quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Convite...

... de um dos meus blogs de culinária preferidos, o Trem-bom.
"Queria te convidar a participar do Colher de Tacho, uma cozinha virtual aonde as comadres e compadres se encontram para trocar idéias sobre suas experiências. Um espaço para ampliarmos nossos horizontes culinários usando ingredientes conhecidos de uma forma nova. Passamos um cafezinho e trocamos experiência.
Você entrando aqui pegará todas as dicas de como pegar a chave deste cômodo tão aconchegante. Não precisa ter blog para participar. Só amor pela culinária.
Temos um estante grande também para colocarmos nossos livros. É bom poder dividir o acervo. Às vezes não queremos comprar um livro inteiro na escura, mas uma resenha simpática pode ser de muita valia.
O Colher foi um filho, que só consegui parir com a ajuda da Miki. Ela foi parteira, decoradora, animadora... e a primeira comadre a passar e tomar cafezinho. Também é dona da cozinha.
As portas estão abertas e estou aqui esperando. O café está no fogo. Cozinha vazia não alimenta.
Te aguardo.
Valentina"

Etiquetas:

Música no café...

Café da Música
“O Café da Música, que se assume como uma espécie de Hard Rock Café à portuguesa, no número 45-A da Avenida João XXI, em Lisboa, apresenta concertos diários ao final da tarde.

O Café da Música funciona no espaço da escola de música e loja de instrumentos musicais Diapasão, que viu a sua dimensão ser reduzida em nome do alargamento dos serviços oferecidos. Assim, quem visitar o número 45-A da Avenida João XXI, perto do cruzamento com a Avenida de Roma, vai poder usufruir de uma refeição que inclui tostas em pão alentejano e sushi ou provar um "cocktail temático" enquanto assiste a um concerto, que se realiza todos os dias, entre as 18h e as 20h, e que às terças-feiras é protagonizado por um artista de primeira linha.

Tendo a música portuguesa como tema, o Café da Música, aberto das 8h às 23h, é decorado com fotografias de concertos, discos de ouro, instrumentos e objectos pessoais de vários músicos, além de mesas que reproduzem alguns vinis emblemáticos.

TELEFONE: 218437710
LOCAL: Lisboa, Av. João XXI, 45-A (Loja Diapasão)
HORARIOS: Todos os dias das 08h00 às 23h00
OBSERVAÇÕES: Especialidades: tostas em pão alentejano e sushi. Música ao vivo todos os dias das 18h às 20h. O Café da Música funciona no espaço da escola de música e loja de instrumentos musicais Diapasão.
MUSICA: Portuguesa, Ao Vivo
Fonte: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=151756

Etiquetas: ,

Sugestões para hoje...

Tradballs - jam session
28 Fevereiro, quarta às 22h
Tradicional Bar, Campo das Cebolas, Lisboa

Fonte: www.tradballs.com
ÁLBUM DE FAMÍLIA.
Arcade Fire - "Funeral" (2004)
“1. "Neighbourhood #1 (Tunnels)"
2. "Neighbourhood #2 (Laika)"
3. "Une Anée Sans Lumière"
4. "Neighbourhood #3 (Power Out)"
5. "Neighbourhood #4 (7 Kettles)"
6. "Crown Of Love"
7. "Wake Up"
8. "Haiti"
9. "Rebellion (Lies)"
10. "In The Backseat"

Com Tiago Castro
Quarta 14.00 / Domingo 12.00
Rádio Radar – 97.8”

Fonte: http://www.blogradar.blogspot.com/
Uma tertúlia Com Segurança Alimentar e Nutricional
A voz das ONG`s no Bartô do Chapitô
“Dia 28 de Fevereiro às 20h

A iniciativa conjunta da Plataforma e do Chapitô destina-se a aproximar as organizações não governamentais do público, contribuindo para uma participação mais activa da sociedade civil nos processos e estratégias do desenvolvimento.

O Bartô é o espaço informal de encontro que acolhe num formato dinâmico as diversas perspectivas sobre Soberania Alimentar, Segurança Alimentar e Direito à Alimentação, o primeiro dos muitos encontros onde se vão interligar conceitos de cooperação para um mundo melhor.

“Soberania alimentar é o DIREITO dos países e povos definirem as suas próprias políticas de agricultura, emprego, pesca, alimentação e de terra para que sejam ecológica, social, económica e culturalmente apropriadas às suas circunstâncias únicas”
(uma parceria entre a ActionAid Internacional e a Plataforma Portuguesa no âmbito do projecto IFSN – International Food Security Network)

ENTRADA GRATUITA
A entrada é gratuita mas para evitar uma sobrelotação do espaço, será necessário efectuar o seu registro junto da plataforma, via e-mail, fax ou telefone

Plataforma Portuguesa das ONGD
Portuguese Platform of NGDO
Rua da Madalena, nº91 2ºEsq 1100-319 Lisboa, Portugal
Tel. 21 887 22 39 Fax. 21 887 22 41
Website: www.plataformaongd.pt
Email : info@plataformaongd.pt

Mais informações: divulgacao@chapito.org

Chapitô
Costa do Castelo, nº 1 / 7, 1149-079 Lisboa - Portugal
Tel: (00) (351) 21 8855550”

Fonte: www.chapito.org
Rosa Negra – Fado Ladino
“28 Fevereiro às 21h30 na Fnac do Colombo
Rosa Negra é uma proposta surpreendente dentros dos caminhos do novo fado, seu passado e seu futuro. Sendo a voz do fado sempre a voz do destino, porque um e outro são o mesmo, é natural que se olhe para eles com respeito mas também com liberdade de encontrá-los à nossa maneuri, dentro da nossa alma fadista. Rosa Negra é uma produção de RAGA, produtora totalmente comprometida com a procura de uma estética musical com voz própria, nossa mas de todos e para todos.
Visite http://www.myspace.com/fadoladinorosanegra e saiba mais sobre os Rosa Negra !”

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Alguém viu o filme...

... "Pecados Íntimos / Little Children"?
E o que acharam?
Eu gostei bastante! Principalmente pela forma como a câmara pousa nos actores. No entanto, acho que o final é um pouco... como direi?... incoerente com o resto da história?
Acho que a Madame Bovary nunca procederia assim :)

Etiquetas:

Algo a explorar...

:: Incrível Club ::
“No centro histórico de Almada a centenária Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, outrora o principal pólo de actividades culturais da cidade, vê agora renascer um novo espaço de acolhimento à arte, pensado pela Piajio associação cultural.

Encerrado há um ano para obras de insonorização, o cinema do Incrível Almadense reabriu no passado dia 3 de Fevereiro para assumir, em definitivo, o objectivo há já algum tempo traçado de desenvolver a “arte de bem receber” toda e qualquer expressão artística mas, em especial, as artes de rua, o Novo Circo, a música e os Audio Visuais.

O arranque é feito com uma agenda já recheada de propostas fortes, destinadas a conseguir um cruzamento de gerações, públicos e artistas.

Morada: R. Capitão Leitão, 1, Almada Velha
Telefone: 212 742 900
E-mail: info@incrivelclub.com
Website: http://www.incrivelclub.com/
Fonte: My guide

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Curso de Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção
“A BIOGAIA, Consultoria e Investigação em Ambiente, Lda., vai dar início a cursos de formação em Planeamento da Construção Sustentável e Sustenatabilidade e Eficiência Energética.

O curso de Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção está programado para iniciar a 27 de Fevereiro.

Se estiver interessado/a em participar contacte-nos através dos telefones 916 894 283 / 965 398 846 ou através do e-mail formacao@biogaia.pt

Aproveitamos para relembrar que a Biogaia já tem o seu site online em http://www.biogaia.pt onde poderá obter informações sobre a empresa assim como os nossos cursosd e formação.”
O exercício crítico da liberdade - Um fotograma é uma fotografia?
“Conferências
Arte em sentido amplo e a sobrevivência do medium por Delfim Sardo
Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

Terça 27 de Fevereiro - Um fotograma é uma fotografia?
A fotografia e a imagem projectada ocupam um sector muito importante da produção artística contemporânea, mas são também responsáveis por um retorno da vinculação ao real. Entre o documento e o monumento, quais os caminhos da imagem?”
Ciclo Imagem e Pensamento - The Gospel According to Philip K. Dick
“De 2001
80 min.
De Mark Steensland
Dia 27 às 18h
Apresentação por Jorge Martins Rosa

Ciclo Imagem e Pensamento
de 14 de Dezembro a 24 de Abril
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Org. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

Horário: Todas as sessões exceptuando a de 27 de Março (18h00) terão lugar pelas 17h30
Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Avenida de Berna nº 26 - C - Lisboa
Metro: Campo Pequeno / Praça de Espanha”

Fonte: http://www.nucleodeprogramacaocinematografica.blogspot.com
Ball-dado às 3ªas
“Workshops de danças tradicionais temáticos (vários níveis)
Terças às 21H00
Café Teatro “A Comuna”, Praça de Espanha, Lisboa

dia 27 fev – irlandesas ... (por patricia vieira)
dia 06 mar – medievais ... (por rita duarte)
dia 13 mar – polska ... (por matias)
dia 20 mar – bourrée ... (por matias)

7 balls/pessoa (1 workshop)
25 balls/pessoa (4 workshops)”
Fonte: www.tradballs.com

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Várias sugestões pessoais...

... é verdade, estes dias tenho feito algumas coisas que gostei bastante e que vos quero deixar como sugestões a não perder:
- Filmes que me proporcionaram sensações boas, más, tristes, às vezes sufocantes mas sensações. Se há coisa que odeio é estar a ver um filme a pensar no que vou fazer para o jantar ou no tenho que fazer no dia seguinte... "As vidas dos outros" que me impressionou por mostrar como um ideal pode levar alguém a se esquecer de si e das suas emoções, "Encurralados" acho que estes Professor e aluna são sufocantes na sua desistência pela vida, no fundo, é isso que aqui falam e "Livro Negro" com um tema parecido com "As vidas dos outros", não tão bom nem tão interessante mas com a perspectiva holandesa da ocupação nazi.
- Uma exposição de fotografia que fui ver um pouco por acaso mas que veio no seguimento de me deixar perder nos jardins da Gulbenkian... Chama-se "Ingenuidades" e conjuga os 4 elemtos naturais e o Homem através da sua grande capacidade de alterar a natureza, a engenharia. Tem fotografias do incio do século XX hipnotizantes de tão impressionantes que são.
- Um restaurante que tinha mostrado ao meu-mais-que-tudo e que nos lembrou a nossa viagem a Bolonha e as tardes à volta de um copo de vinho e de petiscos, saibam mais em: http://www.nectar-winebar.com/
- E para acabar uma peça de teatro que aí vem (estreia já esta 5ª feira): chama-se Aniñando e fala de duas velhotas que recebem uma carta que lhes vai alterar a sua monótona rotina diária. Para além do mais, é da minha amiga Ritus que tem aqui um projecto produndamente pessoal com a sua Sofia e Mireia. Quero ver em breve e espero que também não faltem!

Um nota gastronómica...

... deixo aqui 3 receitas bem diferentes das outras mas que gostei muito. Fiz a primeira já há muito tempo (em 2005?!) num jantar de amigos e não conseguia encontrar a receita por nada o que ficou resolvido com o ataque de arrumações que me deu este fim-de-semana! As outras duas foram feitas na semana passada para um mais-que-tudo e um mano curiosos com o que saía dali :)
Açorda de tomate
(4 pessoas)

"1 cebola, 2 dentes de alho, 1dl de azeite, 1 ramo de salsa, 3 tomates maduros, 5 dl de caldo de legumes, sal e pimenta 1b, 8 fatias de pão de forma integral, 4 ovos

Descasque a cebola e os dentes de alho. Pique-os e aloure-os no azeite quente, juntamente com a salsa picada. Adicione o tomate aos pedaços, sem pele nem sementes e deixe amaciar. Regue com o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta e cozinhe durante 5min. Disponha metade das fatias de pão num recipiente refractário. Cubra com parte do preparado de tomate e depois, com o restante pão e refogado. Abra 4 cavidades no refogado e preencha com os ovos. Leve ao forno a 190ºC durante 20-25min e sirva decorada com salsa fresca.

Tempo de preparação: 45min"

Fonte: Revista Cozinha Vegetariana nº11 de Fevereiro de 2005
Pizza Tailandesa de vegetais
"1 base de pizza, 25g de cogumelos secos, 1 courgette pequena, 1 cebola pequena, ½ pimento vermelho, 1 mão cheia de folhas de manjericão, 2 colheres de sopa de leite coco sem açúcar, 4 colheres de sopa de chá de açúcar, ½ colher de chá de gengibre em pó, 2 colheres de chá de molho de soja, 1 colher de sopa de óleo de amendoim

Pré-aqueça o forno a 250ºC. Demolhe os cogumelos em água tépida até estarem macios (durante cerca de 15min). Escorra e retire-lhes a maior quantidade de água possível, espremendo-os. Corte-os em pedaços médios. Fatie a courgette em rodelas finas e, em seguida, corte as fatias ao médio. Pique a cebola grosseiramente e corte o pimento vermelho aos cubos. Lave e corte (pode utilizar uma tesoura) as folhas de manjericão. Misture os cogumelos, os legumes e o manjericão numa tigela. Num recipiente à parte, misture o leite de coco e o açúcar (não adicione se utilizar o leite de coco açucarado), o gengibre e o molho de soja e mexa bem. Incorpore este molho na mistura de vegetais. Espalhe a mistura sobre a massa base da pizza e salpique-a com óleo de amendoim. Leve ao forno até dourar."

Fonte: Livro “Guia de receitas para apreciadores de Pizza e Pasta”. Editora Lisma
Salada de rúcula com amêndoas torradas e vinagreta de ananás
(2 pessoas)
"2 mãos cheia de rúcula, 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas, 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas, 2 colheres de sopa de ananás aos cubos, 1 colher de café de mostarda, azeite qb, vinagre balsâmico branco qb, sal e pimenta qb, 1 tomate

Torre ligeiramente as amêndoas no forno. Numa tigela grande adicione o ananás, um fio de azeite, outro de vinagre, tempere com sal e pimenta, junte a mostarda e misture com um batedor de varas. Junte a rúcula, misture por fim as amêndoas e o tomate cortado em cubos.

Tempo de preparação: 20min"
Fonte: Revista “Blue Cooking nº12 de Fevereiro de 2007”
Nota Floppyana: usei agriões em vez de rúcula, vinagre balsâmico escuro em vez do branco e uma caixa de tomates cereja em vez do tomate que aqui falam.

Etiquetas: , , ,

Para os mais novos...

:: Teatro Instável ::
“O teatro Instável apresenta um workshop de teatro infantil, para crianças dos 6 aos 12 anos, como forma de fomentar, desde cedo nas crianças o gosto pelo teatro e ajudá-los a crescer e a exprimir-se da melhor forma.

As aulas realizam-se aos sábados, entre as 11h e as 12h30, no Espaço Instável. A mensalidade é de 25€ e pode-se experimentar uma aula gratuitamente.

Morada: Calçada de Santana, 168, r/c F
Telefone: 91 714 59 39 / 21 886 18 75
E-mail: teatroinstavel@sapo.pt
Website: http://www.crescerteatrando.blogspot.com/

Fonte: My guide

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Financiamento de projectos culturais
“CULTdigest - Flash Formação

Lisboa, 26 e 27 de Fevereiro de 2007
Porto, 16 e 17 de Abril de 2007

Apoios e parceiros:

A EvCom/CultDigest promove nos dias 26 e 27 de Fevereiro, em Lisboa - CCB e 16 e 17 de Abril, no Porto - FEAA, a 7ª. e 8ª. Edição da acção de formação dedicada ao tema “Financiamento de projectos culturais”.

DESTINATÁRIOS
Todos aqueles que desenvolvam actividades em organizações relacionadas com a cultura, nomeadamente associações, cooperativas, empresas e fundações culturais; pelouros culturais autárquicos; centros culturais e de exposição de arte, cinematecas, companhias de dança e teatro, editoras e livrarias culturais, festivais culturais, galerias de arte, monumentos, museus, orquestras, parques e sítios arqueológicos, parques temáticos culturais e teatros; profissionais integrados em outras organizações, nomeadamente financiadoras, patrocinadoras ou mecenas da cultura; profissionais e ou jovens licenciados vocacionados para a criação de pequenas e médias organizações na área da cultura.

OBJECTIVOS
Apresentar aos participantes a principais fontes de financiamento disponíveis para projectos culturais, seus enquadramento legal e objectivos. Igualmente possibilitar um contacto com os processos formais de candidatura e analisar casos reais de financiamento.

TÓPICOS A ABORDAR
- Principais fontes de financiamento: públicas e privadas;
- Financiamentos nacionais, comunitários e internacionais: programas genéricos possíveis de financiar projectos nas áreas culturais;
- Programas específicos de financiamento à cultura, incluindo entre outros: POC, Cultura 2007, Fundo de Fomento Cultural;
- A orçamentação de actividades culturais;
- A organização contabilística e financeira;
- As fontes privadas: patrocínio e mecenato cultural;
- A elaboração de um dossier de patrocínio e mecenato;
- Análise de casos e boas práticas.


FORMADORES
A acção é coordenada por Jorge Cerveira Pinto, contando ainda com a presença de Silvestre Mota e de um representante do Programa Operacional da Cultura.

DATA LOCAL
26 e 27 Fevereiro, das 9.30 às 18:00, no CCB – Centro Cultural de Belém, Lisboa.
16 e 17 Abril, das 9.30 às 18:00, na FEAA - Fundação Eng. António de Almeida, Porto.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 15 participantes.

O processo de selecção dos formandos respeitará a ordem de chegada das inscrições válidas, garantindo ainda assim um número mínimo de lugares [5] para os membros da rede CultDigest.

Para mais informações, contactar Helena Mesquita pelo telefone 222 085 228, por fax 222 085 274, ou por e-mail hmesquita@cultdigest.online.pt e ainda no site www.cultdigest.online.pt

As fichas de inscrição, bem como as formas de pagamento podem ser consultadas no endereço electrónico acima referido. “
As Religiões dos Filhos de Abraão
“Conferências
Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

26 de Fevereiro
Caminhos da Ortodoxia por Ivan Moody
Ivan Moody estudou Música e Teologia nas Universidades de Londres, Joensen e York. Ocupa um lugar de destaque no estudo da música do mundo ortodoxo, sendo actualmente Presidente da Sociedade Internacional de Mússica Ortodoxa. “

Fonte: www.culturgest.pt
Workshop Storia Intramuri # Walls
“Sentia-me triste. Invisível. Uma parede com algo para dizer mas que nunca era ouvida. Não me prestavam atenção. Já sei que muita gente segue aquele lema do “nem às paredes confesso”. Mas eu não pedia isso, não exigia confissões. Só queria que me vissem e ouvissem. Não sou mais uma mera parede em Lisboa. Tenho uma história e gosto de segredá-la. E agora já não estou triste. Vêm cá registá-la, sob a batuta de Carlos Zíngaro. Pois é. Trata-se de um workshop no qual se recolhe e faz a montagem de sons e imagens relacionados com as paredes e os muros da cidade, através de processos artesanais e utilizando tecnologias electrónicas. Inscrevam-se e venham fazer-me uma visita. Estou ansiosa por começar a falar./Sónia Castro

ONDE: C.E.M. – Centro em Movimento Rua dos Fanqueiros, 150, 1º. Tel.21 887 19 17
QUANDO: 27 e 28 Fev. 1 e 2 Mar. das 15h-18h
QUANTO: 50€”

Fonte: www.lecool.com
Conservation Action Planning in theory and practice
“O próximo seminário do DEF/CEABN "Conservation Action Planning in theory and practice” terá como conferencista Deni Porej (Director de Programas do WWF Mediterrâneo) e realizar-se-à na próxima segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, entre as 12h30m e 13h30m no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal do ISA (aviso em anexo).

Ângela Morgado
WWF Mediterrâneo (Portugal)
Communications and Advocacy Officer
Mobile (+351) 91 842 88 29E-mail: amorgado@wwfmedpo.org ; angela.morgado@netvisao.pt

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Para olhar a cidade...

:: Entretanto ::
“Está inserido no Hotel Lisboa Regency Chiado e só por isso não podia ser menos requintado. Com uma decoração e um mobiliário de luxo, uma atmosfera descontraída e uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade de Lisboa, este é o bar perfeito para namorar, reunir-se com amigos ou tomar uma bebida depois do trabalho.
Horário: 12h-24h
Morada: R. Nova do Almada, 114, Chiado
Código Postal: 1200-290 Lisboa
Telefone: 213 256 100
Fax: 213 256 161
Infra-estruturas: Aceita cartões de crédito e multibanco.
Música ambiente.
Esplanada.
Transportes – metro Baixa-Chiado”
Fonte: My guide

Etiquetas:

Sugestão para matar o(s) desejo(s)...

Wine Flights

“Não se trata de nenhum copo de três mas sim de três copos de vinho para degustação que têm em comum algum denominador que pode ser a mesma casta, o mesmo enólogo, ou até a mesma marca mas de anos diferentes. As combinações são mais que muitas. A vantagem, para o cliente, é a de poder experimentar, em simultâneo, três vinhos diferentes a um preço muito acessível. Em Lisboa, o Néctar WineBar já aderiu.”

Fonte: Lifecooler

Etiquetas:

Sugestões para hoje e para o fim-de-semana...

Dites 34 (frança)
23 Fevereiro, sexta às 22h
Onda Jazz Bar, Campo das Cebolas, Alfama, Lisboa

Fonte: http://www.tradballs.com/
Deolinda (mpp)
“O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos, que ouve à socapa nos cafés e padarias do bairro. Gosta de estender a roupa nos dias Sol e por uma questão de superstição pendura os seus textos juntamente com a roupa. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho.

Deolinda é um projecto lisboeta de música original popular portuguesa, inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais.

Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.
Encarnam a Deolinda:
Ana Bacalhau voz
Pedro Alexandre Martins guitarra clássica
Luis José Martins guitarra clássica, cavaquinho
José Pedro Leitão contrabaixo

Às 23h no Cefalópode
Entrada: 3 euros”
Para mais informações visitar http://www.cefalopode.com/
Limiares: Walter Benjamin
“Conferências – vídeo
Sexta 23, sábado 24 de Fevereiro 2007
18h00 - Pequeno Auditório
Entrada Gratuita (Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis)

Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

O encontro de dois dias em torno da obra e da enigmática morte do filósofo e escritor Walter Benjamin (1892-1940), um dos pensamentos mais originais do século XX europeu, pretende assinalar dois acontecimentos marcantes na vida cultural portuguesa: a estreia do documentário de David Mauas Quién mató a Walter Benjamin, que levanta as pontas de alguns véus sobre o pretenso suicídio de Benjamin na fronteira franco-espanhola (em Port Bou) depois da Guerra Civil de Espanha; e a saída do terceiro volume (A Modernidade), das Obras Escolhidas, um grande projecto editorial da responsabilidade de João Barrento, em curso de publicação pela editora Assírio & Alvim. Este volume inclui o conjunto de ensaios em torno de Baudelaire e a Paris do século XIX, e ainda os principais textos sobre estética e sociologia da arte, quase todos escritos por Benjamin no exílio de Paris (1933-1940).

Sexta 23 de Fevereiro
A cidade – o olhar – a memória: Walter Benjamin e nós
Debate em torno da Modernidade estética e da actualidade do pensamento de Walter Benjamin sobre a cidade e as artes, com a participação de Bernd Witte, Maria Filomena Molder, Manuel Gusmão e João Barrento.

Sábado 24 de Fevereiro
Quem matou Walter Benjamin
Projecção do documentário de David Mauas Quién mató a Walter Benjamin (73 m., versão espanhola, legendas em inglês). Segue-se uma conversa a propósito do filme, entre o realizador David Mauas e o compositor José Júlio Lopes, moderada por João Barrento.

Bernd Witte
Professor de Literatura Alemã na Universidade de Düsseldorf. Autor de várias obras sobre Walter Benjamin.

Maria Filomena Molder
Professora de Estética, Universidade Nova de Lisboa. Autora de Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin (Relógio d’Água, 1999), e outros livros de ensaios.

Manuel Gusmão
Poeta e ensaísta, professor (aposentado) da Faculdade de Letras de Lisboa. Autor do libretto da ópera de António Pinho Vargas, Os Dias Levantados (Caminho, 2002), onde a figura e o pensamento de Benjamin ocupam um lugar importante.

João Barrento
Ensaísta e tradutor, professor (aposentado) da Universidade Nova de Lisboa. Responsável pela edição e tradução das Obras Escolhidas de Walter Benjamin (Assírio & Alvim, 7 volumes previstos).

David Mauas
Cineasta argentino, formado em Jerusalém e Barcelona. O filme sobre a morte de Benjamin foi preparado durante três anos de investigações em vários lugares da Europa.

José Júlio Lopes
Compositor, professor e investigador (UNL). Em Dezembro de 2007 vai estrear na Culturgest a ópera W, com um libreto sobre Walter Benjamin, construído a partir da sua singular morte.”

Fonte: http://www.culturgest.pt/
Maratona Script Run
“Vem aí uma maratona de escrita de argumentos para curtas metragens de ficcão. A partida é dada às 22h30 de hoje e acaba vinte e quatro horas depois. Uma directa na Restart. O tema da curta é dado só na largada e os participantes podem contar com acompanhamento sério e especializado. Do júri fazem parte escritores, argumentistas e realizadores. Possidónio Cachapa, Maria João Cruz, Graça Castanheira e Miguel Valverde (Restart e Indie Lisboa). Logo no dia 24 será anunciada a equipa vencedora e esta poderá ver o ser argumento feito filme por um profissional da área. Sendo assim, e porque está um filme na senda, vão-se treinando, antes da lagarta fugida. /Vera Morgado

ONDE: Restart Parque das Nações frente ao Oceanário
QUANDO: dia 23 às 22h30 (até ao dia seguinte)
QUANTO: inscrição: 20€”

Fonte: http://www.lecool.com/
Dia do Kirtan
Dia 24 (sábado) das 17h00 às 18h30

Uma excelente oportunidade para aprender e experimentar a energia elevada do canto de Mantras, palavras na ancestral lmngua sbnscrita que actuam positivamente sobre a mente humana.

Entrada livre

Om Shanti
Centro de Yoga Sivananda Vedanta
Av. E.U.A.,109 - 3: frt
1700-169 Lisboa
Tel.: 21 797 14 31/96 183 90 90
Trad jam
24 Fevereiro, sábado
Das 16H00 - 20H00
Na Mó De Vida, Pragal, Almada

Fonte: http://www.tradballs.com/
Dites 34 (frança)
24 Fevereiro, sábado às 22H00
No Onda Jazz Bar, Campo das Cebolas, Alfama, Lisboa

Fonte: http://www.tradballs.com/
Crokorócódilo
Histórias em Circulo Pequeno

“Espectáculo de Marionetas

Esta peça de Marionetas de fios conta- nos a história de um crocodilo e dos seus amigos: o macaco, a girafa, a cobra, o galo, o gato e até um menino e uma menina... das suas aventuras da selva para o campo e daí para a cidade...

Duração: 30 minutos.

Encenação: Carlos Lança
Marionetas: Delphim Miranda
Actores: Marta Pacheco e Carlos Lança
Ilustrações: Joana Ribeira

Sábado, 24 de Fevereiro às 16:00
Para crianças a partir dos 3 anos

Preço: 5€ por criança e um adulto

Inscrições:

Nota: Para todas as actividades é necessária uma inscrição prévia.
Todos os preços incluem seguro escolar.

Telefone: 96 716 671 3

E-mail: azul.espaco@gmail.com

Morada: O Espaço Azul encontra-se nas instalações do nextArt:
Rua Duques de Bragança nº 6A / Lisboa (continuação da Rua Paiva de Andrada, Metro:Baixa-Chiado, Eléctrico 28)”
Projecto Marginal celebra 1º Aniversário
“Festa decorre em espaços inéditos do Santiago Alquimista
24 de Fevereiro ! !

Num abrir e fechar de olhos e sem dar pelo tempo passar, o Projecto Marginal (PM), prepara-se para celebrar o seu primeiro aniversário. Depois de ano repleto de animação e muita música, a jovem produtora não podia deixar de assinalar esta data com uma mega festa.

E para comemorar esta data tão especial, o Projecto Marginal apresenta, no próximo sábado, 24 de Fevereiro, uma noite XL, isto é, animação a triplicar!

Mais salas, Mais espaço e Muito, mas muito Rock.

Desta forma, o espaço, lisboeta, Santiago Alquimista, local escolhido pela produtora para celebrar, abrirá as portas de salas nunca dantes visitadas, para receber um conjunto de iniciativas promovidas pelo Projecto.

No hall de entrada estará patente uma exposição com trabalhos de fotografia de Joel Santos e Cátia Cóias, ilustração de Sara Franco e de outros artistas plásticos que já criaram uma ligação especial com as festas do PM.

O Rock, na sala principal, estará a cargo dos incontornáveis Lisbon After Midnight, que serão acompanhados pelos Vj’s Vídeo House Stars, seguidos pelos No Dj’s, da Antena 3, e pela Valise D’ image.

E como o glamour feminino não podia faltar, o Projecto Marginal apresenta a Sala da Roupa Interior. Trata-se de um espaço inteiramente dedicado à programação feminina.
Go Go Girls, nome de referência da noite do Bairro Alto, e Marta Machado, são algumas das surpresas que estão reservadas para este espaço. Nesta sala decorrerá, ainda, o Lançamento Oficial de uma revelação artística, “Princess Nicotine”.

O Projecto Marginal apresenta, numa terceira sala, o Espaço Chill Out com exibição de curtas-metragens.

No próximo sábado, os parabéns ao Rock poderão ser cantados a partir das 22:00 horas, no Santiago Alquimista.

A entrada é de quatro euros.

Para mais informações consulte http://www.projectomarginal.com/

CONTACTO
PROJECTO MARGINAL info@projectomarginal.com
Pedro Pereira 96 585 57 28”
Seminário de Auras
“A aura vive dentro de nós e expande-se para o Universo. A nossa aura vive de uma eterna troca de energias entre nós e o Universo. Tudo é energia e nós somos energia. Energia em movimento.uma energia feita de mil e uma cores sempre a dançarem à nossa volta, sempre presentes dentro de nós. A aura e a forma que se apresenta vem sempre do nosso interior, dos nossos chacras e que nos dá a informação que precisámos. A aura e a sua existência é a prova que todas as respostas que precisámos estão dentro de nós.

Alguns dos temas tratados no seminário:
- As energias universais
- O que é uma aura?
- Diferenças da aura para a Foto Kirlian
- Capacidade natural para "ver" as auras
- As cores: os seus significados
- Os símbolos
- As falhas de energia
- As vidas passadas
- Passado, presente, futuro
- Os Chacras
- Exercícios de treino
- Meditação da Energia
- "Ritual" antes de ler uma aura
- Meditação de visualização da aura
- Ler a aura do parceiro
- Alisamento da aura
- Meditação

Local: Casa Índigo, Paço de Arcos, Contacto
Horário: Sábado, 24 de Fevereiro, das 10:00 até 18:00 horas
Investimento: 50€, marcação de 15€ antecipada.
Marcação: Ligue para 21 442 0197 ou 91 621 1798, dias úteis entre as 10:30 e as 18:00 horas ou escreva para indigo@casa-indigo.com
Orientação: Susana Pinho”
Concerto Spektrum
“Versatilidade! É isto que eu gosto numa banda. O facto de não se limitarem apenas a uma estética musical torna-os especiais. No campo camaleónico, os Spektrum são reis. Apesar de se movimentarem nos meandros do funk, punk e electro, esta banda londrina aposta na descontracção. “Fun at the Gymkhana Club” é o seu mais recente trabalho que sucede ao êxito de “Enter the Spektrum”. Ao vivo proporcionam actuações absolutamente explosivas. Quem já os viu, sabe do que estou a falar! Quem não viu, não vai querer deixar passar esta oportunidade única de os ver em Lisboa…ali mesmo para os lados do Cais do Sodré. Após o concerto, a festa prossegue com Jalex, Pan Sorbe e Tiago Dias. /Catarina Ferreira

ONDE: MusicBox Rua Nova do Carvalho 24, Cais do Sodré
QUANDO: dia 24 às 00h
QUANTO: 12€ (à venda na flur)”

Fonte: http://www.lecool.com/
Festa do 2º aniversário tradballs
- Dites 34 (frança) -
“25 Fevereiro, domingo às 17H
Teatro da Luz, Largo da Luz, Lisboa”

Fonte: http://www.tradballs.com/
Bazar APCA
“Todos os fins-de-semana, Sábados e Domingos, vamos estar no Largo D. Afonso de Albuquerque, Nº 22, na Estefânea de Sintra, perto da estação de comboios.

Temos diversos artigos para venda, como:
a.. Velharias
b.. Artigos de Decoração
c.. Livros
d.. Brinquedos
e.. Mobiliário
f.. Vestuário
g.. E muito mais

Toda a receita das vendas reverte integralmente a favor dos cães acolhidos na APCA.

Se tiver artigos que nos queira doar para venda, por favor contacte:

917255595 - 964530419 - 219230788 - info@apca.org.pt

Conheça-nos em http://www.apca.org.pt/
Exposição Cesky Komiks
“Sabemos que a Checoslováquia já era, que Kafka e Kundera continuam a ser obrigatórios, que Praga é um sonho de cidade e que “Miluji te” significa “amo-te” em checo. Mesmo assim, propomos uma espécie de “blind date”: “Cesky Komiks”. É uma mostra de BD checa, para conhecer os “quadradinhos” que temos andado a perder. Caricatura política e crítica social são as mensagens deste humor que foi marginalizado e considerado kitsch, mas que sobreviveu às ditaduras, à pressão crítica e à censura. São 40 quadros que retratam a BD checa desde 1874 até hoje, com clássicos como Kája Saudek, a tocar a estética “Pop Art” e “Erótica”, e trabalhos mais recentes como o livro “Bíly Potok” da dupla Jaroslav RudiÅ¡ e Jaromír 99, sobre episódios desconcertantes na fronteira checa e alemã. Tudo cool aos ‘quadradinhos’! /Vera Peneda

ONDE: Bedeteca de Lisboa Palácio do Contador-Mor
Rua Cidade de Lobito Olivais. Tel.21 853 66 76
QUANDO: de 2ªf a 6ª, das 10h às 19h. Até 15 de Abril
QUANTO: Entrada livre”
Fonte: http://www.lecool.com/

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Com um fim-de-semana grande muito calminho…

… resolvemos dar uma volta na 3ª feira de Carnaval que, aparentemente, despertou desejos escondidos do meu-mais-que-tudo de petiscos. Propus que os fizéssemos em casa e saiu isto :)
Camarões grados cozidos
(comprados)
Pleurotos com pimentos à la Floppy
1 embalagem de pleurotos, 1 pimento vermelho partido em tiras, 5-6 dentes de alho fatiados, sal, azeite e piri-piri qb

Levar o azeite (em abundância) com o alho ao lume brando por uns 5-8min. Juntar os pleurotos e o pimento e tempere. Deixar apurar em cerca de 10-15min em lume baixo. Servir.
Amêijoas orientais à la Floppy
800g de amêijoa com casca, 10 dentes de alho fatiados, 2 paus de canela, 3 sementes de cardomomo golpeadas, 1 ramo de coentros, 1 copo de vinho branco, 1 limão, açafrão, sal, azeite e piri-piri qb

Levar o azeite (em abundância) com o alho ao lume brando por uns 5-8min. Juntar os paus de canela, o cardomomo, o açafrão e os coentros. Juntar as amêijoas e deixe apurar durante cerca de 10-15min. Refrescar com o vinho e junte outro 1/3 dos coentros. Deixar apurar mais 10min. Rectifique os temperos. Juntar o último 1/3 dos coentros, espremer um limão e servir.
Batatas no forno
Levar batatas ao forno com azeite com azeite, sal, colorau e piri-piri.
Quente e frio de chocolate
(1 pessoa)
1 bola de gelado de nata, 1 bola de gelado de Belgian Chocolat e 1 tablete de chocolate 70% de cacau, canela em pó qb
Derreter o chocolate com um pouco de leite. Servir com uma bola de cada gelado, chocolate quente por cima, polvilhando com canela em pó.

Etiquetas: , , , ,

Sugestão para passear...

:: Jardim Botânico da Ajuda ::
“Mandado construir pelo Marquês de Pombal, em 1768, é o mais antigo jardim de Portugal.

Era considerado o jardim das princesas do Palácio da Ajuda, talvez por comunicar com o mesmo por via subterrânea.

Criado para receber as plantas trazidas pelos navegadores portugueses, possui espécies botânicas das mais diversas partes do mundo, árvores centenárias e um curioso Jardim de Aromas concebido especialmente para invisuais.

O Jardim Botânico da Ajuda insere-se numa área paisagística privilegiada, extremamente propicia à aprendizagem e experimentação das técnicas de jardinagem.

Oferece vários mini-cursos/workshops (técnicas básicas de jardinagem, fruticultura, poda de arbustos e arvores ornamentais, horticultura biológica, entre outros), para todos os que se interessam e querem aperfeiçoar os conhecimentos desta arte que é a jardinagem.


Horário: Aberto 9h-20h (1 Abril a 30 Setembro) e 9h-18h (1 Outubro a 31 Março). Encerra à quarta.
Morada: Calçada da Ajuda
Código Postal: 1300-010 Lisboa
Telefone: 213 622 503
Fax: 213 622 503
E-mail: botanicoajuda@isa.utl.pt
Infra-estruturas: Transportes: Autocarros - 14, 27, 29, 32, 73. Eléctrico -18. Comboio - Estação de Belém.”
Fonte: My guide

Etiquetas:

Para ajudar no dia-a-dia e não só...

O estado do tempo hora a hora
“Com as recentes alterações climatéricas, bem que podemos sair de manhã com um sol de raiar e chegar à noite encharcados. Por isso, a Universidade de Aveiro lançou um serviço de meteorologia para Portugal Continental e para a Península Ibérica onde é possível saber de hora a hora (actualização de 12 em 12 horas) o tempo (nevoeiro, chuva, vento...) que faz nesse dia e nos três dias seguintes nas capitais de distrito de Portugal Continental. Só é pena que não seja no nosso bairro...“

Fonte: Lifecooler

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

RitualTranceDance
Dance Sem Limites...
“Uma viagem interior atraves de diferentes musicas e ritmos, movimentos corporais e o uso de uma venda nos olhos para estimular um estado profundo de consciencia.

Trance Dance e um ritual sagrado. Quando abracado com essa intencao e um catalizador poderoso para o ser mais profundo que procura dentro de si.

Dia 22 Fevereiro Quinta 21h
Local: Tuatara, Lisboa”

Leia mais: http://www.injoy.pt/workshops/ritual_trance_kalid.htm
Teatro Kizomba
“Está frio. Dança! Lá é calor. Dança! Percebes pouco de Kizomba? Dança! Nunca fizeste outra coisa na vida? Dança! Vais ver esta peça de teatro? Dança! Não queres? Ai queres, queres! Dança! A Sensurround decidiu prestar uma homenagem a Angola, mesmo sem lá ter estado. Imaginou África. Lugares, cheiros, sabores, pessoas, passos de dança… E sentiu saudades de tudo isso. Agora, espectáculo pronto, é hora de o apresentar. De nos levar até terras bem mais quentes. E convidar mesmo aqueles que têm pé de chumbo. Para esses, lá estará o professor de danças africanas Aires Silva. Kizomba? Dança! /Sónia Castro

ONDE: Casa d’Os Dias da Água Rua D. Estefânia, 175. Tel.21 314 03 52
QUANDO: 22 a 25 Fev. às 22h
QUANTO: N/D”

Fonte: www.lecool.com
Cibelle
“A artista brasileira Cibelle conhecida pela sua mistura-fusão de bossa nova, samba e electrónica, está de volta a Portugal para um tour de 3 dias. No dia 22, passará pelo Santiago Alquimista para interpretar maioritariamente temas do seu disco de 2006 “The Shine of Dried Electric Leaves”, de onde se destaca o single “London, London” criado em dueto com Devendra Banhart. Não faltará também o Ep “About a girl” (versão do original dos Nirvana).

Santiago Alquimista às 21h”

Fonte: http://www.myguide.pt/home_agenda.aspx
Concerto M.A.U.
“Os M.A.U. são cinco e juntam dinamarca, Portugal, França, Alemanha e Israel. Os cinco conheceram-se no European Film College, na Dinamarca, mas não quiseram ser os maus da fita e foi a música que ditou o compasso seguinte. E é compassando que ele vão discretamente proliferando os seus sons electrónicos renhidos com orgânicos, manifestados pelos teclados, pela bateria e pelo harmónio. Fazem lembrar a pop electrónica dos anos 80 e assumem influências de Franz Ferdinand, New Order , Ornatos Violeta e Serge Gainsbourg. Vale a pena não perder este concerto, não vá o coelhinho (muito MAU) perseguir-nos até lá. /Vera Morgado

ONDE: Restart Parque das Nações frente ao Oceanário. Tel. 218 923 570
QUANDO: dia 22 às 22h
QUANTO: Entrada livre”

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Sugestão para matar o(s) desejo(s)...

:: Alma Lusa ::
“O restaurante Alma Lusa tem vindo a promover workshops de Vinho para apreciadores e interessados. Com o objectivo de elucidar os participantes sobre os aspectos básicos de uma prova de vinhos e estabelecer a sua ligação com a comida, quer-se desmistificar algumas ideias feitas sobre “que vinhos acompanham determinados pratos”. O workshop aborda também aspectos importantes relativos ao serviço, escolha e guarda de vinhos.

No evento é servido um menu de degustação composto por entrada, peixe, carne, doce e queijo e é feita a prova de 10 vinhos de gama média e média/alta. No final entregam um manual e um certificado de presença.

Morada: R. Irene Lisboa 3 A
Código Postal: 2795-139 Linda-a-Velha
Telefone: 214 141 182
Fax: 214 141 183
E-mail: reservas@almalusa.com.pt
Website: http://www.almalusa.com.pt/

Fonte: My guide

Etiquetas:

Sugestão para ouvir (e dançar)...

“A Revolta dos Badalos” de Uxu Kalhus
“Os Uxu Kalhus são um grupo de música trad-folk-rock. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo.

Nascidos em 2000 em Gennetines com o objectivo de levar danças portuguesas a frança (Le Grand Bal d’Europe), Uxu Kalhus cedo revelaram a sua vocação de grupo de fusão, mesclando as influências diversas de cada um dos seus componentes para obter um resultado ímpar no programa nacional e internacional do movimento folk.

O trabalho que o grupo desenvolveu ao longo destes anos reflecte-se em “A Revolta dos Badalos”, onde as suas composições (chotiças, mazurcas, valsas, polcas e marchas) alternam com arranjos de danças portuguesas que até hoje raramente saíam do domínio folclórico.

É assim que o “Malhão”, a “Erva Cidreira”, o Mat’aranha, o Sariquité ou o Regadinho adquirem uma dinâmica nova, fracturante com o passado, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum and Bass, Hip Hop, etc…

A regra de ouro d’Uxu Kalhus é extravasar as fronteiras do tradicional, sem preconceitos nem limitações, privilegiando a energia e a improvisação em detrimento a música previsível e quadrada, mantendo o baile como forma de expressão onde cada um encontra o seu espaço de realização.
O baile, sem ser o baile popular ou o folclore tradicional, é o desaguar das correntes criativas originadas nas fontes diversas e conflituosas d’Uxu Kalhus. Uxu Kalhus é um colectivo que não quer guardar para si segredos, por isso propõe paralelamente ao baile, oficinas de dança, de instrumento ou de música, dirigidas a todos os públicos.”

Fonte:

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

EXPOSIÇÃO Migrações de Adriano Mesquita
“Lembram-se do filme da Frida Kahlo? Agora ponham a Salma Hayek de lado e fiquem só com aquelas cores mexicanas. Já estão a vê-las? O magenta-doido, o azul petróleo-choc, o verde-savana, a Salma Hayek (esqueçam a Salma, vá...concentrem-se) o amarelo-epiléptico, o rosa-Paris-Hilton. Agora misturem pássaros, bastantes pássaros a cantar a La Bamba, pensem em Tequilla, Margaritas, sombreros, bigodes, mariachis, vá, podem pensar na Salma também. Já se sentem de férias? Ainda não? Então vão bronzear-se com estas cores todas, vão ver o que o Adriano Mesquita andou a pintar e verão que migrar é que está a dar!/ Mami

ONDE: Galeria de Arte, Trema Rua do Mirante nº12. Tel. 218130523
QUANDO: Seg-Sex das 15h-19h30 Sáb. 11h-19h
QUANTO: Entrada Livre”

Fonte: www.lecool.com
EXPOSIÇÃO Chili com Carne
“Lembram-se daquele personagem na novela “Pedra sobre Pedra” que era um “fotógrafo de mulher casada”, chamado Jorge Tadeu, que tinha uma caderneta com as moçoilas todas? Pois eu jamais me esquecerei desse brasileirismo tão sui generis, que na altura quase virou seita! E quem diz seita, diz o assunto da exposição de desenhos - feitos por brasileiros e portugueses para ilustrar um livro - onde se mostrarão as relações entre estas duas pátrias de seitas e outros traumas! É óbvio que vamos à goma386 ver toda esta criatividade antes que ela parta para paragens mais quentes. Antes que apareçam mais seitas. E antes que eles decidam voltar a passar a Tieta./ Mami

ONDE: Goma386 Sé - Calçada do Correio Velho, nº7 (Outra Face). Tel: 218885095
QUANDO: Seg. a Sáb. das 10h às 19h
QUANTO: Entrada Livre”

Fonte: www.lecool.com
Trabalhos de Columbano Bordalo Pinheiro no Museu do Chiado - MNAC
“De 16 de Fevereiro a 27 de Maio
3ª: 14h00-18h00 ; 4ª-Dom: 10h00-18h00; 2ª: Encerrado
Reservas: 213432148

O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea celebra em 2007 o centésimo quinquagésimo aniversário do nascimento de Columbano Bordalo Pinheiro, com a apresentação ao público de cerca de 70 obras de sua autoria, pinturas e desenhos pertencentes à colecção do museu.

Com esta exposição, se presta homenagem a uma figura incontornável da história da arte portuguesa, autor de obras como O Grupo do Leão (1885), Concerto de Amadores (1882) ou Retrato de Antero de Quental (1889), professor na Escola de Belas Artes e director deste museu entre 1914 e 1929.

Museu do Chiado - MNAC - Lisboa
Rua Serpa Pinto, 4 - Tel.: 213432148
http://www.museudochiado-ipmuseus.pt
Fonte: Cultura.sapo.pt

Etiquetas:

Uma nota gastronómica de namorados...

... como prometido, e apesar de não ser no dia que queria, aqui fica o nosso menú (a minha prenda) de São Valentim :)
Entrada
Pão de nozes (para máquina)
1 copo de água, 50g de manteiga, 3 copos de farinha, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de chá de açúcar, 1 pacote de fermento, 2 copos de nozes.
Colocar os ingredientes por esta ordem e no fim, apenas juntar 1 copo de nozes. Escolher o programa 2 – pão rápido. Quando a máquina apita para colocar os ingredientes que desejamos que fiquem inteiros, coloca-se outro copo de nozes. Deixar arrefecer na forma.
Fonte: Floppy :)
Requeijão assado com malaguetas e orégãos
(4 pessoas
)
"3 malaguetas secas esmagadas, 1 requeijão, 1 malagueta vermelha fresca, azeite qb, 2 colheres de sopa de orégãos, sal grosso e pimenta moída de fresco qb, 1 colher de sopa de manjerona fresca

Aqueça o forno a 220ºC. Pincele levemente com azeite um prato de ir ao forno onde caiba o requeijão. Coloque o queijo no prato, polvilhe com as malaguetas secas, os orégãos, tempere com sal, pimenta e regue com azeite. Ponha no forno e asse até o requeijão começar a ficar dourado e firme quando pressionado (cerca de 10-15min). Corte a malagueta fresca ao meio, raspe e deite fora as sementes. Pique muito bem, deite numa tigela pequena e tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta. Separadamente pique as folhas de manjeronas e junte à malagueta fresca. Sirva o requeijão quente com o molho de malagueta por cima.

Tempo de preparação: 20min"
Fonte: Revista Blue Cooking nº9 de Outubro de 2006
Manteiga com anchovas
"150 gramas de manteiga sem sal, 20 gramas de anchovas, 2 colheres de sopa de cebola, pimenta qb

Misture a manteiga com as anchovas e tempere com a cebolinha e a pimenta. Não use sal porque as anchovas já são salgadas. Use papel aderente e enrole como uma salsicha, para depois facilitar o corte. Levar ao frigorífico.

NOTA: Esta manteiga pode ser congelada."
Prato principal
Seitan com ananás e cardomomo
(4 pessoas)
"1kg de seitan, 1 colher de sopa de azeite, molho de soja qb, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de mostarda, 2 sementes de cardomomo, 1 alho francês, 4 ananases cortados ao meio (reserve 4 metades para rechear)
Corte o seitan aos cubos. Aqueça o azeite com o molho de soja, dente de alho, louro e as sementes de cardomomo e a mostarda. Acrescente o seitan e deixe cozer até as bordas começarem a ficar rijas. Junte pedaços de ananás e alho francês. Salteie, em lume brando, durante 5min. Recheie os ananases e sirva.
Tempo de preparação: 30min"
Fonte: Revista Cozinha Natura nº29 de Dezembro de 2006
Grelhos salteados com alho derretido
(8 pessoas)
"½ chávena de azeite, 10 dentes de alho cortados às fatias finas, ½ colher de chá de malaguetas secas picadas, 1 Kg de grelos arranjados
Aqueça o azeite numa panela pequena em lume baixo. Adicione o alho e deixe borbulhar até o alho estar muito mole, por volta de 10min (não deixe dourar). Retire do lume e misture as malaguetas. Cozinhe os grelos numa panela grande com água e sal e ferva até ficarem tenros, cerca de 5min. Escorra bem. Misture com o alho derretido e o azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta."
Fonte: Revista Blue Cooking nº11
Sobremesa
Lasanha de maçã
(4-6 pessoas)
"200g de queijo fresco em creme, 100g de açúcar, 3 ovos, 2dl de natas, 3 maçãs reinetas, 1 colher de sopa de canela, 50g de nozes picadas, 4 placas de lasanha fresca, 70g de farinha, 20g de açúcar amarelo, 40g de manteiga

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Deite o queijo, metade do açúcar, os ovos e as natas numa tigela e bata tudo. Descasque as maçãs e rale-as para outras tigela, junte o resto do açúcar, a canela e misture bem. Unte uma forma não muito grande com manteiga. Espalhe sobre o fundo um pouco do creme de queijo, por cima disponha uma placa de lasanha, cubra com 1/3 do preparado de maçã, salpique com algumas nozes picadas e ¼ do creme de queijo. Repita as operações, terminando com uma placa de massa coberta com creme de queijo. Misture a farinha com o açúcar amarelo, junte a manteiga cortada em bocadinhos e trabalhe em areia com as pontas dos dedos. Espalhe o preparado sobre a superfície da lasanha e leve ao forno durante cerca de 30min."
Fonte: Revista Saberes & Sabores da Vaqueiro, nº156 de Fevereiro de 2007

Etiquetas: , , , , , , ,

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Uma pré-nota gastronómica...

... a ver se amanhã começo a pôr as receitas da ementa-dos-namorados :)
Entrada:
- Pão de nozes (receita para máquina)
- Requeijão quente com malagueta
- Manteiga de anchovas
- Tarte de tapenade
Prato principal:
- Seitan com ananás e cardomomo
- Grelos com alho
Sobremesa:
- Lasanha de maçã

Etiquetas:

Coisas que não resistimos...

Loja Ao quadrado
“À esquerda malas em tons de rosa seco, com pequenas aplicações, sapatos de salto alto vintage redondos. Segues em frente e inundações de colares, pregadeiras e brincos melindram-te a vista. À direita dezenas de peças de roupa, de saias feitas de sobreposições e cores à descrição, a vestidos para “aquela noite”. Sobes umas escadinhas e mais duas divisões onde camisas, camisolas e malas fabulosas te pedem que as leves para casa. As peças são sobretudo de criadores nacionais e fazem-se de um toque girly a que não resistimos. Mas como em tudo é ver para crer, ou neste caso, comprar. É tempo de rumar a Campo de Ourique e aproveitar as reduções até 28 de Fevereiro. /Catarina Medina
ONDE: Rua Almada e Sousa Campo de Ourique. Tel.21 385 04 85
QUANDO: das 10h30 às 20h (2ª a 6ª) e das 11h às 19h30 (sáb.)
QUANTO: Médio”

Etiquetas:

Algo a não esquecer...

Forúm - anúncios de animais para adopção
“Trata-se de um forum onde são colocados *anúncios de animais para adopção*.

Este forum faz parte do site http://www.animais-em-risco.org/

Trata-se de um site recentemente construído e que é o ponto de encontro de muitos voluntários que se dedicam a esta causa e que, diariamente, dedicam parte das suas vidas a ajudar estes pobres seres que andam à deriva pelas nossas ruas, sem que ninguém lhes ligue ou, muitas vezes, sendo cruelmente maltratados...

O site ainda tem algumas partes em construção mas, o que é realmente importante - a divulgação de animais para adopção - já está funcional e precisa muito de ser conhecida e divulgada!: http://www.animais-em-risco.org/forum/viewforum.php?f=4

Outros sites:
- http://www.pelosanimais.org.pt
- http://www.sosanimal.com/

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sugestão para partilhar não só no dia de hoje mas sim, o ano todo...

Uma melodia
“Uma serenata – A Serenarte nasceu para resgatar uma das mais antigas e românticas demonstrações de amor. Músicos trajados a rigor entoam música preferida da sua amada. A tradição ainda pode ser o que era.”

Fonte: http://www.serenartept.blogspot.com/

Etiquetas:

Sugestão para ouvir...

“No Promises” de Carla Bruni
“A Top Model que se tornou cantora e compositora está de regresso com um disco que promete tanto ou mais sucesso que o seu álbum de estreia.

Depois de ter conquistado o mundo como modelo, Carla Bruni trocou as passerelles pela música e surpreendeu tudo e todos através de suas doces canções extremamente poéticas, de uma magia esmagadora, tocadas na maioria das vezes apenas com uma guitarra acústica.

Há quatro anos Carla Bruni editou "Quelq un m'a dit", o disco de estreia que deu voz à manequim franco-italiana. Na altura vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Se no primeiro disco a voz da cantora surgia em francês, em "No Promises" é o inglês a língua escolhida, Carla Bruni volta a assinar as composições, desta vez sobre poemas de autores como o poeta irlandês William Butler Yeats, o inglês Wystan Hugh Auden, Christina Rossetti, Walter de la Mare ou Emily Dickinson e Dorothy Parker, referências da literárias norte-americanas.

Louis Bertignac que já tinha trabalhado com Carla Bruni no álbum anterior produziu o novo disco. O resultado é verdadeiramente magnífico.

O estilo inconfundível de Carla Bruni e as suas melodias, desta feita com textos em Inglês, colocam Carla Bruni mais uma vez no centro das atenções em vários países do Mundo.”
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/v3_index/artlazer/14659/Discos/

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

Buffet Vegetariano Afrodisiaco no Oriente Chiado
“O Restaurante Oriente Chiado tem o prazer de vos apresentar a sua proposta para o jantar de São Valentim:

Buffet Afrodisíaco
Jantar Especial São Valentim - dia 14 de Fevereiro

Pratos Quentes: Taj Mahal Sensual de Ananás, Cogumelos Frescos da Floresta Esmeralda, Courgetes Ping'Amor

Sopa: Creme de Poção Mágica

Recheados: Tarte de Eva, Terina de Adão

Saladas: Salada de Romeu, Salada de Julieta, Couscous do Deserto, Lentilhas Douradas dos Incas

Entre outros.
Bebida Especial: Cocktail Elixir do Amor
Sobremesa: Orgia das Mil e Uma Noites

E ainda uma surpresa do Chef

Restaurante Vegetariano Oriente Chiado
Rua Ivens, 28. 1200-227 Lisboa
Reservas: 21 343 15 30”
Baile de S. Valentim
tradballs - jam session: 22H00
Tradicional Bar, Campo das Cebolas, Lisboa

Fonte: www.tradballs.com
Teatro O Misantropo
“Tal como na vida real, também na ficção o feitiço vira-se contra o feiticeiro. E quem não se delicia com as ironias do destino? É o que acontece a este Misantropo de Molière. Um ser melancólico que reivindica um ideal de honestidade e transparência dos corações. Mas, pobre coitado, acaba por cair de amores por uma jovem viúva que vive da má-língua. Perfeitamente deslocado deste cenário, a corte, Alceste é castigado pela hipocrisia e pela frivolidade da sociedade mundana. É uma verdadeira comédia de enganos, género a que o mestre do século XVII nos habituou. Prove-se este clássico e o mais certo será sair-se da Comuna a dizer: “Afinal, de lá para cá, a sociedade não mudou assim tanto!”. / Sónia Castro

ONDE: Teatro da Comuna Praça de Espanha. Tel: 217 221 770/6
QUANDO: 4ª a Sáb., às 21h30. Dom. às 16h
QUANTO: 5€ a 10€”

Fonte: www.lecool.com
Apresentação do livro “Beija-me - uma antologia literária”
“Para assinalar o Dia dos Namorados, dia 14 de Fevereiro, a editora 101 Noites, a livraria Bulhosa e a Fnac convidam-no para assistir à leitura encenada pela actriz Rita Tomé de excertos e poemas da obra

Pelas 13h na Livraria Bulhosa de Entrecampos (Campo Grande 10-B)
Pelas 18h30 na FNAC do Almada Fórum

Beija-me - uma antologia literária

Apaixonado, ardente, fortuito, terno, maternal, malicioso, provocador, sensual, íntimo, desejado, roubado, o beijo é o símbolo supremo da união entre dois corpos e dois espíritos.

E quem melhor do que um escritor para descrever a emoção, a sensualidade e a embriaguez que nos invade quando beijamos?

Ovídio, Shakespeare, Goethe, Almeida Garrett, Victor Hugo, Rousseau, Antero de Quental, Kierkegaard, Zola, Flaubert, Eça de Queirós, Camilo Pessanha, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, António Patrício, Fernando Pessoa, entre outros, convidam-nos a redescobrir todos os encantos da arte de beijar.

Reunimos nesta antologia os mais belos poemas e excertos da literatura universal sobre o beijo. Um livro apaixonante que convida a uma leitura apaixonada…

Título: Beija-me – uma antologia literária
PVP: 8 euros

DESCONTO DE 10% EM QUALQUER COMPRA NO SITE DA 101 NOITES”

Fonte: http://www.101noites.com
Quatro Canções (Quatro Estreias)
“de Ana Mira/Hélio Santos/Inês Jacques/Luís Guerra
14, 15 e 16 de Fevereiro às 21:00

A convite do Teatro Camões quatro jovens coreógrafos criam uma peça a partir de uma canção: uma ária de ópera, um cântico religioso, um coro folclórico, música pop, fado, rap... Quatro respostas possíveis ao desafio de juntar a voz, a palavra e o movimento.

Local: Estúdio Teatro Camões
Duração: 1h
Preço único: 5€”
Fonte: http://www.cnb.pt/

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Algo a explorar...

Lisboa Freecycle
“Tens coisas em casa que já não utilizas?
Andas a pensar deitá-las fora?
Espera!!!
Podes dá-las a alguém que esteja a precisar!!!

Para isso criei uma mailing list em que as pessoas anunciam que objectos têm para dar, ou que objectos desejam ter. Assim consegue-se "reciclar" objectos, e evitar que estes vão direitos às lixeiras e aterros .
http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/ é o link a clicar!!!

O Lisboa Freecycle(r) é um grupo que está aberto a todos os que querem "reciclar" algum objecto especial em vez de o deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano, uma bicicleta ou uma porta velha, és livre para afixar. Ou talvez estejas a procurar adquirir algo por ti mesmo!

Os grupos de fins não lucrativos também são bem-vindos em participar!

Uma regra principal: tudo o que é afixado deve ser gratuito e livre.

Este grupo faz parte da rede Freecycle, uma organização sem fins lucrativos e um movimento de pessoas interessadas em manter os bons materiais fora dos aterros e das lixeiras. Este grupo pretende promover a "reciclagem" de objectos na área de Lisboa, contudo existem outras comunidades no país e no Mundo. Visita http://freecycle.org para conhecer as outras comunidades e para teres mais informações sobre o movimento!

Para fazeres parte do grupo Lisboa Freecycle, basta clicares em
http://br.groups.yahoo.com/subscribe/LisboaFreecycle

Agora toca a re-utilizar! Com a proximidade da extinção de importantes recursos naturais, a re-utilização de materiais é essencial para o futuro da Terra, e neste grupo estás a contribuir directamente para um planeta mais sustentável.
Utiliza o e-mail LisboaFreecycle-owner@yahoogrupos.com.br para colocar perguntas ou apresentar sugestões de melhoria!”

Etiquetas:

Algo a não esquecer...

Macrobiótica
Regressar à linha

“A macrobiótica é uma filosofia de vida extremamente completa, que assenta em princípios de equilíbrio e de respeito pela natureza das coisas – incluindo a nossa própria natureza. Mas nesta ocasião falaremos apenas de um dos seus componentes, a alimentação, precisamente porque é desses assuntos que versa esta rubrica. Agora perguntam os leitores: Macrobiótica gourmet? Sim, senhores. Saibam porquê.

Yin e Yang

“Se sabe bem”, diz o povo, “então faz mal, é pecado ou engorda”. Esta será, certamente, uma das excepções que confirma a regra da sabedoria popular. Porque a cozinha macrobiótica produz autênticas delícias, permite apresentações de pratos de regalar os olhos e não só não faz mal, como é comprovadamente benéfica para a saúde.

Existem alguns princípios básicos pelos quais deve reger-se um cozinheiro macrobiótico: escolher alimentos o mais integrais possível, consumi-los dentro da sua época natural e assegurar que a sua origem é biológica e próxima da zona geográfica em que vão ser consumidos, evitando quaisquer aditivos artificiais e variando os géneros alimentícios e os métodos de confecção, entre outros. Mas um dos mais importantes é o equilíbrio entre os valores Yin e Yang dos alimentos que compõem uma refeição.

Quem sabe, sabe

Por exemplo, a carne, os ovos e o sal refinado contam-se entre os alimentos “Extremamente Yang”. Já os cereais, os vegetais, os frutos e as sementes são considerados “Equilibrados”, enquanto que as especiarias, o chocolate, o café e os lacticínios pertencem à categoria “Extremamente Yin”. O menu diário ideal combina 50 a 60% de cereais integrais com 25 a 30% de vegetais cozinhados, 5 a 10% de sopas variadas (incluindo a sopa de Miso) e 5 a 10% de feijões. Os peixes de carne branca devem ficar reservados apenas para uso ocasional. Tudo para que o ser humano se responsabilize pela sua saúde e agradeça à natureza, manifestando-lhe um profundo respeito.

Como nestas coisas da saúde não convém improvisar, o melhor é aprender com quem sabe. O Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP) oferece diversos tipos de cursos de culinária, coordenados pelo seu director, Francisco Varatojo, o responsável pela divulgação da macrobiótica em Portugal. Podemos optar entre um Curso de Iniciação, composto por módulos de cinco aulas, uma por semana em horário pós-laboral; o Curso Completo de Culinária Macrobiótica, que ocupa um fim-de-semana por mês durante 9 meses; ou as aulas avulso individuais. Isto para além de seminários e outras actividades que costumam decorrer no IMP.

Para recolher mais informações sobre a macrobiótica e todas as suas áreas de intervenção, consulte o site do Instituto, em www.e-macrobiotica.com , ou dirija-se às suas instalações, na Rua Anchieta, nº 5, 2º esq., em Lisboa. O telefone geral é o 213 242 291 e o e-mail geral é info@macrobiotica.com . Se quiser fazer algumas experiências em casa, vá às compras na loja on-line da Próvida, em www.providanatural.com . Mas nada de exageros, uma vez que a privação de alguns nutrientes, como as proteínas, pode ser muito prejudicial. O melhor é mesmo aprender primeiro, e experimentar depois. Bom apetite, então, e boa saúde.”
Fonte: LifeCooler

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

O exercício crítico da liberdade
"Conferências às terças

Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

Terça 13 de Fevereiro
A pintura como exercício antropofágico
A pintura, durante o século XX, definiu-se como uma prática em permanente crise, com a morte repetidamente anunciada e um renascimento sempre esperançosamente vivido. Qual a relação entre pintura e imagem? Qual o relevo da pintura no actual contexto da produção artística?"

