quarta-feira, outubro 08, 2008

Uma nota gastronómica...

... a 1ª receita foi o jantar de ontem, a 2ª é uma receita que fazia muito dantes como almoço de fim-de-semana e que ontem redescobri.
Tacinhas de ovos e espinafres
(2 pessoas)
2 ovos, 150 gr de espinafres frescos, noz moscada, sal e pimenta, 2 colheres de sopa de mascarpone
Leve os espinafres a cozer em água temperada de sal. Ligue o forno e regule-o para 180ºC. Assim que os espinafres estiverem cozinhados, divida-os em ramequins previamente untados com um pouco de azeite. Tempere os espinafres com uma pitada de noz moscada e coloque o ovo bem como um colher de sopa de mascarpone em cada ramequim. Tempere de sal e pimenta e leve ao forno previamente aquecido dentro de um tabuleiro com água fervente. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos e sirva juntamente com pão alentejano torrado.
Nota Floppyanna: como queria acabar com uns cogumelos deliciosos que tinha em casa, pus tudo num tabuleiro (dos pequenos) e levei ao forno com o dobro dos ovos e do mascarpone. Acompanhamos com arroz e pão. Uma dica: os ovos pareciam mal cozinhados e, por isso, deixei estar mais tempo mas arrependi-me porque a gema fiquei completamente cozida e já não deu para molhar o pão…
Salada de manga com feijão preto
(4 pessoas)
170g de feijão preto, 1 manga cortada em cubos, 1 colher de chá de cominhos moídos, 1 malagueta vermelha grande, sem sementes e finamente picada, 3 colheres de sopa de sumo de lima, 1 colher de chá de óleo de sésamo, 2 chalotas cortadas em rodelas finas, 15g (½ chávena) de coentros
Lave o feijão, escorra-o e ponha-o numa taça grande. Adicione os restantes ingredientes, misture bem e tempere a gosto.
Fonte: Livro “Frescos sabores” de Michele Cranston

Etiquetas: , , , ,