quarta-feira, setembro 17, 2008

Uma nota gastronómica...

... e mais uma coisa que fiz há muito tempo (que parece que foi mesmo há muito tempo porque ainda tinha uma grande barriga) e nunca cheguei a pôr aqui. São óptimos e leves sem serem muito doces.
Queques mornos de maçã
(6 pessoas)
12 colheres de chá de caramelo, 2 maçãs pequenas cortadas em fatias, 120g de açúcar, 3 ovos, 1 colher de chá de extracto de baunilha, 160g de farinha sem fermento, 1 colher de chá de fermento em pó, 120g de manteiga sem sal derretida
Aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga 6 formas de queque. Coloque 2 colheres de chá de caramelo dentro de cada forma. Coloque uma fatia de maçã em cima do xarope. Usando uma batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha numa velocidade alta durante 5 minutos até obter uma mistura volumosa, espessa e clara. Incorpore delicadamente a farinha com a ajuda de uma colher, o fermento peneirado e a manteiga derretida arrefecida. Divida a massa pelas formas e leve ao forno por 18 minutos ou até ficarem dourados. Deixe arrefecer por 5 minutos antes de os retirar das formas. Sirva mornos com natas espessas ou gelado de baunilha.
Fonte:
Revista Blue Cooking, nº20 de Outubro de 2007

Etiquetas: , , ,