quinta-feira, junho 28, 2007

Um nota gastronómica...

Strudel de atum
"Para a massa: 300g de farinha de trigo, 80g de margarina, 1 ovo inteiro, uma pitada de sal, água q.b., 1gema p/ pincelar c/ 1 colher (sopa) de óleo. Para o recheio: 4 batatas grandes, descascadas e cortadas em cubos, 1 lata de azeitonas pretas picadas, 300g de atum, 5 colheres de sopa de queijo ralado, 1 ovo, 1 ramo de salsa picada, 2 colheres de sopa de cada : azeite, vinagre e shoyu, ½ cebola picada, sal e pimenta do reino q.b.
Para a massa: Misturar todos os ingredientes e trabalhar bem a massa. Deixar descansar por 20 a 30 minutos. Acrescentar mais farinha para abrir a massa. Para o recheio: Cozinhar as batatas, por 10 minutos, na água com sal. Escorrer, amassar e juntar os outros ingredientes às batatas. Abrir a massa, formato rectangular, colocar o recheio no centro e enrolar. Fechar as pontas e tirar os excessos da massa. Colocar o strudel sobre uma assadeira untada e enfarinhada. Decorar com o restante da massa e pincelar com uma gema. Assar em forno morno (180°C), cerca de 25 minutos e dourar por mais 5 minutos."
Nota Floppyana: fiz ontem para o fim-de-semana em Tavira com alguns amigos. Ainda não experimentei mas de aspecto está óptimo! Das massas compradas e para esta receita, recomendo a massa folhada do Lidl porque é quadrada e muito fofinha.

Etiquetas: , ,