terça-feira, fevereiro 19, 2008

Uma nota gastronómica...

... mais duas receitas...
Massa com pesto de ervilhas
(4 pessoas)
“300g de ervilhas, 1 frasco de pesto, pimenta, 400g de massa, 50g de queijo parmesão, folhas de alfavaca, sal
Cozer as ervilhas em água com sal e colocá-las debaixo de um jacto de água fria para as manter verdes. Triturá-las com a batedora, misturá-las com o pesto e temperá-las com a pimenta. Cozer a massa em água com sal. Aquecer com cuidado o pesto de ervilhas e deitá-lo cobre a massa quente. Polvilhar com queijo parmesão e decorar com alfavaca”
Fonte: Livro “Comer bem por pouco dinheiro”
Nota Floppyana: esta receita é mto parecida com uma de uma sopa, é mto simples e mto rápida e não falha!
Pizza de camembert e azeitonas
(4 pessoas)
“1 massa de pizza pronta, 1 queijo camembert, 1 ½ colher de sopa de mostarda Dijon, 2 tomates, 10 azeitonas pretas sem caroço, 2 colheres de sopa de cebola vermelha picada, 1 colher de sopa de orégãos frescos picados, 2 colheres de sopa de parmesão ralado grosso
Aqueça o forno a 200ºC. Desenrole a massa da pizza e coloque-a numa assadeira polvilhada com farinha. Dobre para dentro a borda da massa, cerca de 5cm e barre a base com mostrada. Retire toda a casca do queijo e corte aos bocados. Lave os tomates, retire as sementes e corte em fatias finas, coloque metade do camembert, cubra com as fatias de tomate, seguido das azeitonas cortadas ao meio. Polvilhe com a cebola, o restante camembert, os orégãos e finalize com o queijo parmesão. Coloque a pizza no forno por 20min ou até ficar estaladiça e o queijo tiver derretido.”
Fonte: Revista Blue Cooking, nº24 – Fevereiro de 2008
Nota Floppyana: tinha uma massa folhada mesmo a acabar o prazo e digo-vos que fica mto bom como tarte em vez de pizza!

Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Uma nota gastronómica...

... para um dia e uma pessoa especial, uma ementa especial...
Papaia gratinada com pesto
(4 pessoas)
“1 papaia não muito madura, sumo de limão, 1 dente de alho, 1 ramo de manjericão, 30g de pinhões, 0,5dl de azeite, sal, 40g de queijp parmesão ralado, pimenta de moinho
Ligue o grelhador do forno. Corte a papaia ao meio, limpe-a de sementes, tire-lhe a casca e corte-a às fatias. Disponha as fatias num tabuleiro de louça e regue-as com o sumo de limão. Esborrache o dente de alho, tire-lhe a pele e deite-o no copo da varinha mágica ou numa picadora. Junte-lhe um punhado de folhas de manjericão e os pinhões e triture um pouco. Vá adicionando o azeite e continue a triturar até obter uma pasta mole. Junte o queijo e misture bem. Coloque o pesto em colheradas sobre as fatias de papaia e leve ao grelhador durante 2-3min. Sirva como entrada.”
Fonte: Revista Saberes e sabores, nº161 de Julho de 2007
Nota Floppyana: Para simplificar e porque já me doem as pernas para estar mto tempo de pé parada, usei pesto já feito… não é bem a mesma coisa mas aqui na vizinhança nãos e arranja manjericão fresco e o do quintal nunca chegou a ressuscitar…
Bolonhesa de cogumelos
(4 pessoas)
“250g de cebolas, 50g de amêndoas, 3 dentes de alho, sal, 500g de cogumelos, pimenta, 1 molho de salsa, 4 colheres de chá de azeite, 2 colheres de chá de sal de ervas, 100g de natas, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 colher de chá de raspa de limão
Descascar as cebolas e cortá-las em cubos. Escaldar as amêndoas, descascá-las e picá-las. Descascar o alho e picá-lo. Limpar os cogumelos e cortá-los em cubinhos. Lavar e picar a salsa. Aquecer o azeite, refogar as cebolas, o alho e as amêndoas durante 10min. Deslocar a cebola e a amêndoa para a borda da sertã. Aquecer mais azeite e fritar nele os cogumelos em lume forte sem deixar de mexer, durante 3-4min. Misturar tudo e temperar com sal de ervas. Juntar à bolonhesa, as natas. Condimentar o molho com o sumo de limão e a casca de limão, o sal e a pimenta. Acrescentar a salsa e servir com esparguete ou com outro tipo de massa.”
Fonte: Livro “Comer bem por pouco dinheiro”
Nota Floppyana: eu sei, o livro tem um nome bem hilário :) mas digo-vos que tem umas receitas bem interessantes! Esta fiz com uns cogumelos biológicos e deliciosos que compramos na Miósitis mas como só eram 200g, fiz metade da receita. Aconselho, é suave e mto boa!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Uma nota gastronómica...

... o meu fascinio por chocolate aumenta com o aumento da barriga... esperemos que isto acabe com o bebé eheheheh e agora, ando abusar do picante, canela, gengibre, que ainda por cima ADORO!
Caril de grão-de-bico
(4 pessoas)
“1 cebola grande, 4 cenouras, 2 colheres de sopa de azeite, sal, 500g de grão-de-bico cozido, 2 colheres de sopa de coco ralado, 1 colher de sopa de caril em pó, 4dl de leite, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de salsa picada
Descasque e corte a cebola aos cubos e a cenoura às rodelas finas. Estufe-as no azeite e tempere com sal. Junte o grão-de-bico e deixe estufar por alguns minutos. Acrescente o coco ralado, o caril e o leite e deixe ferver por mais alguns minutos. Rectifique os temperos e finalize com o gengibre e o molho de soja. Retire do lume e sirva de seguida, polvilhado com salsa picada.
Tempo de preparação: 30min”
Fonte: Revista Cozinha Saudável e vegetariana, nº43 de Outubro de 2007
Nota Floppyana: é um bocado pesado para jantar mas se estiver bem picante e com um arroz basmati, sabe sempre bem!
Bolo de chocolate sem farinha
(10 pessoas)
“340g de chocolate, 225g de manteiga sem sal, 5 ovos, 210g de açúcar fino
Aqueça o forno a 120ºC. unte e forre com papel vegetal uma forma redonda. Derreta o chocolate e a manteiga numa tigela em banho-maria. Com uma batedeira eléctrica bata os ovos juntamente com 70g do açúcar até triplicar de volume, cerca de 8 min. Numa panela pequena, misture o restante açúcar (140g) com 100ml de água. Aqueça em lume médio até o açúcar se dissolver. Junte o chocolate derretido e deixe arrefecer ligeiramente. Adicione a mistira de chocolate aos ovos e bata lentamente até ficar misturado. Deite o preparado na forma. Coloque uma toalha de cozinha num tabuleiro de ir ao forno. Ponha o bolo em cima e encha o tabuleiro com água quente até ficar um pouco mais do meio da forma. Leve ao forno por 50min ou até ficar firme. Deixe arrefecer completamente a água antes de servir.
Tempo de preparação: 1h30”
Fonte: Revista Blue Cooking, nº20 de Outubro de 2007
Nota Floppyana: Com gelado de baunilha ou morangos ou com o molho que o Ri fez de morangos e framboesas…. Hummm, delicioso!!!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Uma nota gastronómica...

... mais duas receitas bem deliciosas...
Spaghetti picante de atum
(6 pessoas)
“800g de spaghetti Nero di Sépia, 800g de filetes de atum em azeite, 200g de azeitonas verdes recheadas com pimentos, azeite q.b., sal q.b., raspa de 1 limão, pimenta preta q.b., piripiri com whisky q.b., salsa q.b.
Leva a massa a cozer conforme as instruções da embalagem. Enquanto isso, misture numa tigela o atum, as azeitonas e tempere com raspa de limão, piripiri, azeite, sal e pimenta. Quando a massa estiver cozida, leva-a a saltear numa frigideira grande juntamente com amistura de atum. Polvilhe com a salsa e sirva de imediato.”
Fonte:
Revista Blue Cooking, nº22 de Dezembro de 2007
Nota Floppyana: pus azeitonas pretas e alcaparras e usei massa integral normal, ficou óptimo, bem picante….
Fondants de chocolate
(10 a 14 pessoas)

“4 ovos, 4 gemas, 130 g de açúcar, 80 g de farinha com fermento, 200 g de chocolate em barra (com pelo menos 50% de cacau), 200 g de manteiga
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Bata os ovos e as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha, de preferência peneirada, e misture com uma colher de pau. Unte as formas de queques ou de muffins, polvilhe com farinha e coloque-as sobre o tabuleiro do forno. Em alternativa use formas de papel de alumínio descartáveis. Parta o chocolate e a manteiga em pedaços para um taça e derreta no microondas durante 50 segundos na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até derreter completamente o chocolate e misture na massa, aos poucos mas mexendo sempre. Distribua a massa pelas formas e leve ao forno entre 7 a 10 minutos. Desenforme e sirva enquanto quentes.
Sugestão: Acompanhe com uma bola de gelado de nata ou de baunilha.”
Fonte:
http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=2509
Nota Floppyana: … ups… esqueci-me da manteiga e ficou tão bom na mesma eehehehhe

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Uma nota gastronómica...

... receitas do jantar da passada 4ª feira e da primeira sobremesa que aprendi a fazer!

Sopa de ervilha com pesto

“350g de ervilhas congeladas, 4 colheres de sopa de pesto, 500ml água, sal e 2 cebolas.
Ferva a água. Quando a água ferver junte as ervilhas congeladas juntamente com as cebolas inteiras e o sal. Cozinhe por 7-8 minutos, o tempo suficiente de cozinhar levemente as ervilhas. Quando estiver pronto retire as cebolas da mistura e passe o resto com a varinha mágica. Acrescente o pesto e bata tudo. Ajuste o tempero se achar necessário e sirva com uma fatia de pão bem saboroso.”
“2 courgettes, 1 cebola, 1 dente de alho, mozzarella q.b., sal, piripiri em pó e cominhos (ou sementes de erva doce)
Corte as courgettes ao meio, retire um pouco do miolo com a ajuda de uma colher, salpique as metades com um pouco de sal e leve ao microondas por cerca de 1-2 min em potência alta. Refogue a cebola e o alho picados, adicione o "miolo" retirado das courgettes bem picado. Tempere com piripiri, sal e cominhos a gosto. Recheie as metades com essa mistura e cubra com o queijo, leve ao forno para gratinar e sirva.”
Batatas de lima e coentros
(4 pessoas)

“4 batatas de assar descascadas, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de coentros em pó, 2 colheres de chá de raspa de lima, flor de sal q.b., pimenta q.b., coentros frescos q.b.
Aqueça o forno a 190ºC. Corte as batatas em rodelas muito finas e misture com o azeite. Coloque num tabuleiro de ir ao forno numa só camada. Polvilhe com os coentros em pó, a raspa e a flor de sal. Asse por 20min ou até estarem douradas e estaladiças. Retire do forno, rectifique os temperos com o sal e a pimenta e polvilhe com coentros a gosto.
Tempo de preparação: 30min
Nota: pode optar por fazer a receita com batata doce e polvilhar com muita pimenta.”
Fonte: Revista Blue Cooking, nº 23, Janeiro de 2008
Gelado de Joaninhas
“400 ml de natas, 1 lata de leite condensado, 2 pacotes de bolachas Joaninhas
Batem-se as natas e junta-se o leite condensado. Picam-se as Joaninhas em pedacinhos pequenos e adiciona-se ao preparado anterior. Dispõe-se em taças individuais ou numa taça grande. Leva-se ao congelador até ficar gelado.”
Fonte:

Etiquetas: , , , ,