quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Sugestão para ouvir (e dançar)...

“A Revolta dos Badalos” de Uxu Kalhus
“Os Uxu Kalhus são um grupo de música trad-folk-rock. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo.

Nascidos em 2000 em Gennetines com o objectivo de levar danças portuguesas a frança (Le Grand Bal d’Europe), Uxu Kalhus cedo revelaram a sua vocação de grupo de fusão, mesclando as influências diversas de cada um dos seus componentes para obter um resultado ímpar no programa nacional e internacional do movimento folk.

O trabalho que o grupo desenvolveu ao longo destes anos reflecte-se em “A Revolta dos Badalos”, onde as suas composições (chotiças, mazurcas, valsas, polcas e marchas) alternam com arranjos de danças portuguesas que até hoje raramente saíam do domínio folclórico.

É assim que o “Malhão”, a “Erva Cidreira”, o Mat’aranha, o Sariquité ou o Regadinho adquirem uma dinâmica nova, fracturante com o passado, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum and Bass, Hip Hop, etc…

A regra de ouro d’Uxu Kalhus é extravasar as fronteiras do tradicional, sem preconceitos nem limitações, privilegiando a energia e a improvisação em detrimento a música previsível e quadrada, mantendo o baile como forma de expressão onde cada um encontra o seu espaço de realização.
O baile, sem ser o baile popular ou o folclore tradicional, é o desaguar das correntes criativas originadas nas fontes diversas e conflituosas d’Uxu Kalhus. Uxu Kalhus é um colectivo que não quer guardar para si segredos, por isso propõe paralelamente ao baile, oficinas de dança, de instrumento ou de música, dirigidas a todos os públicos.”

Fonte:

Etiquetas: