segunda-feira, janeiro 29, 2007

Sugestão para ouvir...

O Mundo (1993-2006) de Rodrigo Leão
"«O Mundo (1993-2006)», que se encontra entre os dez álbuns mais vendidos em Portugal, é um duplo CD onde Rodrigo Leão reflecte sobre o seu passado e perspectiva o seu futuro como criador.

Aos temas iniciais da sua obra (seis dos quais foram regravados para esta edição), o músico juntou seis temas inéditos, entre eles a sua primeira canção criada em português («Voltar»), faixas recolhidas em discos de homenagem e no seu trabalho anterior nos Sétima Legião («Ascenção») e nos Madredeus («Tardes de Bolonha»).

Ao todo são 27 exemplares da arte de um criador que, desde que começou a pisar os palcos, há mais de vinte anos, com os Sétima Legião primeiro, depois com os Madredeus e finalmente a solo, desde 1993, tem sistematicamente perseguido novas maneiras de construir uma canção, permanentemente buscando entre as suas influências musicais e estéticas uma nova sonoridade que expresse o cosmopolitismo da criação moderna contemporânea.

Autor de uma obra única e original, Rodrigo Leão escolheu para «O Mundo (1993-2006)» os temas que o mais tocam, que são, ao mesmo tempo, algumas das canções que fazem já parte da memória colectiva, de um património comum de que Portugal se orgulha e que, em simultâneo, contribui para colocar o país no mapa mundi musical do século XXI.

Mais de uma década depois da edição de «Ave Mundi Luminar», dois anos após a publicação de «Cinema», chegou a altura de Rodrigo Leão lançar um olhar retrospectivo sobre a sua carreira em «Rodrigo Leão 93/06», um duplo álbum onde o compositor reflecte sobre o seu passado e perspectiva o seu futuro como criador.

Seis temas inéditos, a primeiras canção em português, cinco êxitos regravados e temas recolhidos em discos de homenagem, juntam-se, no alinhamento de «Rodrigo Leão 93/06», a composições que o tempo manteve imaculadas e profundamente actuais."
Fonte: Guia da cidade

Etiquetas: