segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Sugestões para hoje...

Conferências “As Religiões dos Filhos de Abraão”
"Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

5 de Fevereiro
Reforma Protestante: uma história do passado ou uma opção actual? por Silas Oliveira
Silas Oliveira é filho de um pastor da Igreja Baptista. Licenciado em Filologia Românica, jornalista de profissão, participou muitas vezes, como membro da delegação protestante portuguesa, em encontros ecuménicos internacionais. Vive a sua fé na Igreja Presbiteriana de Lisboa."

Fonte: www.culturgest.pt
Crónica semanal por Augusto M. Seabra
- Derivas -
"Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

Desde o dia 11 de Dezembro, no site da Culturgest (www.culturgest.pt ), podem ser lidos, todas as segundas-feiras, textos de Augusto M. Seabra, sob o título genérico Derivas.

Os textos, que abordam assuntos relacionados com as artes e a cultura em geral, e são normalmente estimulados por motivos de actualidade, não se enquadram no modelo “recensão jornalística”, antes visam um âmbito crítico tendencialmente mais genérico e reflexivo.

A Culturgest orgulha-se de ter como seu colaborador regular Augusto M. Seabra e de assim contribuir para que a sua voz crítica possa chegar a todos os que, ao longo dos anos, têm acompanhado a sua actividade.

Augusto M. Seabra, crítico, sociólogo e programador, foi um dos animadores do Expresso – A Revista nos anos 1980 e um dos fundadores do jornal Público, consultor do Programa MEDIA da União Europeia, Presidente da Direcção da Associação Cultural Saldanha e director dos respectivos festivais em 1995 e 1996. Tem sido membro de júris em festivais de cinema como os de Cannes, San Sebastian, Salónica ou Taipé, e colaborado como programador com festivais como os de Pesaro ou Roterdão e outras instituições cinematográficas. Na Culturgest programou os ciclos de cinema dos Festivais “Extremos do Mundo”, “Europa” e “Comunidade”."

Fonte: www.culturgest.pt
Exposição Pedro Paixão + Joana da Conceição
"Não, pessoal. O facto dos nomes rimarem não é o critério para a escolha desta exposição, mas lá que fica catita, fica! Apresento-vos a original galeria Carlos Carvalho que tem 2 projectos experimentais que se intitulam ZOOM e 20M3 (sim, é mesmo coisa à Eistein-arquitecto). No primeiro há um Zoom a um conjunto de obra especificas, neste caso os desenhos a partir dos apontamentos de Pieter Brueghel “o Velho”, que Pedro Paixão realizou entre o mês 9 e 11 de 1997 das 8h às 20h. No segundo há uma montra de 20 m3 para preencher, desta vez temos o pensamento de Joana da Conceição: uma divertida paisagem australiana que parece um mundo-ananás-com-sede. E se tudo isto não vos aguçou o vosso espírito curioso, meus amigos, voltemos ao oleo de figado de bacalhau! Mami

ONDE: Galeria Carlos Carvalho R. Joly Braga Santos, Lote F – R/c (Estrada da Luz). Tel: 217261831
QUANDO: Seg-Sex das 10h às 19:30h. Sab das 12h às 19:30h.

Fonte: www.lecool.com
Cinema Bellissima
"Isto do nome Belíssima não veio do nada. Quando nasci a minha mãe olhou para mim e disse: “Mas é belíssima!”. E ficou, o que não é de estranhar para quem o ideal de beleza é uma mulher italiana robusta e de feições cinematográficas, traços marcados, olhos penetrantes. E isto sem maquilhagem. Que o diga Visconti, que muitas belezas italianas deve ter admirado pela sua lente. Este filme, ícone dos anos 50, fala disso, e sobre a exploração de todas estas mulheres que, coitadas, o único defeito foi nascerem belas e quererem fazer delas umas estrelas. Uma mãe com ambição desmedida (a actriz Ana Magnani), acha que a sua filha é a mais bela e que deve ser a protagonista dum filme. Eu sei como é, também já passei por isso. / Belíssima

ONDE: Cinemateca Rua Barata Salgueiro, 39. Tel: 213596200
QUANDO: Dia 5, às 19h"

Fonte: www.lecool.com
Atelier «Coisas de Pastor»
"Museu Nacional de Etnologia
Avenida Ilha Madeira - 1400-203 Lisboa
Tel: Sandra Silva - Tel: 21 304 11 60/9 - Fax: 21 301 39 94
E-mail: mnetno.ssilva@ipmuseus.pt
Homepage: http://www.ipmuseus.pt

Data: 02/01/2007 a 28/03/2007
Local Museu Nacional De Etnologia
Aberto ao Público Sim
Horário Terça - 14 ás 17 horas; Quarta - 10 às 17 horas.
Preço 3 euros (Marcações à 2ª Feira)

"Coisas de pastor"...convida o público mais jovem a conhecer o pastoreio nos meados do século passado em Portugal, através de uma visita pelo sector de reserva "Galerias da vida rural", onde é possível ver abrigos, tais como choças e choupanas, e outros utensílios próprios da actividade, entre os quais cajados, fechos de coleira, coleiras de cães, badalos, pintadeiras, etc...que muitas vezes eram construídos pelos próprios pastores.
O grupo participará, após a visita num atelier de expressão plástica.

Duração: 1h30
Público-alvo: a partir dos 4 anos.
Número máximo de participantes: 25"
Fonte: Guia da cidade

Etiquetas: