terça-feira, fevereiro 13, 2007

Algo a não esquecer...

Macrobiótica
Regressar à linha

“A macrobiótica é uma filosofia de vida extremamente completa, que assenta em princípios de equilíbrio e de respeito pela natureza das coisas – incluindo a nossa própria natureza. Mas nesta ocasião falaremos apenas de um dos seus componentes, a alimentação, precisamente porque é desses assuntos que versa esta rubrica. Agora perguntam os leitores: Macrobiótica gourmet? Sim, senhores. Saibam porquê.

Yin e Yang

“Se sabe bem”, diz o povo, “então faz mal, é pecado ou engorda”. Esta será, certamente, uma das excepções que confirma a regra da sabedoria popular. Porque a cozinha macrobiótica produz autênticas delícias, permite apresentações de pratos de regalar os olhos e não só não faz mal, como é comprovadamente benéfica para a saúde.

Existem alguns princípios básicos pelos quais deve reger-se um cozinheiro macrobiótico: escolher alimentos o mais integrais possível, consumi-los dentro da sua época natural e assegurar que a sua origem é biológica e próxima da zona geográfica em que vão ser consumidos, evitando quaisquer aditivos artificiais e variando os géneros alimentícios e os métodos de confecção, entre outros. Mas um dos mais importantes é o equilíbrio entre os valores Yin e Yang dos alimentos que compõem uma refeição.

Quem sabe, sabe

Por exemplo, a carne, os ovos e o sal refinado contam-se entre os alimentos “Extremamente Yang”. Já os cereais, os vegetais, os frutos e as sementes são considerados “Equilibrados”, enquanto que as especiarias, o chocolate, o café e os lacticínios pertencem à categoria “Extremamente Yin”. O menu diário ideal combina 50 a 60% de cereais integrais com 25 a 30% de vegetais cozinhados, 5 a 10% de sopas variadas (incluindo a sopa de Miso) e 5 a 10% de feijões. Os peixes de carne branca devem ficar reservados apenas para uso ocasional. Tudo para que o ser humano se responsabilize pela sua saúde e agradeça à natureza, manifestando-lhe um profundo respeito.

Como nestas coisas da saúde não convém improvisar, o melhor é aprender com quem sabe. O Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP) oferece diversos tipos de cursos de culinária, coordenados pelo seu director, Francisco Varatojo, o responsável pela divulgação da macrobiótica em Portugal. Podemos optar entre um Curso de Iniciação, composto por módulos de cinco aulas, uma por semana em horário pós-laboral; o Curso Completo de Culinária Macrobiótica, que ocupa um fim-de-semana por mês durante 9 meses; ou as aulas avulso individuais. Isto para além de seminários e outras actividades que costumam decorrer no IMP.

Para recolher mais informações sobre a macrobiótica e todas as suas áreas de intervenção, consulte o site do Instituto, em www.e-macrobiotica.com , ou dirija-se às suas instalações, na Rua Anchieta, nº 5, 2º esq., em Lisboa. O telefone geral é o 213 242 291 e o e-mail geral é info@macrobiotica.com . Se quiser fazer algumas experiências em casa, vá às compras na loja on-line da Próvida, em www.providanatural.com . Mas nada de exageros, uma vez que a privação de alguns nutrientes, como as proteínas, pode ser muito prejudicial. O melhor é mesmo aprender primeiro, e experimentar depois. Bom apetite, então, e boa saúde.”
Fonte: LifeCooler

Etiquetas: