quarta-feira, julho 04, 2007

Sugestões para hoje...

Lux Jazz Sessions
As Lux Jazz Sessions consistirão em sessões semanais de Jazz Contemporâneo, todas as quartas-feiras, entre as 23:00 e as 04:00 de Julho a Dezembro de 2007. Cada sessão dividir-se-á em duas partes: a primeira parte das 23:00 à 01:00, com concertos de formações nacionais e estrangeiras, que decorrerão no primeiro piso, excepto os concertos que justifiquem a utilização do piso inferior, como o caso dos concertos estrangeiros de grande dimensão, que terão uma periodicidade bimestral; na segunda parte, da 01:00 às 04:00, realizar-se-á o dancefloorjazz com dj nacionais e estrangeiros. Estes dj sets, que terão lugar em exclusivo no primeiro piso, poderão também contar com a participação de músicos convidados.

Se o gosto pelo risco - e o prazer de surpreender - estão entranhados na razão de ser do Lux então, a partir de hoje, propomos uma aventura nova: as Lux Jazz Sessions. Com arranque público na próxima quarta, dia 4, trata-se de um novo hábito semanal que vai mexer com a cidade nos próximos meses. Concertos e dj sets, sempre às quartas, sempre às 23.00h e sempre à volta do jazz. Jazz visto como encontro mágico entre passado e futuro, tradição e evolução. Jazz e todas as suas consequências. Vão ser dezenas de noites diferentes e, para saber o acontece no primeiro mês, nada como consultar a programação de Julho aqui

LuxFrágil
Av. Infante D. Henrique, Armazém A
Cais da Pedra a Sta. Apolónia
PT-1950-376 Lisboa
T +351 21 882 08 90
F +351 21 882 08 99
lux@luxfragil.com
www.luxfragil.com
Já esta quarta-feira, dia 4 de Julho, a noite de estreia das Lux Jazz Sessions.

E dificilmente poderia apresentar de forma mais paradigmática a atitude e a intenção geral do projecto. Reunidos no mesmo programa, dois dos mais importantes, visionários e brilhantes nomes da cena jazzy portuguesa, ou seja, o baixista Carlos Barretto, a liderar o seu projecto all stars «In Loko» (composto por Bernardo Sassetti, Mário Delgado, José Salgueiro, João Moreira e Sebastian Sheriff), e o colectivo de DJs Spaceboys.

Resta referir que o concerto começará às 23:00 e é gratuito.
Ciclo de cinema sobre “Pobreza e exclusão social”
A Junta de Freguesia de Santa Catarina (Bairro Alto), em Lisboa, irá promover o PROJECTO JUNTACIN, que visa realizar um CICLO DE CINEMA e DEBATES com especialistas que procuram reflectir sobre a "POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL" de alguns grupos sociais mais marginalizados da nossa sociedade.

A ideia é partir de um filme, como "pontapé de saída" para o debate que se segue, para o qual são sempre convidadas uma a duas personalidades que estejam ligadas à temática e que possam dar um contributo exterior.

O JUNTACIN irá ser realizado na sala de exposiÃções da Junta de Freguesia de Santa Catarina, todas as Quartas-Feiras, às 14h30m, ao longo de 5 semanas, de 27 de Junho a 25 de Julho 2007, com a duração de 3 horas, aproximadamente.

As sessões do ciclo de cinema estarão abertas ao público em geral
A Entrada é Livre com Inscrição Obrigatória. Apareçam, e Divulguem esta iniciativa!

Informações:
Junta de Freguesia de Santa Catarina - Bairro Alto
Largo Dr. António de Sousa Macedo nº7 - 1200-153 Lisboa
Tel: 21 392 98 00/04/05 Tlm: 91 2575942 Fax: 21 392 98 09
R2
em cena no Teatro Nacional D. Maria II
4 a 8 de Julho 19h

O elenco dos grupos de Teatro Fórum da Cova da Moura e do Zambujal (concelho da Amadora), participam no exercício teatral R2 em cena no Teatro Nacional D. Maria II.

Com encenação de Nuno Cardoso, R2 vai ser apresentado em paralelo a Ricardo II; trata-se de um "ensaio sobre o ensaio do texto de Shakespeare. Escolhi estas pessoas porque achei que seria importante reflectir sobre a identidade de pessoas que, pertencendo a uma sociedade, não se sentem parte dela", explicou o encenador ao JN. "Não quero passar uma mensagem, nem servir de porta-voz de um contexto, nem lembrar as desigualdades sociais. Sou só uma espécie de catalisador".

Os actores que constituem o elenco da peça estão empenhados, desde Junho de 2006, num projecto de intervenção comunitária em que utilizam as técnicas do Teatro do Oprimido para promover o debate crítico e a resolução participada dos problemas que afectam as suas comunidades.

Gisella Mendoza, do Grupo de Teatro do Oprimido e coordenadora desta actividade declara que o espectáculo R2 tem sido uma experiência enriquecedora para o crescimento destes jovens, não só pelo que têm aprendido, mas também pelo reconhecimento que sentem dentro da sua comunidade por estarem envolvidos nesta actividade. A sua participação provocou a descoberta de novas opções profissionais antes ausentes no seu leque de escolhas e reforçou o processo de construção das suas identidades.

Reservas: Teatro Nacional D. Maria II 213250835

O Grupo do Teatro do Oprimido de Lisboa

O Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO Lisboa) é uma associação sem fins lucrativos empenhada em estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade.

Utiliza a metodologia do Teatro do Oprimido (TO), desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal em meados da década de 60, e é hoje praticada em mais de 70 países. Especificamente trabalha a técnica do Teatro Fórum (TF), que consiste na encenação de temas propostos pelos próprios elementos de um grupo ou comunidade.

Ao contrário do teatro clássico, nas apresentações de TF o público tem um papel activo de análise e intervenção. Este debate e constroi, através da experimentação em cena, respostas para os problemas apresentados pelos actores.

O GTO desenvolve as suas actividades a dois níveis: ao nível comunitário o GTO trabalha como multiplicador da metodologia do TO, formando e acompanhando grupos de TF em bairros problemáticos de Lisboa e Amadora. Ao nível da sociedade portuguesa em geral, o GTO existe como grupo de teatro, que recorrendo ao TO cria espaços de diálogo para que a sociedade lisboeta/portuguesa possa procurar em conjunto possíveis soluções aos problemas apresentados.

GTO Lisboa
gtolisboa@gmail.com
968474613
Escola da Romã - Pedagogia Waldorf em Sintra
Está-se a desenvolver um projecto de 1ª Classe do Ensino Básico em Ensino Doméstico Waldorf numa quinta no meio da natureza em Sintra. O projecto teré início no ano lectivo de 2007-2008 e todas as crianças que fazem parte deste projecto precisam que os pais saibam da existência dele...

As inscrições decorrem até 25 de Julho de 2007 e até lá precisamos de saber se o número de crianças corresponde ao valor mensal necessério para cobrir as despesas minimas para viabilizar este projecto maravilhoso baseado na pedagogia waldorf que nos últimos 80 anos se espalhou no mundo inteiro e que agora poderá enraizar também em Sintra...

Escola da Romã
Sintra
Pedagogia Waldorf

"Não se trata de receber da escola uma formação acabada, mas sim de na escola se preparar para a receber da vida." Rudolf Steiner

Esta escola vai ao ritmo como um elemento vital na aprendizagem. O dia e o ano escolar estão estruturados de um modo orgânico que estabelece uma experiência equilibrada e saudável entre concentração e descontracção, trabalho prático e intelectual, movimento e descanso, ouvir e participar, ver e fazer. Cada aula contem um equilíbrio entre o pensamento, o sentimento e a vontade da criança. Cada dia tem o seu próprio ritmo tal como cada aula.

De acordo com a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, o professor oferece os conteúdos e actividades que melhor servem o propósito de alimentar nela o entusiasmo e a vontade de aprender:

— Canções e Jogos de Movimento
— Pintura
— Desenho de Forma
— Modelagem em Cera de Abelha
— Contos de Fadas
— Música
— Actividades na Horta e no Jardim

Esta 1a Classe* surge da vontade de um grupo de pais e professores que está a criar uma escola waldorf em Sintra. Contacte-nos para mais informações.

As inscrições para a 1a Classe, ano lectivo de 2007/2008, estão abertas até 25 de Julho de 2007

Contacto: 933745131 (Mariana van uden)
Pe.de.roma@gmail.com

* Em regime de ensino doméstico

Etiquetas: