quarta-feira, junho 20, 2007

Uma nota gastronómica...

Pataniscas de atum
(4 pessoas)
“2 latas médias de atum, 1 cebola picada, 200 g de farinha, 1 colher de sopa de azeite, 3 ovos, 0,5 dl de água, 1 raminho de salsa picada, óleo, sal, hastes de salsa
Escorrer o atum e esmagá-lo com o auxílio de um garfo. Reservar. Colocar a farinha previamente peneirada numa tigela grande. Abrir um buraco no meio. Juntar o azeite, um pouco de sal e os ovos. Misturar com movimentos circulares, a partir do centro, até a farinha ficar bem envolvida com os outros ingredientes. Juntar a água em fio, mexendo sempre até obter uma massa lisa e leve. Juntar o atum, a salsa e a cebola. Envolver muito bem. Aquecer óleo (mais ou menos 1,5 cm de altura) numa frigideira grande. Juntar colheradas do preparado (poucas de cada vez; as pataniscas não se devem tocar). Virar as pataniscas logo que a parte inferior esteja dourada. Dourar do outro lado e escorrer sobre papel absorvente. Decorar com hastes de salsa. Servir as pataniscas mornas ou frias, com salada mista.”
Fonte: Elvira´s bistrot
Nota Floppyana: Temperei também com cominhos e pimenta mas como fiz o triplo da receita não se sentiu muito. Para a próxima, tempero mais. Em vez de salsa, usei coentros mas deve ficar óptimo com manjericão…

Etiquetas: ,