quarta-feira, março 28, 2007

Tudo a olhar para cima...

O Spring Alive conta consigo
“O projecto Spring Alive tem como meta para 2007, a realização de 500 registos para Portugal, mas este número só poderá ser alcançado se contarmos com a sua ajuda no envio das observações. É fácil participar e muito importante para o sucesso deste projecto international. Vá a www.springalive.net e envie-nos as suas primeiras observações deste ano, de Cegonha-branca, Andorinha-das-chaminés, Cuco-canoro e Andorinhão-preto.”

Etiquetas: ,

Esta é dedicada à Arte-i-factos...

Grupos de tricot
“É uma imagem que associamos aos avós mas nada é mais errado. Depois do sucesso nos Estados Unidos da América, o fenómeno chegou a Portugal há cerca de dois anos e agora parece ter contagiado as gerações mais novas. Basta ir ao site e fazer a inscrição que é gratuita e participar num grupo existente ou criar um novo. Os grupos multiplicam-se um pouco por todo o país. Um cachecol é das peças mais fáceis de fazer…”
Fonte: “Lifecooler

Etiquetas: ,

terça-feira, março 27, 2007

Sugestão para hoje...

“La Société du spectacle” de Guy Debord
Ciclo Imagem e Pensamento

“De 1973
88 min.
Às 17h30
Apresentação por José Pinto

Ciclo Imagem e Pensamento
de 14 de Dezembro a 24 de Abril
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Org. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna nº 26 - C - Lisboa
Metro: Campo Pequeno / Praça de Espanha”

Etiquetas:

Nunca fui mas tenho imensa curiosidade...

Da Mariquinhas
"Primeiro começou como bar, depois acrescentou-lhe uma Livraria de Poesia e em breve será “sauna forcado-friendly” como se lê no site. Fica no Largo de Santo Antoninho, no bairro da Bica em Lisboa e intitula-se como um “estabelecimento único no segmento”, moderno e ao mesmo tempo “intigo” onde ainda se comem tremoços para enganar o estômago, mas há tostas, sopas e bebidas para acompanhar consoante a disposição."
Fonte:

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 26, 2007

Sugestão para hoje...

Jordi Burch
– exposição de fotografia -

“É diferente. Jordi Burch, jovem artista que já conseguiu um lugar ao sol no panorama da fotografia em Portugal, tendo já arrecado alguns prémios de prestígio – dirigiu a sua objectiva às diferenças que compõem este nosso mundo. O resultado é um conjunto de imagens – a maioria apresentada em dípticos – onde se unem realidades ao mesmo tempo similares e antagónicas. Olhares captados aqui e acolá, prontos a ser debatidos por quem assiste.
Casa Fernando Pessoa
2ª a 6ª das 10h-18h e 5ª das 13-20h”
Fonte: “My guide

Etiquetas:

Continuo sem conseguir pôr posts com imagens...

... alguém consegue?
Bem, por isso, ponho mais umas receitas! Neste caso, as do jantar tardio de sábado depois do jogo... não me apetecia ver a bola, por isso, fiquei em casa de volta dos tachos à espera dos meninos que vieram todos contentes ;)
“7 batatas médias, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 4 colheres de sopa de azeite, 2 ovos, quadrados de pão frito q.b. (facultativo)

Cozem-se as batatas, a cebola e os alhos numa panela com água e sal. 5 minutos antes do final da cozedura, junta-se o azeite. Passa-se a sopa com a varinha mágica. Junta-se um ramo de salsa muito picada, e deixa-se levantar fervura. Por fim, misturam-se na sopa os ovos batidos ou cozidos e cortados às rodelas. Pode ainda servir-se com quadradinhos de pão frito.”

Fonte: “Rap ó tacho
Nota Floppyana: Juntei os ovos batidos e assim, para além de ter ficado bom, ficou com um visual muito atractivo: parece que se está a comer nuvens :)
Esparguete com tomates, azeitonas e rúcula
“450g de esparguete, 2 dentes de alho picados, 3 punhados de tomates-cereja (ou 4 tomates normais sem sementes) picados grosseiramente, 1 punhado de azeitonas sem caroço e picadas, 3 punhados de rúcula picada, queijo parmesão para polvilhar

Coze-se o esparguete “al dente”, escorre-se, passa-se por água fria e reserva-se. Frita-se o alho em azeite durante 2-3min. Junta-se o tomate e as azeitonas e deixa-se refogar mais 4-5min. Junta-se o esparguete e mexe-se bem. Retira-se do lume e coloca-se na travessa de servir. Junta-se a rúcula e mexe-se. Polvilha-se com o queijo e serve-se.”

Fonte: Jamie Oliver
Bolo choconozes sem farinha
“200g de manteiga sem sal, 150g de açúcar mascavado, 4 gemas, 100g nozes, 100g de avelãs, 50g de amêndoas, 200g de chocolate amargo de boa qualidade, 4 claras, 2 colheres de sopa de açúcar comum. Para a cobertura (opcional): chocolate derretido, uvas passas e açúcar de confeiteiro para decorar.

Troque a manteiga pelo chocolate, retirando a primeira do frigorifico e colocando o segundo no seu interior: enquanto um aquece e o outro arrefece. Pique as nozes todas muito finas para obter uma farinha com pedaços. Unte e forre uma forma com papel vegetal. Rale todo o chocolate gelado. Bata a manteiga e o açúcar mascavado até obter uma mistura fofa. Acrescente as gemas e depois o chocolate ralado e as nozes picadas. Bata as claras em castelo e o açucar refinado. Incorpore as claras em neve à mistura de chocolate com movimentos fofos, para não partir as bolhas. Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 50 minutos, em lume baixo. Quando retirar o bolo do forno ainda deverá estar mole, mas irá endurecer conforme arrefece. Quando o bolo estiver frio, espalhe chocolate derretido na superfície e cole as uvas passas sobre ele. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.”

Fonte: “Casa da Chris
Nota Floppyana: este bolo também tem o dedo do meu-mais-que-tudo que, coitadinho, ralou o chocolate quase todo... achamos os dois que a cobertura já era demais, por isso, não a pusemos.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, março 23, 2007

Bem, como não consigo pôr o que queria...

... um post com uma simples imagem, aqui fica o jantar de ontem. Que é simples e mto bom! Servi acompanhado com o arroz de outro dia.
"½ kg de cogumelos, 3 colheres de sopa margarina, 2 gemas, 1 colher de sopa de leite, sumo de ½ limão, 1 colher de chá de salsa picada, sal e pimenta a gosto

Lave os cogumelos, corte em pedaços, frite ligeiramente na margarina derretida e tempere com sal e pimenta. Noutro pirex, bata as gemas e o leite. Junte aos cogumelos e deixe no lume até levantar fervura, mexendo sempre para não talhar. Tire do lume, junte o sumo de limão e a salsa e sirva imediatamente acompanhado de arroz."

Fonte: “Culinária daqui e dali

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 21, 2007

Ouvi dizer que esta escola é muito boa ;) ...

... claro que é boa! É do meu primo Bernardo e como tal, estou muito orgulhosa por aparecer no My guide. Andar de barco com ele é bom, muito bom e apesar de não ter ido muitas vezes, sem dúvida que passar a noite no Portinho da Arrábida e depois vir até Lisboa, foi das vezes que tenho melhor memória :) Recomendo!
:: Terra Incógnita – Centro Náutico ::
“Rio Tejo, Terra Incógnita. Uma dupla perfeita para quem gosta de aventuras marítimas. Esta escola de vela, pioneira na utilização de veleiros cabinados nos treinos de mar em Portugal, oferece Cursos de Vela (desde o nível mais básico até à vertente de competição) e Cursos de Navegação (carta de marinheiro e carta de patrão local). Oferece ainda várias acções de formação e Team Building no âmbito da vela para empresas.

Os cursos teóricos decorrem em Belém e a parte prática em veleiros de 8, 11 e 12 metros ao longo do rio Tejo, na baía de Cascais e, durante o Verão, ao longo de toda a costa portuguesa.

Com uma equipa extremamente competente e profissional, apoiada pelos meios físicos e técnicos necessários para darem formação náutica ao mais alto nível e com total segurança, está criado o ambiente perfeito para uma experiência, no mínimo, agradável.

Morada: Doca do Bom Sucesso, Ed.º Vela Latina, Belém
Código Postal: 1400-038 Lisboa
Telefone: 213021588
Fax: 213021588
E-mail: info@terraincognita.pt
Website: http://www.terraincognita.pt/

Fonte: “My guide

Etiquetas: , ,

Horta urbana na Graça...

“Na freguesia da Graça, no cruzamento entre a Rua Damasceno Monteiro e a Calçada do Monte, o GAIA está a iniciar uma horta comunitária.

Aproveitando um amplo espaço abandonado, com uma boa exposição a Sul-Sudoeste, vamos aos poucos criando condições para cultivo de hortaliças e ervas aromáticas por parte de tod@s @s interessad@s.

Alguns dos objectivos da horta:
1) Fazer adubo orgânico a partir de restos de alimentos vegetais;
2) Criar plantas aromáticas e hortaliças sem recorrer ao uso de pesticidas tóxicos e adubos sintéticos;
3) Mostrar às crianças do bairro como crescem alguns alimentos;
4) Criar um agradável espaço comunal.

No domingo dia 25 de Março, pelas 17 horas, vamos fazer um encontro geral no local, para o divulgarmos junto de mais pessoas e discutirmos mais ideias para o espaço. Apareçam!
---------------------------------------------------------------------------------
*Marcos Pais*
*telemóvel: 00351 91 98 365 91
*correio electrónico: marcos.abyz@gmail.com

Etiquetas: , ,

Um nota gastronómica...

… como prenúncio da primavera, resolvi fazer estas receitas para o jantar de ontem. Acho que ficaram bastante boas e sempre tinham bastantes coisas da nossa hortinha: espinafres, salsa e rúcula como salada. Para acompanhar os tomates, quer servi como prato principal, não fiz dois tipos de arroz… era um pouco de demais. Fiz antes uma mistura destas duas receitas, ou seja, segui a receita do de coentros (que foi feita com salsa) e quando a água estava a ferver, juntei o gengibre e a casca de limão. Ficou levemente aromático e refrescante!
"4 tomates carnudos e maduros, 2 colheres de sopa de cebola picada, 40 g de margarina, 100 g de folhas de espinafres (lavadas e escorridas), 4 ovos, sal, pimenta, queijo ralado em fios

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Corte um a tampa aos tomates e escave o interior cuidadosamente. Reserve a polpa, sem graínhas e pele e corte em pedaços as tampas cortadas. Coloque os tomates sobre um tabuleiro untado com margarina. Leve ao lume a cebola picada e a margarina e quando começar a alourar junte as folhas de espinafres. Assim que os espinafres murcharem adicione o tomate em pedaços. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e distribua pelas cavidades dos tomates. Polvilhe a gosto com queijo ralado em fios. Abra 1 ovo para dentro de cada tomate e leve ao forno até os ovos coagularem. Se quiser espalhe mais queijo por cima dos ovos. O tempo no forno depende do ponto em que gosta da gema. No mínimo deve ser o suficiente para a clara coagular (5 a 6 minutos) e no máximo não deve ultrapassar os 15 minutos.

Sugestão: Sirva como entrada ou acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas."

Fonte: “Vaqueiro
"1 cebola grande, 4 dentes de alho, 1 dl de azeite, 1 colher de sopa de margarina, 1 molho grande de coentros, 2 chávenas almoçadeiras de água, 1 chávena almoçadeira de arroz, sal, pimenta

Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com o azeite e a margarina. Entretanto, escolha, lave e escorra muito bem os coentros. Pique os coentros e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos, mexendo com uma colher de madeira. Adicione a água, tape o tacho e deixe levantar fervura. Introduza então o arroz, bem lavado e escorrido, e tempere com sal e pimenta. Deixe cozer tapado durante cerca de 13 minutos."

Fonte: “Vaqueiro
"1 lima ou limão, raiz de gengibre, 200g de arroz

Com a casca da lima ou do limão faça uma tiras finas. Corte um pedaço de 4 ou 5 centimetros da raíz do gengibre, descasque e corte em pedaços. Coloque a casca e o gengibre num tacho com meio litro de água fria e sal. Deixe ferver e acrescente o arroz previamente lavado, tape o tacho e deixe o arroz cozer."

Fonte: “Culinária daqui e dali

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 20, 2007

E porque não comemorar este dia? ;)

Hoje, 20 de Março, é o Dia Mundial Sem Carne!
“Iniciativa lançada nos EUA em 1985 pela FARM (Farm Animal Reform Movement), o Dia Mundial Sem Carne é actualmente uma das maiores campanhas de sensibilização à dieta vegetariana realizada a nível mundial. Neste dia, as pessoas são convidadas a fazer uma alimentação alternativa, à base de vegetais e frutas e sem a ingestão de qualquer tipo de carne ou peixe.

Para assinalar essa data, o Centro Vegetariano lança uma reedição, revista e aumentada, do livro Receitas Vegetarianas. A publicação apresenta 100 receitas vegetarianas e contém receitas de Entradas (pães, salgados, manteigas e saladas), de Sopas, de Pratos principais, de Sobremesas (bolos, pudins, biscoitos e compotas) e de Bebidas. Inclui ainda um glossário com informações e dicas sobre os ingredientes menos conhecidos.

O livro está disponível em http://www.centrovegetariano.org/loja
Ou pode ser descarregado gratuitamente aqui

Neste boletim, destacamos 3 receitas do novo livro, que podes preparar para celebrar o Dia Mundial sem Carne:

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 19, 2007

Depois de filmes como "O gosto dos outros"...

Agnès Jaoui
19 Março às 21h
“Agnès Jaoui é actriz, realizadora e argumentista e agora também cantora. Vem a Portugal pela primeira vez, apresentar o seu álbum Canta, interpretado exclusivamente em espanhol e português.

Informações Úteis: Preço dos bilhetes: 18€
Instituto Franco Português
Endereço: Avenida Luís Bívar, 91
1050-143 Lisboa
Telefone: 213 111 400
Internet: www.ifp-lisboa.com

Fonte: Lisboa Cultural

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 16, 2007

Sugestão para hoje e para o fim-de-semana...

FEST -i- BALL - 16, 17 e 18 de Março 2007
"Onde há festa, há baile"
“A 3ª edição do FEST-i-BALL está ai a chegar. Depois de terem passado centenas de pessoas pelo Teatro Ibérico no mês de Outubro na 2ª edição do FEST-i-BALL e pelo sucesso deste festival, a Primavera voltará a trazer-nos mais uma edição deste festival recheada de novidades: apresentação de novas bandas, novos workshops de música e dança que se vão alargando a novos estilos entre outras surpresas.

