quinta-feira, junho 21, 2007

Sugestão para matar o desejo...

... em 1999, vivia praticamente em Olhão. Estive por lá para fazer a minha tese de licenciatura e adorei... aliás, durante uns tempos até desenvolvi o desejo - mais ou menos secreto - de viver nessa cidade que acordava com o sol a bater na Ria Formosa e com todo aquele peixe no mercado. Para não falar na Feira que, aos Sábados, levava a que os Montanheiros descessem a serra e viessem vender as suas frutas e legumes pelas ruas. Foi por essa altura que, pelas mãos do Tibério e do Zé Luís, conheci esta Casa de Pasto. Lembro-me especialmente da Raia alhada e do Peixe galo. Nunca mais voltei, até porque tinha medo que já não fosse a mesma coisa e tivesse perdido o carisma que me lembrava... mas agora, com este artigo, já está na lista!!!
Casa de Pasto Algarve - Olhão
- A genuinidade algarvia -
“Na cidade de Olhão, o segundo porto na venda de peixe no país, ainda por cima junto ao mercado, era de esperar que existissem casas onde se comesse bom peixe.
Esta é, sem dúvida, uma delas e talvez a mais conhecida. Pois o recorrente para os residentes algarvios e para quem conheça o lugar, que são quem constitui a maior parte da clientela, à excepção de um esporádico turista de passagem.
Foi, como o nome indica, uma casa de pasto, só que à maneira deste século, sala pequena com o balcão com acesso à cozinha à vista. Remodelado há cerca de dois anos, o restaurante apresenta agora uma nova e ampla sala e a dita cozinha melhorou muito em instalações e equipamento.
Pela profusão de fotografias da equipe do Olhanense antevê-se a ligação, que se confirma, do proprietário, antigo jogador dos tempos áureos do clube.
No exterior, também há mesas. O ambiente e o serviço, “sui generis”, primam pela descontracção, perfazendo um conjunto que um visitante estrangeiro classificaria de “ very typical”. É cozinha típica algarvia que aqui se faz, com uma qualidade que merecia uma protecção de origem.
A escolha deve ser dada a quem serve e conhece os peixes, não vale a pena insistir na sua frescura, do dia, sobre várias formas de confecção. Ficam alguns exemplos para abrir o apetite. Por ordem, não arbitrária, refira-se uma bela raia de alhada com batatas cozidas, muito alho, azeite e um toque ligeiro de vinagre.
Continue-se pelas lulinhas das pequenas e tenras, também com muito alho e azeite, acompanhadas por batatas cozidas. E pelos carapaus assados servidos com saboroso arroz seco de tomate e uma farta salada a saber a Verão, com tomate, pepino, cebola e pimento. Finalmente os biqueirões, abertos em filetes, sem espinhas, como no Norte se faz com as sardinhas, também com salada.
Para sobremesa teve-se a sorte de provar uns suculentos pêssegos ainda resistentes à globalização das normas europeias. Mas para quem prefira não faltam hipóteses de doces.
Contactos:
Restaurante Casa de Pasto Algarve
Telefone: 289702470”
Fonte: LifeCooler

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

gosto tanto da tua simplicidade.... da tua inspiração.
um beijo cheio de saudades.

1:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home