terça-feira, janeiro 08, 2008

Uma nota gastronómica...

... foi o jantar de ontem e ficou mto bom! Para aproveitar coisas que já tínhamos e para ser algo diferente :)
Arroz com pistácios e limão
“4 chávenas de arroz quente, cozido em água e sal, 2 colheres de sopa de passas brancas, 1 colher de sopa de passas pretas, 2 colheres de sopa de pistácios picados, 2 colheres de sopa de óleo de pistácio, 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino, salsa picada, endro fresco picado, 1 cebola média em fatias bem finas, sumo de 1/2 limão, sal a gosto
Cozinhe o arroz e assim que ficar pronto, adicione os outros ingredientes. Misture com cuidado e tampe. Deixe abafado por 10 min e sirva.”
Nota Floppyana: Esta receita só serviu de inspiração, mudei mtas coisas… cozi arroz basmati (2 copos) e depois misturei-o numa tigela grande com tampa, com 3 colheres de sopa de azeite, o sumo de 1 limão, 1 chávena com pistácios e cajus picados, cebolinho e manjericão picados. Tapei e deixei na mesa enquanto acabava o resto do jantar.
Gratinado de gambas e pêra-abacate
(2 pessoas)

“350g gambas, 1 pêra-abacate, 2 colheres de sopa sumo de limão, sal q.b., pimenta branca moída q.b., pimenta-de-caiena q.b., 50 g queijo-roquefort cremoso, 1 c. chá manteiga amolecida, folhas de salsa q.b.
Coza o marisco em água salgada durante 1 minuto. Escorra-o, deixe arrefecer e descasque-o. Borrife o marisco com sumo de limão, tempere com sal e ambas as pimentas. Descasque e corte a pêra-abacate ao meio pelo comprimento. Retire-lhe o caroço e com um garfo, esmague a polpa e misture-a com o queijo. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Aqueça o forno a 250ºC. Num prato de forno untado ligeiramente com manteiga, coloque o marisco no fundo e cubra-os com creme de abacate. Se gratinar este prato no grelhador, ele terá adquirido uma cor dourada em cerca de 4 minutos. Se não possuir grelhador, meta-o no forno durante cerca de 8 minutos em lume médio.
Sugestão: Sirva o prato acompanhado de pão branco (que poderá aquecer no forno para que fique mais estaladiço) e de uma salada de tomate e pepino.”
Fonte:
http://www.petiscos.iol.pt/receita.php?recid=89&catid=15
Nota Floppyana: Como tinha dois abacates que tinham sobrado do fim-do-ano e que precisavam de ser usados, fiz este prato com o dobro das quantidades e servi como prato principal, apesar de me parecer que é uma espécie de pasta… antes de levar ao forno, polvilhei com queijo ralado para ficar mais sabor ao abacate. Ah, e como não encontrei queijo roquefort cremoso aqui perto, usei Philadelphia com queijo azul. Acho que teria ficado melhor com um queijo mais forte.

Etiquetas: , ,