terça-feira, janeiro 30, 2007

Sugestão para hoje...

Conferências “O exercício crítico da liberdade”
Arte em sentido amplo e a sobrevivência do medium por Delfim Sardo
Terça 30 de Janeiro
Utopia, espaço e arte em sentido lato
O século XX é atravessado por uma vaga de generalização das práticas artísticas que alimenta uma utopia da arte como um lugar absolutamente disponível. Qual a relação entre a arte contemporânea e os seus diferentes suportes? Que sentido existe para a noção de género artístico?

Fonte: www.culturgest.pt
Cinema Mamá Cumple Cien Años
“É de rir, claro, porque só assim é que se chega lá, aos 100 anos de uma vida. E uma festa de aniversário para celebrar um centenário neste mundo louco tem muito que se lhe diga. A família reúne-se para a festa de anos de Aparício, a matriarca. A família parece normal, cheia de indivíduos especiais, com traumas e inquietações, alegrias e desencantos, com passados e segredos. Mas a pancada desta gente é requintada e, sacudidos por problemas económicos, têm a ideia do século! Limpamos o sarampo à velhota, vendemos a propriedade e ganhamos uma urbanização. " Feliz cumple, mamá!" Esta festa promete realismo mágico, absurdo, crítica politica, sensatez e loucura. Carlos Saura realizou este fantástico desatino que encerra o ciclo dedicado à Comédia Espanhola ‘em estado de graça’. Para morrer a rir! /Vera Peneda

ONDE: Instituto Cervantes. R. de Sta. Marta, 43 F. Tel. 213 105 020
QUANDO: dia 30 às 18h30
QUANTO: Entrada livre”

Fonte: www.lecool.com
Cinema + Diálogo What the Bleep do We Know?
“O filme de que se fala gerou controvérsias, crenças e muitas discussões. Criou fãs, seguidores e inimigos. Tudo menos indiferença. A existência alberga grandes mistérios e um deles é a física quântica, cujos pilares assentam numa observação do mundo que, a ser justificada, poria em causa maior parte das outras. É humano questionar. Protões, electrões, átomos? Tu, eu, tudo e todos? Quem manda no nosso Universo? E porque razão agimos como agimos? Como nos apaixonamos ou desiludimos? Porque aqui estamos, existimos? Vão ver e ouvir falar sobre isso ao Tuatara . E ao sair, experimentem começar a criar os vossos dias. Pelo menos uma vez - e mesmo que sejam cépticos, analíticos ou científicos - deve ser visto./Jane

ONDE: Tuatara Rua do Centro Cultural, n27, 3º Alvalade. Inscrições e informações: 939797626 218498953
QUANDO: dia 30 às 21h
QUANTO: 10€ por participante”

Fonte: www.lecool.com
- Howe Gelb + Dead Combo -
Ao vivo em Portugal
“Howe Gelb é um dos mais importantes nomes do universo dos cantautores contemporâneos, apesar de ser um dos músicos mais ecléticos (e hiper-activos) da actualidade. No seu currículo amontoam-se os projectos, todos eles de grande categoria: os Giant Sand, os Calexico, os Friends Of Dean Martinez, ou os OP8, projecto que conta com Lisa Germano, que há bem pouco tempo encantou Lisboa e Braga.

Mas é a solo que Howe Gelb regressa a Portugal, para dois concertos em terras lusitanas: o primeiro, no dia de 30 Janeiro, é em Lisboa, no Santiago Alquimista, onde há dois anos celebrou o seu aniversário, com um concerto inesquecível ao leme dos seus Giant Sand; e o segundo é no dia seguinte, no actualmente muito activo Theatro Circo, em Braga.

“Sno Angel Like You”, o último trabalho de Gelb, editado em 2006, já passou por Portugal em promoção no último semestre do ano passado. Por isso, os concertos da próxima semana podem apresentar algumas surpresas, especialmente quando se trata de Howe Gelb, um músico cujo reportório musical é bem recheado.

Em ambos os concertos, os portugueses Dead Combo actuam na primeira parte, numa combinação que é, no mínimo, curiosa (para não dizer simbólica). É que, reza a história, os Dead Combo nasceram após um concerto de Howe Gelb em Lisboa, quando Tó Trips conheceu Pedro Gonçalves algures no Bairro Alto e decidiram formar uma banda.

O final de Janeiro marca o princípio da actividade musical de grande destaque em Portugal, com Howe Gelb e os Dead Combo a arrancarem com a temporada. Em Lisboa e em Braga espera-se uma “explosão de quietude”, com a tradição portuguesa dos Dead Combo e a “americana music style” de Howe Gelb.

+ info:
www.myspace.com/howegelb
www.myspace.com/deadcombo

Fonte: Rua de baixo
Cinema de Animação
Maiores de 6 anos
30 Jan, 6, 13 Fev: 10h30

“Nestas sessões de cinema são projectados filmes de animação alternativos que não passaram no circuito comercial, nem na televisão. A programação dedicada às crianças e jovens tem como objectivo o contacto com as diferentes linguagens e estéticas da animação.

Informações Úteis: Marcação prévia para escolas.
Maria Matos – Teatro Municipal
Endereço: Avenida Frei Miguel Contreiras, 52
1700-213 Lisboa
Telefone: 218 438 801
Fax: 218 438 809
Internet: www.teatromariamatos.egeac.pt
E-Mail: teatromariamatos@egeac.pt

Fonte: Lisboa cultural
Be Bossa
Música
A 5ª Terça
mm Café


A 5ª terça será sempre uma surpresa; Desta vez, o público pode conhecer a música e a voz de um projecto que ainda dará muito que falar; Com um cheirinho do melhor do Brasil...

Os Be Bossa são: Felipe Andrade, Miguel Andrade e Jaume Prades

30 Jan 22H
Entrada Livre

Fonte: Teatro Maria Matos
ROMA, CITTÀ APERTA
A Embaixada de Itália em Portugal, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema têm o prazer de apresentar

ROBERTO ROSSELLINIe o CINEMA REVELADOR

Sessão inaugural, 3ª feira dia 30 de Janeiro pelas 21:30
na Sala Dr. Félix Ribeiro

ROMA, CITTÀ APERTA
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
Itália, 1945 - 90 min
legendado electronicamente em português

Estarão presentes
Silvia D'Amico, produtora cinematográfica e Sergio Toffetti, Director da Cineteca Nazionale italiana

Consulte a programação em www.cinemateca.pt Rua Barata Salgueiro, 39 Lisboa

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Roma: esgotadíssimo às 18h00! Mas eles repetem para a semana

12:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home