quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Uma nota gastronómica de namorados...

... como prometido, e apesar de não ser no dia que queria, aqui fica o nosso menú (a minha prenda) de São Valentim :)
Entrada
Pão de nozes (para máquina)
1 copo de água, 50g de manteiga, 3 copos de farinha, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de chá de açúcar, 1 pacote de fermento, 2 copos de nozes.
Colocar os ingredientes por esta ordem e no fim, apenas juntar 1 copo de nozes. Escolher o programa 2 – pão rápido. Quando a máquina apita para colocar os ingredientes que desejamos que fiquem inteiros, coloca-se outro copo de nozes. Deixar arrefecer na forma.
Fonte: Floppy :)
Requeijão assado com malaguetas e orégãos
(4 pessoas
)
"3 malaguetas secas esmagadas, 1 requeijão, 1 malagueta vermelha fresca, azeite qb, 2 colheres de sopa de orégãos, sal grosso e pimenta moída de fresco qb, 1 colher de sopa de manjerona fresca

Aqueça o forno a 220ºC. Pincele levemente com azeite um prato de ir ao forno onde caiba o requeijão. Coloque o queijo no prato, polvilhe com as malaguetas secas, os orégãos, tempere com sal, pimenta e regue com azeite. Ponha no forno e asse até o requeijão começar a ficar dourado e firme quando pressionado (cerca de 10-15min). Corte a malagueta fresca ao meio, raspe e deite fora as sementes. Pique muito bem, deite numa tigela pequena e tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta. Separadamente pique as folhas de manjeronas e junte à malagueta fresca. Sirva o requeijão quente com o molho de malagueta por cima.

Tempo de preparação: 20min"
Fonte: Revista Blue Cooking nº9 de Outubro de 2006
Manteiga com anchovas
"150 gramas de manteiga sem sal, 20 gramas de anchovas, 2 colheres de sopa de cebola, pimenta qb

Misture a manteiga com as anchovas e tempere com a cebolinha e a pimenta. Não use sal porque as anchovas já são salgadas. Use papel aderente e enrole como uma salsicha, para depois facilitar o corte. Levar ao frigorífico.

NOTA: Esta manteiga pode ser congelada."
Prato principal
Seitan com ananás e cardomomo
(4 pessoas)
"1kg de seitan, 1 colher de sopa de azeite, molho de soja qb, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de mostarda, 2 sementes de cardomomo, 1 alho francês, 4 ananases cortados ao meio (reserve 4 metades para rechear)
Corte o seitan aos cubos. Aqueça o azeite com o molho de soja, dente de alho, louro e as sementes de cardomomo e a mostarda. Acrescente o seitan e deixe cozer até as bordas começarem a ficar rijas. Junte pedaços de ananás e alho francês. Salteie, em lume brando, durante 5min. Recheie os ananases e sirva.
Tempo de preparação: 30min"
Fonte: Revista Cozinha Natura nº29 de Dezembro de 2006
Grelhos salteados com alho derretido
(8 pessoas)
"½ chávena de azeite, 10 dentes de alho cortados às fatias finas, ½ colher de chá de malaguetas secas picadas, 1 Kg de grelos arranjados
Aqueça o azeite numa panela pequena em lume baixo. Adicione o alho e deixe borbulhar até o alho estar muito mole, por volta de 10min (não deixe dourar). Retire do lume e misture as malaguetas. Cozinhe os grelos numa panela grande com água e sal e ferva até ficarem tenros, cerca de 5min. Escorra bem. Misture com o alho derretido e o azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta."
Fonte: Revista Blue Cooking nº11
Sobremesa
Lasanha de maçã
(4-6 pessoas)
"200g de queijo fresco em creme, 100g de açúcar, 3 ovos, 2dl de natas, 3 maçãs reinetas, 1 colher de sopa de canela, 50g de nozes picadas, 4 placas de lasanha fresca, 70g de farinha, 20g de açúcar amarelo, 40g de manteiga

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Deite o queijo, metade do açúcar, os ovos e as natas numa tigela e bata tudo. Descasque as maçãs e rale-as para outras tigela, junte o resto do açúcar, a canela e misture bem. Unte uma forma não muito grande com manteiga. Espalhe sobre o fundo um pouco do creme de queijo, por cima disponha uma placa de lasanha, cubra com 1/3 do preparado de maçã, salpique com algumas nozes picadas e ¼ do creme de queijo. Repita as operações, terminando com uma placa de massa coberta com creme de queijo. Misture a farinha com o açúcar amarelo, junte a manteiga cortada em bocadinhos e trabalhe em areia com as pontas dos dedos. Espalhe o preparado sobre a superfície da lasanha e leve ao forno durante cerca de 30min."
Fonte: Revista Saberes & Sabores da Vaqueiro, nº156 de Fevereiro de 2007

Etiquetas: , , , , , , ,