Fonte: www.culturgest.pt
Stand up comedy e performances
"Café-Teatro mm café
Sindicato
13 de Fev. às 22H
Provocações humorísticas na melhor tradição do café-teatro, num ambiente intimista e descontraído.

Os Sindicato são: Carlos Moura e Jorge Crespo

Entrada Livre
Teatro Maria Matos”

Fonte:
Teatro Maria Matos
Duas metades
“Teatro
Terça 13, quarta 14, quinta 15, sexta 16, sábado 17 e domingo18
21h30 (de 3ª a Sábado) 17h00 (Domingo)
Pequeno Auditório
Duração aproximada 1h15
12 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

Textos de Patrícia Portela e Tiago Rodrigues
com Cláudia Gaiolas, Tiago Rodrigues e Tónan Quito. Um espectáculo do Mundo Perfeito.

Informações e reservas: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt


Em Julho de 2006, Patrícia Portela e Tiago Rodrigues foram dois dos onze autores que participaram no projecto Urgências (uma co-produção Mundo Perfeito, Produções Fictícias e Teatro Municipal Maria Matos). Todos os textos, peças curtas com cerca de 10 minutos de duração, respondiam ao mote “o que é que tens de urgente para me dizer?”. A colectânea destes textos foi publicada pela editora Cotovia.
Na sequência da apresentação deste espectáculo, a Culturgest e O Espaço do Tempo lançaram a Patrícia Portela e Tiago Rodrigues – autores respectivamente de A Mulher sem Memória/História de Babbot e Coro dos Amantes a Caminho do Hospital – o desafio de escreverem, cada um deles, uma peça de maior fôlego em colaboração com a equipa artística com que tinham trabalhado nas Urgências.

Em co-produção com a Culturgest e O Espaço do Tempo, o Mundo Perfeito criou Duas Metades, um espectáculo composto por duas peças distintas. Após uma residência em Montemor-o-Novo, o espectáculo estreia na Culturgest.

“Naquela manhã, levei as mãos à terra dos canteiros dela e cheirei a terra. O cheiro vinha dali mas não vinha só dali e, sem saber muito bem porquê, peguei num punhado de terra, guardei no bolso e fui dar um passeio pelos campos de batatas e ver nascer o sol. Foi assim que tudo começou. “
Babbot de Patrícia Portela

“a caminho das urgências
e vamos chegar a tempo
e vamos ter tempo para te salvares
e vamos ter tempo
para ficares boa outra vez
e vamos ter tempo
para te irritares com a minha roupa
a cheirar a tabaco
e vamos ter tempo
para ir tomar cafés e insistires
que nos sirvam a chávena cheia
e vamos ter tempo
para escandalizar os clientes do café
com as tuas gargalhadas”
Coro dos Amantes de Tiago Rodrigues”

Fonte: www.culturgest.pt
Conferência
Desenvolvimento participativo e cooperação: o trabalho da ONU e das ONGs em África e Ásia
“Faculdade de Ciências Sócias e Humanas - UNL
Departamento de Geografia e Planeamento regional
Mestrado em Gestão do Território
13 de Fevereiro às 18h

Prof. Doutor Zoran Roca
Prof. Dra. Loenor Gandra
Francisca Tavares
Sala 74, 1º piso - Bloco 1”

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Algo para ficar...

Spoil - Fotos de Família
"Uma sessão fotográfica de família em estúdio ou num outro local à escolha pode ser uma boa ideia de prenda (…). Um cd e um álbum com as melhores fotografias da sessão imortalizam o momento, sendo depois possível imprimir noutros formatos e suportes. Também este serviço original pode ser oferecido por voucher. Sorria, está a ser fotografado."
Fonte: LifeCooler

Etiquetas:

Sugestão para ouvir...

“A Weekend in The City” dos Bloc Party
“Os Bloc Party acabam de lançar o seu segundo álbum. “A Weekend in the City” sucede a “Silent Alarm”, o álbum de debute que os catapultou para a fama e lhes valeu a categoria de álbum do ano.

A banda britânica, constituída por Kele Okereke na voz e Guitarra, Russell Lissack também na guitarra, Gordon Moakes no Baixo e voz e Matt Tong na bateria, está de regresso com um álbum que promete superar o disco de estreia.

A Weekend in The City segue a linha do anterior. Kele continua com mão para letras de cariz social muito forte, e a sonoridade geral do CD não foge muito a "Silent Alarm", com os habituais crescendos que terminam em explosões de puro rock e seguindo a linha traçada nos anos 80 por bandas como os Joy Division, The Cure e incrementando elementos inovadores a esse "velho" movimento do pós-punk.

Produzido por Jacknife Lee e gravado na Irlanda, “A Weekend in The City” resulta do interesse do vocalista Kele Okereke naquilo a que ele chama “o barulho vivo de uma metrópole”.

Neste trabalho, a banda capta todos os pormenores - efervescentes e mundanos – da vida diária de uma cidade moderna e a silenciosa desolação que contamina tudo desde o percurso casa-trabalho ao sexo casual. da saída numa noite de sexta-feira ao longo passeio para casa a horas tardias. São canções desesperadas por compreender o significado que está latente em todos os momentos do nosso dia-a-dia: repletos de tensão, paranóia, tristeza, amor e uma grande necessidade de uso da racionalidade para compreender como a vida na cidade se transformou tanto.

Em Maio, a banda estará novamente em Portugal, desta vez no Coliseu de Lisboa, para um concerto único e já praticamente esgotado. Uma boa oportunidade para ver este novo trabalho ao vivo.”

Etiquetas:

Sugestões para hoje...

As Religiões dos Filhos de Abraão
“Conferências às Segundas
Informações: 21 790 51 55 ou culturgest@cgd.pt

12 de Fevereiro
Testemunhar Deus com os Seis Sentidos: Islão e muçulmanos para além dos textos e dos exotismos por AbdoolKarim Vakil.

AbdoolKarim Vakil é professor de História Portuguesa Contemporânea no departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros em Londres. Coordenador dos Simpósios do Instituto Muçulmano de Londres, modera um cibergrupo de debate de académicos e activistas muçulmanos em Inglaterra e colabora no jornal Muslim News.”

Fonte: www.culturgest.pt
Café no Chiado promove "Chiado Reading Groups
“Continuando a sua aposta na promoção cultural, o Café no Chiado junta-se ao British Council Lisboa e promove encontros de grupos de leitura de autores britânicos.

Para quem gosta de ler e tem o desejo de partilhar a sua experiência, o Café no Chiado tem a partir de Fevereiro uma nova proposta: os ‘Chiado Reading Groups’.

Os ‘Chiado Reading Groups’ são uma iniciativa realizada pelo Café no Chiado em parceria com o centro British Council de Lisboa e que reúne à mesa um grupo informal de pessoas com gosto pela leitura para discutir um livro de um autor britânico contemporâneo que todos acordaram ler previamente, de forma a partilhar, em torno de uma chávena de chá ou café, a leitura e as suas opiniões de romances, contos e poesia.

O primeiro encontro terá lugar no dia 12 de Fevereiro pelas 19 horas e o primeiro livro é “1984” do consagrado autor britânico George Orwell, um romance político que retrata o quotidiano numa sociedade totalitária e que passadas 5 décadas continua a dar que pensar. O encontro será moderado por Tim Perry, Examinations Manager do centro British Council de Lisboa.

À semelhança do que já é feito com grande sucesso noutros dois centros British Council do país, Porto e Coimbra, os ‘Chiado Reading Groups’ são gratuitos e terão a duração de aproximadamente 2 horas e os títulos seguintes serão escolhidos pelo grupo. Não existe nenhuma lista predefinida nem sequer é obrigatório obedecer a um género literário especifico, desde que os livros sejam em língua inglesa.

Sobre o Café no Chiado:
Com gestão dos concessionários Sofia e Nuno Ortega Peres, o Café no Chiado é um restaurante prático e cosmopolita com uma oferta urbana de comida tradicional portuguesa, baseado num conceito de ‘café e cultura’, que prima pela qualidade e pelo atendimento personalizado.

Propriedade do Centro Nacional de Cultura – CNC -, o Café no Chiado, mantém a já longa tradição do espaço de promoção cultural, oferecendo contrapartidas para os sócios do CNC e albergando no seu espaço o Ciber – Chiado e a Biblioteca do CNC, que beneficia dos serviços do café.

O Café no Chiado fica no Largo do Picadeiro e o horário é das 10:00 às 02:00 (Sexta e Sábado até às 03:00). Fecha ao Domingo. Para reservas: 21 346 05 01. Para mais informações: www.cafenochiado.com

Para mais informações por favor consulte: www.britishcouncil.org/portugal
Para inscrições por favor contacte isabel.lopes@pt.britishcouncil.org ou telefone para 21 321 45 14.”
Rita Teixeira
Movimentos Dispersos

“10 Fev a 27 Fev 07
O hiper-realismo, corrente artística marcada por um rigoroso domínio da técnica, é a aposta desta jovem artista que articula a criatividade com a experiência adquirida durante o seu percurso académico e profissional.

Rita Teixeira conclui, em 2002, o curso de pintura decorativa da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, fazendo a especialização em trompe l'oeil.

Dois anos mais tarde frequenta o Institut Supérieur des Métiers de la Finition et de la Décoration, em Paris, e é durante este período que inicia o seu percurso na técnica do hiper-realismo, corrente artística decisiva para a concretização dos seus trabalhos.

Work&Shop
Endereço: Rua das Pedras Negras, 17
Horários: Ter a Dom: 14h-20h
Telefone: 218 863 627”

Etiquetas: