segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Um nota gastronómica...

... deixo aqui 3 receitas bem diferentes das outras mas que gostei muito. Fiz a primeira já há muito tempo (em 2005?!) num jantar de amigos e não conseguia encontrar a receita por nada o que ficou resolvido com o ataque de arrumações que me deu este fim-de-semana! As outras duas foram feitas na semana passada para um mais-que-tudo e um mano curiosos com o que saía dali :)
Açorda de tomate
(4 pessoas)

"1 cebola, 2 dentes de alho, 1dl de azeite, 1 ramo de salsa, 3 tomates maduros, 5 dl de caldo de legumes, sal e pimenta 1b, 8 fatias de pão de forma integral, 4 ovos

Descasque a cebola e os dentes de alho. Pique-os e aloure-os no azeite quente, juntamente com a salsa picada. Adicione o tomate aos pedaços, sem pele nem sementes e deixe amaciar. Regue com o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta e cozinhe durante 5min. Disponha metade das fatias de pão num recipiente refractário. Cubra com parte do preparado de tomate e depois, com o restante pão e refogado. Abra 4 cavidades no refogado e preencha com os ovos. Leve ao forno a 190ºC durante 20-25min e sirva decorada com salsa fresca.

Tempo de preparação: 45min"

Fonte: Revista Cozinha Vegetariana nº11 de Fevereiro de 2005
Pizza Tailandesa de vegetais
"1 base de pizza, 25g de cogumelos secos, 1 courgette pequena, 1 cebola pequena, ½ pimento vermelho, 1 mão cheia de folhas de manjericão, 2 colheres de sopa de leite coco sem açúcar, 4 colheres de sopa de chá de açúcar, ½ colher de chá de gengibre em pó, 2 colheres de chá de molho de soja, 1 colher de sopa de óleo de amendoim

Pré-aqueça o forno a 250ºC. Demolhe os cogumelos em água tépida até estarem macios (durante cerca de 15min). Escorra e retire-lhes a maior quantidade de água possível, espremendo-os. Corte-os em pedaços médios. Fatie a courgette em rodelas finas e, em seguida, corte as fatias ao médio. Pique a cebola grosseiramente e corte o pimento vermelho aos cubos. Lave e corte (pode utilizar uma tesoura) as folhas de manjericão. Misture os cogumelos, os legumes e o manjericão numa tigela. Num recipiente à parte, misture o leite de coco e o açúcar (não adicione se utilizar o leite de coco açucarado), o gengibre e o molho de soja e mexa bem. Incorpore este molho na mistura de vegetais. Espalhe a mistura sobre a massa base da pizza e salpique-a com óleo de amendoim. Leve ao forno até dourar."

Fonte: Livro “Guia de receitas para apreciadores de Pizza e Pasta”. Editora Lisma
Salada de rúcula com amêndoas torradas e vinagreta de ananás
(2 pessoas)
"2 mãos cheia de rúcula, 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas, 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas, 2 colheres de sopa de ananás aos cubos, 1 colher de café de mostarda, azeite qb, vinagre balsâmico branco qb, sal e pimenta qb, 1 tomate

Torre ligeiramente as amêndoas no forno. Numa tigela grande adicione o ananás, um fio de azeite, outro de vinagre, tempere com sal e pimenta, junte a mostarda e misture com um batedor de varas. Junte a rúcula, misture por fim as amêndoas e o tomate cortado em cubos.

Tempo de preparação: 20min"
Fonte: Revista “Blue Cooking nº12 de Fevereiro de 2007”
Nota Floppyana: usei agriões em vez de rúcula, vinagre balsâmico escuro em vez do branco e uma caixa de tomates cereja em vez do tomate que aqui falam.

Etiquetas: , , ,