sexta-feira, outubro 24, 2008

Uma nota gastronómica...

... a primeira receita foi um jantar recente (muito bom) e a segunda foi outra que fiz no no inicio do meu regresso culinário, e que também recomendo vivamente!

Flan de espinafres com requeijão
(6-8 pessoas)

40g de manteiga, 400g de espinafres congelados, 1 requeijão, 4 ovos, 50g de maizena, 2dl de leite, sal, pimenta preta de moinho, noz moscada, 50g de miolo de noz, 3-4 colheres de sopa de molho de tomate, queijo parmesão ralado

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Deite a manteiga num tacho, junte-lhe os espinafres e leve ao lume. Deixe cozinhar sobre lume moderado, mexendo de vez em quando, até os espinafres estarem macios. Deite o requeijão numa taça e desfaça-o com um garfo. Parta os ovos para outra taça, desfaça-os com uma vara de arames, junte-lhes a maizena e mexa até estar completamente dissolvida. Adicione o leite e tempere com sal, pimenta moída na altura e noz moscada. Junte os espinafres ao requeijão, adicione a mistura de ovos e leite e as nozes grosseiramente picadas e misture muito bem. Deite o preparado numa forma de louça untada e, por cima, espalhe o molho de tomate. Polvilhe generosamente com o queijo parmesão e leve ao forno durante cerca de 20min ou até a superfície estar dourada.

Fonte: Revista Saberes e Sobres, nº168 – Fevereiro 2008-10-24

Nota Floppyanna: fiz tudo a olho e tentei dar mais sabor: temperei bem e cozinhei os espinafres com 2 dentes de alho esmagados. E claro, gastei um pacote de queijo ralado para levar a gratinar e ficar mais guloso…

Pataniscas de salmão fumado e courgette
(4 pessoas)

2 ovos, 1 ½ colheres de sopa de manteiga derretida, ½ chávena de leite, 1 ½ chávena de farinha com fermento, 100g de salmão fumado cortado em tiras finas, 2 courgettes raladas, 1 colher de sopa de aneto picado, sal e pimenta q.b., 1 colher de sopa de azeite

Numa tigela grande misture os ovos, a manteiga arrefecida e o leite. Adicione a farinha e bata até obter uma massa cremosa, sem grumos. Junte o salmão, a courgette, o aneto, sal e pimenta. Misture. Aqueça o azeite numa frigideira grande em lume médio. Coloque 1 colher de sopa por patanisca na frigideira e cozinhe por 3min de cada lado ou até ficarem douradas. Retire da frigideira e mantenha quente. Repita o processo até usar toda a massa. Sirva acompanhado de uma salada.

Fonte: Revista Blue Cooking, nº27 de Maio 2008

Nota Floppyanna: na altura que fiz não tinha courgettes e então fiz com cenoura. Ficou bom. Fica a curiosidade de experimentar com courgette…

Etiquetas: , , , , , ,