quarta-feira, julho 25, 2007

Para lembrar a Lisboa dos anos 60...

Vá-vá: O que torna este café tão especial?
"De símbolo de uma certa inteligência urbana e anti-fascista nos anos de 1960 a ponto de encontro de nomes fundamentais do rock português, duas décadas depois, o mito do café Vá-Vá resistiu ao passar dos tempos. Em plena era da Internet, serve agora de palco a novas tertúlias. Não é como antigamente mas hoje, com o convidado Paulo Portas, promete ter casa cheia (???).

No início da década de 60 do século passado, havia Salazar, censura e repressão política, um país atrasado e silencioso. Havia estudantes a sonhar com a mudança, artistas ansiando por liberdade, activistas em modo clandestino, cabeças que queriam pensar e bocas que queriam falar. Vinte anos depois, já com o país em liberdade, a todos estes juntava-se uma nova geração de músicos que queriam cantar rock em português. Chega o século XXI. Impõe-se a Internet, generalizam-se os blogs. As pessoas não se encontravam, havia que reavivar as tertúlias de café. Onde? No lugar de sempre, claro. É que, durante todo este tempo, houve sempre o Vá-Vá.

O que torna especial este café com nome de futebolista brasileiro? A comida? A localização? A clientela? Talvez a resposta definitiva seja um somatório de todas as hipóteses, mas a terceira ganha primazia. Inaugurado em 1958, o estabelecimento com assinatura do arquitecto e designer Eduardo Anahory, que impôs uma esplanada com vista para as novas avenidas de Lisboa (fica no cruzamento entre as avenidas de Roma e dos EUA), fez a sua fama da presença de gente conhecida e com capacidade de intervenção pública.

O Vá-Vá era o ponto de encontro de intelectuais que simbolizavam uma nova geração urbana e cosmopolita, que se dava mal com o bafio salazarista. Discutia-se política e arte, aos activistas e artistas juntavam-se estudantes universitários em busca de diálogos abertos e ideias novas. Muitas relações amorosas terão começado naquelas mesas, já agora, que a malta era nova e as moças que frequentavam o Vá-Vá ostentavam padrões de comportamento bem mais liberais do que os então vigentes. O realizador João César Monteiro chamou-lhes "Valquírias".

Espaço de liberdade

Rapidamente, o café transformou-se em referência, um símbolo geracional de abertura e modernidade num país amordaçado pelo regime fascista. Corria a década de 60 do século passado.

"Até ao 25 de Abril, o Vá-Vá tinha outra configuração, havia bancos corridos de cabedal, era menos iluminado, mais discreto", recorda Lauro António, realizador de cinema e dinamizador da recente onda de tertúlias onde se reúnem muitos dos que ainda se lembram das jornadas do passado e gente à procura do contacto pessoal que os debates na Internet não proporcionam. Nos anos 60 e 70, a vivência do local foi cativando gente de diversas áreas, criando uma alquimia muito própria.

Lauro António: "Havia o grupo do cinema, do chamado cinema novo, o António Pedro Vasconcelos, o Fernando Lopes, o Paulo Rocha, que morava no prédio do Vá-Vá [e que fez do café cenário para um dos filmes emblemáticos da história do cinema português, Verdes Anos] e vários outros. Tínhamos o grupo dos músicos, o Fernando Tordo, o Paulo de Carvalho, o Carlos Mendes, penso que também o Herman José ia aparecendo, outros de mais idade, muitos jornalistas, o Luís Villas-Boas (do jazz), pintores..."

Uma clientela de luxo. Que, por si só, atraía quem gostava de conversar ou de ouvir conversas interessantes. Livres. Um adjectivo que hoje pode parecer banal, mas que ganhava uma aura preciosa nos tempos em que Portugal vivia na sombra de um regime fechado e totalitário. A fama do Vá-Vá vem daí. Ir ao Vá-Vá era muito mais do que sair, à tarde ou à noite, para beber um café e encontrar os amigos, debater o último filme ou pôr a conversa em dia. Era um roteiro cultural e, tantas vezes, político. Ir ao Vá-Vá era fazer oposição ao regime, quanto mais não fosse pelo simples facto de lá se falar mais ou menos abertamente de coisas que não se podiam murmurar sequer noutros locais.
Porquê ali e não noutro sítio? Vá lá saber-se, mas há pistas. Aquela zona da cidade, correspondente naquele tempo ao que seriam hoje o Lumiar, os Olivais ou Telheiras, áreas menos centrais da capital, albergava muita gente nova, com algum poder de compra e horizontes mais vastos. Gente com ideias novas e hábitos de convívio, que apreciava uma boa tertúlia.

Ao ritmo do rock

Chegou uma nova geração e, com ela, a liberdade adquirida após o 25 de Abril de 1974, outras realidades e novos desafios. A pouco e pouco, estabelecia-se ali uma base do fervilhante movimento que deu origem ao boom do rock português. Entravam os anos 80, o Vá-Vá congregava jovens que viriam a tornar-se famosos.

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, assume que a sua "fase de arrastar a vida nas esplanadas" foi passada no café do cruzamento da avenida de Roma com a avenida dos EUA. "Os pais do João Cabeleira [também guitarrista dos Xutos] é que moravam na zona. Eu ia lá ter com ele e "caíamos" no Vá-Vá. Não foi ali que a banda nasceu (os outros elementos eram de sítios diferentes...), mas na altura passava por lá muita malta da música."

Zé Pedro lembra-se que os Sétima Legião ensaiavam ali perto ("até chegávamos a ouvir os ensaios da esplanada"), os elementos dos Heróis do Mar também marcavam presença. E outros, muitos outros, mais do que a memória do músico consegue reproduzir assim de repente e ainda mais do que o jornalista consegue tomar nota durante o contacto telefónico. Mas eram muitos.

Mais: o Vá-Vá fazia parte do que Zé Pedro classifica como "a rota punk": era ali que a malta se juntava para depois ir aos bares, "as grandes noites loucas passavam sempre por lá". De dia, era ponto garantido de encontro com malta da música. "Pessoal das bandas da zona de Alvalade, ficávamos por ali a ver as miúdas passar, em conversas parvas..." Analisando o que dali resultou, talvez muitas das conversas tivessem, afinal, o seu valor.
E, para o guitarrista dos Xutos, ficou ainda o hábito de se chegar ao balcão e pedir um "excelente" prego do lombo sempre que passa por aqueles lados.

As novas tertúlias

Hoje, estas avenidas estão envelhecidas, as novas gerações acabaram empurradas para fora de Lisboa, multidões suburbanas em redor de um vazio. O Vá-Vá estava entorpecido, os tradicionais clientes suspiravam de saudades, muitos confessavam na blogosfera a sua nostalgia, a saudade dos tempos em que bastava descer à esplanada do Vá-Vá para não se estar sozinho. E então Lauro António, também ele um blogger assumido, teve uma ideia: por que não reavivar as tertúlias do Vá-Vá?

Para ele, era confortável, digamos assim. Morador no prédio onde está instalado o café, este é, na prática, a sua "sala de almoço". "Durante anos, o Vá-Vá funcionou como um mito, as gerações seguintes eram atraídas para lá como que atrás de uma mística", explica o realizador. O magnetismo foi-se perdendo, com o passar dos tempos. Ficava a saudade. Partindo desse sentimento, restava olhar para a frente. "Os tempos são outros, é preciso vivê-los. Curioso como a Internet acaba por potenciar tudo isso. Foi pelos contactos na blogosfera que acabámos por lançar as novas tertúlias."

Se os blogs são a versão moderna das tertúlias, o mercado por excelência da troca livre de ideias, eles são também terrivelmente limitados na promoção do contacto pessoal. Podemos falar com dezenas de pessoas, mas não as vemos, não as olhamos nos olhos. Talvez um dia estes sejam considerados pormenores de saudosista ou o progresso tecnológico arrase também mais essa barreira da distância, mas, por enquanto, ainda há muito quem suspire por conhecer pessoalmente as pessoas com quem se relaciona na Internet.

"Aqui o principal não é o engate, embora também possa acontecer (até é agradável...), o essencial é a actividade cultural", assume Lauro António. Ao longo de vários meses de novas tertúlias, sob o mote "Vá-Vádiando", sucederam-se os convidados ligados ao mundo das artes e da comunicação, os fiéis de sempre foram aparecendo, os curiosos tornaram-se habitués. Não são muitos, são os que cabem.

Sempre a crescer

Na primeira noite, a 22 de Fevereiro, Raul Solnado falou para umas três dezenas de pessoas abrigadas da chuva e (muitas delas) atrasadas porque o Benfica jogava para a Taça UEFA. O ritual manteve-se nos meses seguintes: jantar e conversa. Já em Junho, com Lídia Jorge, houve overbooking e alguns dos mais de 50 tertulianos tiveram mesmo de jantar fora da sala antes de se juntarem à conversa pós-refeição. Seguiu-se Maria do Céu Guerra, a 27 de Junho. O próximo convidado será Paulo Portas, já hoje, dia 25 de Agosto.

As tertúlias não se organizam, acontecem. É uma regra básica. Uma tertúlia é, por definição, o espaço democrático de debate e troca de ideias onde entra quem quer. "No passado, a tertúlia do Vá-Vá era coisa diária. Quando lá ia, sabia quem ia encontrar. Mesmo que falhasse um ou outro, havia sempre o grupo. Não havia agenda, o Vá-Vá era a agenda", assume Lauro António.

Hoje, num espaço reservado a refeições, a participação de espontâneos é fortemente dissuadida pela própria configuração do café/restaurante. Ninguém é afastado da sala, só que a tertúlia faz-se mediante inscrição (e pagamento do jantar no fim). Não foi só o Vá-Vá que mudou...

Mas do Lauro António frequentador nos anos 60 para o Lauro António dinamizador dos anos 2000 a distância não é assim tão grande. Pelo menos é o que nos diz o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa: "Tertúlia - Reunião de familiares e amigos. Agrupamento de amigos ou de pessoas com interesses comuns. Reunião habitual de intelectuais, artistas..." Nem mais.

"As pessoas mudaram os hábitos. Já ninguém vai "para" o café, as pessoas agora vão "ao" café." Entram e saem, não ficam por lá. Fernando Eusébio sabe do que fala. Dos quase 50 anos de história do Vá-Vá (cumprem-se em 2008) ele leva já 22. É um dos sócios-gerentes da casa e não hesita quando se procura uma explicação para a redução de clientela e a mudança de hábitos das pessoas. "As casas aqui são caras, os jovens não lhes chegam. Têm de ir viver para os subúrbios, a cidade vai ficando velha. E os que por aqui vivem já não vêm tanto ao café. Ficam em casa, será a televisão (não querendo dizer mal da televisão), mas muitos nem saem de todo: até encomendam jantar para levar a casa..." O que é, então, feito do mítico Vá-Vá, do ponto de encontro incontornável de cabeças pensantes e espíritos livres? "Muitos ainda cá vêm, a tradição mantém-se. Aparece muita gente conhecida, nós chamamos-lhes "a velha guarda", os que moram por aqui fazem cá refeições, outros entram só para um café." E que argumentos têm para se manterem no roteiro de Lisboa? "Tentamos manter os pratos tradicionais da casa, incluindo o célebre bacalhau à Vavá, inventado pelo futebolista brasileiro que deu nome ao café. É assim uma espécie de bacalhau à minhota", explica Fernando Eusébio, enquanto oferece um biscoito a uma criança que passa ao colo do pai. Sorri: "Temos de investir no futuro!""
Fonte: Público de 25 de Julho

Etiquetas: , ,

terça-feira, julho 24, 2007

Hoje...

- faz 10 semanas
- e faltam 4 dias :)

Etiquetas:

segunda-feira, julho 16, 2007

Desenhos que povoam o meu imaginário...

... de uma ilustradora que adoro.
Espreitem esta pequena homenagem: aqui

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Documentário Ensaio Sobre o Teatro
““Um homem que está ao volante do seu automóvel parado num semáforo, no momento em que surge o sinal amarelo, fica de repente cego”. Baseado na adaptação do “Ensaio sobre a Cegueira” de Saramago, que opõe os complementares “barbárie” e “humanização”, Rui Simões acompanha todo o estirão d’O Bando, do guião ao pano de boca. No fundo é um ensaio sobre a arte de fazer teatro. No tempo das costoletas T-bone e do bife tranquilo é fácil ver limites. Quando não há acém e são cem a um osso, o caos instala-se e a faina afina. O jejum é visionário. Confiar? Sempre. /Vera Morgado

ONDE: Cinema S. Jorge
QUANDO: de 16 a 25 Julho: 18h (Versão legendada em Inglês), 20h (leg.Castelhano), 22h (Original)
QUANTO: 5€”

Fonte: www.lecool.com
Monitorização e Protecção da Biodiversidade l Voluntariado Jovem 2007
Introdução: O NaturaObserva é um programa de voluntariado jovem na área do ambiente e da preservação da natureza, promovido pela Cascais Natura – Agência Municipal de Ambiente. Este programa visa a ocupação dos tempos livres de jovens em período de férias, fomentando o voluntariado e a educação para o desenvolvimento sustentável através do serviço à comunidade, na defesa do património natural do Concelho de Cascais, bem como da segurança da população. Pretende ainda o desenvolvimento de um programa de monitorização ambiental e uma política de participação pública na manutenção e gestão do espaço natural.

Existem quatro projectos distintos que funcionarão em regime quinzenal, com turnos diários de 5:30h.

Descrição Sumária das linhas de acção:
- O projecto Gaio consiste numa patrulhamento de zonas florestais ou de matos, nas encostas voltadas a Sul da serra de Sintra, durante os meses de Verão. O Gaio é promovido conjuntamente pela Cascais Natura e pelos Grupos da AEP que integram o Projecto de Apoio à Preservação da Natureza no PNSC (PRENA).
- O Projecto Guarda-Rios consiste numa campanha de monitorização de cursos de água, abrangendo as quatro principais ribeiras do Concelho de Cascais. O Guarda-Rios tem a duração de duas quinzenas, no mês de Setembro.
- O Projecto JAVALI destina-se à execução de um conjunto de trabalhos florestais em determinadas zonas do Parque Natural de Sintra-Cascais pertencentes ao concelho de Cascais.
- O Projecto GERMINA visa a montagem de um viveiro destinado à germinação de espécies vegetais autóctone respeitando o fundo genético do Parque Natural de Sintra-Cascais. O GERMINA é promovido pela Cascais Natura em parceria com a Direcção-Geral de Florestas e o Instituto Superior de Agronomia.

Inscrição: Os voluntários trabalharão em equipa e estarão devidamente identificados. Haverá acompanhamento por parte de um coordenador, formação prévia e meios adequados à execução das tarefas, nomeadamente em termos de segurança. Os participantes estarão cobertos por seguro de acidentes e receberão uma bolsa de 12 euros por dia de trabalho.
Para mais informações: aqui

Etiquetas:

sexta-feira, julho 13, 2007

Sugestões para este fim-de-semana...

Maria Papoila
14, 15, 21, 22, 28 e 29 Jul: 18h

“Espaço experimental no jardim da ATLA, para todos aqueles que queiram mostrar as suas criações, num espectáculo onde a magia do circo se funde com a dança e o teatro sem palavras.

Temas musicais originais de Andreia Brito, José Lobo e Susana Silva

Informações Úteis: 966 710 766
ATLA - Associação Tempos Livres de Alfama
Endereço: Beco de Santa Helena, 9, porta esq
1100-482 Lisboa
Telefone: 218 879 739
E-Mail: cfac-atla@sapo.pt

Fonte: Lisboa Cultural

Sábado no Bacalhoeiro
- 19h - Lançamento do livro “Vencidos da vida”
- 21h30 - “A outra”, teatro/contador de hostórias
- 22h - Seconda Prattica, concerto (dentro do Bacalhoeiro – 3€)
- 22h – “La fabuleaux Luizette”, espectáculo clownesco
- 22h30 – “Monsieur Pipon”, espectáculo clownesco

Bacalhoeiro
Rua dos Bacalhoeiros, 125 – 1º e 2º andares.
Tel: 218864897
bacalhoeiro@gmail.com
Happening Cinema ao Ar Livre
“O cinema está no ar, a cabeça também, as pernas podem ficar para lá viradas. Ponham-se é confortáveis que tudo aqui é sempre Incrível. Hoje à noite faz-se luz com projecção de filme na rua. Adivinham-se olhares envolventes quase descrentes de tanta alegria. Por ruas com saída encontram-se becos para a ilusão. Vê-se um filme e fazem-se outros, como sempre à nossa volta. Visto e contado por quem acredita, aqui se fazem as noites mais aguardadas. Aqui se prova o sabor a arte e se demonstra não ser difícil achá-lo. Ao ar livre, com bom filme à vista para ajudar a uma noite cheia de sonhos. E, esperamos, de estrelas também. A ver. Vamos? /Fiti

ONDE: Nas imediações do Incrível Club (Almada)
QUANDO: dia 14 de Julho às 22h30
QUANTO: Gratuito”

Fonte: www.lecool.com
Dança O Labirinto, a Morte e o Público
“Faltas tu! Sim, aqui fazes falta tu! Não me vires a cara, já te disse que és tu!” Neste espectáculo a resposta está em ti, ou seja, no público. A nova criação do interprete e criador João Samões promete ser um evento de criatividade colectiva. Tem por base uma pesquisa experimental onde a partilha do sentimento de tragédia é a protagonista. Durante uma hora os interpretes João Samões, João Galante e Margarida Mestre, o público e um esqueleto humano vão entrar num labirinto onde o corpo e o gesto são os temas centrais. Por isso só faltas mesmo tu... Aparece! /Catarina Medina

ONDE: CCB . Sala de Ensaio. Tel.213612400
QUANDO: 14 Julho às 19h
QUANTO: 4€

Fonte: www.lecool.com
Passeio Literário/Jornalístico
Sáb: 15h

“Percurso literário pelo Jardim de São Pedro de Alcântara, Principe Real, jornal O Século e jornal a Bola no Bairro Alto.

Informações Úteis: Marcação Prévia
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Endereço: Rua de S. Pedro de Alcântara, 3
Horários: Seg a Sex: 10h-19h, Sáb: 13h-19h
Telefone: 213 246 290/8
Fax: 213 478 915
Internet: www.hemerotecadigital.cm-lisboa.pt
E-Mail: hemeroteca@cm-lisboa.pt
Acessos: Autocarros: 58”

Fonte: Lisboa Cultural

Nouvelle vague
- Anos 80 reciclados –
“O festival Cool Fest Jazz apresenta esta noite a banda francesa que mais tem ajudado a fazer-nos ouvir os hits da pop da new wave, doa nos 80, sem pareceremos completamente demodes. Para tal, acrescentamos às músicas de bandas como Joy Divison, new Order, Blondie, Depeche Mode, os intemporais ritmos do jazz e da bossa-nova. Uma”banda à parte” a corresponder à “alta mistura” que o festival apregoa? Certamente.

Casa da Pesca
Oeiras
22h

Fonte: My guide

Bici Activismo pede a Lisboetas e a Candidatos para irem votar no próximo Domingo de bicicleta
Neste Domingo dia 15 de Julho de 2007 realizam-se as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, as quais foram marcadas por diversas iniciativas de mobilidade sustentável e onde a utilização da bicicleta foi um assunto frequentemente abordado.

A maioria dos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa apresentou nos seus programas eleitorais, medidas de promoção do uso da bicicleta na cidade. Inspirado em campanhas internacionais, Bici Activismo, um grupo de ciclistas e activistas de Lisboa, apela a todos os Lisboetas para se deslocarem, no próximo Domingo, de bicicleta até às mesas de voto.

Com esta acção, a qual pode posta em prática por qualquer pessoa, pretende-se aumentar a visibilidade da bicicleta na cidade e manifestar junto dos políticos o desejo de muitos cidadãos em verem concretizadas medidas que permitam uma maior utilização da bicicleta em Lisboa.

Bici Activismo contactou igualmente os 12 candidatos à autarquia e pediu-lhes que no próximo Domingo se desloquem de bicicleta até às mesas de votos onde irão exercer o seu direito cívico.

Contactos:
E-mail: bici.activismo@gmail.com
Webpage: http://biciactivismo.blogspot.com/
Salão acústico
Maria João Matos e Anthony John

Às 22h30
Bacalhoeiro
Rua dos bacalhoeiros, 125 -1º e 2º andares.
Tel: 218864891
bacalhoeiro@gmail.com
Performance Laurie Anderson
Laurie Anderson é artista visual, compositora, poeta, fotógrafa, realizadora de cinema, vocalista, instrumentista. No domingo, fará uma viagem à sua terra-mãe. “Homeland” é um espectáculo de Laurie, baseado no seu mais recente album homónimo, uma combinação de poema e de concerto que olha e analisa a cultura e a forma de ser da América dos nossos dias. “Homeland” fala da cultura dos Hummers, dos bloggers, da solidão e da vigilância através de circuitos de televisão. Usará as linguagens sintéticas da tecnologia e a linguagem sensual da escrita de canções e da poesia para olhar para os reality shows, o totalitarismo de estilo americano, o sentimentalismo, as imagens fugazes do império. /Artur Soares da Silva

ONDE: Culturgest Grande Auditório
QUANDO: 15 de Julho às 21h30
QUANTO: 5€

Fonte: www.lecool.com
Teatro País Imaginário
“Quer-me cá parecer que conheço este país imaginário. Eles não revelam o nome, mas reunindo as pistas chega-se lá. Fica ao fundo da Europa, rodeado de mar que acaba na terra e de caminhos que acabam no mar. É um país em que, quando a equipa ganha, o povo sai à rua, sobe às estátuas e cobre-as com a bandeira do país. Está quase tudo dito e mais não se pode dizer quanto a esse país. Excepção feita à sua ordem civil, uma grande fila de cadeiras onde cada uma das pessoas ocupa um lugar. Até que três habitantes deste país imaginário se desviam da ordem natural desta grande fila e são capazes de grandes feitos extraordinários. Tudo visto através dos olhos imóveis de um homem-estátua. /Sónia Castro

ONDE: Armazém do Hospital Miguel Bombarda Rua Dr. Almeida Amaral. Tel.96 231 42 51
QUANDO: Até 15 Julho (hoje último dia) 4ª a Dom., 21h30
QUANTO: 5€ (+ descontos)”
Fonte: www.lecool.com

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Festival Sete Sóis Sete Luas
Sextas-feiras, de 29 de Junho a 31 de Agosto
22H00 - Fábrica da Pólvora de Barcarena, Pátio do Enxugo

O Sete Sóis Sete Luas, este ano na sua décima quinta edição, é um festival promovido por uma rede cultural de trinta cidades de oito países - Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal.

Durante os meses de Julho e Agosto, todas as noites de sexta-feira estão reservadas para o cruzamento das músicas do mundo.

13 Julho Musica Nostra (Baleares).
Podem descobrir os Musica Nostra, uma banda oriunda das Ilhas Baleares, e cujo trabalho tem como objectivo devolver a dignidade da música popular da ilha de Maiorca.

Entrada livre sujeita à lotação do recinto

Informações: www.7sois7luas.com

Nota: Nas noites de concerto, aproveite para visitar o Museu da Pólvora Negra, com entrada livre das 20h30 às 22h30.

Informações: tel. 214 381 400, www.museudapolvoranegra.com
Auprés de ma blonde
Música

13, 14 e 15 de Julho – Sexta-feira a Domingo
Vários Locais – Ar Livre
Das 14H00 às 15H00; das 18H30 às 20H00; das 21H30 às 22H30
Entrada Livre
http://www.ccb.pt/
AUPRÈS DE MA BLONDE
Cie. Musiques en Mouvement / França
Trompete: Thierry Daudé
Percussão: Alfred Spirli
Tuba: Daniel Malavergne
Oboé Languedócio: Philippe Neveu

Quatro belas saias para quatro belos rapazes!
Uma fanfarra de bolso cheia de momentos hilariantes, nascida na rua e alimentada por ela, aberta a tudo, que se instala para redescobrir dias de festa.
Com um trabalho baseado no escutar e na improvisação, Auprès de ma blonde tece ligações entre a criação musical original e as músicas populares e tradicionais, sobre as quais se ergue um espectáculo-concerto.
O espectáculo é apresentado pela companhia Musiques en Mouvement, um percussionista e três músicos de instrumentos de sopro à-vontade com tudo: música de circo, músicas antigas e novas, teatro, improvisação... E cujos figurinos os tornam num colectivo inconfundível.
SPLASH!
Teatro ao ar livre
Teatro Regional da Serra do Montemuro/ Portugal

13, 14 e 15 de Julho - Sexta-feira a Domingo
Caminho Pedonal
22H30
Entrada Livre
http://www.ccb.pt/

Duas famílias trocam, tocam, negoceiam e cantam.
Entre a mulher barbuda, o perigoso número das facas e o charlatão de poções mágicas e rejuvenescedoras, estas duas famílias encontram-se. Entre os olhares tenebrosos dos patriarcas, os mais jovens não resistem e deixam-se levar derretidos pelo coração. A feira vai-se transformando em outros espaços, de acordo com diferentes momentos, emoções ou músicas, sempre tocadas ao vivo.
Walkarround magic e formal close-up show
Magia ao ar livre
13, 14 e 15 de Julho – Sexta-feira a Domingo
Vários locais
Entre as 14H00 e as 15H00; entre as 18H30 e as 20H00; entre as 21H30 e as 22H30
Entrada Livre
http://www.ccb.pt/

Helder Guimarães / Portugal

Mãos de ilusionista, verdadeiras impossibilidades e muito humor.
Walkarround Magic pode acontecer, inesperadamente, ao lado de alguém que pára ou se senta para comer, conversar ou descansar. É uma pequena actuação que permite sentir a magia muito de perto, através de objectos que são transportados nos bolsos da indumentária do mágico.
Formal Close-up Show é um espectáculo em que a plateia se reúne e é convidada a participar na execução de efeitos surpreendentes.
Romeo and Juliet
Aterballetto
O Festival de Almada no S. Luiz

13 e 14 de Julho às 22h
Sala Principal

Paixão, conflito, destino, amor e morte: estas são as 5 divinidades deste mito. Nunca uma história foi contada com tanta frequência e atravessou tantas fronteiras geográficas, culturais e sociais, como a de Romeu e Julieta, nesta ocasião interpetada pela prestigiada companhia de dança italiana, Aterballetto.

Preço: 12€ a 25€

Para mais informações:
www.teatrosaoluiz.egeac.pt
teatrosaoluiz@egeac.pt
Tel: 213257640

São Luiz – Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38. Lisboa
“Os 3 amigos / Big Wednesday” de John Millus
Esplanada da Cinemateca às 22h30

“Com Jan-Michael Vincet, William Katt, Gary Busey, Patti D´Arbarville, Lee Purcel
Estados Unidos, 1978 – 120min / sem legendas

O mais mítico filme de surf de sempre, em parte devido ao cenário – as ondas da costa da Califórnia -, em parte devido à participação como figurantes de alguns campeões mundiais de surf. A história segue três amigos com paixão comum pelo surf, entre os Verões de 1962 e de 1968 e a sua reunião, anos mais tarde, para o “grande swell de 1974”. Big Wednesday é um filme com a experiência do Vietname em fundo. A sua imagem é a das ondas. Indissoci´vel do imaginário dos filmes de praia dos anos 1960 e 1970, tornou-se um clássico do género. Obrigatório, portanto.”

Fonte: Cinemateca
Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades
Terreiro Paço, 13 a 15 Julho

80 organizações - 3 dias de festa - pela Igualdade

A Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de Julho, na Praça do Comércio, em Lisboa.

Integrada no Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT) – a Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades é um espaço livre e aberto, onde a diversidade de culturas, identidades, modos de ser, de estar, de pensar e de agir, são propícios ao convívio, ao conhecimento mútuo e à solidariedade.

A Festa é uma iniciativa conjunta da Estrutura de Missão para o AEIOT da Câmara Municipal de Lisboa e de várias ONG com trabalho relevante na luta contra as discriminações.

Durante três dias, a Praça do Comércio vai ser ocupada por exposições, concertos, espectáculos, teatro, workshops e debates, e, ainda, experiências gastronómicas.

A Festa da Diversidade pretende colocar na agenda cultural, social e política portuguesa um evento que assumindo as diversidades contribui para a igualdade. Trazer à mesma Festa, no centro da capital, públicos com diferentes hábitos culturais e sociais, é o desafio lançado pela Festa da Diversidade.

Data: 13-15 de Julho
Sexta: 19h00 - 2h00
Sábado: 16h00 – 2h00
Domingo 16h00 – 24h00
Local: Praça do Comércio, Lisboa

Durante as tardes, participam dezenas de colectivos culturais, ligados à dança, teatro e música. Ao final do dia, a música vai tomar conta da Praça do Comércio.

Programa: www.causas.net

Programa sujeito a alterações

Informações adicionais:
Festa da Diversidade
Marta Fagulha (IEFP) 916152223
Ana Cruz (SOS Racismo) 964105974
LPM Comunicação Jorge Costa 961571727 jorgecosta@lpmcom.pt
Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H- Escritório 49, 1800-282 Lisboa”
Sexta-feira 13, 13 concertos
- ou como converter o azar em sorte-

“Esta sexta-feira 13, pois é, saia debaixo do reconfortante tecto da sua casa e rume até à Avenida da Liberdade onde o aguarda uma auto-proclamada noite de jams e felicidade. A compor a festa estarão nomes como: caveira, Tropa Macaca, Miguel Mota com Margarida Garcia, David Maranha, Pedro Boavida com André Gonçalves ou Frango. Uma maratona de boa onda para afastar superstições, onde não faltará música, copos e até uma venda de discos.
Av. da liberdade, 211-1º às 21h30.

Fonte: My guide
Curso de iniciação à expressão teatral
Aula aberta, 6ª feira – 13 de Julho

O Curso de Iniciação à Expressão Teatral da Oficina da Pessoa destina-se a adultos que queiram ampliar os seus horizontes e desejem facilitar a expressão de suas ideias e sentimentos estimulando a sua criatividade, sentimentos e imaginação.

É uma actividade de carácter lúdico possibilitando o desenvolvimento das capacidades artísticas, a estimulação da desinibição, a facilidade de falar para públicos e a estimulação da autoconfiança e o desafio da timidez.

Através de jogos teatrais, criação de cenas e improvisações, procurar-se-á o desenvolvimento harmonioso das capacidades expressivas e comunicativas.

O que é necessário para participar é a vontade de se divertir e experimentar a alegria de interagir com os outros, em jogos e exercícios divertidos e descontraídos que encorajam a criatividade e expressão.

Célia Celas:
Antropóloga, Actriz e Monitora de Expressão Teatral
Realizou Formação em Expressão Dramática e Artes Integradas na Fundação Calouste Gulbenkian.

Hórário:
6ª Feiras, das 20h às 21.30h

Aula Aberta:
6ªf dia 13 de Julho
Aula aberta a novos participantes que venham experimentar pela 1ªvez

Local:
OFICINA DA PESSOA
Av. 5 de Outubro N. 122 3º Drt
Lisboa

Marcações e Informações:
Tel. 91 702 23 84
www.oficinadapessoa.com
Djumbai Jazz (GN)
Afro_mandinga_sessions
Sexta 13 de Julho às 23h

Os Djumbai Jazz de Maio Coopé exploram uma das mais ricas culturas musicais do mundo, Mandinga (música Etno Gumbé, agora revitalizada com influências urbanas). Os Mestres Djumbai são artesãos de ritmos e melodias tão fluidas que parecem impossíveis, sons que imanam uma claridade hipnótica, intensa e inocente.

O grupo, formado em Portugal, 1998, é composto por voz, percussão, kora, guitarra eléctrica e acústica, e dança. A cultura "Afro-Mandinga" abrange países como Guiné-Bissau, Mali, Burkina-faso, Libéria, Senegal e Costa do Marfim. Os instrumentos djembé e dunun, são a base de todos os ritmos tradicionais, que acompanham os respectivos rituais quotidianos deste povo.

Entrada: 6€

ZDBMUZIQUE
Reservas: reservas@zedosbois.org
Tel: 21 343 02 05
Lisboa Zen
13 e 15 de Julho
Jardim Botânico Tropical de Belém

Com mais de 1500 anos, Zen é o nome japonês de uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente, que se baseia na meditação contemplativa que visa levar o praticante à “experiência directa da realidade”, a um conhecimento mais profundo do seu próprio significado.

Esta viagem ao seu interior é a chave para conseguir a harmonia com o mundo que o rodeia, vencendo assim o stress do dia a dia, e alcançando o equilíbrio necessário ás nossas vidas.

Zen é, por isso, a base para manter a estabilidade em nós, mesmo quando a desarmonia impera ao nosso redor. É sem dúvida um conceito que nos leva a abraçar a natureza, ajudando-nos a melhorar a nossa qualidade de vida, o nosso bem-estar, a nossa relação com o Eu interior, com o nosso espírito e com os nossos iguais.

É com este objectivo que nasceu o projecto Lisboa Zen. Um lugar único onde poderá experimentar todo o tipo de terapias e propostas alternativas, que o ajudarão a encontrar todas as respostas a esse sem fim de caminhos, que nos levam a encontrar a nossa Paz Interior.

Sexta Feira dia 13, das 15h ás 22h;
Sábado dia 14, das 12h as 22h;
Domingo dia 15, das 12h as 22h

Preços das Entradas para a Feira:
Adultos (a partir dos 12 anos) - 3€
Estudantes - 2€

Programa: aqui
Coldfinger
Sexta, dia 13

Para mais informações: www.cabaret-maxime.com

Cabaret Maxime
Prç da alegria, 58
Lisboa
Tel.: 213467090
Deubreka – La planete sauvage
Dj e Vj
20h
Bacalhoeiro
Rua dos Bacalhoeiros, 125-1º e 2º andar
Tel: 218864891
bacalhoeiro@gmail.com
Performance/Instalação A Educação Sentimental
“Possidónio Cachapa educa-nos. À entrada de um percurso, três bonitas hospedeiras aguardam-nos e encaminham-nos para as zonas de re-aprendizagem. Alguns capacetes depois, sairemos com a nossa cultura devidamente elevada e no estado de felicidade absoluta, que nos vai permitir triunfar na sociedade portuguesa actual. Esta e outras performances interactivas, ou não, poderão ser vistas no Festival Urbano Pedras d’Água. Convidam-se artistas e criadores de vários quadrantes e funde-se a arte com a intervenção social. Para saberem informações sobre todos os horários, sinopses e trabalhos dos criadores convidados consultem uma instalação no átrio do edifício do Grémio Lisbonense. /Carlos Ramos

ONDE: Ruas da Baixa de Lisboa
QUANDO: 13, 14 e 15 de Julho
QUANTO: Gratuito”

Fonte: www.lecool.com
Tanira
Concerto e baile

22h
Teatro Ibérico, Lisboa
Sexta, 13 Julho

Fonte: www.tradballs.com
Noite de fado no Chapitô
Sextas e Sábados
6 e 7, 13 e 14, 21, 27 e 28 de Julho
22h

O Chapitô, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e espaço de serviço público onde se desenvolvem actividades, de ordem formativa e cultural, para a inclusão social, tem o prazer de receber Hélder Moutinho nas Noites de Fado do Bartô.

Mais informações: divulgacao@chapito.org

Chapitô
Costa do Castelo, 1/7. 1149-079 Lisboa
Tel: 218855550

Etiquetas:

quinta-feira, julho 12, 2007

Concordam?...

... alguns dos meus pratos preferidos também estiveram a votação, vejam o site...
Serão os 7 melhores pratos da nossa gastronomia?
“O Lifecooler associou-se à iniciativa do prestigiado grupo Lágrimas – Hotels & Emotions que promoveu, através do site www.lagrimashotels.com/7maravilhas.php , a eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Os chefes Albano Lourenço (Quinta das Lágrimas), Ricardo Ferreira (Vila Monte), Vítor Sobral (Terreiro do Paço), Joachim Koerper (Eleven) e Augusto Gemelli (Kool) seleccionaram, em conjunto, uma lista de 55 potenciais maravilhas da gastronomia nacional, que foram depois votadas por um painel de jornalistas e convidados, tendo-se apurado as maravilhas com maior número de votos para a lista final de 21 que foram propostas para votação.

Ao longo de 11 semanas, o Lifecooler deu a conhecer em detalhe cada uma das iguarias candidatas, com uma pequena descrição, a receita para a sua confecção e ainda os comentários dos chefes.

Fique agora a conhecer as 7 maravilhas vencedoras:
1º Cozido à Portuguesa – 11662 votos
2º Pastel de Nata - 11025 votos
3º Leitão da Bairrada – 10375 votos
4º Queijo da Serra – 9565 votos
5º Caldo verde – 8530 votos
6º Sardinhas Assadas – 8499 votos
7º Carne de Porco à Alentejana – 8272 votos”

Fonte: Lifecooler

Etiquetas:

Um nota gastronómica...

Bolo salgado de atum com pesto


"300g de atum aos pedaços enlatado em óleo/azeite e escorrido, 3 colheres de sopa de pesto, 100g de gruyère ralado, 3 ovos, 100ml de leite, 100g de farinha, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de sopa de conhaque

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha com o fermento, abra um buraco no meio da farinha, coloque os ovos, adicione o gruyère, o atum e o pesto, misture bem e junte o leite pouco a pouco, até obter numa forma para bolo inglês untada e enfarinhada. Asse por cerca de 40min. Teste enfiando a lâmina de uma faca no meio da massa, se ela sair limpa, está assado. Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Se quiser guardar para mais tarde, envolva em papel aderente e deixe no frigorífico. Sirva frio, cortado em pedaços como aperitivo ou com uma salada."

Fonte: Kafka na praia
http://kafkanapraia.blogspot.com/

Nota Floppyana: É óptimo! Como não tinha conhaque pus whiskey e em vez do queijo gruyère, juntei uma mistura de emmental e parmesão. Para efeitar pus tomates cerejas partidos no fundo da forma e a meio da massa, espalhei azeitonas pretas às rodelas.

Etiquetas: , ,

Sugestões para hoje...

Auf den Tish! (Para cima da mesa)
Teatro Camões
12 e 13 de Julho às 21h

“Imagine o seguinte: entra numa sala e senta-se numa cadeira à volta de uma enorme e ampla mesa com 4 microfones. Tal como numa conferência. Da sua cadeira verá como a mesa se transforma na plataforma de acção e reflexão. Ou algo parecido. Verá os actores cantar, represnetar, dançar, conversar sobre questões inerentes à actuação, fragilidade e territórios. Ou não. Numa mesa de tais proporções, não é de surpreender que as situações se tornem desproporcionais.

Auf den Tishi é um projecto de improvisação coordenado por Meg Stuart. A partir do seu convite e iniciativa um elenco variável de actores, pensadores, escritores, músicos e bailarinos expõem as suas questões mais prementes, fazendo surgir um espectáculo de negociações.

Boris Chamatz, Benoît Lachambre e Meg Stuart utilizaram pela primeira vez este tipo de encenação e improviso com o músico Hahn Rowe e a moderadora Myriam Van Imschoot no Outono de 2004. Para Meg Stuart este foi o inicio do primeiro projecto de improvisação idealizado após a série Crash Landing (1996-1999).

Com Miguel Borges, Boris Chamatz, Emil Hrvatin, David Unton, Vera Mantero, Terry O´Connor, Hahn Rowe, Meg Stuart, António Tavares, Myrian van Imschoot, Carlos Zíngaro.

Reservas e informações: T. 21 892 34 77
Ticketline T. 707 234 234 ou www.ticketline.sapo.pt

Horário da Bilheteira
Terça a Sábado, das 14:00 às 19:00
Dias de Espectáculo, das 14:00 até
30 m após o início do espectáculo

Saiba mais em: www.cnb.pt
O bacalhau vai de férias…
A partir do dia 12 de Julho e durante dois meses, vamos para o jardim, rodeados de palmeiras e cheirinho a verão.

Levamos connosco, um palco, uma esplanada, algumas feiras temáticas, a nossa programação e mais algumas surpresas…

A festa mantém-se no jardim até 16 de Setembro com a nossa grelha de programação habitual, mas desta vez queremos oferecer gratuitamente a toda a população de Lisboa as actividades culturais que temos vindo a desenvolver ao longo do último ano.

Todas as terças temos cinema ao ar livre com jantar vegetariano (em Julho, ciclo de cinema de animação), às quartas aulas abertas de danças do mundo no jardim, às quintas performances, às sextas sessões chill out ao pôr-do-sol (o bacalhoeiro convida DJ's dos mais variados géneros de música, a fazerem um set relaxante ao entardecer), aos sábados espectáculos vários e aos domingos o tradicional salão acústico.

A inauguração está marcada para a próxima 5ª feira, 12 de Julho, às 22h com cinema mudo com música ao vivo: Um Cão Andaluz de Luís Buñuel e Salvador Dali e At Land de Maya Deren (cinema experimental dos anos 40), são os dois filmes escolhidos para serem musicados por Johannes Krieger e convidados.

No Jardim das Palmeiras, no Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos, começa o Verão do Bacalhau…

Para a programação completa aceda a www.bacalhoeiro.blog.com
Para qualquer informação, contactem-nos através dos números 960073437 (Martina) ou 964107312 (Inês).

Qui 12 – “Homem ao mar, experiência 1” teatro sonoro, 21h30
Cinema mudo com música ao vivo
“Um cão andaluz” de Luís Luís Buñuel e Salvador Dali
“At land” de Maya Deren – cinema experimental ano 40
Música: Johannes Krieger e convidados. 22h
“Uma cena junto ao mar / Ano natsu, ichiban schizukawa umi” de Takeshi Kitano
Com Sabu Kawahara, Kiroundo Maki, Hiroko Oshima
Japão 1992 – 101min / legendado em inglês
Muitos defendem “Uma cena junto ao mar” como o filme plasticamente mais conseguido de Takeshi Kitano. É também umad as suas primeiras excursões para fora do unniverso dos “yakusas”, mais exactamente para uma praia. Num filme seguinte, “Sonatine”, seria o próprio universo dos “yakusas” a ir para a praia. Um filme banhado por uma melancolia solar, “Uma cena junto ao mar” exibe aquela aparência de austeridade qie a mise en scène de Kitano utiliza para fazer com que o “paths” dependa de pequnenos e discretos pormenores.
Cinemateca
Esplanada
Qui (12) às 22h30

Fonte: Cinemateca
http://www.cinemateca.pt/imgs/programacao/doc.pdf
Participe nas actividades de Verão do Museu Colecção Berardo!
Julho e Agosto são meses no Museu Colecção Berardo. Descobrir diferentes movimentos e tendências, conhecer as principais preocupações dos artistas, explorar materiais e técnicas e aprender novos conceitos são algumas das nossas propostas.

Inscreva-se nas nossas Tardes e Noites do Museu, realizando Percursos temáticos ou explorando os Espaços de Experimentação e Conversa, resrve um lugar para os seus filhos numa das nossas Oficinas de Verão ou percorra os nossos núcleos temáticos com o Museu na Mala.

Durante todo o Verão realizamos igualmente Visitas para Grupos.
Ao longo destes 2 meses, as tardes e noites de 5ª a Domingo, também aquecem com as intervenções ao ar livre do CCB fora de si.

Inscreva-se em todas as actividades descritas ou esclareça qualquer dúvida, através do nosso serviço de atendimento: 2ª a 6ª feira das 10h às 13h e das 15h às 17h através do Tel: 213612800, Fax: 213612900 ou serviço.educativo@museuberardo.pt

Fazemos questão que visite o Museu Colecção Berardo!
Informamos que devido à enorme afluência de público, foi decidido manter as entradas gratuitas até 15 de Julho.

Inscreva-se: 213612800

Para mais informações: aqui
Performance/Instalação hOPPERhOPE
“"Há dois tipos de humano nesta vida desengraçada", diz o antropólogo. São eles os Van Damme, dados à pura acção, e os “Hoppers”, dados à esperançosa espera sentada. É sobre estes últimos que se inspirou Ana Borges para criar esta instalação-performance, em 2005. E nós, belos e “voyeurs” seres do planeta que já foi mais azul, vamos entrar nas telas e espiar as rotinas dançadas desta gente, andando pela casa tipo fantasmas "big-brother style". O conceito é fantástico, procurem aqui o vídeo. E não percam, porque Van Damme, graças a Deus, há só um. E nós, cada um de nós, que fugimos dos quadros do Hopper não perdemos uma oportunidade de olhar para trás. Mami

ONDE: Mercearia da Atalaia Rua da Atalaia, 64. Telf: 21 342 11 04
QUANDO: dias 11, 12, 13 e 14 Julho às 22h30m
QUANTO: 6€”
Fonte: www.lecool.com

Etiquetas:

quarta-feira, julho 11, 2007

Ontem, em reposição, no Nimas...

... "Marie Antoinette"!
Adoro esta forma de olhar as mulheres. A sua melancolia. Só mesmo outra mulher...
E fez-me pensar em como devia ser difícil/diferente/sufocante ser mulher noutros tempos. Sem dúvida, que às vezes perdemos essa noção.
p.s. tinha uma imagem linda, com elas todas de leques, mas não a consigo pôr :(
p.s.s. este post devia ser em cor-de-rosa, não era? ehheheheh e com folhos e fitas e perucas!

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Lounge Bar A Vida é Bela
“Em Julho os dias terminam em panorâmica. Da varanda vê-se o rio e a rota do sol. As cores acompanham as horas e os minutos dão ritmo a mais um dia bem passado. A vida é bela e Lisboa é destino para o mundo das sensações. No Pavilhão de Portugal todos os sentidos vão dar ao lounge. Um espaço criado à experiência com live acts gastronómicos e provas deliciosas, boa música à mistura de grandes Dj´s, que nos fazem dançar por dentro ao sabor de uma maré de refrescos coloridos. Um dó li tá, quem está livre, livre está! Até ao Final da Trienal este espaço de espírito está aberto a tudo e nós. Aproveitem as horas extras, os after-works, os encontros imediatos ou raptem os amigos e façam um brinde à boa vida. À nossa! /Fitijane

ONDE: Pavilhão de Portugal Parque das Nações
QUANDO: até 31 de Julho
QUANTO: Médio”

Fonte: www.lecool.com
80's Face to Face
11 Jul
“A discoteca Jamaica abre as portas a uma festa onde o som é o dos anos 80. Esta festa tem como objectivo a angariação de fundos para projectos de cooperação para o desenvolvimento em África, e é organizada pelo Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária.

Internet: www.isu.pt
Informações Úteis: Entrada: 5€

Jamaica
Endereço: Rua Nova do Carvalho, nº 8 - Cais do Sodré - 1200-292 Lisboa
Horários: Ter a Sáb: 23h30-6h
Telefone: 213 421 859”

Fonte: Lisboa Cultural
Sítio das Artes - Conversas com Artistas Residentes
De 2007/06/04 até 2007/07/28
Qua a Dom: 12h-16h

“Ao longo deste mês e do próximo, o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (CAMJAP) abre as portas para aproximar o público do processo de criação artística. Integrada na programação do Fórum Cultural O Estado do Mundo, a iniciativa Sítio das Artes surge na sequência da escolha de 20 criadores, portugueses e estrangeiros, candidatos seleccionados para uma residência artística em que vão produzir algumas das obras apresentadas nos seus projectos de candidatura. Professores e tutores são convidados a intervir no processo de criação e o público pode encontrar-se com os artistas no CAMJAP. Mostras pontuais das obras preparam terreno para o open studio final, em data a anunciar.

CAMJAP
Fundação Calouste Gulbenkian
Endereço: Av. de Berna, 45 A
1067-001 Lisboa
Telefone: 217 823 000
Fax: 217 823 041
Internet: www.gulbenkian.pt
E-Mail: info@gulbenkian.pt
Acessos: Autocarro: 6, 18, 26, 31, 42, 46, 51, 56 Metro: S.Sebastião, Pç. de Espanha (Linha Azul)”

Fonte: Lisboa Cultural
Exposições a não perder
“Rodrigo Oliveira e Pedro Casqueiro na Galeria Filomena Soares, Lisboa - Até 8 de Setembro

“Miguel Soares 2007”, na Galeria Graça Brandão de Lisboa - Até 31 de Julho

“Natureza Mecânica - Episódio 2 - A Desorientação (parte II)”, na Galeria Presença de Lisboa - Até 8 de Setembro

“Total Equilibrium”, na VPFCREAM ARTE, Lisboa - Até 31 de Julho

“O Sol, a Luz, os Pássaros” de Bruno Borges, na Galeria Sopro, Lisboa - Até 31 de Julho"

EXPRESSARTE
Notas de arte e cultura contemporâneas
expressarte.info@gmail.com
http://expressarte.weblog.com.pt

Etiquetas:

terça-feira, julho 10, 2007

Sugestões para hoje...

