sexta-feira, março 16, 2007

Sugestão para hoje e para o fim-de-semana...

FEST -i- BALL - 16, 17 e 18 de Março 2007
"Onde há festa, há baile"
“A 3ª edição do FEST-i-BALL está ai a chegar. Depois de terem passado centenas de pessoas pelo Teatro Ibérico no mês de Outubro na 2ª edição do FEST-i-BALL e pelo sucesso deste festival, a Primavera voltará a trazer-nos mais uma edição deste festival recheada de novidades: apresentação de novas bandas, novos workshops de música e dança que se vão alargando a novos estilos entre outras surpresas.

A abrir o serão de 6ª feira temos Fado Balldio, apresentação show de Humor e Música ainda guardada no segredo dos deuses, Omiri, projecto a solo de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) que transportará o público dançante numa viagem por entre sonoridades diferentes e ainda não exploradas. A noite fecha com os bem conhecidos Dancing Strings um quarteto liderado por Denys Stetsenko (Monte Lunai) e acompanhado por Hugo Fernandes, Luís Peixoto (Dazkarieh, Quadrilha, etc) e Baltazar Molina (Dazkarieh), que são um dos mais aliciantes e envolventes projectos da música tradicional europeia.

Sábado e Domingo de tarde estão recheados de workshops para quem queira aventurar-se nestas lidas da dança tradicional europeia ou para quem queira aperfeiçoar os seus conhecimentos. Temos algumas novidades em termos de "estilo" por forma a diversificar a oferta. Para além das já conhecidas polskas, mazurkas (nesta edição divididas em 2 níveis) e danças do leste europeu temos algumas novidades: sevilhanas, irlandesas e forro universitário. Haverá também lugar a workshops de música ensemble orientados pelos belgas, Bert Leemans & Harald Bauweraerts, onde convidam todos os interessados a trazer os seus instrumentos.

Como habitualmente e por forma a manter o ambiente cativante e acolhedor, existirão exposições de fotografia, pintura, e outros motivos de entretenimento dentro do âmbito da música e dança tradicionais.

A noite de sábado abre-se com a magia de Hijas del Flamenco onde 4 bailarinas se juntam no desenrolar desta dança que é a voz de um povo. Logo de seguida temos o projecto português Beltane, que nos transportará até ao universo celta e da música irlandesa com um repertório que passa pelas baladas tradicionais, e pelos ritmados reels e jigs. A presença internacional do Duo Bert & Harald (Acordeão & Sanfona) fechará a noite com a presença entusiasta destes 2 músicos, integrantes do projecto belga EmBRUN, uma das melhores bandas a actuar na Bélgica.

Dado que sábado dia 17 de Março se comemora também o St. Patrick's Day, dia do santo padroeiro da Irlanda, mais conhecido como o Dia da Irlanda, existirá também alguma animação em torno deste dia, para além do já referido workshop e do concerto da banda portuguesa Beltane.

Para fechar o festival o final de tarde de Domingo, contará com mais uma actuação do Duo Bert & Harald, grupo estrangeiro convidado que apresentará um baile mais intimista, de forma que todos os resistentes bailantes do festival possam dançar e partilhar os seus dotes de dança..

Relativamente a preços, manter-se-ão os mesmos dos último FEST-i-BALL: entre os 10 e 15 euros dependendo do dia. O bilhete geral para os 3 dias custará novamente apenas 25 euros. Os bilhetes poderão ser comprados na bilheteira do FEST-i-BALL, no Teatro Ibérico desde o início do mesmo. Voltamos a contar também com os apoios da Associação Pedexumbo e do Teatro Ibérico.

sexta, 16
21H30: Fado Balldio
22H00: Omiri (Vasco Casais)
24H00: Dancing Strings

sábado, 17 - St Patricks Day (irish)
15H - 18H: workshops
21H30: Hijas Del Flamenco
22H00: Beltane (irish music)
24H00: Duo Bert & Harald
(EmBRUN)

domingo, 18
15H - 17H: workshops
18H30: Duo Bert & Harald
(EmBRUN)

Workshops:

- Sábado 17:
Sevilhanas, Polska, Irlandesas, Mazurka (nível I)
Música Emsemble

Domingo 18:
- Mazurka (nível II), Leste, Forró Universitário
Música Emsemble

Bilheteira FEST-i-BALL: Sexta 16 - 10 balls, Sábado 17 (dia+noite) - 15 balls, Sábado 17 (noite) - 10 balls, Domingo 18 - 10 balls, Geral (3 dias) - 25 euros

Apoios: Associação Pédexumbo - Teatro Ibérico

FEST -i- BALL 3ª edição
"onde há festa, há baile"
16, 17, 18 Março '07
Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54 - Lisboa
organização: tradballs - www.tradballs.com
Fonte: tradballs

Etiquetas: , , ,