A abrir o serão de 6ª feira temos Fado Balldio, apresentação show de Humor e Música ainda guardada no segredo dos deuses, Omiri, projecto a solo de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) que transportará o público dançante numa viagem por entre sonoridades diferentes e ainda não exploradas. A noite fecha com os bem conhecidos Dancing Strings um quarteto liderado por Denys Stetsenko (Monte Lunai) e acompanhado por Hugo Fernandes, Luís Peixoto (Dazkarieh, Quadrilha, etc) e Baltazar Molina (Dazkarieh), que são um dos mais aliciantes e envolventes projectos da música tradicional europeia.

Sábado e Domingo de tarde estão recheados de workshops para quem queira aventurar-se nestas lidas da dança tradicional europeia ou para quem queira aperfeiçoar os seus conhecimentos. Temos algumas novidades em termos de "estilo" por forma a diversificar a oferta. Para além das já conhecidas polskas, mazurkas (nesta edição divididas em 2 níveis) e danças do leste europeu temos algumas novidades: sevilhanas, irlandesas e forro universitário. Haverá também lugar a workshops de música ensemble orientados pelos belgas, Bert Leemans & Harald Bauweraerts, onde convidam todos os interessados a trazer os seus instrumentos.

Como habitualmente e por forma a manter o ambiente cativante e acolhedor, existirão exposições de fotografia, pintura, e outros motivos de entretenimento dentro do âmbito da música e dança tradicionais.

A noite de sábado abre-se com a magia de Hijas del Flamenco onde 4 bailarinas se juntam no desenrolar desta dança que é a voz de um povo. Logo de seguida temos o projecto português Beltane, que nos transportará até ao universo celta e da música irlandesa com um repertório que passa pelas baladas tradicionais, e pelos ritmados reels e jigs. A presença internacional do Duo Bert & Harald (Acordeão & Sanfona) fechará a noite com a presença entusiasta destes 2 músicos, integrantes do projecto belga EmBRUN, uma das melhores bandas a actuar na Bélgica.

Dado que sábado dia 17 de Março se comemora também o St. Patrick's Day, dia do santo padroeiro da Irlanda, mais conhecido como o Dia da Irlanda, existirá também alguma animação em torno deste dia, para além do já referido workshop e do concerto da banda portuguesa Beltane.

Para fechar o festival o final de tarde de Domingo, contará com mais uma actuação do Duo Bert & Harald, grupo estrangeiro convidado que apresentará um baile mais intimista, de forma que todos os resistentes bailantes do festival possam dançar e partilhar os seus dotes de dança..

Relativamente a preços, manter-se-ão os mesmos dos último FEST-i-BALL: entre os 10 e 15 euros dependendo do dia. O bilhete geral para os 3 dias custará novamente apenas 25 euros. Os bilhetes poderão ser comprados na bilheteira do FEST-i-BALL, no Teatro Ibérico desde o início do mesmo. Voltamos a contar também com os apoios da Associação Pedexumbo e do Teatro Ibérico.

sexta, 16
21H30: Fado Balldio
22H00: Omiri (Vasco Casais)
24H00: Dancing Strings

sábado, 17 - St Patricks Day (irish)
15H - 18H: workshops
21H30: Hijas Del Flamenco
22H00: Beltane (irish music)
24H00: Duo Bert & Harald
(EmBRUN)

domingo, 18
15H - 17H: workshops
18H30: Duo Bert & Harald
(EmBRUN)

Workshops:

- Sábado 17:
Sevilhanas, Polska, Irlandesas, Mazurka (nível I)
Música Emsemble

Domingo 18:
- Mazurka (nível II), Leste, Forró Universitário
Música Emsemble

Bilheteira FEST-i-BALL: Sexta 16 - 10 balls, Sábado 17 (dia+noite) - 15 balls, Sábado 17 (noite) - 10 balls, Domingo 18 - 10 balls, Geral (3 dias) - 25 euros

Apoios: Associação Pédexumbo - Teatro Ibérico

FEST -i- BALL 3ª edição
"onde há festa, há baile"
16, 17, 18 Março '07
Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54 - Lisboa
organização: tradballs - www.tradballs.com
Fonte: tradballs

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, março 15, 2007

Dicas para um consumo responsável no dia-a-dia...

... hoje, dia 15 de Março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor podemos, ao menos reflectir sobre estes pontos...
“Neste dia dos consumidores, a Cores do Globo adianta-lhe um conjunto de dicas práticas para um consumo responsável no seu dia-a-dia:

* Reutilizar, recuperar e reciclar a roupa, os móveis, a tecnologia… Tudo!
* Consumir e oferecer presentes de Comércio Justo
* Decifrar os rótulos, a publicidade e indagar origem dos produtos
* Fazer voluntariado e participar em campanhas sociais e laborais
* Recusar a fastfood, cozinhar em casa e preferir produtos locais
* Usar transportes públicos, bicicleta ou andar a pé
* Diminuir o uso de químicos e detergentes, escolher produtos ecológicos
* Exigir dos fabricantes a reparação, a reciclagem e o repensar dos equipamentos
* Estender todas as boas práticas ao seu trabalho e às suas férias e viagens”
Fonte: Newsletter da Cores do Globo

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 14, 2007

Preservando a história página a página...

“A Biblioteca Nacional Digital, decidiu apoiar o incremento de obras em língua portuguesa na colecção do Projecto Gutenberg .

O «Distributed Proofreaders» (DP) é um projecto cooperativo utilizando a Internet para correcção de textos resultantes do reconhecimento óptico de caracteres (OCR) de páginas digitalizadas de livros do domínio público. O propósito da revisão é eliminar os erros desses textos, os quais se destinam à colecção do Projecto Gutenberg (livros disponíveis na Internet, de acesso gratuito).

Assim é possível aproximar não só a cultura ao mundo Web, como permitir que pessoas com deficiência visual possam "ler" os livros (que são reconhecidos pelos seus computadores que lhes lêem as obras).

Neste momento temos 78 obras em língua portuguesa concluídas. No entanto toda a ajuda é pouca: estamos a precisar de mais voluntários fluentes na Língua Portuguesa nos esforços de revisão de textos.

Para mais informação consulte Página a Página: http://pagina-a-pagina.blogspot.com
Ou então envie um email para: rfarinha@bn.pt

Colabore e divulgue.”

Etiquetas: , ,

Uma nota gastronómica...

... a primeira receita foi feita para o jantar de ontem e acho que ficou muito boa (apesar do meu-mais-que-tudo ter achado que tinha salmão fumado a mais para o gosto dele). As outras duas foram feitas a pensar no fim-de-semana que aí vem e com uma saída de Lisboa a 3 (me, meu-mais-que-tudo e Zappa) com destino surpresa ...
Lasanha ao pesto
(4 pessoas)
“Molho tipo Pesto, 400g de massa de lasanha, 1 chávena de queijo parmesão ralado, sal a gosto, ricota

Cozinhar a massa com um pouco de sal (caso não seja previamente salgada). Escorrer. Amasse a ricota com um garfo e adicione um pouco de sal. Numa travessa que possa ir ao forno, alterne camadas de massa, queijo, molho pesto e ricota. Utilize queijo na camada superior. Leve ao forno, pré-aquecido por alguns minutos, até o queijo derreter.”

Fonte:
http://www.villarial.com.br/rialgourmet/receitas/massa-lazanha-pesto.asp

Nota Floppyanna: Como tinha comprado 2 queijos frescos grandes de pacote e tinha pesto rosso (pesto de tomate seco), desfiz um dos queijo com pesto normal e o outro com o tal de tomate. Assim, alternei camadas dos dois pestos com salmão fumado (que também queria aproveitar).
220 g de farinha, 4 ovos, 2 latas de cogumelos, 2 dentes de alho, raspas de 172 limão, 1 caixa de tomates-cereja, 1 queijo de cabra, 100ml de cerveja, 100ml+1 colher de sopa de azeite, 1 colher chá de fermento em pó, sal, pimenta, ervas q.b.

Pré-aqueça o forno à 210ºC. Pique o alho e leve ao lume com 1 colher de sopa de azeite. Junte as raspas de limão, deixar ganhar sabor e, de seguida, junte os cogumelos. Retire as raspas de limão e reserve. Corte os tomates ao meio, tempere com ervas, sal e pimenta e um pouco de azeite. Reserve. Unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Misture a farinha, o fermento, 1 boa pitada de sal e um pouco de pimenta. Adicione os ovos, a cerveja, o azeite, o queijo e os cogumelos, misture muito bem. Coloque metade dos tomates, metade da massa na forma, o resto dos tomates e cubra com o resto da massa. Asse cerca de 45 min. Insira uma faca no centro do cake, se sair limpo, está pronto. Desenforme morno e sirva frio com uma salada.
“2 chávenas de farinha de trigo, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de óleo, 1 colher de sopa de fermento, 1 colher de sopa de canela em pó, 3 ovos, 3 maçãs grandes, 1 pitada de sal

Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas da maçã, adicionar esta mistura ao restante dos ingredientes numa tigela (excepto o fermento e os pedaços de maçã), misturar até que se torne um creme homogéneo, acrescentar o fermento, mexer um pouco e por último, misturar na massa as maçãs cortadas em cubos. Untar a forma com açúcar e canela. Levar ao forno em temperatura média.”

Fonte:

Etiquetas: , , ,

terça-feira, março 13, 2007

Sugestão para hoje...

One night only
- uma rádio-conferência –
“O mmcafé, no Teatro Maria Matos, recebe hoje um espectáculo diferente – uma rádio-conferência. A obra é de Anndré Murraças, que é ao mesmo tempo encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete. E em One night only o jovem recria o conceito de café-teatro, misturando uma falsa emissão de rádio com pequenas histórias, peças teatrais, música e alguns momentos de conversa. O locutor conduz-nos pelo mundo das profissões nocturnas, dos musicais da antiga Broadway e das visitas ao YouTube, com videoclips improvisados e servidos como interlúdios. As histórias amorosas e(ou) solitárias têm como personagens serial killers, seguranças, fotógrafos, divas de ópera e estrelas de cinema.

Entrada livre.
Às 22h, Teatro Municipal Maria Matos.
Av. Frei Miguel Contreiras, 52”

Fonte: Jornal Oje

Etiquetas:

segunda-feira, março 12, 2007

Um nota gastronómica...

... para aproveitar a salsa fulgurante da nossa horta! Tem um sabor muito forte mas muito bom também! Deve ficar bom com alho assado no forno em vez do vulgar crú... pelo menos, o hálito não deve ficar tão mau ;)
"500g de esparguete, 4 dentes de alho picados, 4 fatias de pão de forma sem côdea, ¼ de chávena de vinagre de vinho, 4 chávenas de chá de folhas de salsa sem picar, ¾ de chávena de azeite, 1 ovo cozido picado, sal e pimenta a gosto
Num pirex coloque as fatias de pão, uma sobre a outra. Despeje o vinagre por cima e vire-as para que fiquem bem impregnadas. Coloque o alho, a salsa, o pão e o azeite no liquidificador e bata bem. Junte mais azeite, se necessário. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Despeje num pirex, acrescente o ovo e misture. Cozinhe o esparguete al dente e misture ainda quente ao molho."
Fonte: “Culinária daqui e dali”

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 08, 2007

Sugestão para matar o desejo...

... passei lá outro dia com a Miss Ana quando íamos ver o Aniñando e chamou-nos a atenção pelo espaço, a decoração, o menú e os preços!!!
Restaurante & Take-Away Nood
“É verdade que é uma cadeia alimentar, daquelas que já se vêm por muitas cidades europeias. É verdade que gostamos de vos dar coisitas mais alternativas. Mas como é a primeira do género em Lisboa e além disso tem boa comida a preços acessíveis (delicioso exemplo provado: combinado "Completamente Nood" = 12,50 e dá para 3!) decidimos contar-vos. Fica ali no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, aquele entre a Trindade e o Carmo. Ao entrar, a sensação é um pouco "refeitório" com gosto, mas há o cantinho "Lounge" com sofás onde se pode estar bem à vontade a comer com pauzinhos e colheres de pau orientais. As sobremeses também são uma delícia. Além disso está aberto a horas bem impróprias, como se gosta na sociedade moderna. Vai um Nood? /Jane

ONDE: Largo Rafaelo Bordalo Pinheiro (Chiado). Tel.21 347 4141
QUANDO: Aberto todos os dias das 12h às 24h Lounge fecha às 02h às 6as e Sáb.
QUANTO: doses grandes/preços acessíveis”

Fonte: www.lecool.com

Etiquetas:

Convite...

Movimento Acorda Lisboa
CONVIDA
Beija-me a 10 de Março
Adamastor - 16h
"MAL – Movimento Acorda Lisboa vem convidar-vos para um evento irreverente e inédito em Lisboa – o Beija-me, a 10 de Março (Sábado), pelas 16h, no Miradouro de Santa Catarina – Chiado.
MAL é um movimento irreverente, que tem por principal objectivo promover novas vivências culturais e sociais dos Lisboetas na sua cidade.
Nascido no Verão de 2006, criámos um site – http://movimentoacordalisboa.com - onde as palavras de ordem são “Acordar” e “Participar”, tendo realizado já um evento inédito, o Led Bombing, iniciativas que nos têm granjeado uma crescente e animada adesão do público e interesse por parte dos Media.
“Beija-me” é uma acção desenvolvida pelo MAL e fundamenta-se na necessidade de explorar os espaços públicos que a cidade de Lisboa oferece. O conceito é dualístico e simples, como uma moeda de duas faces cúmplices, que interagem ampliando a espectacularidade do happening.
Beijadores/as e Fotógrafos/as - Exibicionismo e Voyeurismo andarão de mãos dadas nestes dias. O “beija-me” pretende reunir o maior número de «beijadores».
Verdadeiros amantes legítimos ou ilegítimos, novos ou veteranos, ela com ele, ela com ela, ele com ele -simplesmente amantes de um dia ou de uma vida.
No papel dos degustadores de um dos maiores prazeres físicos de que existe memória estão encontrados os exibicionistas.
Falta encontrar os voyeurs ??? Não falta, porque existe em cada um de nós o início do prazer de olhar, de espreitar secretamente o proibido. Um fotógrafo é no mais lato dos sentidos um voyeur. O “beija-me” procura cooperantes que de máquina fotográfica em punho queiram com desejo aproveitar o momento de ver uma multidão em beijos, aos beijos e daí retirar o máximo de imagens possíveis.
Essas imagens formarão um enorme mural digital que será exibido no site bem como projectado na cidade como que a convidar toda a Lisboa a ressarcir-se do Inverno.
Inscrevam-se colectiva e/ou individualmente, como beijadores ou voyeurs, em http://beijame.org , acedendo também a mais informações, que se encontram em constante actualização.
Beija e serás fotografado! Mostra a tua paixão à cidade de Lisboa!"
Mal – Movimento Acorda Lisboa

Etiquetas: , ,

sexta-feira, março 02, 2007

Novidades!

Informações sobre o Andanças 2007
"As inscrições para voluntariado estarão abertas neste site de 1 a 7 de Maio de 2007."

Fonte: www.pedexumbo.com

Tostas para comer pela noite dentro...

Bar Animatógarfo
“Foi amor à primeira vista. Numa noite daquelas em que a cidade é só tua. É familiar demais para vos contar. Sempre me senti como em casa. Não sei se pela energia pausada do sítio, o sentir-se refugiado no meio da cidade, ou a música sempre conveniente. Por lá passamos diariamente distraídos. Escondido debaixo das heras é a nocturna surpresa aconchegante no topo da escada. Nas paredes há posters dos míticos filmes, capas do “Cinéfilo”, detalhes sem fim. A “cozinha” aberta até às 03h serve tostas perfumadas de orégãos e um revigorante pão de alho. Passam-se boas noites ali… Dêem com o imprevisto…está lá tudo! /Célia F.

ONDE: Travessa da Laranjeira, 35 (Bica)
QUANDO: 2ª a Sáb. das 22h15 às 04h
QUANTO: Médio”
Fonte: www.lecool.com

Etiquetas: ,

Sugestões para hoje e para o fim-de-semana...

Vivendo e Aprendendo II
“Oficina dos Sabores

Data: 2, 3 e 4 de Março

Apresentação:
A Prática dos cozinhados de Jampaias.
Surgiu a oportunidade de fazermos este trabalho devido ás múltiplas solicitações que temos tido por parte dos participantes nas actividades em Jampaias. O objectivo desta prática é compartilhar as receitas, a confecção, a criatividade, os sabores e sintonia da nossa cozinha:

- Alimentação ovo-lacteo vegetariana;
- Produtos integrais e biológicos;
- Sobras: que fazer?
- A importância do tempero;
- A energia na confecção;

Orientaçã: Equipa Jampaias

Programa
Dia 2 - Chegada sexta-feira a partir das 16h00
Dia 4 - Encerramento e partida a seguir ao almoço até às 16h00

Contribuição: 130 euros (tudo incluído)

Inscrições
Há um número limitado de 16 lugares disponíveis para participantes nesta "Oficina dos Sabores".

Para mais informações, contacte Jampaias:
Telefone: 283 623 203 ou 917 326 567
E-mail: passanha.helena@gmail.com

Morada: Herdade João Pais de Cima - Apartado 3387 - 7630-347 Foros dos Vales - Colos
Telefone: 283 623 203 Telemóvel: 917 326 567
Email: passanha.helena@gmail.com
Website: http://www.jampaias.com/
O permacultor Sepp Holzer em Portugal
“Convite à palestra
de Sepp Holzer em Tamera

“Desde 1962 trabalho no 'Krameterhof', uma quinta de montanha em Lungau, Salzburgo, Suíça. Entretanto, a quinta abrange uma área de 45 hectares que se estende de 1100 até 1500m acima do nível do mar. Desenvolvi a minha forma de exploração ao longo dos anos, a partir da minha infância, através da experimentação e da observação. Baseio o meu trabalho nas minhas próprias experiências práticas, que naturalmente constantemente se expandem e também melhoram. Portanto, não é um sistema estático, mas sim muito mais um sistema vivo. A base do meu trabalho é observar a natureza e reproduzir o melhor possível os seus ciclos naturais“.
Sepp Holzer (http://www.krameterhof.at/ )

Sepp Holzer desenvolveu uma agricultura própria, consequência da sua maneira de ver as coisas, hoje chamada a 'Permacultura Holzeriana'. Desenvolveu conhecimentos já implementados em muitos sítios. A base do seu trabalho é a cooperação com a natureza, e nesta área alcançou uma sabedoria extraordinariamente profunda e que maravilha a quem a conhece.

Sepp Holzer visitará a Tamera e aconselhará o grupo da Ecologia sobre como Tamera poderá realizar uma revitalização do terreno e instalar uma Permacultura que, a médio ou longo prazo, seja capaz de alimentar a comunidade com os seus 200 a 300 membros. Objectivo é gerar um modelo para a região.

Sexta-feira, dia 2 de Março, 17 horas:
Palestra pública seguida por uma roda de perguntas.
(A seguir, os hóspedes poderão jantar aqui em Tamera, à volta das 19 horas; sem preço fixo, à base de doações.)
Monte do Cerro, P-7630 Colos
Tel: 283 635 306
Email: office@tamera.org
Dido e Aeneas
“Música, texto e dança associam-se num espectáculo grandioso, onde a conhecida ópera “Dido e Aenas” de Henry Purcell, é encenada pela coreografa alemã Sasha Waltz. Inspirada na “Eneida” de Virgílio, a ópera conta a hitória das rivais Tróia e Cartago, ao que S. Waltz adiciona o movimento expressivo contemporâneo. As participações do mezzo-soprano francês A. Ugolin e do barítono britânico R. Willcox ajudam a fazer deste um espectáculo único

Ópera/dança de Sasha Waltz
CCB, Grande Auditório
2 e 3 de Março às 21h"

Fonte
Pastores e Aldeias de Pedra
“Passeio de Fim de Semana, Mar 2-4 na serra de Arada, visitando fascinantes aldeias com casas de xisto em locais remotos, algumas já abandonadas, onde o estilo de vida ainda é muito rústico mas genuíno, e onde iremos contactar com o "outro" Portugal!

Leia todos os detalhes em http://www.rotasdovento.com/ e decida rápido.
Não hesite em contactar-nos para mais esclarecimentos.”
Palestra - Prosperidade e gestão de recursos pessoais
“2 de Março de 2007 - Sexta-feira, às 21h30

Proferida por SUSANA ALBUQUERQUE.

Com todas estas iniciativas a Galeria Matos Ferreira pretende contribuir para dinamizar este espaço cultural, que se assume já como único e inovador no Bairro Alto.

Para informações mais detalhadas devem contactar através do Tel.: 213 230 011, do Tlm.: 96 295 37 22, do email mfgaleria@netcabo.pt ou, em alternativa, ver a página Web http://www.galeriamatosferreira.com/ .”
Concerto Peste & Sida
Peste&Sida. Não houvesse o dinheiro e estes seriam os grandes premiados na noite dos Óscares da malvadez universal, batendo até o próprio Mandrake. Mas em Portugal nada é normal. Aqui, nas terras onde lusitaneamente o Sol brilha, menos por menos dá, efectivamente, mais. E unindo a Peste à Sida obtemos um grande bem, em que até o “Veneno” é bom e faz bem. Peste e Sida ao vivo no Culto bar em Almada. É preciso dizer mais? Dia de relembrar uma banda de culto, num sítio de Culto. Apanhem o barco, atirem-se ao rio, façam como quiserem. Mas vão que eles estão à espera. Não é apenas uma fuga para a outra margem. É uma viagem para outro tempo! /Célia F.

ONDE: Culto Bar Cacilhas (junto aos barcos)
QUANDO: dia 2 às 23h
QUANTO: N/D”

Fonte
Concerto Black Uhuru
“Já cheira a Primavera. E Primavera cheira a música, a cores, cheira à alegria de cada dia brotar uma nova flor. Apetece celebrar a vida e fazer dela uma celebração. Apetece Liberdade. Apetece respirar amor de pulmão aberto. Apetece a palavra de Jah. Apetece reggae music! O sítio não é o melhor, mas a música é. E a música tem o poder de transformar tudo. O grande Michael Rose volta mais uma vez a Portugal com Dukie Simpson e a mítica banda Jamaicana – Black Uhuru . Uma grande noite de reggae que conta ainda com a presença dos (também jamaicanos) Rasites, Dreadrecords e One Sun Sound. Boas vibrações. Traz as tuas e multiplica-as. /Célia F.

