quinta-feira, setembro 06, 2007

Uma nota gastronómica...

... não me tem apetecido escrever aqui no blog... ainda me sinto de férias dele... por isso, aqui fica mais uma receita:
Sopa de alface
“1 alface, 1 batata grande, ½ colher de sopa de manteiga, 1 chávena de chá de caldo de legumes caseiro aquecido (O industrial não serve, porque mata todos os outros sabores. Se não tiver, pode-se usar água), ½ chávena de chá de água, sal.
Lave bem a alface e retire todas as folhas que estiverem estragadas ou feias. Retire o talo das folhas, como se estivesse a preparar couves. Corte as folhas em tiras e reserve. Descasque e corte a batata em cubos bem pequenos (para que cozinhem mais rápido). Leve a manteiga a lume baixo numa panela e, quando derreter, junte as batatas. Coloque uma pitada de sal e assim as batatas começarão a soltar um pouco de água e não vão fritar. Quando o refogado estiver bem aquecido, junte o caldo. Se usar caldo de caixinha ou tablete, a receita vai ficar com gosto de sopa pronta e vai perder a delicadeza. Caso não tenha caldo de legumes ou frango caseiro, pode usar água mesmo. Deixe a batata em lume baixo, até amaciar um pouco e engrossar o caldo. Junte as folhas de alface e mexa delicadamente até elas murcharem. Tenha cuidado para não deixar a alface queimar ao entrar em contacto com os lados da panela. Quando a as folhas estiverem bem murchas e incorporadas no caldo, tampe a panela e deixe ferver em lume baixo por uns 10 minutos. Passe o caldo até ficar em creme. Deve levar uns dois minutos para que todos os pedacinhos de alface desapareçam. Experimente e acerte o sal. Resista à tentação de usar pimenta nessa receita porque dá para sentir melhor os sabores da manteiga, da batata e da alface.”
Fonte: http://www.dadivosa.org/?p=87

Etiquetas: