quarta-feira, março 14, 2007

Uma nota gastronómica...

... a primeira receita foi feita para o jantar de ontem e acho que ficou muito boa (apesar do meu-mais-que-tudo ter achado que tinha salmão fumado a mais para o gosto dele). As outras duas foram feitas a pensar no fim-de-semana que aí vem e com uma saída de Lisboa a 3 (me, meu-mais-que-tudo e Zappa) com destino surpresa ...
Lasanha ao pesto
(4 pessoas)
“Molho tipo Pesto, 400g de massa de lasanha, 1 chávena de queijo parmesão ralado, sal a gosto, ricota

Cozinhar a massa com um pouco de sal (caso não seja previamente salgada). Escorrer. Amasse a ricota com um garfo e adicione um pouco de sal. Numa travessa que possa ir ao forno, alterne camadas de massa, queijo, molho pesto e ricota. Utilize queijo na camada superior. Leve ao forno, pré-aquecido por alguns minutos, até o queijo derreter.”

Fonte:
http://www.villarial.com.br/rialgourmet/receitas/massa-lazanha-pesto.asp

Nota Floppyanna: Como tinha comprado 2 queijos frescos grandes de pacote e tinha pesto rosso (pesto de tomate seco), desfiz um dos queijo com pesto normal e o outro com o tal de tomate. Assim, alternei camadas dos dois pestos com salmão fumado (que também queria aproveitar).
220 g de farinha, 4 ovos, 2 latas de cogumelos, 2 dentes de alho, raspas de 172 limão, 1 caixa de tomates-cereja, 1 queijo de cabra, 100ml de cerveja, 100ml+1 colher de sopa de azeite, 1 colher chá de fermento em pó, sal, pimenta, ervas q.b.

Pré-aqueça o forno à 210ºC. Pique o alho e leve ao lume com 1 colher de sopa de azeite. Junte as raspas de limão, deixar ganhar sabor e, de seguida, junte os cogumelos. Retire as raspas de limão e reserve. Corte os tomates ao meio, tempere com ervas, sal e pimenta e um pouco de azeite. Reserve. Unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Misture a farinha, o fermento, 1 boa pitada de sal e um pouco de pimenta. Adicione os ovos, a cerveja, o azeite, o queijo e os cogumelos, misture muito bem. Coloque metade dos tomates, metade da massa na forma, o resto dos tomates e cubra com o resto da massa. Asse cerca de 45 min. Insira uma faca no centro do cake, se sair limpo, está pronto. Desenforme morno e sirva frio com uma salada.
“2 chávenas de farinha de trigo, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de óleo, 1 colher de sopa de fermento, 1 colher de sopa de canela em pó, 3 ovos, 3 maçãs grandes, 1 pitada de sal

Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas da maçã, adicionar esta mistura ao restante dos ingredientes numa tigela (excepto o fermento e os pedaços de maçã), misturar até que se torne um creme homogéneo, acrescentar o fermento, mexer um pouco e por último, misturar na massa as maçãs cortadas em cubos. Untar a forma com açúcar e canela. Levar ao forno em temperatura média.”

Fonte:

Etiquetas: , , ,