ONDE: Armazém F Cais Sodré
QUANDO: dia 2 Março abertura portas 22h30 concerto às 23h30
QUANTO: 17€ antecipada 19€ no dia"

Fonte
Feira Esotérica
“De 2007/03/02 até 2007/03/04
11h-23h

Feira Esotérica para venda de artesanato, material esotérico e livros, onde estão presentes especialistas dos campos da astrologia, reiki ou tarot, para consultas de astrologia, búzios, cartomância, reiki e tarot.

Internet: www.espacoribeira.pt
Informações Úteis: Entrada: 2€

Mercado da Ribeira
Endereço: Avenida 24 de Julho
Telefone: 210 312 600”

Fonte
Rotas do Oriente
“De 2007/03/02 até 2007/03/04
10h-23h

Fim-de-semana inteiramente dedicado à cultura oriental:
- Workshop de danças orientais: Nur Amar
- Pintura de Henna: Fátima Zahra
Desenhos artísticos na palma da mão em pintura de Henna, planta que contém várias propriedades medicinais, entre elas a particularidade de baixar a temperatura do corpo humano.
- Massagem Tailandesa de relaxamento: Gonçalo Lousada
- Bazar Oriental, chás e produtos de decoração.

Evento sem fins lucrativos, vertendo os lucros a favor do projecto ABRAÇ'ARTE e com o patrocínio da Companhia de Dança Flamenca de Portugal.

Preços: Workshop: 80€ (inclui 6h de aulas de dança, tatuagem temporária de Henna e massagem tailandesa de 15m)

Internet: http://www.cdfp.pt/
Informações Úteis: Inscrições abertas

Dançarte
Endereço: Rua Professor Simões Raposo, 8 A. Telheiras
Telefone: 217 147 244
Internet: http://www.cdfp.pt/

Programação - aqui

Fonte
Workshops de cozinha vegetariana
“Nestes workshops vamos ter a oportunidade de aprender a tornar a nossa dieta mais equilibrada e saudável. Iremos realizar aulas práticas e simples de como preparar cozinhados relacionados com o tema a abordar em cada semana, terminando com um almoço em conjunto. Há a oportunidade de afastar todas as suas dúvidas em relação a
este tipo de alimentação, colocando perguntas.

As aulas incluem:
- informação nutricional
- documentação que inclui as receitas
- almoço

Para aprender a confeccionar e saborear deliciosos e saudáveis pratos vegetarianos ... atreva-se a experimentar! As aulas são independentes e podem ser frequentadas separadamente.

- Refeições Rápidas, Saborosas e Saudáveis: 3 de Março
Horário: Sábado e Domingo entre as 10:30 e as 14:00
Local: Centro de Yoga e Meditação Ananda Marga - S. Pedro de Sintra

Preço: 60€
Para estudantes, desempregados e reformados o preço é 55€

Para informações e inscrições é favor contactar:
* Por email - sintra@anandamarga.pt
* Por telefone: 21 9240481 / 96 8283905”
Do It Yourself
"3 Mar: 15h-22h
Feira que pretende incentivar a produção própria, com a venda de produtos reciclados ou transformados.

Informações Úteis: Cada feirante tem direito a 1 metro, devendo trazer todo o material necessário para expor os trabalhos. A inscrição é grátis e é feita na Crew Hassan, ou por email (crew_hassan@yahoo.com ).

Crew Hassan
Endereço: Rua Portas de Santo Antão, 159, 1º
Horários: Todos os dias: 14h-24h
Telefone: 213 466 119
Internet: http://www.crewhassan.org/
E-Mail: crew_hassan@yahoo.com
SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS
“Sábado, 3 de Março

Site: www.myspace.com/seanrileymusic

ABERTURA DAS PORTAS ÀS 22.00
CONCERTOS ÀS 23.00

CABARET MAXIME
Pç Alegria, 58
Lisboa
213467090”

http://www.madrugada-cigana.com/

Este workshop terá uma forte componente lúdica e libertadora.

Entregar-nos-emos ao contagiante ritmo da música cigana da Roménia, Hungria, Rússia e Balcãs, aos apaixonantes gemidos dos seus violinos e à magia das suas vozes, despertando o nosso ritmo intrínseco, brincando com as nossas mãos, oferecendo a nossa feminilidade, agitando o vento com as nossas saias, soltando do nosso peito a alegria e a melancolia…

Com espontaneidade e simplicidade, dançaremos as nossas emoções e sentimentos, arejando o nosso corpo e alma, qual uma janela aberta numa manhã fresca…

Local: Arabesk – Estúdio de Cultura Hindú Arábica
http://www.arabesk.com.pt/
Eemail: dancadoventre@arabesk.com.pt
Tel: 227130970 - Telm:932208249”
Passeio nocturno eclipse total da lua
“03 de Março

No próximo Sábado organizaremos um passeio nocturno para ver o eclipse total da Lua. Este será o primeiro eclipse desde 2004 a ser visto na Europa.

Será pois sob um ambiente de grande curiosidade que decidimos conhecer a pé, a noite do Parque Natural da Arrábida, onde percorreremos, calmamente e em cómodos trilhos, os encantos desta serra, espreitando de tempos a tempos o ocultar da lua.

Saber +
PALESTRA KABALA HEBRAICA
“3 de Março de 2007 - Sábado, às 21h30
Proferida por FERNANDO CARREIRA.

Com todas estas iniciativas a Galeria Matos Ferreira pretende contribuir para dinamizar este espaço cultural, que se assume já como único e inovador no Bairro Alto.

Para informações mais detalhadas devem contactar através do Tel.: 213 230 011, do Tlm.: 96 295 37 22, do email mfgaleria@netcabo.pt ou, em alternativa, ver a página Web http://www.galeriamatosferreira.com/ .
Festa Fraude #1
“Fraudes há muitas e isso toda a gente sabe. Que interesse terá mais uma que ainda por cima promete ter muitos episódios, formando uma verdadeira saga de dolosos eventos?! Eu própria não sei ao certo! Mas sei que se trata de festa e quando o assunto é esse até as fraudes são permitidas. O local onde se vai desenrolar tão fraudulenta acção é o The Club, domínio do antigo dono do Maxime. Já se está a ver tudo: a lingerie, as dançantes meninas exóticas e suas respectivas mamocas. Mas isto é de dia. A noite, essa, será uma fraude ao esquema habitual e promete algo bem diferente. A música fica por conta de Nelson Flip, Orson & Welles e Trash Converters. O Video nas mãos de Video Móbil. Mistério festivo?! Sim. Dos bons. Depois não digam que não avisámos./Célia F.

ONDE: The Club mesmo ao lado da Cinemateca
QUANDO: dia 3 a partir da 01h (aconselha-se que cheguem cedo)
QUANTO: 10€ com direito a 1 bebida branca ou 2 cervejas”

Fonte
Curso de Cozinha Vegetariana
“Dia 3, Sábado - das 10h às 15h por Isabel Queiroz

Desta vez vamos fazer uma pequena incursão na cozinha Indiana: aprender a identificar algumas especiarias, fazer chapatti (pão), fazer uma massala, chutney e mais algumas receitas.

SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA
Rua do Alecrim, nº38 - 3º, 1200-018 Lisboa
Tel./Fax: 213463335
Website: http://www.spn.eco-gaia.net/
E-mail: spn@eco-gaia.net
O papel dos princípios feminino e masculino no Ser Humano e no Cosmos, à luz da pesquisa espiritual judaica actual
“Por Michal Talya
3 de Março de 2007, às 16:00 horas
(Entrada: 5 euros)

Local: Associação Hermes, Alameda Santo António dos Capuchos, 6-2ºB. 1150-314 LISBOA (frente ao Hospital dos Capuchos ao Campo de Santana)

Michal Talya, israelita, é psicóloga de formação, facilitadora de grupos, estudiosa e professora do misticismo judaico segundo uma perspectiva renovada e moderna. Michal Talya é também professora Waldorf, música e facilitadora de processos de auto-conhecimento em grupo e em individual.

Palestra proferida em Inglês com tradução consecutiva para Português.

Contactos e informações: Fátima Teixeira - tel. 283 635 311 /210/207 ou fncteixeira@gmail.com
Forrozada
“03 Março, sábado às 22h
Festa da Ass. Portuguesa de Forró

No Bacalhoeiro, Rua dos Bacalhoeiros 125, Campo das Cebolas, Lisboa”

Fonte
Matrioska
“Para 6-12 anos
Direcção, coreografia e luzes: Tiago Guedes
3 Mar: 15h30, 4 Mar: 11h30, 5 a 9 Mar: 11h, 10 Mar: 15h30, 11 Mar: 11h30, 15h30

Uma rapariga vai acampar, monta a tenda e adormece; quando acorda, está do lado de fora. Tentando perceber o que aconteceu, descobre que lá dentro algo se esconde. Durante a sua busca, a rapariga vai conhecer diversas entidades que surgem dentro de uma tenda. Esta descoberta acontece por "camadas" que vão transformando a tenda em moita, pedra, animal...até que aparece um rapaz...

Centro Cultural de Belém
Endereço: Praça do Império
Telefone: 213 612 400
Fax: 213 612 500
Internet: www.ccb.pt
E-Mail: ccb@ccb.pt
Acessos: Autocarros: 29, 43, 201 Eléctricos: 15”

Fonte
O permacultor Sepp Holzer em Portugal
“Teremos, em Tamera, a visita do permacultor Sepp Holzer, e queremos convidá-los a aproveitar a sua presença em Portugal em dois eventos.

Convite à palestra
de Sepp Holzer em Tamera

“Desde 1962 trabalho no 'Krameterhof', uma quinta de montanha em Lungau, Salzburgo, Suíça. Entretanto, a quinta abrange uma área de 45 hectares que se estende de 1100 até 1500m a cima do nível do mar. Desenvolvi a minha forma de exploração ao longo dos anos, a partir da minha infância, através da experimentação e da observação. Baseio o meu trabalho nas minhas próprias experiências práticas, que naturalmente constantemente se expandem e também melhoram. Portanto, não é um sistema estático, mas sim muito mais um sistema vivo. A base do meu trabalho é observar a natureza e reproduzir o melhor possível os seus ciclos naturais“.
Sepp Holzer (http://www.krameterhof.at/ )

Sepp Holzer desenvolveu uma agricultura própria, consequência da sua maneira de ver as coisas, hoje chamada a 'Permacultura Holzeriana'. Desenvolveu conhecimentos já implementados em muitos sítios. A base do seu trabalho é a cooperação com a natureza, e nesta área alcançou uma sabedoria extraordinariamente profunda e que maravilha a quem a conhece.

Sepp Holzer visitará a Tamera e aconselhará o grupo da Ecologia sobre como Tamera poderá realizar uma revitalização do terreno e instalar uma Permacultura que, a médio ou longo prazo, seja capaz de alimentar a comunidade com os seus 200 a 300 membros. Objectivo é gerar um modelo para a região.

Domingo, dia 4 de Março, a partir das 10 horas:
Simpósio de um dia – Sepp Holzer no 'Iberia Verde' na 'Quinta de Figueirinha'
Mais informações através de Bernd Gerken: bgerken@gmx.net
(A quinta da Figueirinha é um produtor biológico reconhecido de legumes e frutos. Fica situado perto de Silves, com vista à serra de Monchique. )
Quinta de Figueirinha, Figueirinha, P-8300-028 Silves
Telefone: +351 282 440 700; email: qdf@qdf.pt ; http://www.qdf.pt/
Arpad Szenes
“Para homenagear um dos seus fundadores a F. Arpad Szenes-Vieira da Silva organizou uma exposição onde reúne 129 obras de Arpad Szenes de diferentes períodos, formatos e técnicas. Procurou-se desta forma, mostrar o processo criativo do artista desde os estudos às obras finais e revelar a qualidade do seu trabalho. Mais do que uma mera exposição, a mostra procura recordar toda uma obra e a vida de um artista que deixou um grande legado.

Exposição na Fundação Arpad Szenes
2ª-Sáb das 11h-19h e Domingos às 10-18h
Encerra às 3as e feriados”

Fonte
Workshop de Agricultura Biológica
“A Associação Olho Vivo vai promover um Workshop de Agricultura Biológica, no dia 25 de Fevereiro das 10 às 14 horas, na sede da Associação em Queluz.

Não será o único. Faz parte de um pacote de 5 workshops sobre o tema:
- 4 Mar: Agricultura biológica e o ambiente
- 18 Mar: Uma horta para auto-consumo
- 1Abr: Como cuidar da horta
- 22 Ab: Culturas mais conhecidas
- 29 Ab: Agricultura biológica e alimentação

As inscrições devem ser feitas para a Associação Olho Vivo.
A participação no primeiro workshop é gratuita, mas as inscrições são limitadas.

Morada: Av. António Ennes, 31. Centro Comercial de Queluz
Tel.: 214353810
Telem.: 912344079
Site: http://olho-vivo.org/
Email: olho-vivo@sapo.pt
Exposição 25 Frames por Segundo
“Um ciclo de vídeo programado com sessões como se de um ciclo de cinema se tratasse (na sala e foyer do São Jorge). É desta forma que esta exposição é apresentada. Autores reconhecidos, outros mais jovens e não tanto. A Fundação PLMJ (pertencente à sociedade de advogados com a mesma designação), apostando consistentemente na video art, oferece ao público estas pequenas narrativas num medium do qual Nam June Paik foi o verdadeiro pioneiro e outros artistas igualmente popularizaram. Comissariada por Miguel Amado, esta exposição oferece a oportunidade única de visionar trabalhos de Helena Almeida, Jorge e Adriana Molder, José Maças de Carvalho, Susanne Themlitz e outros videastas, ou artistas com trabalhos em vídeo. Nuno Rodrigues e Sousa

ONDE: Cinema São Jorge Av. da Liberdade, nº 175. Tel: 213 103 402
QUANDO: Até 4 Março
QUANTO: N/D”

Fonte
Feira Crafts e Design na Estrela
“Quem disse que aos Domingos não há para fazer, não lê a le cool. Este domingo até se realizam desejos! Este domingo até se vai ao parque. Este Domingo há inclusive sessões de autógrafos e performances ao ar livre. Este Domingo só não é novidade. A alegre comunidade de artistas, artesãos, designers (e outros de afinidades relacionadas) já se habituaram a invadir o jardim da Estrela de animação e coisas bonitas todos os 1os Domingos de cada mês. Estamos fartos de falar nisso. Não para vos cansar com a repetição mas para vos relembrar. Open your eyes. Há muito que fazer ao Domingo. Para quem quiser fazer alguma coisa, claro. /Jane

ONDE: Jardim da Estrela
QUANDO: dia 4 das 09h às 18h
QUANTO: Entrada livre”

amulji@netcabo.pt
Tlm: 933 199 593”

Etiquetas:

quinta-feira, março 01, 2007

É hoje!!!

