
26 Agosto - D-Mars (Rocky Marsiano / Double D Force)
27 Agosto - Kamala
28 Agosto - Carla Menitra (Maedela / Lowbudget)
29 Agosto - Mr Cheeks (Supafly)
30 Agosto - José Belo (Loop Recordings)
31 Agosto - Mike Stellar (Club journeys / Jazzpicante)

Guia da cidade
*Moon-Watching*
"Como é costume por esta altura do ano o CEAI vem mais uma vez promoverentre os dias 7 a 12 de Agosto a actividade de Moon-Watching, em Évorajunto ao Templo Romano, entre as 22h e 24h.
Com esta actividade o CEAI pretende sensibilizar os participantes para o tema: "Observação das Migrações Nocturnas das Aves".
Venham espreitar a Lua!!
Para mais informações: 266 746 102 ou e-mail: info@ceai.pt "
Grandes Filmes do Passado
“Um ciclo de cinema que pretende relembrar filmes que marcaram pela irreverência e pela história, no Cinema Quarteto de 2 a 30 de Agosto.

Informações Úteis:
Cinema Quarteto
Rua das Flores de Lima, 16
Tel: 217 971 378
Bilhetes: 2,00€

Filme(s)

- A Comunidade - 8, 9 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Alex dela Iglesia, com Carmen Maura, Eduardo Antuña.
Comédia / M12
Duração: 107m
Data: ESP, 2000

- Crónicas - 10, 11 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Sebastián Cordero, com John Leguizamo, Leonor Watling, Damián Alcázar.
Drama / M16
Duração: 108m
Data: Equador/MEX, 2004
Internet: www.cronicasthemovie.net
- Um Dia no Paraíso - 12, 13 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Larry Clark, com James Woods, Melanie Griffith, Vincent Kartheiser, Natasha Gregson Wagner.
Drama / M16
Duração: 101m
Data: Rússia/EUA, 1998

- O Despertar da Mente - 14, 15 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Michel Gondry, com Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst.
Comédia / M16
Duração: 108 m
Data: EUA, 2004

- E a Tua Mãe Tambérm - 16, 17 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Alfonso Cuarón, com Ana López Mercado, Diego Luna, Gael Garcia Bernal.
Drama / M16
Duração: 105m
Data: EUA/MEX, 2002
Internet: ytumamatambien.com/
- eXistenZ - 18, 19 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De David Cronenberg, com Jennifer Jason Leigh, Jude Law, Ian Holm, Willem Dafoe, Don McKellar.
Ficção Científica
Duração: 97m
Data: CAN/RU/FRA, 1999

- Longe do Paraíso - 22, 23 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Todd Haynes, com Julianne Moore, Dennis Quaid, Dennis Haysbert, Patricia Clarkson, Viola Davis.
Drama / M12
Duração: 107m
Data: EUA/FRA, 2002

- Magnólia - 24, 25 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Paul Thomas Anderson, com Tom Cruise, Julianne Moore e April Grace.
Drama / M16
Duração: 178 m
Data: EUA,

- Irreversível - 27, 28 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Gaspar Noé, com Monica Bellucci, Vincent Cassel, Gaspar Noé.
Drama / M18
Duração: 95m
Data: FRA, 2002

- O Segredo dos Punhais Voadores - 29, 30 Ago: 14h30, 17h, 19h15, 22h
De Yimou Zhang, com Takeshi Kaneshiro, Andy Lau, Ziyi Zhang, Dandan Song.
Acção / M12
Duração: 119m
Data: China / Hong Kong”

Lisboa Cultural

terça-feira, agosto 08, 2006

De volta...


... depois de uma semana intensa de Eco-Andanças...
Foto: cortesia da ex-futura-amiga-Lolita :)