sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Uma nota gastronómica...

... receitas do jantar da passada 4ª feira e da primeira sobremesa que aprendi a fazer!

Sopa de ervilha com pesto

“350g de ervilhas congeladas, 4 colheres de sopa de pesto, 500ml água, sal e 2 cebolas.
Ferva a água. Quando a água ferver junte as ervilhas congeladas juntamente com as cebolas inteiras e o sal. Cozinhe por 7-8 minutos, o tempo suficiente de cozinhar levemente as ervilhas. Quando estiver pronto retire as cebolas da mistura e passe o resto com a varinha mágica. Acrescente o pesto e bata tudo. Ajuste o tempero se achar necessário e sirva com uma fatia de pão bem saboroso.”
“2 courgettes, 1 cebola, 1 dente de alho, mozzarella q.b., sal, piripiri em pó e cominhos (ou sementes de erva doce)
Corte as courgettes ao meio, retire um pouco do miolo com a ajuda de uma colher, salpique as metades com um pouco de sal e leve ao microondas por cerca de 1-2 min em potência alta. Refogue a cebola e o alho picados, adicione o "miolo" retirado das courgettes bem picado. Tempere com piripiri, sal e cominhos a gosto. Recheie as metades com essa mistura e cubra com o queijo, leve ao forno para gratinar e sirva.”
Batatas de lima e coentros
(4 pessoas)

“4 batatas de assar descascadas, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de coentros em pó, 2 colheres de chá de raspa de lima, flor de sal q.b., pimenta q.b., coentros frescos q.b.
Aqueça o forno a 190ºC. Corte as batatas em rodelas muito finas e misture com o azeite. Coloque num tabuleiro de ir ao forno numa só camada. Polvilhe com os coentros em pó, a raspa e a flor de sal. Asse por 20min ou até estarem douradas e estaladiças. Retire do forno, rectifique os temperos com o sal e a pimenta e polvilhe com coentros a gosto.
Tempo de preparação: 30min
Nota: pode optar por fazer a receita com batata doce e polvilhar com muita pimenta.”
Fonte: Revista Blue Cooking, nº 23, Janeiro de 2008
Gelado de Joaninhas
“400 ml de natas, 1 lata de leite condensado, 2 pacotes de bolachas Joaninhas
Batem-se as natas e junta-se o leite condensado. Picam-se as Joaninhas em pedacinhos pequenos e adiciona-se ao preparado anterior. Dispõe-se em taças individuais ou numa taça grande. Leva-se ao congelador até ficar gelado.”
Fonte:

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

bom, eu quero é saber como vai o nosso 'recheio': está quase, não??

4:19 da manhã  
Blogger gato escaldado tem a dizer o seguinte...

Já experimentei e ficou uma delícia. Obrigada pela dica!

4:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home