Aliki Kayaloglou
10 de Julho, terça, às 21h30
Jardim de Inverno

Poesia e música grega ao encontro do fado e do tango
Entrada livre – sujeita à lotação da sala

Para mais informações:
www.teatrosaoluiz.egeac.pt / teatrosaoluiz@egeac.pt / Tel: 213257640
São Luiz – Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38
Workshop Les Bouteilles Percutées
“É dança e é percussão…com garrafas de plástico. É a partir delas que o corpo se vai transformar em movimento e som. Mas há mais. A dança que serve de inspiração para este workshop dá pelo nome de Gumboot. Sim, já tínhamos ouvido falar . Mas podermos aprender? Isto sim, é uma novidade. E das boas! Há que aproveitar. Annie Deltour chega da Bélgica para ensinar esta dança que nasceu na África do Sul, criada por mineiros. Era através das suas botas de borracha que comunicavam entre si. Claro que reutilizar garrafas de plástico para as coreografias também nos parece uma excelente ideia. Já são razões mais do que suficientes para não perder este workshop tão diferente./Sónia Castro

ONDE: Pró-Dança R. de São Domingos à Lapa, 8. Tel.21 393 24 10
QUANDO: 10 e 11 Julho (Horário a combinar com a coreógrafa)
QUANTO: 60€”

Fonte: www.lecool.com
Sete Contra Tebas
De Ésquilo

Um espectáculo de Diogo Dória. Integrado no Festival de Almada
Teatro
De terça 10 a Domingo 15 de Julho de 2007
21h30 (dias 10 a 14) e 17h00 (dia 15)
Pequeno Auditório
Duração 1h30
Preço 12 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)
Classificação: M/12

Informações e reservas: 21 790 51 55 ou culturgest.bilheteira@cgd.pt

Sete contra Tebas (467 a.C.) é a única tragédia conhecida de uma tetralogia de Ésquilo que incluia ainda Laio, Édipo e o drama satírico A Esfinge. Nesta peça do mais antigo dos três tragediógrafos a figura do herói Etéocles ergue-se graças à força grave e superior da sua conduta viril sobre um fundo de terror e medo. A tragédia grega, mais do que uma acção, é aqui a expressão de um sofrimento. Num texto onde o confronto entre o herói e os deuses é estruturalmente de uma enorme clareza, Etéocles afirma a sua liberdade apesar da maldição que pesa sobre a raça dos Labdácidas.
Para além da poesia do texto, o que nos fica hoje de uma tragédia assim?
diogo dória

Uma co-produção Culturgest e Festival de Almada
Espectáculo integrado no Festival de Almada 2007
Vamos Todos ao Mercado
Ter a Sex
Sessões sobre alimentação e saúde para idosos e crianças.
Informações Úteis: 213 501 327

Mercado 31 de Janeiro
Endereço: Rua Engº. Vieira da Silva (junto à Praça José Fontana)

Fonte: Lisboa cultural
Exposição Império de André Sousa
“O interminável caos das cidades. A sedução do artista pelo mal feito ou pela vontade, ou mostra, do querer-se fazer. "Fogo que stress do carago", estava pintado numa das telas. Com uma pronúncia bem do norte, a reforçar a instalação com esses objectos que denunciam o emaranhado das constantes obras. Numa varanda – provisória, bem a preceito – pode ver-se um terraço onde um casal de namorados se prepara para um curto momento de doce e pacífica intimidade e algumas gruas pairam sobre a invicta. Numa fotografia, um pequeno papel denuncia uma intenção e uma caveira reaparece. E a certa altura... eis que surgem as Tartarugas Ninja. Nuno Rodrigues e Sousa

ONDE: Espaço Fidelidade Mundial Chiado 8 Arte Contemporânea Largo do Chiado, 8
QUANDO: Até 10 de Agosto
QUANTO: N/D”

Fonte: www.lecool.com
Os melhores sketches dos Monty Phython
Desconto 10% até final de Agosto, na compra máxima de 4 bilhetes. Aproveite esta oportunidade e reserve lugar na comédia mais hilariante do ano.

Os Monty Python abriram os sentidos do mundo não só para a comédia, mas também para alguns temas importantes para as sociedades modernas: como trocar papagaios mortos. Piadas enquanto armas mortíferas. Canibalismo em agências funerárias. A presença de cangurus na Última Ceia.

A UAU, o Casino Lisboa, os actores José Pedro Gomes, António Feio, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira e Jorge Mourato prestam a devida homenagem aos génios que lhes ensinaram boa parte daquilo que sabem sobre comédia, sobre o lado bonito da vida e sobre a arte de evitar ser esmagado por um pé gigante vindo sabe-se lá de onde, numa sucessão imparável de sketches clássicos dos Monty Python, traduzidos e adaptados por Nuno Markl.

(Nota: Este espectáculo não contém alces. Um responsável da UAU tentou incluí-los à força, mas já foi despedido.)

Onde - Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa
Quando - Estreia 18 de Setembro 3ª a Sábado às 22h Domingos às 17h
Quanto - 18€ e 20€

Etiquetas:

sexta-feira, julho 06, 2007

Sugestões para hoje...

6 Julho Olly & The Bollywood (França)
Festival Sete Sóis Sete Luas

Sextas-feiras, de 29 de Junho a 31 de Agosto
22h - Fábrica da Pólvora de Barcarena, Pátio do Enxugo

O Sete Sóis Sete Luas, este ano na sua décima quinta edição, é um festival promovido por uma rede cultural de trinta cidades de oito países - Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal. Durante os meses de Julho e Agosto, todas as noites de sexta-feira estão reservadas para o cruzamento das músicas do mundo.

Entrada livre sujeita à lotação do recinto

Informações: www.7sois7luas.com

Nota: Nas noites de concerto, aproveite para visitar o Museu da Pólvora Negra, com entrada livre das 20h30 às 22h30. Informações: tel. 214 381 400, www.museudapolvoranegra.com
Curtas-metragens que - curso de realização Gulbenkian_DFFB
Tenho o maior prazer em convidar-vos para assistir ao visionamento das curtas-metragens que produzimos no contexto do curso de realização Gulbenkian_DFFB.

As sessões decorrem nos dias 6 de Julho (21h30) e 7 de Julho (18h30 e 21h30), na sala polivalente do CAM ((Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão – Gulbenkian)
Festival Urbano Pedras d'Água
6 Jul: 19h; 13-15 Jul

“Tendo como cenário a Baixa lisboeta, o Pedras d'Água traduz-se numa série concertada de acções que fundem arte e intervenção social: performances e varrer de ruas, exposições e limpeza de espaços verdes, debates e apoio aos grupos sociais mais desfavorecidos (evidentes nesta zona da cidade), entre outras actividades de cunho assumidamente cívico. Através dos trabalhos de um grupo multidisciplinar de artistas convidados, ligam-se habitantes, transeuntes e comerciantes, juntando pessoas e lugares. O objectivo é incutir consciência social, mostrar que o colectivo tem sempre mais força. A tarefa, árdua, é tornada simples: revitalizar o coração da cidade.
Programação:

À conversa com Miguel Vale de Almeida e José Gil
6 Jul: 19h
Grémio Lisbonense (R. dos Sapateiros, 226, 1º andar)

Criações de Ana Borralho e João Galante, Carlos Zíngaro, Catarina Miranda, Cláudia Galhós, Claúdia Tomáz, Mário Sérgio, Possidónio Cachapa, Sofia Neuparth e Thierry Simões
Ruas da Baixa de Lisboa

Informações com as sinopses dos trabalhos, horários e lugares expostos numa instalação no átrio do edifício do Grémio Lisbonense.

Realiza-se uma conversa com Miguel Almeida e José Gil, com criações de Ana Borralho e João Galante, Catarina Miranda, Mário Sérgio, entre outros. O festival trata de temas como a realidade dos idosos aprisionados nos últimos andares de edifícios esquecidos, a ausência de lugares públicos onde as crianças possam brincar ou a ausência de espaços verdes.

Informações Úteis: 918 030 169

CEM - Centro Em Movimento
Endereço: Rua dos Fanqueiros, 150 - 1º
1100-232 Lisboa
Telefone: 218 871 917
Fax: 218 871 549
Internet: www.c-e-m.org
E-Mail: info@c-e-m.org
Acessos: Autocarros: 7, 14, 40, 43 Metro: Rossio (Linha Verde)”

Fonte: Lisboa cultural

Sensazione - Laika & Time Circus/ Bélgica
6, 7 e 8 de Julho e 10, 11 e 12 de Julho de 2007 – de Sexta-feira a quinta-feira
Praça do Museu

“Dias 6, 7 e 8 das 18H30 às 20H00 e das 21H30 as 24H00
Dias 10,11 e 12 das 21H30 às 24H00
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Preço único: 5€

Feira de circo e arte
Um arraial teatral que só funciona com a força dos músculos e os sentidos alerta. Para quem gosta de sensações fortes.

Uma feira fortemente colorida que porá todos os seus sentidos em alerta: ouvirá histórias fantásticas, verá lugares tão deliciosos quanto inesperados, saboreará o prazer de vaguear preguiçosamente… Mas deverá igualmente pôr os músculos a trabalhar, de modo a accionar as atracções e acender as lâmpadas que só funcionam com o esforço palpável do público.

Estas duas companhias juntaram-se porque gostam de interacção entre actores e público, e porque estão convencidas de que um novo género teatral ambulante pode ser criado, fazendo saltar certas barreiras que constringem o teatro a um formato mais conhecido.
Sensazione é assim uma feira de divertimentos, entre o circo e a arte, para um público que procura sensações fortes.”

Fonte: http://www.ccb.pt/
Convite -Largo Aberto
À sexta jantarada vamos prá rua!

“O MAL convida todos os que alguma vez estiveram presentes em edições anteriores, bem como aqueles que possam não ter vindo ainda, principalmente os que por falta de vaga no último possam não ter comparecido.

O Porta Aberta nasceu na Primavera ainda fria, enquanto fingíamos que podia já ser Verão e a sardinha já andar solta...

O Porta Aberta nasceu da vontade de partilha, da cumplicidade de uns que querem fazer, para outros que têm uma vontade de matar a curiosidade e entrar porta adentro e ver como é aquela casa da fotografia, ver gente que se cruza ao acaso, que procura o acaso.
O Porta Aberta foi feito com dedicação e gosto pelos corajosos desconhecidos e também pelos amigos que aderiram à causa e outros que se fizeram entretanto em esquinas de cadeiras e cantos de sofá que foram sempre poucos.

Mudámos o cenário para a bela Alfama, deixando o Bairro Alto por uma noite e jantando numa noite de Verão a céu aberto nas costas da Igreja de São Miguel.

Existe Alfama depois dos Santos, do Super Bock e antes das férias!

A ementa quer-se leve mas saborosa. Preparada por Alice & os seus maldosos cães de luta chilenos de rabo curto a ementa oferece saladas várias, queijo, chouriço e uma Massa de Mexilhões, duas sobremesas em estreia para a maioria da autoria de André Salvador.

Cerveja, vinho verde, branco, tinto e Sangria Alfamense com traço de Aragonez são por conta da casa. O Tábuas, local de culto das Caipirinhas do Vasco, está presente com novidade fresca e frutuosa!

O custo é de 7,5 euros e o lucro reverte para o MAL reunir o remanescente para adquirir um gerador que servirá para desencadear o cinema ao ar livre; onde Lisboa o mais queira!

A confirmação tem de ser enviada por e-mail até quinta feira às 18h, indicando a tua presença e de quem queiras convidar uma vez que as compras para o jantar dependem do número de confirmações. Beijos & Abraços dos maldosos!
geral@movimentoacordalisboa.com

Sexta-feira 6 de Julho, Jantar em Alfama pelas 21h
Larginho nas costas da Igreja de São Miguel [Calçadinha de São Miguel, nº36]

Confirma por mail até Quinta-feira às18h
Danceteria + Rav´ormance
6 de Julho às 23h
Jardim de Inverno

Dj´s convidados: retro_Activos
Colaboração: Rav´ormance
Preçário: 5€ (inclui uma bebida de cápsula)

Para mais informações:
www.teatrosaoluiz.egeac.pt / teatrosaoluiz@egeac.pt / Tel: 213257640
São Luiz – Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38. 1200-027 Lisboa
Exposição de Pintura de Bruno Maximus
O Espaço Juventude@Lisboa do Bairro Alto e Bruno Maximus têm a honra de convidar Vossa Excelência para a inauguração da Exposição de Pintura do pintor finlandês Bruno Maximus, dia 6 de Julho de 2007, a partir das 18 horas, na seguinte morada:

Rua da Atalaia, 159, 1200-039 Lisboa (Bairro Alto)

A exposição decorre de 6 a 21 de Julho de 2007, no horário do Espaço Juventude (Segunda-feira a Sexta-feira: 18H-2H; Sábado: 18H-20H e 21H-2H; Encerra ao Domingo).

Uma organização a cargo de:
Bruno Maximus e Alexandra Pereira , com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Happening Noites Aguardadas@Incrível
“Julho é um mês Incrível. Noites Aguardadas. Filmes e mini-curtas que fazem encher salas pelo bom vício do cinema português. De Almada à 7ª Arte não existe distância em palco, os bastidores são a porta de entrada para os dois lados do ciclo Experimental em Portugal. Realizadores de grandes curtas, vencedores pelas melhores longas, filmes e mostras de gente nova que soube abrir os olhos às lentes de uma câmara pública e venceram a prova dos 8 com 8 filmes em super 8, apresentados hoje e amanhã pelos próprios. Em vídeo e ao vivo, Gonçalo Tocha apresenta (Domingo) a sua versão premiada no Indie Lisboa, Balaou. Um filme a não perder de vista quando se tenta atravessar o mundo à procura do esquecimento. Venham por aqui! /Fitijane

ONDE: Incrível Club antigo Incrível Almadense Almada Velha
QUANDO: ciclo cinema: 6,7 e 8 às 22h
QUANTO: 2€”
Concerto Rodrigo Leão & Cinema Ensemble ...
“Sabem quando vão a andar na rua de phones postos e a música que vos chega parece perfeita para aquele momento? Quando temos a sensação de que tudo abranda e parece que estamos num videoclip? O disco "O Mundo - 1993 – 2006" de Rodrigo Leão é uma das melhores bandas sonoras para uma caminhada dessas. Hoje só precisam de ir até à Torre de Belém para ouvir uma retrospectiva da carreira a solo de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble acompanhados por mais de 30 músicos da Sinfonietta de Lisboa. Não esquecer três convidados singulares: Beth Gibbons, (enquanto não chega o prometido álbum dos Portishead sempre a podemos ver por cá), Pedro Oliveira, vocalista dos Sétima Legião e o Ângela Silva e o seu lirismo. E como estamos nas Festas de Lisboa a entrada é livre./ Catarina Medina

ONDE: Torre de Belém Festas de Lisboa 2007
QUANDO: 6 de Julho às 22h
QUANTO: Entrada Livre”

Fonte: www.lecool.com
Festas à sexta na Atla – Julho
A Casa dos Arcos - Associaçâo de Tempos Livres de Alfama - abre as portas do seu jardim todas as sextas de Julho com esplanada para o rio, música, bifanas, bebidas frescas,um filme( ás 19.30h), dança, espaço para crianças e convívio.

Das 19.30h à 1h

6 de Julho: “Uma História Simples” e Música ao vivo
13 de Julho : “Residência Espanhola” e Músicas do Mundo
20 de Julho : “Uma família à beira de um ataque de nervos” e Concrete Jungle Soundsystem - Reggae
27 de Julho : “Billy Elliot” e Dança com Pedro Pernambuco e o seu grupo

Entrada: 1*
Nestes dias a entrada faz-se pela rua Norberto Araújo, na escadaria das portas do sol.

Para mais informações contacte:
Casa dos Arcos - ATLA
Tel.218879739 (2ª a 6ª feira das 9.30h às 12.30h)
E-mail: cfac-atla@sapo.pt
Tlm 966710766
Construir a Europa – como e com que princípios
Sexta, 6 de Julho às 19h

Na próxima sexta-feira a ZDB recebe um debate acerca do tratado sobre o qual depende o futuro da Europa.

Uma iniciativa da ATTAC, com debate animado pelos juristas José e Manuel Pureza e Pedro Delgado Alves

Constitucional ou não, mini ou maxi, o futuro da Europa depende do tratado que está em discussão. A Europa parece ter medo de ouvir os seus cidadãos e de se confrontar com os princípios que têm de estar na sua base.

Passando por questões de democracia interna e pela definição dos direitos que serão assegurados (ou postos em causa), este não é um tratado isento de opções ideológicas. Os seus impactos sociais e económicos podem e devem ser analisados previamente.

No entanto, mesmo após a recusa de dois povos, os líderes europeus optaram por reformular o tratado sem mudanças profundas. Para a ATTAC, este é um processo a que os cidadãos não podem ser alheios. É preciso não só numa análise crítica do processo de elaboração do tratado, mas também uma discussão do que devem ser os seus objectivos.

Agora é o momento de discutirmos as fundações que queremos para este edifício e como o queremos construir.

José Manuel Pureza (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, membro Bloco de Esquerda) e Pedro Delgado Alves (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, membro da Juventude Socialista)

Entrada Livre . zdb. Rua da Barroca, 59. Lisboa (Bairro Alto)
Planeta POP
6,Sexta
http://planeta-pop.blogspot.com/
pop alternativa // pop electrónica
djs: Paulo Garcia+Paulo Lizardo
vídeo: Valise d'Images

Incógnito Bar ®
rua poiais de s.bento 37 1200-346 Lisboa Tel: 213908755
horário: 23:00h - 04:00h
fechado aos domingos, segundas e terças feiras.

1988/2007 info@incognitobar.com www.incognitobar.com
FIG – Festival Internacional de Gigantes
6, 7 e 8 de Julho 2007
Pinhal Novo Portugal

“De 6 e 8 de Julho, os gigantes invadem o Pinhal Novo para a 6ª edição do FIG.

Teatro de rua, circo, música, marionetas, marionetas, arruadas, desfiles, workshops, exposições e a presença indispensável dos tradicionais integram o cartaz, onde se destaca a actuação dos “Tambores das Nações” – a primeira co-produção da Rede Internacional de Festivais de Cultura Popular, da qual o FIG é parte integrante.

Com um programa extenso O FIG 2007 conta, entre outros, com o novo circo dos madrilenos Ale Hop e o espectáculo “Voluminaires”, a percussão dos Djamboonda, a magia das marionetas com os Tarumba e a peça “O Guarda da Noite”, duas propostas dos Radar 360º com “Cajon, Facas e Banderillas” e a peça “Ponto Fuga”, Clown pelos Manu com “Ao Sabor do Vento”, música da Catalunha pelos Els Berros de la Cort e toda a exuberância dos alemães Grotest Maru, que chegam ao Pinhal Novo mais cedo para uma acção de formação com os grupos locais.

O FIG 2007 é uma organização da Câmara Municipal de Palmela, com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística.”

Fonte: FIG
Feira do Livro - Antígona
2 a 7 Jul: 9h-19h

“A editora Antígona comemora os 28 anos de existência e promove uma feira do livro na Livraria Aillaud & Lellos, com descontos até 40%, saldos e promoções especiais.

Livros do Dia
6 Jul
Náufragos no Paraíso, James C. Simmons
A invasão do Mar, Júlio Verne

7 Jul
A morte melancólica do rapaz ostra e outras histórias, Tim Burton
A invenção de morel, Adolfo Bioz Casares

Promoção especial toda a semana - 40% desconto: O Papalagui, Tuiavii de Tiavéa

Internet: www.antigona.pt
Informações Úteis: 213 244 170

Livraria Aillaud & Lellos
Endereço: Rua do Carmo, nº 82, 1200-094 Lisboa
Horários: Seg a Sex: 9h-19h
Telefone: 213 424 450
Fax: 213 461 150”
Fonte: Lisboa Cultural

Etiquetas:

quinta-feira, julho 05, 2007

Sugestões para hoje...

Máquinas de poesia e luz / Heureuses lueurs
Exposição e experiências

“Flop Lefebvre/ França
De 5 de Junho a 15 de Agosto de 2007
Salas do CPA e Jardim das Oliveiras
Terça a sexta-feira: das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00
Fim-de-semana e Feriados: das 11H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00
Produção: FIMFA LX7

Uma exposição que nos conduz ao mundo imaginário da poesia visual e sonora!
Pequenas construções mecânicas e engenhosas que ganham vida misteriosa. Fio de ferro, papel, cordel, madeira, motores pequenos e usados convidam-nos a deambular por entre esculturas em movimento, com lentes que as fazem saltar para as paredes. No meio de espelhos e lâmpadas partidas descobrimos uma pintura de luz, que traz calor e fragilidade às sombras e imagens que mexem não se sabe bem como. Um pintor utilizaria a cor, Flop usa materiais velhos para nos oferecer a incandescência do seu pequeno grande mundo irreal.”

Fonte: http://www.ccb.pt/
Exposição de Miquel Navarro
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional

A Câmara Municipal de Lisboa e o Institut Valencià d´Art Modern têm o prazer de o convidar para a inauguração da exposição de escultura de Miquel Navarro: “Sinopses: Arquitecturas do Corpo e da Cidade”, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, no dia 5 de Julho pelas 21h30.

Av. Índia, Ed. Cordoaria Nacional
Inf: 213642909
3ª-6ª das 10h às 19h
Sáb e Dom das 14h às 19h
Encerra às 2ª e feriados
Cabaré Evoé Andarilho
Dias 5, 6 e 7 de Julho às 21h30
Café Teatro da Malaposta

Programa

Dia 5
:: Abertura com Ensemble de Saxofones
Dança::: Improvisação sobre um corpo quebrado:: Carla Ribeiro
Teatro::: A Toupeira:: Susana Cecílio
Vídeo::: Wait:: Mariana Conde
Teatro::: A Outra:: as bocas de trapo (Anabela Tomás e Nádia Nogueira)
Canto::: Jazz e Música Brasileira:: Gabriela Barros
Performance::: Imagens Perceptivas:: São Nunes, Zé soares, André Carvalho e Alexandre Alves
Canto::: Ser fadista é...:: Anabela Tomás e Cristina Andrade
Clown::: O Assalto:: Pablo Fernando

Dia 6
Performance::: Imagens Perceptivas:: São Nunes, Zé soares, André Carvalho e Alexandre Alves
Teatro::: A Outra:: as bocas de trapo ( Anabela Tomás e Nádia Nogueira)
Dança::: 90 Graus:: Rita Aveiro e André Soares
Teatro::: A Toupeira:: Susana Cecílio
Canto::: Ser fadista é...:: Anabela Tomás e Cristina Andrade
Clown::: O Assalto:: Pablo Fernando
Vídeo::: Wait:: Mariana Conde
Canto::: Jazz e Música Brasileira:: Gabriela Barros
Circo::: Trajectórias:: Fernando Romão
Música::: Instrumental Tradicional:: António Agostinho e João David

Dia 7
Performance::: Urban-Art:: São Nunes, Zé Soares e Fernando Mota
Dança::: Do Instante (meu e teu):: Ana Mira
Teatro::: A Toupeira:: Susana Cecílio
Vídeo::: Wait:: Mariana Conde
Teatro::: Há-de-se ver:: as bocas de trapo ( Anabela Tomás e Nádia Nogueira)
Clown::: O Assalto:: Pablo Fernando
Música::: Instrumental Tradicional:: António Agostinho e João David
Canto::: Ser fadista é...:: Anabela Tomás e Cristina Andrade
Circo::: Trajectórias:: Fernando Romão
:: Encerramento: Cantor Romântico Abandonado, com Gonçalo Tocha seguido de DJ Ruby Tocha ("Vinyl Parade")

+ Info.
Bilhetes à venda na Malaposta
www.evoe.pt - 21 888 08 38, evoe@evoe.pt
www.malaposta.pt
www.sotaoquente.blogspot.com

Malaposta
tel.: 219383100 Odivelas, metro Senhor Roubado
As portas de Mahagonny
Teatro

Clube PT
5 e 6 de Julho
Fc-Acto - Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências
5 Julho (quinta) e 6 Julho (sexta), às 21h30
Clube PT - Alameda das Linhas de Torres, 98
Entrada livre
"AS PORTAS DE MAHAGONNY", a partir de Bertolt Brecht
Encenação: A. Branco
Assistência de Encenação: Ana Rosa
Adaptação: A. Branco
Elenco: Ana Rosa, Bruno Afonso, Bruno Silva, Joana Sobral, João Soares Silva, José Santos, Patrícia Nazaré, Paulo Mota, Pedro Loureiro, Rafaela Lacerda Santos, Sara Carvalho, Teresa Nunes, Tiago Mendonça Fernandes

SINOPSE
No meio do nada, três pessoas fundam uma cidade aparentemente cheia de oportunidades que esperam que seja uma fonte de rendimento fácil, Mahagonny.
Dos muitos insatisfeitos que se põe a caminho desta cidade, chegam quatro amigos lenhadores, vindos do Alasca. Entre eles, Paul Ackermann, e é a sua história que vos queremos contar...

LOCAL
O Clube PT fica na Alameda das Linhas de Torres nº 98, do lado direito de quem sobe para o Lumiar, depois do restaurante japonês. Junto a um edíficio às riscas verdes há um portão, é nesse portão. É antes do Hospital Pulido Valente (que é do outro lado da rua), em frente a um balcão do Barclays.
Rabih Abou-Khalil Group com os fadistas Ricardo Ribeiro e Tânia Oleiro
O festival Almada no São Luiz

“Estreia absoluta
5 e 6 de Julho às 21h
Sala principal - São Luiz

Uma criação pouco convencional, resultado do cruzamento entre a originalidade das composições do músico libanês e a sofisticação do canto dos jovens fadistas.

Música Rabih Abou-Khalil
Letras: Jacinto Lucas Pires
Coordenação do projecto: Ricardo Pais com Hélder Sousa
Desenho de luz: Rui Simão
Som:Joel Azevedo
Co-produção: SLTM, Festival de Almada, Teatro Nacional de São João

Preçário: 10€ a 20€ (com os habituais descontos do SLTM)

Para mais informações:
www.teatrosaoluiz.egeac.pt / teatrosaoluiz@egeac.pt / Tel: 213257640
São Luíz – teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38
1200-027 Lisboa"
Que força é essa?
A Zero em Comportamento sugere: Exposição de Fotografia de Carlos Morganho

Inauguração dia 5 de Julho, 22h30
no Bar "Inda a noite é uma criança"
(Praça das Flores, nº 8 – Tel: 21 396 35 45 – encerra ao Domingo)

No próximo dia 5 de Julho, pelas 22h30, será inaugurada a exposição de fotografia "Que força é essa?", de Carlos Morganho, no mítico bar "Inda a noite é uma criança".

O serão contará com a presença do autor e com animação musical pela voz de Ana Luísa Rodrigues, acompanhada dos músicos Dinho Zamorano e Nelo Moçambique.

Apesar de desejarmos poder contar com a presença de todos nesse dia especial, para os que não puderem comparecer, informamos que a exposição estará patente até ao dia 5 de Agosto.

O Autor
Carlos Morganho nasceu em 1969 em Almada. Apesar de as suas raízes familiares se encontrarem no interior Alentejano, reside actualmente em Lisboa, tendo também vivido alguns anos no Porto. Formado em Sociologia, concluiu a licenciatura em 1993, com uma tese sobre as migrações internas em Portugal. Desde então, tem trabalhado na área da exibição cinematográfica.
Apesar do fascínio ser antigo, apenas começou a dedicar-se à fotografia de forma mais intensiva em 2005. Autodidacta, os seus trabalhos incidem essencialmente nas pessoas, nas suas vivências, na sua luta pela vida, na dureza dos seus rostos e nas suas formas de exclusão, temas que aborda de uma forma comprometida e assumidamente parcial.

A Exposição
O trabalho de Carlos Morganho caracteriza-se essencialmente pelo facto de as suas fotografias dirigirem o olhar para aqueles que no quotidiano raramente são objecto de atenção ou, se preferir-mos, são frequente e propositadamente ignorados.
Nesses homens e mulheres, alguns pobres, outros mesmo sem abrigo, nesses velhos e trabalhadores, nessa gente em luta, o autor consegue descobrir e revelar emoções e beleza, mesmo que seja através das duras tarefas que desempenham, das rugas vincadas, de um olhar triste ou de um sorriso tímido, que com tanta dignidade e coragem enfrentam, também , uma máquina mágica nas mãos de um estranho.
É por isso que, tanto quanto fotografias, esta exposição mostra-nos pessoas, conta as suas histórias, revela momentos ricos de gente pobre, instantes de luta e trabalho, mas também de festa, descanso e união. Muito para além do mérito que o fotógrafo possa ter, a verdadeira obra de arte é essa gente, a nossa gente, um povo que mesmo em dias azedos e raiva nos dentes não perde a sua força.

Contactos
Helena Brandão
96 661 67 53
helena_brandao@netcabo.pt
www.photomatonevox.blogspot.com
Fazer Bom Uso da Morte
Teatro

“Há quem a trate por tu. Há quem não goste, seuqer, de ouvir falar nela. Há quem diga que já a viu e quem diz poder escolhê-la. A morte é tema que tem pano para mangas e com a ajudinha de um texto de Pasolini, João Garcia Miguel e Miguel Borges propõem uma peça de teatro, “ou lá o que é isso”, onde a dita terá alguma utilidade. No palco, senhores e senoras, a morte!
Casa d´os Dias da Água
3 a 15 de Julho
3ª a Dom às 22h”
Fonte: My guide
Festival Tinariwen África Festival@S.Jorge
“Acabou-se a festa na Torre de Belém mas o África continua a tomar conta da cidade. Agora é a vez do Cinema São Jorge, que desde dia 3 tem sido invadido por uma mostra de cinema documental de seu nome "Sons e Visões de África" e que, como o nome indica, nos vai dar várias perspectivas do continente a sul, aliados também à lusofonia. Mas não só de cinema vive o África e como a oferta é imensa, os concertos também continuam. Hoje não deviam perder a oportunidade de ir ver o grupo touareg do Mali - Tinariwen - que tem sido sugerido como outro dos momentos altos do festival. Tudo o que mais precisam saber está aqui . / Jane

ONDE: Cinema São Jorge Av. Liberdade
QUANDO: concerto 5 Julho às 23h30 mostra documental de 3 a 8
QUANTO: Entrada livre levantamento de bilhetes a partir das 13h

Etiquetas: