sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Uma nota gastronómica...

... para um dia e uma pessoa especial, uma ementa especial...
Papaia gratinada com pesto
(4 pessoas)
“1 papaia não muito madura, sumo de limão, 1 dente de alho, 1 ramo de manjericão, 30g de pinhões, 0,5dl de azeite, sal, 40g de queijp parmesão ralado, pimenta de moinho
Ligue o grelhador do forno. Corte a papaia ao meio, limpe-a de sementes, tire-lhe a casca e corte-a às fatias. Disponha as fatias num tabuleiro de louça e regue-as com o sumo de limão. Esborrache o dente de alho, tire-lhe a pele e deite-o no copo da varinha mágica ou numa picadora. Junte-lhe um punhado de folhas de manjericão e os pinhões e triture um pouco. Vá adicionando o azeite e continue a triturar até obter uma pasta mole. Junte o queijo e misture bem. Coloque o pesto em colheradas sobre as fatias de papaia e leve ao grelhador durante 2-3min. Sirva como entrada.”
Fonte: Revista Saberes e sabores, nº161 de Julho de 2007
Nota Floppyana: Para simplificar e porque já me doem as pernas para estar mto tempo de pé parada, usei pesto já feito… não é bem a mesma coisa mas aqui na vizinhança nãos e arranja manjericão fresco e o do quintal nunca chegou a ressuscitar…
Bolonhesa de cogumelos
(4 pessoas)
“250g de cebolas, 50g de amêndoas, 3 dentes de alho, sal, 500g de cogumelos, pimenta, 1 molho de salsa, 4 colheres de chá de azeite, 2 colheres de chá de sal de ervas, 100g de natas, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 colher de chá de raspa de limão
Descascar as cebolas e cortá-las em cubos. Escaldar as amêndoas, descascá-las e picá-las. Descascar o alho e picá-lo. Limpar os cogumelos e cortá-los em cubinhos. Lavar e picar a salsa. Aquecer o azeite, refogar as cebolas, o alho e as amêndoas durante 10min. Deslocar a cebola e a amêndoa para a borda da sertã. Aquecer mais azeite e fritar nele os cogumelos em lume forte sem deixar de mexer, durante 3-4min. Misturar tudo e temperar com sal de ervas. Juntar à bolonhesa, as natas. Condimentar o molho com o sumo de limão e a casca de limão, o sal e a pimenta. Acrescentar a salsa e servir com esparguete ou com outro tipo de massa.”
Fonte: Livro “Comer bem por pouco dinheiro”
Nota Floppyana: eu sei, o livro tem um nome bem hilário :) mas digo-vos que tem umas receitas bem interessantes! Esta fiz com uns cogumelos biológicos e deliciosos que compramos na Miósitis mas como só eram 200g, fiz metade da receita. Aconselho, é suave e mto boa!

Etiquetas: , ,