quarta-feira, março 21, 2007

Um nota gastronómica...

… como prenúncio da primavera, resolvi fazer estas receitas para o jantar de ontem. Acho que ficaram bastante boas e sempre tinham bastantes coisas da nossa hortinha: espinafres, salsa e rúcula como salada. Para acompanhar os tomates, quer servi como prato principal, não fiz dois tipos de arroz… era um pouco de demais. Fiz antes uma mistura destas duas receitas, ou seja, segui a receita do de coentros (que foi feita com salsa) e quando a água estava a ferver, juntei o gengibre e a casca de limão. Ficou levemente aromático e refrescante!
"4 tomates carnudos e maduros, 2 colheres de sopa de cebola picada, 40 g de margarina, 100 g de folhas de espinafres (lavadas e escorridas), 4 ovos, sal, pimenta, queijo ralado em fios

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Corte um a tampa aos tomates e escave o interior cuidadosamente. Reserve a polpa, sem graínhas e pele e corte em pedaços as tampas cortadas. Coloque os tomates sobre um tabuleiro untado com margarina. Leve ao lume a cebola picada e a margarina e quando começar a alourar junte as folhas de espinafres. Assim que os espinafres murcharem adicione o tomate em pedaços. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e distribua pelas cavidades dos tomates. Polvilhe a gosto com queijo ralado em fios. Abra 1 ovo para dentro de cada tomate e leve ao forno até os ovos coagularem. Se quiser espalhe mais queijo por cima dos ovos. O tempo no forno depende do ponto em que gosta da gema. No mínimo deve ser o suficiente para a clara coagular (5 a 6 minutos) e no máximo não deve ultrapassar os 15 minutos.

Sugestão: Sirva como entrada ou acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas."

Fonte: “Vaqueiro
"1 cebola grande, 4 dentes de alho, 1 dl de azeite, 1 colher de sopa de margarina, 1 molho grande de coentros, 2 chávenas almoçadeiras de água, 1 chávena almoçadeira de arroz, sal, pimenta

Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com o azeite e a margarina. Entretanto, escolha, lave e escorra muito bem os coentros. Pique os coentros e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos, mexendo com uma colher de madeira. Adicione a água, tape o tacho e deixe levantar fervura. Introduza então o arroz, bem lavado e escorrido, e tempere com sal e pimenta. Deixe cozer tapado durante cerca de 13 minutos."

Fonte: “Vaqueiro
"1 lima ou limão, raiz de gengibre, 200g de arroz

Com a casca da lima ou do limão faça uma tiras finas. Corte um pedaço de 4 ou 5 centimetros da raíz do gengibre, descasque e corte em pedaços. Coloque a casca e o gengibre num tacho com meio litro de água fria e sal. Deixe ferver e acrescente o arroz previamente lavado, tape o tacho e deixe o arroz cozer."

Fonte: “Culinária daqui e dali

Etiquetas: , ,