... finalmente, a estreia do espectáculo da Ritus! Vi-o na 3ª (mas quero voltar) e gostei muito, muito mesmo. A Ritus sabe que não digo isto só por dizer ou por ela ser a minha actriz preferida, não!, gostei mesmo muito. E estou muito orgulhosa delas...
Break a leg às meninas: Ritus, Sofí, Mireia e Carolina :)
Aniñando
- Uma tragicomédia onde a idade perdoa! -
“Teatro da Trindade (Sala Estúdio)
De 1 de Março a 1 de Abril
Horário: 4ª a Sábado - 22h e Domingos - 17h

Entrem e acomodem-se. Não estranhem, elas estão quase a acordar e vão gostar de ter companhia! Sejam benvindos a esta casa, aqui o tempo é uma viagem que se faz na memória. Se tocarem à porta é bom sinal, talvez seja a notícia que lhes vai mudar a vida, numa altura em que já nada era suposto surpreender...

La edad madura es aquella en que todavía se es joven pero con mucho más esfuerzo.
Jean-Louis Barrault

Um espectáculo de máscaras, falado em português, castelhano e catalão.

O Teatro de máscaras acontece quando se cruzam o sentimental e o trágico descontrolados, criando um cómico caótico e fazendo aparecer o absurdo dos nossos comportamentos, exprimindo a urgência de viver.

Encenação: Sofia Cabrita
Interpretação: Rita Rodrigues e Mireia Scatti
Máscaras: Matteo Destro
Comunicação e Imagem: Ana Castanho
Concepção Plástica: Sara Franqueira
Iluminação: Paulo Santos
Produção: Carolina Marcolla – Teatro em Branco

Classificação etária: M/12 Duração: 75 min

Preço único : 8€
Desconto 30% :
Sócios do INATEL, Grupos + 10 pax, Jovens c/ - 25 anos, Pin Cultura, Profissionais do Espectáculo e Seniores

Teatro da Trindade
Largo da Trindade 7 A 1200-466 Lisboa

Bilheteira: Tel. 21.342.00.00
3ª 14h-18h e 4ª a sábado 14h-20h, nos dias de espectáculo encerra meia hora depois do início do mesmo.

Bilhetes igualmente disponíveis: FNAC Ticket Line Lojas Abreu Ag. Alvalade

Se deseja reservar, faça-o até 48 horas antes para o seguinte contacto: Carolina Marcolla (produção)- 91 280 39 04

E-mail: teatro_em_branco@yahoo.com
Parceiros: Bacalhoeiros, Associação Coração Amarelo"

Etiquetas:

Aqui está uma sugestão para melhorar a vossa qualidade de vida...

... é verdade! A minha mãe tinha-me passado uma que eu nunca liguei por achar o livro de receitas muito complicado. No entanto, este natal tive um jantar da turma de Yoga e cada um tinha que levar uma coisa feita por si (eu levei isto), uma das minhas coleguinhas levou um pão com um ar delicioso que tinha feito na sua máquina do pão. Conversa puxa conversa e deu-me umas dicas que me fizeram ficar cheia de vontade experimentar. O meu-mais-que-tudo deu-me um livro de receitas e ainda segui uma receita da máquina... agora, não! Tenho uma receita base à minha moda que vou adaptando conforme os sabores que quero obter. É óptimo, vale mesmo a pena... e ainda nem experimentei programar para acordar com pão quentinho :)
Máquina de fazer pão
“Se há coisa que se sente mais falta nas cidades é a entrega em casa de pão fresco pela manhã. É para quem sente falta deste ritual que diversas marcas de electrodomésticos (Clatronic e Kenwood) lançaram máquinas de fazer pão e receitas originais. A partir de €50 já leva uma para casa. A cereja no topo do bolo é poder programar a máquina para ter sempre pão acabado de fazer ao acordar. Hummm. Até já se sente o cheiro....”

Etiquetas: ,

Sugestões para hoje...

Como cuidar da sua pele naturalmente com Sara Fernandes
“A maioria dos cosméticos são feitos de produtos qummicos que facilmente são absorvidos pela pele e que, com o passar do tempo, podem contribuir para o envelhecimento precoce cutâneo e interferir com o nosso estado de saúde. Uma alimentação equilibrada, aliada a uma cosmética natural, resulta seguramente numa opção mais saudavel e os seus reflexos na pele tornam-se evidentes.

Nível 1
Neste dia aprenda formas mais naturais para abrandar o envelhecimento precoce e a identificar, nos seus cosméticos, ingredientes nocivos de forma a seleccionar opções naturais para a saúde e beleza da sua pele.

3 de Março, das 10h às 18h
Preço: 60€”
www.e-macrobiotica.com
Astrologia Esotérica
Phillip Lindsay em Portugal

“1 a 9 de Março 2007
Conferência

Introdução ao trabalho de Phillip Lindsay em Astrologia Esotérica, História do Esoterismo e Destino das Nações.

1 de Março das 20h-21h30
Local: Rua do Salitre 185, 3º Esq., Lisboa
Entrada Livre (contribuição apreciada).

Para mais informações: www.esotericastrologer.org
Vânia Fernandes e Júlio Resende – “my favorite songs”
“Cabaret Maxime apresenta, na 5ª feira, 1 de Março:

Vânia Fernandes – Voz
Júlio Resende – Piano
Hugo Antunes – Contrabaixo
Alexandre Frazão – Bateria

"Os meu temas favoritos… isto na verdade dava demasiado “Pano p´ra mangas” como diz Rosa Passos… fiquei perdida entre tants temas favoritos que descobri que tinha. No que se trata de música sincera, composições da alma, a música, e o jazz em particular, desfrutou ao longo dos tempos de bons compositores que nunca me farto de ouvir. Desde Gerswhin, Cole Porter e John Mercer a Thelonious Monk, Charlie Parker e Tom Jobim… poesias várias de cores intocáveis e que sempre deram corpo aos improvisos e aos discurso variado dos meus intérpretes favoritos… hoje proponho pequenas peças do puzzle imenso que é a minha música favorita” Vânia Fernandes

Abertura das portas às 22h
Concerto às 23h
DJ - Gosmas
Preço do bilhete: 8€

CABARET MAXIME
Pç Alegria, 58. Lisboa
Tel: 213467090
Site: www.cabaret-maxime.com
Arte-Terapia
“Física-Quântica
Paradigmas contemporâneos e cultura indígena brasileira
Perspectivas para um pensar terapêutico

Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia
Palestra expositiva-vivencial

Coordenação: Selma Ciornai e Walter Muller

1 de Março 2007 - Quinta-feira - Das 18h às 22h
Local: IPJ - Parque das Nações/Moscavide

Informações e Inscrições: Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia
Campo Grande, 30. Lisboa
Tel. 21 797 18 59
spat@oninetspeed.pt
www.arte-terapia.com

Programa
1ª Parte - Palestra conjunta
2ª Parte - Vivência"

Etiquetas: