quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Uma nota gastronómica...

... fiz a primeira receita pensando que era uma sopa mas não era... como não levava água ficou uma espécie de molho branco com espargos e queijo :( para o aproveitar resolvi gastá-lo numa lasanha e ontem, coincidência das coincidências, recebi no email a receita que está em baixo. O meu-mais-que-tudo queria fazer o jantar, por isso, foi ele que, concordando com as minhas sugestões de alteração, fez este belo manjar :)
Sopa de espargos com queijo
(6 pessoas)
"1 colher de chá de sal, 3 chávenas de chá de leite, 1 colher de sopa de parmesão ralado, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 pitada de pimenta branca, 1 lata de 400 g de espargos escorridos e picados, 1 pitada de noz-moscada, 1 e ½ chávena de chá de queijo fundido ralado

Derreta a manteiga e junte a farinha, o sal, a noz-moscada e a pimenta. Junte o leite aos poucos, mexendo bem após cada adição. Mexa sem parar até que a mistura engrosse e cozinhe. Ferva durante 2 minutos. Acrescente os espargos e o queijo fundido. Mexa para derretê-lo (2-3 minutos). Coloque a sopa na sopeira ou nos pratos em que será servida. Polvilhe com parmesão e sirva."

Fonte:
http://culinaria.terra.com.br/receita/0,,OI289-EI166-LC-1-DI-CO-LI-VE-CR-CN-MI-LL-SP-IC11-RA4,00.html
Lasanha de abacaxi com queijo de minas
"500g de massa para pastel, 1 e ½ chávena de leite. Molho branco: 500 ml de leite, 4 colheres de sopa de amido de milho, noz-moscada ralada, sal, ½ chávena de queijo parmesão ralado, 1 pacote de natas. Recheio: 1 lata de abacaxi em calda escorrido e picado, 200g de queijo mozzarella ralado grosso, 1 queijo minas fresco cortado em fatias bem finas ou ricota.

Para o molho branco dissolva o amido no leite e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Junte o parmesão, salnatas frescas e reserve. Num tabuleiro coloque 1 chávena de leite e faça camadas de molho branco, massa, humedeça com mais leite, abacaxi, queijo minas e assim vai até a última camada de molho branco e mozzarella. Leve ao forno em temperatura média para borbulhar e cozinhar, aproximadamente 45 minutos."

Fonte: www.rosaurafraga.com.br
Nota Floppyana: usamos a receita anterior como molho branco, usamos placas pré-cozidas para lasanha, ananás em conserva em vez de acabaxi, também juntamos uma lata de cogumelos e usamos queijo de cabra como queijo de minas (que não sei como é).

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

este teu blog vai dar-me um jeitão quando estiver em HK - vou experimentar tudo:)
beijinho, bombom... saudades tuas!

10:09 da manhã  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

já vais? quando vais?

estamos a pensar seriamente ir ter contigo :)

vais continuar com a Boneca de trapos? espero que sim...

beijs, beijs, mtos

10:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home